O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sete dos 18 distritos do continente sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte.

De acordo com informação do IPMA disponível às 11h40, os distritos de Portalegre, Beja, Lisboa, Santarém, Setúbal, Faro e Évora vão estar sob aviso laranja entre as 12h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

Os outros 11 distritos do país estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre as 12h00 de hoje e as 00h00 de terça-feira devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Beja, Setúbal e Faro por causa do vento forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora entre as 12 e as 21h00 de hoje.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também as ilhas de Corvo e Flores (grupo ocidental) e S. Jorge, Faial, Pico, Graciosa e Terceira (grupo central) vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação forte e agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste de seis a sete metros.

O aviso amarelo para a precipitação vai estar em vigor entre as 17h00 de hoje e as 02h00 de terça-feira e para a agitação marítima entre as 08h00 e as 23h00 de terça-feira.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica integra um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.