“Dothraki Companion” é uma nova aplicação que promete ajudar os fãs da série A Guerra dos Tronos a aprenderem dothraki, a língua falada pelo povo de Khal Drogo. Disponível para iPhone e iPad, a “app” foi criada por David J. Peterson, o responsável pela invenção da língua para a série.

Com jogos, um guia de pronunciação, tutoriais de gramática, curiosidades culturais e um vocabulário composto por mais de 300 palavras, “Dothraki Companion” promete preparar os utilizadores para manterem uma conversa completa em dothraki. A aplicação pode ser utilizada em conjunto com o livro e curso áudio “Living Language Dothraki” editado pela Random House, que será posto à venda no Reino Unido no final deste mês e com o curso online “Living Language Dothraki Expanded”.

app

A aplicação para iPhone

 

Para Peterson, a aprendizagem de uma língua não está dependente de esta ser real ou não. “Não interessa se a língua é inventada ou natural. Tu trata-la da mesma maneira. Começas devagar e vais avançando”, disse. “Aprender uma língua é a melhor coisa do mundo!”, acrescentou. “É muito divertido!”. Apesar de alguns termos terem sido inventados por George R. R. Martin, o autor da saga As Crónicas de Gelo e Fogo na qual a série é inspirada, Peterson teve de criar uma nova língua de raiz. Tanto nos livros como na série, a língua é falada pelos dothraki, um povo de cavaleiros nómadas que habitam o continente fictício de Essos.

Mas esta não é a primeira aplicação baseada na série da HBO e nos livros de Martin, como refere o Guardian. A editora HarperCollins já tinha lançado a aplicação “A Game of Thrones: The Official Companion”, enquanto a Random House lançou “George R. R. Martin’s A World of Ice and Fire – A Game of Thrones Guide”. Para além das “apps”, existe também um jogo, “Game of Thrones Ascent”, lançado pela empresa de jogos Kongregate. Por outro lado, a personagem Hodor inspirou um “teclado” para Android. Os utilizadores, ao tentarem escrever no teclado, verão todas as palavras a ser substituídas por “Hodor”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR