A segunda edição dos Portugal Festival Awards, marcada para novembro, conta com 106 festivais de música a competir em mais de uma dezena de categorias, anunciou a organização.

Os vencedores dos prémios serão escolhidos pelo público português através de uma votação “online”, iniciada esta quarta-feira, e por um júri que integra pessoas ligadas ao meio musical. Estes serão depois anunciados a 11 de novembro no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Há festivais indicados em várias categorias, como o Milhões de Festa (Barcelos), Alive (Algés), Paredes de Coura (Minho) e Andanças (Castelo de Vide), todos com quatro nomeações, o Marés Vivas (Vila Nova de Gaia), Primavera Sound (Porto), Cool Jazz (Cascais e Oeiras) e Sol da Caparica (Costa de Caparica), com três nomeações cada. No total, os 106 festivais nomeados — que abrangem géneros musicais que vão do rock ao metal, do reggae à música tradicional portuguesa — somaram, este ano, mais de dois milhões de espetadores, segundo contas da organização.

Para esta segunda edição, foram criadas novas categorias: a de melhor micro-festival (que tenham até 1.500 espetadores diários), melhor festival académico, melhor atuação ao vivo de artista português e prémio de “mérito para a divulgação da música nacional”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para concerto de artista português estão nomeados os Linda Martini, os Buraka Som Sistema, os 5-30, a fadista Gisela João, o músico The Legendary Tigerman e a rapper Capicua. Para melhor artista estrangeiro, que tenha atuado este ano em Portugal, estão nomeados os Rolling Stones, os Arctic Monkeys, os músicos Kendrick Lamar, Woodkid, James Blake e o DJ Hardwell. A votação pode ser feita em http://portugalfestivalawards.pt/votacao-2014/.

O júri integra os guitarristas Zé Pedro e Tó Trips, a fotógrafa Rita Carmo, o jornalista Miguel Cadete, os radialistas Álvaro Costa e Nuno Calado (Antena 3), Joana Cruz (RFM) e Pedro Ramos (Radar), assim como Ana Markl (Canal Q) e Ana Teresa Ventura (SIC). Na cerimónia de anúncio dos vencedores atuarão ainda os cinco artistas revelação deste ano, acompanhados da West European Symphony Orchestra: D’Alva, Time For T, Sequin, For Pete Sake e Jimmy P.

Os Portugal Festival Awards foram lançados em 2013 por João Dinis e Rita Pires, dois consultores que criaram esta iniciativa numa incubadora de empresas em Lisboa. O objetivo é reconhecer os festivais de música em diferentes categorias, da organização ao cartaz, do tipo de recinto à sustentabilidade. Em 2013, a primeira edição dos Portugal Festival Awards contou com 60 festivais de música.