Norte

Em Viana do Castelo, inserido no ciclo “O Cinema e a Saúde Mental“, vai ser exibido, esta sexta-feira, o filme “As Horas”, de Stephen Daldry e com Meryl Streep, Nicole Kidman e Julianne Moore. A entrada no Auditório do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos ENVC é gratuita e a sessão começa às 21h45 .

Continuando na sétima arte, a versão integral do filme “Os Maias“, de João Botelho, vai ser exibida no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, este domingo às 21h30, encerrando assim o Ciclo de Cinema “KinoAtlas”, organizado pela Oficina e pelo Cineclube de Guimarães. O bilhete custa 3,50 euros.

O Parque de Exposições de Braga vai ser palco, esta sexta, sábado e domingo, da maior exposição da Península Ibérica de construções em LEGO, a Braga Brincka 2014 – LEGO® Fan Event, promete o município. Em exposição estarão mais de sete milhões de peças LEGO em várias construções temáticas. Uma mega cidade cheia de movimento, comboios em trilhos, arranha-céus, jardins, monumentos nacionais, vivendas ou área temáticas. Por lá também estará o mundo Star Wars, mesas militares, robots, uma ferrovia LEGO com réplicas perfeitas, personagens do Filme LEGO e muito mais. Crianças com menos de quatro anos têm entrada gratuita. Os adultos pagam três euros, mas também existem packs família a preços especiais.

O ritual já não é novo. Olhar para o mapa disponibilizado pela organização, escolher a tapa que mais agrada, deslocar-se ao local eleito, acompanhar o petisco com uma cerveja e, no fim, tirar três euros da carteira. A 4.ª edição da Rota de Tapas Estrella Damm regressa entre 16 de outubro e 2 de novembro, à Baixa do Porto e à Ribeira. Da perdiz aos doces marmelos, das castanhas aos versáteis cogumelos, mel, queijos e enchidos. Os sabores de outono vão predominar no petisco que cada espaço preparou para 20 espaços aderentes. O que não muda é a cerveja de 0,25L que acompanha cada menu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até domingo, a 15.ª Festa do Cinema Francês mora na Casa das Artes, no Porto. Esta sexta-feira às 21h30, por exemplo, exibe-se a comédia “Elle L’Adore”, em que, um dia, uma esteticista abre a porta ao seu ídolo, o cantor popular Vincent Lacroix. Só que o cantor precisa da ajuda dela para se livrar de uma ‘encomenda’ incómoda: o corpo de uma mulher. No sábado, às 15h30, as famílias podem ver juntas “Les Vacances du Petit Nicolas”, uma comédia em torno de crianças em férias e das suas aventuras. Domingo, às 18h00, o público pode assistir a “Le Schpountz”, de Marcel Pagnol.  O bilhete normal custa 3,50 euros.

Este sábado, a partir das 20h00, o edifício AXA, na Avenida dos Aliados do Porto, ficará à mercê do 20 XX Vinte, um festival com cinco horas de duração, 20 bandas, 20 DJs e 20 artistas convidados a expor os seus trabalhos. Stereoboy, Killimanjaro, Ermo e Sequin são alguma das bandas que vão atuar. Parece mentira, mas ver 60 artistas numa noite não vai custar nada, já que a entrada é gratuita.

Centro

O fadista Ricardo Ribeiro leva ao Auditório de Espinho o seu mais recente disco, Largo da Memória. O concerto está marcado para sábado, às 21h30, e os bilhetes custam 15 euros.

O palco do Teatro Aveirense recebe “Gata em Telhado de Zinco Quente“, peça original de Tennessee Williams aqui adaptada pelos Artistas Unidos e Jorge Silva Melo, e estreada recentemente. Catarina Wallenstein e Rúben Gomes são os dois protagonistas que repetem um papel imortalizado por Elizabeth Taylor e Paul Newman no filme “Cat on a Hot Tin Roof”, de 1958. Os bilhetes custam cinco euros.

Os fãs de bicicletas vão querer pedalar até Santarém, este fim de semana. O Festival Bike já está no Centro Nacional de Exposições, onde, até domingo, se reúnem lojistas, distribuidores, importadores, organizadores de eventos, atletas profissionais e amadores, e muito público interessado. Provas e eventos desportivos também não vão faltar. A entrada custa seis euros.

Sul

O maior festival português de documentário começou em Lisboa na quinta-feira e há 250 filmes para ver. Até dia 26, o DocLisboa propõe 40 estreias mundiais e internacionais, como “Father and sons”, de Wang Bing, e vários ciclos temáticos, como a retrospetiva da obra do realizador holandês Johan Van Der Keuken e o programa “neo-realismo e novos realismos”, com obras de Luchino Visconti, Nelson Pereira dos Santos, Dino Risi, Vittorio di Sica, Pedro Costa ou Michelangelo Antonioni. Tudo isto e muito mais vai ser exibido em vários espaços da capital.

De 16 a 26 de outubro repete-se uma receita de sucesso em Lisboa. A Restaurant Week leva a 68 restaurantes “de topo” a dieta mediterrânica e, pelo preço fixo de 20 euros, é possível provar entrada, prato principal e sobremesa. O melhor é ver a lista completa de restaurantes aderentes e fazer a reserva.

A 26.ª temporada da Música em São Roque está de volta. O primeiro espetáculo acontece esta sexta-feira, às 21h00 e, na Igreja de São Roque com a atuação do Coro Gulbenkian, que interpretará música de Alfredo Teixeira, Morten Lauridsen, Howard Helvey, Eric Whitacre, John Tavener, Arvo Pärt, Eurico Carrapatoso e Tarik O’regan, em espetáculo com entrada livre. No sábado, a atuação de Sofia Lourenço será no Mosteiro de Santos-O-Novo às 16h00. Domingo, no Convento de S. Pedro de Alcântara, às 16h00, o público pode assistir ao concerto do Ensemble Bonne Corde.

Bryan Adams fotografou alguns dos artistas e personalidades mais famosos do mundo, fadistas portuguesas incluídas. As imagens chegaram esta semana a Cascais, em forma de exposição, à cidade onde o músico passou o “Summer of 69”. De Amy Winehouse a Mickey Rourke, a Rainha Isabel II, Dustin Hoffman, Morrissey, Ben Kingsley, José Mourinho e cinco fadistas portuguesas, Gisela João, Ana Moura, Cuca Roseta, Aldina Duarte e Carminho. Mas também imagens de soldados feridos na guerra. As fotografias revelam o talento do cantor canadiano atrás de uma lente e merecem ser vistas de perto. Exposed está no Centro Cultural de Cascais pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada custa três euros, menos um euro e meio para habitantes do concelho de Cascais e gratuita para maiores de 65 anos.

Sábado e domingo, o Museu do Oriente, em Lisboa, é dos mais novos, graças a um conjunto de ateliês pensado para eles. “Quem foi Buda?”, “Ópera Chinesa – 10 anos num minuto” e “Zarpando em naus e caravelas”, são as sugestões para uma viagem pela história e tradições de outras culturas. Ali bem perto, no Centro Cultural de Belém, há Big Bang, o já clássico festival europeu de música e aventura para crianças.

No âmbito do I Congresso Internacional dedicado à obra de Agustina Bessa-Luís, o Teatro Aberto, em Lisboa, recebe a ópera “Três mulheres com Máscara de Ferro“, com música de Eurico Carrapatoso a partir de um texto inédito da autora. As três protagonistas, Fanny Owen, Ema e Sibila serão interpretadas pelas solistas Ana Ester Neves, Angélica Neto e Patrícia Quinta. A música foi composta para clarinete, violino, violoncelo e piano. A ópera pode ser vista sexta e sábado, às 22h00, com bihetes entre os 7,50 e os 15 euros.

Há bom jazz para ouvir na Margem Sul. O Seixal Jazz começa esta sexta-feira no Fórum Cultural do Seixal com o pianista Craig Taborn em modo trio. Até dia 25 vão atuar projetos como Mário Laginha Trio, o Atlas Trio de Louis Sclavis, o quinteto de Ambrose Akinmusire e Carlos Barreto Lokomotiv com Ricardo Toscano. O cartaz completo pode ser consultado aqui.

Que tal um passeio pela história de Tavira? A cidade algarvia organiza, este sábado, às 10h30, o passeio “O Arraial Ferreira Neto”, sob a orientação do historiador Marco Lopes. O objetivo da visita guiada é dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

Por fim, uma sugestão para todo o país. A editora ASA acaba de reeditar o livro No Café da Juventude Perdida, de Patrick Modiano, vencedor deste ano do Prémio Nobel da Literatura. Com cerca de 100 páginas, a história passada em Paris, nos anos 1960, é a leitura ideal para o fim de semana.