O Conselho de Segurança da ONU instou, esta sexta-feira, o mundo a intensificar o apoio ao governo iraquiano e às suas forças de segurança no âmbito da batalha que travam contra o grupo extremista Estados Islâmico (EI).

O Conselho de Segurança das Nações Unidas “insta a comunidade internacional, em consonância com a lei internacional, a reforçar e a alargar o apoio ao governo do Iraque, incluindo às forças de segurança, na luta contra o EI e grupos armados a ele ligados”, refere um comunicado. Os aviões da coligação liderada pelos Estados Unidos atacaram os combatentes do grupo ‘jihadista’, esta sexta-feira, na Síria, enquanto as forças iraquianas combatiam a oeste de Bagdade.

Num comunicado, os 15 membros do Conselho de Segurança condenam, por unanimidade, “o círculo vicioso de suicídios, [perpetrados] através de viaturas, e outros ataques” na capital e nas províncias vizinhas levado a cabo pelo Estado Islâmico”. Apesar de uma cadeia de atentados suicidas com recurso a carros-bomba em Bagdade, os militares norte-americanos garantem que a capital não está sob a “ameaça iminente” dos ‘jihadistas’.

As forças governamentais iraquianas lançaram uma ofensiva na sexta¬-feira, a norte de Tikrit, uma de várias cidades de maioria sunita do norte e oeste de Bagdade, que os ‘jihadistas’ tomaram em junho. As tropas iraquianas têm tentado recuperar o controlo, apesar dos ataques aéreos da coligação. O Conselho de Segurança da ONU enfatizou a necessidade de “combater, por todos os meios”, a ameaça que representa o Estado Islâmico, o qual qualifica de organização terrorista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR