O Novo Banco vai ficar com uma participação de 9,9% no capital social do Banco Espírito Santo Angola (BESA), por conversão de 55 milhões de euros do empréstimo, titulado, àquela instituição, segundo decisão tomada nesta segunda-feira pelo banco central angolano.

Foi ainda determinado um aumento de capital de 2,8 mil milhões de euros no BESA, envolvendo a conversão parcial do mesmo empréstimo, segundo informação divulgada pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

A decisão foi tomada nesta segunda-feira em reunião do conselho de administração do banco central, uma sessão extraordinária convocada para analisar a evolução da situação financeira do BESA, decorrente das medidas de saneamento adotadas a 4 de agosto, face ao volume de crédito malparado.

O Banco de Portugal confirmou em agosto que o crédito de 3,3 mil milhões de euros que o BES – que até agora controlava 55,17% do capital social do banco em Angola – tinha concedido ao BESA passou para o Novo Banco, estando totalmente provisionado.

De acordo com o BNA, após avaliação às contas do BESA, já sob administração provisória do banco central, “os fundos próprios do banco passam a ser negativos, no valor de 383.886 milhões de kwanzas [cerca de três mil milhões de euros], confirmando-se assim a necessidade de reforço imediato dos capitais da instituição, num montante mínimo de 425.768 milhões de kwanzas [3,3 mil milhões de euros]”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR