441kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

BESA

Álvaro Sobrinho

Álvaro Sobrinho propõe caução de 6 milhões

Álvaro Sobrinho foi visado, durante este mês, por uma investigação editorial, que divulgou novos documentos e entrega requerimento para prestar seis milhões através da hipoteca de quatro imóveis.
Comentário

"Sobrinho é acusado de desviar 6 mil milhões"

Álvaro Sobrinho está a ser ouvido pela alegada má gestão no BESA. O redator principal do Observador, Luís Rosa, explica que o empresário estaria a desviar dinheiro para empresas por si controladas.
BES

BES: Petracchini pede absolvição e critica BdP

Advogado de Petracchini afirmou que este nunca teve qualquer função ou responsabilidade em matéria de controlo interno, pelo que nunca deveria ter sido condenado.
Justiça

Última sessão do processo BESA/Eurofin adiada

O adiamento da sessão resulta da greve dos funcionários judiciais, que se verifica no país todo esta quarta-feira. O julgamento ainda não tem uma nova data definida.
Justiça

Defesa de Rui Silveira: coima aplicada é infamante

A defesa de Rui Silveira afirmou que a infração imputada ao ex-administrador do BES "não existe", pelo que não deveria ter sido condenado e acrescentou que a acusação do BdP "distorce" os factos.
BES

BES. Relação rejeita pedido de recusa da juíza

Relação condenou mesmo Ricardo Salgado ao pagamento de 1.632 euros, tendo em consideração "a gravidade das suas invocações manifestamente desprovidas de sentido e razoabilidade".
Supervisão Bancária

BdP admitiu limitar financiamento do BES ao BESA

Um dos responsáveis da supervisão do BdP revelou no Tribunal da Concorrência que em 2013 foi ponderado o fim da isenção ao limite de 25% de fundos próprios para financiamento do BES ao BESA.
BES

BESA/Eurofin. Salgado suscita recusa da juíza

Os advogados alegam o facto de Ana Gomes ser tia da juíza Mariana Machado e de ambas terem feito referências na comunicação social sobre o risco da prescrição de processos que envolvem Salgado.
Novo Banco

"Hacker" Rui Pinto não vai ser ouvido na CPI

O “hacker” Rui Pinto não vai ser chamado à comissão parlamentar de inquérito, depois de uma votação ter dado um empate (8 contra 8), o que anula o requerimento do PAN para ouvir o “hacker”.
Novo Banco

Novo Banco enviou 2 créditos ao Ministério Público

Nelson Martins, ex-diretor de Auditoria Interna do BES/Novo Banco, diz que só a partir de "início de 2014 houve uma consciência forte de que algo de grave se estava a passar" no Novo Banco.
Relatório Costa Pinto

BES. O braço de ferro pela garantia angolana

Como o relatório secreto do Banco de Portugal conta a história dos avanços, recuos e desconfianças do Banco de Portugal, que nunca aceitou uma garantia angolana para cobrir o risco do BES Angola.
Relatório Costa Pinto

BES. O relatório secreto do Banco de Portugal

O Observador revela em exclusivo o conteúdo do "Relatório Costa Pinto", escrito pela comissão que apontou as falhas no BES. Documento defende que o Banco de Portugal podia ter feito mais e melhor.
Caso BES

Ex-administrador de Salgado alega sigilo jurídico

Rui Silveira, ex-administrador do BES, próximo de Ricardo Salgado, recusa testemunhar em processo em curso do Banco de Portugal alegando que, por ser advogado, não pode violar sigilo profissional.
Caso BES

KPMG. CMVM acusa auditora do BES (não só por BESA)

Houve falhas no trabalho de supervisão feito pela KPMG sobre o BES até ao colapso do banco, em 2014, defende a CMVM, que considera que os problemas vão muito além do BES Angola.
BESA

Álvaro Sobrinho estranha notificação por edital

Publicação no Jornal de Angola diz que Sobrinho está "em parte incerta" e dá 50 dias aos sócios angolanos do ex-BESA para contestar pedido de condenação. Gestor diz que a sua morada é "conhecida".
BESA

PGR angolana pode investigar denúncias de Sobrinho

O Procurador-Geral angolano admite a possibilidade de investigação das denúncias tornadas públicas pelo ex-presidente da comissão executiva do Banco Espírito Santo Angola (BESA).
BESA

Acionistas do ex-BESA desmentem Álvaro Sobrinho

Sobrinho tinha dito que a falência do BESA foi decretada por motivos políticos, mas os acionistas do banco consideram que foi o resultado "dos erros da sua gestão e dos dinheiros que para si retirou"
BESA

Álvaro Sobrinho: BESA "faliu por decisão política"

O ex-presidente da Comissão Executiva do Banco Espírito Santo Angola considera que "o banco faliu por decisão política, tendo em conta as pessoas nele envolvidas"
BESA

Como Sobrinho desfalcou BESA em quase 500 milhões

Investigação em que participa o "Expresso" mostra que o empresário terá enviado para (pelo menos) três empresas angolanas a que estaria, na realidade, ligado. Vários movimentos eram em dinheiro vivo.
Angola

BESA. Transferências de 300 milhões alarmam MPLA

A denúncia de que o general Kopelipa terá desviado 300 milhões de dólares para o Dubai está a preocupar o MPLA. Ricardo Salgado já tinha denunciado o envolvimento de figuras do regime no caso BESA.
Angola

Angola. 257 milhões para comprar ativos do ex-BESA

A ideia é que os ativos e créditos do ex-Banco Espírito Santo Angola sejam adquiridos pela seguradora estatal ENSA.
BESA

Angola investiga gestão do ex-Besa

O Ministério Público angolano abriu um inquérito à gestão do ex-Banco Espírito Santo Angola (BESA), intervencionado pelo Estado a 4 de agosto de 2014, após o colapso do BES português.
BESA

PJ faz buscas na consultora KPMG

A consultora KPMG, em Lisboa, está a ser alvo de buscas pela Polícia Judiciária esta quarta-feira, avança o jornal Expresso.
Álvaro Sobrinho

Álvaro Sobrinho perde processo contra Expresso

Tribunal inglês concluiu que o "Senhor Sobrinho não sofreu danos sérios pela publicação do artigo" que deu azo a um processo interposto pelo antigo patrão do BESA contra o jornal Expresso.
Crise no GES

Advogado de Salgado acusa BdP de ser parcial

Francisco Proença de Carvalho confirma acusação contra Salgado por causa no BESA, mas acusa Banco de Portugal de querer aplicar coimas de milhões como se fossem de trânsito.
Sporting

Reguladores investigam dinheiro de Sobrinho no SCP

CMVM diz que "estão e serão" feitas "diligências" para apurar investimentos de Álvaro Sobrinho. Na mira dos reguladores - incluindo do Banco de Portugal - está a origem do dinheiro no Sporting.
Futebol

Quem é o maior investidor individual no Sporting

Tem perto de 30% das acções da sociedade anónima desportiva do Sporting, depois de ter convertido um empréstimo em capital. Quem é Álvaro Sobrinho?
Banca

Angola. De bóia de salvação a risco para a banca

As operações em Angola foram o refúgio de lucros para a banca portuguesa nos anos duros do ajustamento e da crise económica. Agora por causa da descida do petróleo, Angola está na lista das ameaças
Comissão de Inquérito BES

O que ficou por apurar? Para onde foi o dinheiro

A identificação de quem estava do outro lado dos créditos e operações realizadas através do BESA, da Eurofin e empresas offshore ficou por fazer. Os 11 temas tabu que ficaram por esclarecer.
Crise no GES

BESA. O nome Espírito Santo ainda está em Angola 

Seis meses depois de o BES Angola ter sido transformado no Banco Económico SA, o nome do antigo banco permanece à porta dos balcões. A nova administração garante que será por pouco tempo.
Comissão de Inquérito BES

BES e Angola. Auditoria deteta descontrolo total

Auditoria diz que aumento da exposição do BES a Angola foi potencial ato de gestão ruinosa. Saíram fundos do BESA para entidades relacionadas com o BES e associadas a responsáveis do BES e do BESA.
Comissão de Inquérito BES

BES. Passos falou com Luanda antes de resolução

Primeiro-ministro conversou com o vice-presidente angolano sobre empréstimo do BES à filial angolana. Manuel Vicente disse que não seria possível uma solução a curto prazo para estabilizar BES
Comissão de Inquérito BES

BES conhecia falta de garantias em Angola em 2011

João Moita, que controlou a gestão de risco do BESA, diz que em 2011 foi enviado para Lisboa um relatório sobre créditos em Angola e as garantias. Salgado, Morais Pires e Goes conheciam.
Comissão de Inquérito BES

BES. Partidos pedem a Paulo Morais lista de Angola

Presidente da associação Transparência e Integridade diz que não é difícil identificar os clientes do BESA que estavam cobertos pela garantia de Angola. Nenhuma entidade portuguesa terá a lista.
Comissão de Inquérito BES

Garantia. BESA não conhecia todos os beneficários

Rui Guerra, presidente do BESA que sucedeu a Álvaro Sobrinho, admite que não foram detetados todos os beneficiários últimos (acionistas) dos créditos que beneficiaram da garantia soberana de Angola.
Comissão de Inquérito BES

Aval de Angola pagava dívida de 183 milhões ao BES

Entre os créditos cobertos pela garantia de Angola estava uma dívida de 183 milhões de euros ao BES. A dívida era da Legacy. O GES vendeu a Legacy a uma empresa angolana, mas continuou a pagar juros.
Comissão de Inquérito BES

Sobrinho transferiu os 14 milhões para Salgado

O ex-presidente do BESA cumpriu ordem de José Guilherme. Sobrinho recusa ser responsável pelo empréstimo de 3 mil milhões ao banco angolano que até foi bom negócio para o BES que recebeu 700 milhões.
BESA

Angola ia intervir no BESA mesmo sem resolução

O BNA preparava uma intervenção no banco angolano uma semana antes da resolução do BES. Desta medida iriam resultar mais perdas para o banco português. Álvaro Sobrinho vai hoje ao Parlamento.
Comissão de Inquérito BES

Salgado vs Ricciardi. As pontas que ficaram soltas

Segundo Ricardo Saldado, o BES caiu porque não houve vontade para salvar o grupo. Segundo José Maria Ricciardi, se se tivesse deixado cair logo o grupo teria sido possível salvar o BES.
Comissão de Inquérito BES

13 questões para Ricardo Salgado esclarecer

A audição do ex-presidente do BES, esta terça-feira é esperada com expectativa. Dívida descontrolada do grupo, utilização do BES para financiar o GES, Angola, sucessão e Eurofin deverão ser abordados
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.