O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras (PSD), disse esta sexta-feira que “caíram mal” as declarações do ministro da Economia, António Pires de Lima, que apelou ao bom senso das autarquias para não criarem “taxas e taxinhas”.

O ministro, também conselheiro nacional do CDS-PP, disse esta sexta, nas jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS-PP, esperar que “ao bom senso que o Conselho de Ministros manifestou em não ter criado esta taxa [aumento do IVA em 2015] ou outras taxinhas, prevaleça agora o bom senso local”.

Esta afirmação motivou uma reação do autarca de Cascais e também vice-presidente do PSD, Carlos Carreiras, na sua página na rede social Facebook: “Sei que o senhor ministro da Economia tem o bom senso mais do que apurado para apelar aos autarcas para evitarem fazer o mesmo que os governantes nacionais têm vindo a fazer ao poder autárquico e às economias locais e regionais. Tem o senhor ministro da Economia o bom senso mais do que necessário para saber da necessidade de se respeitar os autarcas que têm tido a capacidade de não ter défices, terem reduzido a dívida e incrementarem a atividade económica, mesmo dispondo de muito menos recursos financeiros”.

À Lusa, o autarca admitiu que a afirmação de Pires de Lima “caiu mal”, sobretudo por não estarem presentes autarcas para se defenderem, e disse que não conhece nenhum autarca que tenha criado “taxinhas”.

“Eu acredito que o ministro da Economia tem o bom senso de respeitar os autarcas, mas há sempre uma predisposição de quem chega ao Governo de considerar os autarcas como estatuto inferior e isso eu não aceito. Eu também não peço ao ministro da Economia que tenha bom senso para não criar taxas e impostos”, acrescentou Carlos Carreiras.

Pires de Lima foi eleito nas últimas autárquicas presidente da Assembleia Municipal de Cascais, cargo que ocupava desde 2005, mas renunciou a 5 de setembro por dificuldades em conciliá-lo com as funções de ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR