771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Coligação

Reportagem Observador

AD. Cristas quer "maioria robusta" e recusa lições

Em Ourém, Assunção Cristas entrou na campanha da AD para se dirigir aos indecisos ao pedir uma "maioria robusta". Montenegro reforça o apelo ao voto útil e caça no Chega e no PS, entre os "revoltados"
Comentário

“Não é um mundo de paz perpétua, há inimigos”

João Marques de Almeida afirma que “os partidos não falam sobre a guerra”. Crítica o PS por considerar formar governo com “dois partidos com opiniões diferentes no que toca à guerra e à NATO”.
Noticiário

1h. Açores. Coligação PSD/CDS/PPM vence eleições

A coligação PSD/CDS/PPM venceu as eleições regionais nos Açores mas sem maioria absoluta. Chega foi terceiro partido mais votado e Ventura está disponível para um acordo. Bolieiro diz que não.
Madeira

Corrente interna do PAN exige fim de acordo

Movimento "Mais PAN" defende que partido "deve exigir a demissão de Miguel Albuquerque”, pois as suspeitas de corrupção “afetam a credibilidade do PAN em plena campanha eleitoral”.
Eleições

Montenegro: listas da AD apostam na "renovação"

Líder social-democrata considera que as listas do PSD se distinguem das do PS também pela capacidade de convocar "cidadãos independentes", como acontece em Lisboa.
Eleições

Rui Tavares defende acordo escrito à esquerda 

Líder do Livre, Rui Tavares, defende que "eventual maioria de esquerda "deve ter tempo para negociar um acordo escrito de governação, que possa ser escrutinado pela população".
Eleições

PSD: Estado social está "nas ruas da amargura"

Líder social-democrata considera que a esquerda e o atual governo PS são os responsáveis pelo estado atual do Estado social, apontando problemas na educação, saúde e habitação.
Noticiário

19h. PSD, CDS e PPM assinam acordo de coligação 

Durante a cerimónia que oficializa a Aliança Democrática, Luís Montenegro garante que não se trata de um projeto político "ressabiado".
Crise Política

PSD e CDS-PP reúnem-se para aprovar coligação

Os Conselhos Nacionais do PSD e do CDS-PP reúnem-se para aprovar a coligação Aliança Democrática, que irá incluir o PPM. As reuniões destes dois órgãos máximos vão decorrer ao mesmo tempo.
Crise Política

Chega tem objetivo de ficar à frente do PSD/CDS-PP

“Ficar à frente” da coligação PSD/CDS-PP e “liderar à direita o próximo parlamento” é o objetivo traçado por André Ventura para as eleições legislativas antecipadas de 10 de março do próximo ano.
Coligação

O dilema eleitoralista

A pressão por coligações e estratégias eleitorais nos media é inevitável, mas é essencial que esta não eclipse a necessidade premente de propostas estruturais para o desenvolvimento do país.
Causa Própria

AD tem condições de governar sem o apoio do Chega?

Responde a favor o eurodeputado do PSD, José Manuel Fernandes. "A coligação é do interesse nacional". Junta-se a debate, Diogo Pacheco Amorim, deputado do Chega, que "nunca teria aceitado convite".
Noticiário

19h. Montenegro: "Oportunidade para mudar"

Mensagem de Natal de Luís Montenegro, a pré-coligação com CDS analisada por Ângelo Correia, ministro do tempo da AD de Francisco Pinto Balsemão. E a meia luz verde na ONU.
Noticiário

10h. PSD admite acordo com IL depois das eleições

PSD não pensa, para já, em acordo com a IL e acredita que coligação com o CDS vai dar sinal certo ao eleitorado. E ainda, os preços do bacalhau devem aumentar em 2024.
Resposta Pronta

PSD/CDS. "Há cordão sanitário em relação ao Chega"

Aliança democrática entre PSD e CDS deixa Chega de fora. Miguel Santos Carrapatoso acredita que maiores desafios são "convencer eleitores mais à direita" e "não ser percecionada como aliança tática".
Noticiário

19h. AD. PSD e CDS vão juntos a jogo nas eleições

Anúncio já é oficial: Montenegro e Melo chegaram a acordo. Para a IL, é "indiferente". Análise neste jornal com Miguel Santos Carrapatoso. E ainda os últimos cumprimentos entre Belém e São Bento.
Direto ao Assunto

IL. "Não estamos a ceder à tentação da coligação"

Rui Malheiro pede a Carla Castro que fique no partido e acusa Rui Rocha e a atual direção de estar a tender para ações iguais às dos outros partidos, dizendo que não aceita "tentativas de saneamento".
Noticiário

PSD e CDS têm acordo para coligação pré-eleitoral

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

15h. Líder do PSD acusa PNS de desonestidade

Luís Montenegro acusa Pedro Nuno Santos de ser desonesto, depois de ser confrontado com as declarações do novo Secretário geral do PS sobre o entendimento PSD/Chega.
Coligação

10 de Março: variações sobre a AD

Uma coligação deve corresponder a uma ideia mobilizadora por Portugal e não parecer resposta a interesses pessoais ou de grupo. Os partidos à direita têm de ter um discurso firme, objectivo e claro.
Bloco Central

Os regimes também se abatem se o centro colapsar

Aparentemente, há muito quem ache que o que está bem para o nosso nível é primeiro ganhar as eleições com um programa qualquer e uns slogans e, depois, governa-se conforme calhar.
Iniciativa Liberal

Coligações e maiorias

Fundamental é que PSD e IL se foquem nas suas próprias mensagens. Uma coligação nesta altura tem tudo para parecer desesperada, sinalizando até uma fragilidade à direita totalmente desnecessária.
Eleições Legislativas

O homem e a sua circunstância

Para os liberais, este acoplar forçado e violento a uma doutrina social democrata não auguraria nada de bom, podendo mesmo representar um suicídio ideológico a médio prazo.
Coligação

O clube dos casamentos forçados

Acreditam mesmo que o votante tipo da IL se vai sentir atraído a votar nesta coligação? Acham que eleger Cavaco Silva como referência faz com que os liberais queiram deslocar-se à cabine de voto?
Noticiário

8h. IL fecha portas a coligação com PSD

Rui Rocha admite que possa existir um acordo para conseguir uma maioria de direita, mas só depois das eleições. Ainda neste jornal, Mariana Mortágua vai voltar a encabeçar a lista do BE por Lisboa.
Noticiário

10h. CDS não exclui acordo pré-eleitoral com PSD

O vice-presidente do CDS, Paulo Núncio, não exclui um acordo e defende reforço da alternativa da direita. Ainda, PJ investiga suspeitas de corrupção no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro.
Eleições Legislativas

A miragem de uma coligação pré-eleitoral

Uma coligação pré-eleitoral que juntasse PSD e IL no actual contexto teria tudo para potenciar o discurso anti-sistema do CH. Em vez de combater o CH e limitar o seu crescimento.
Luxemburgo

Conservadores e liberais formam governo

A coligação, composta por 15 ministros, confirma-se quinta-feira, e os partidos realçaram o "bom ambiente" e preocupações comuns, nomeadamente reforçar o poder de compra e o crescimento económico.
Noticiário

20h. Santana Lopes pede coligação pré-eleitoral

Antigo primeiro-ministro social-democrata diz que PSD deve fazer um esforço para se coligar com CDS e Iniciativa Liberal... mas sem Chega. Sobre opção de Marcelo Rebelo de Sousa: "Foi a menos má".
CDS-PP

Os parasitas

Tal como acontece com os parasitas, o CDS irá continuar a querer impor a sua presença junto do PSD, implicando a realização de acordos contranatura com a pretensão de sobreviver nas Regiões Autónomas.
Espanha

Yolanda Díaz adverte Sánchez: "Acordo está longe"

Após reunir-se com o Rei Felipe VI, Yolanda Díaz avisou que acordo entre PSOE e Sumar está "longe" e indicou que a coligação quer "ampliar direitos" — e socialistas querem apenas "consolidá-los".
Noticiário

15h. Madeira. Comissão política do PAN vota acordo

Partido esclarece que o entendimento com o PSD precisa ainda de ser ratificado pelos órgãos internos, além de ser assinado pelo representante do PAN Madeira.
Emissão Especial

"O que separa do Chega é democracia e liberdade"

O Presidente do CDS, Nuno Melo espera que a vitória da coligação com o PSD seja “o 1º passo” do regresso ao Parlamento. Numa comparação ao Chega diz que este não está no “radar da escala de valores”.
Direto ao Assunto

Coligação CDS-Chega? "Chega não é credível"

Paulo Núncio, ex secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, considera "muito importante" que coligação PSD-CDS tenha maioria absoluta na Madeira, uma vez que rejeita coligação pós-eleitoral com Chega.
Noticiário

17h. Funchal. Albuquerque promete 216 novas casas

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, nas eleições madeirenses, pretende ajudar todos os estratos sociais que necessitam de habitação na Madeira. Esta iniciativa vai custar 3 milhões de euros.
Noticiário

13h. Madeira. IL rejeita acordos com o PS

Ontem, o cabeça de lista do PS não afastou uma eventual coligação pós-eleitoral com a IL, mas Rui Rocha descarta esse cenário. Líder liberal reitera ainda "enorme confiança" para o próximo domingo.
Semáforo Político

Falsa partida para Temido, ano letivo tremido

Luz vermelha de Bruno Vieira Amaral para a mega coligação de Marta Temido para as eleições autárquicas. Ainda, um "vermelho preocupante" de Ricardo Conceição para o arranque do novo ano letivo.
Sondagens

PSD destaca-se, coligações não alcançam mais votos

Estudo académico da Universidade Católica, baseado em sondagem com uma grande amostra, aponta para um PSD mais forte e pouca atractividade de coligações à direita com IL e/ou CDS. Chega abaixo dos 10%
CDS-PP

Nuno Melo quer eleições na Madeira em setembro

Para Nuno Melo, o CDS só tem de trabalhar para garantir a maioria absoluta na Madeira. "É isso que nos concentra e não pensamos sequer noutra possibilidade", rematou o líder centrista.
Timor-Leste

CNRT de Xanana aprova coligação com PD

Xanana Gusmão, que assumirá o cargo de primeiro-ministro timorense a 1 de junho, tem uma lista "enorme" de coisas para fazer. "O Estado está mais enfraquecido, e é preciso recuperará-lo", diz.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos