455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Coligação

Nações Unidas

ONU discute com coligação árabe massacre em prisão

Este ataque é um dos mais mortíferos no Iémen nos últimos anos, com um saldo final de 91 mortos e 236 feridos, segundo o movimento insurgente xiita, apoiado pelo Irão.
Legislativas 2022

Costa ou Rio? As várias fugas do PAN à questão

O partido que não assume ser de esquerda nem de direita, assume igualmente uma postura de indefinição na hora de dizer que entendimentos prefere. Como Sousa Real evita responder se prefere PS ou PSD.
Comentário

PSD chumba coligação. "Não era a decisão esperada"

PSD chumba coligação pré-eleitoral e vai sozinho a votos. Partido de Francisco Rodrigues dos Santos "fica em maus lençóis". A análise do editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes.
Noticiário

18h. PSD não vai a Legislativas coligado com o CDS

Decisão foi tomada na reunião da Comissão Política Nacional do PSD. Proposta foi chumbada com apenas três votos a favor. Ainda nesta edição, a análise à 'luz verde' da DGS à vacinação de crianças.
Coligação

Por uma coligação PSD/CDS

A distribuição por círculos eleitorais beneficia uma coligação, representando um acréscimo de aproximadamente 5% no número de deputados, o que poderá fazer toda a diferença para alcançar uma maioria.
PSD

PSD. Conselho Nacional vota listas de deputados

Rui Rio já afirmou publicamente que será a Comissão Política Nacional a decidir se propõe ao Conselho Nacional que o PSD concorra sozinho às eleições de 30 de janeiro.
PSD

Rangel admite coligação com "parceiros naturais" 

Em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Rangel avisou que se abstém de "fazer cenários" ou "tabuleiros de xadrez", pretendendo "deixar o povo decidir".
Comentário

"Rio não tem margem para ter coligação com CDS”

A direção do PSD 'chumba' uma coligação pré-eleitoral com o CDS-PP. Miguel Santos Carrapatoso, Editor Adjunto de Política do Observador, explica que os centristas podem não conseguir eleger deputados.
Bloco de Esquerda

Catarina Martins quer impedir "Governo de direita"

Catarina Martins garante que o Bloco de Esquerda fará o possível para impedir a formação de um Governo de direita, e que "sempre foi claro sobre como se podem construir acordos de maioria".
Funchal

PSD/CDS-PP distribui pelouros na Câmara do Funchal

A autarquia esclarece que o presidente Pedro Calado, que tomou posse na quarta-feira, conta com uma "equipa composta por pessoas idóneas" e com "mérito reconhecido e vasta experiência profissional".
Câmara Municipal de Oeiras

Coligação questiona Isaltino sobre contratação

A coligação Evoluir Oeiras questiona Isaltino Morais por celebrar contrato com uma empresa para "investigar a alegada desinformação nas redes sociais através de inteligência artificial".
Évora

Nós, Cidadãos e RIR prometem 200 casas

A proposta de disponibilizar as 200 casas consiste na alteração do acordo feito pelo município, no ano passado, com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.
Rui Rio

Rio diz ser desejável que regiões excluam Chega 

O líder do PSD frisou que não aceita coligações com o Chega para as próximas eleições autárquicas e acrescentou ainda que se Suzana Garcia não tivesse o perfil necessário, não teria sido aprovada.
Venezuela

Aliança pró-Guaidó. Mudanças para derrotar Maduro

O anúncio de que vão efetuar novos esforços para convocar e incluir todas as partes que desejem fazer parte da aliança chega em ano de eleições, quando se planeia convocar as regionais.
Política

Lições dos Açores

Falta provar se o que se passou nos Açores é replicável a nível nacional mas é mais um sinal de que Portugal caminha no sentido do que é mais normal nas democracias liberais com sistemas proporcionais
Política

O masoquismo da direita portuguesa

A direita portuguesa não tem, por mais anémica que se encontre, de se justificar perante presumíveis vitórias. Rui Rio não tem de justificar, vezes sem conta, que não está a dar palco a neonazis.
Política

Os cangalheiros das direitas unidas

A abertura da direita democrática a pactos com a extrema-direita significa que o voto numa ou noutra é indiferente: haverá sempre acordo.
Política

Uma nota sobre coligações à direita

A direita tem de ser pragmática e, desde que tudo esteja de acordo com as regras democráticas, todos os votos são válidos e todos os eleitores devem ser ouvidos.
Fact Check

Fact Check. Coligação, apoios e a força do Chega

Em dois dias, André Ventura falou três vezes aos militantes do partido que lidera. E nem sempre foi rigoroso naquilo que disse do cimo do palco. O Observador analisou as palavras do líder do Chega.
Áustria

Áustria. Verdes e conservadores em coligação

Partido Verde austríaco faz a sua estreia num Executivo. Dizem que se trata de um acordo de governação "excelente", mas os ideais dos dois partidos estão longe de convergir.
Natureza

UE. Ambientalistas fazem queixa contra Portugal

Coligação C6, com associações ambientalistas, alega que Portugal não promove "a correta gestão e conservação das espécies e habitats, para as quais dispunha de financiamento europeu".
Coligação

Ventura pode não ser cabeça de lista do Chega

Depois do chumbo no nome da coligação Chega por parte do Tribunal Constitucional, André Ventura admite poder não ser a cabeça de lista. Os membros da coligação não mudaram o nome e contestam a decisão
Eleições Europeias

Coligação do Chega nas Europeias em risco

André Ventura foi riscado pelos monárquicos da lista de candidatos às Europeias. Conferência de imprensa para apresentação da coligação Chega foi cancelada à última hora: "Voltámos à estaca zero".
Itália

Quem quer dar a mão ao Movimento 5 Estrelas?

O partido de Luigi Di Maio vai ter de negociar com outros partidos se quiser chegar ao poder. Para já, nenhum assume a viva voz ter disponibilidade para negociar com eles — mas já há movimentações.
Timor-Leste

Comissão de Eleições valida primeira coligação

A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste validou a coligação Frente de Desenvolvimento Democrático para concorrer às eleições de 12 de maio. É formada por quatro partidos.
Timor-Leste

Oposição timorense confirma coligação

Os três partidos da oposição de Timor-Leste uniram-se numa coligação pré-eleitoral. A Aliança de Mudança para o Progresso vai apresentar-se às eleições antecipadas de 12 de maio.
Assunção Cristas

Cristas. Coligações com PSD foram exceção

Assunção Cristas considera que as coligações pré-eleitorais com o PSD de Passos Coelho foram "uma exceção". A presidente do CDS defende que os partidos devem "caminhar cada um por si".
Timor-Leste

Ramos-Horta: Oposição é "absurdo político"

O ex-presidente e atual ministro de Timor-Leste considera a coligação formada pela oposição um "absurdo político". Xanana Gusmão e Taur Matan Ruak integram a coligação.
Áustria

Áustria. Coligação põe extrema-direita no governo

O partido conservador, que venceu as eleições de outubro, chegou a acordo com a extrema-direita para formar Governo. Sebastian Kurz, o primeiro-ministro, já garantiu que o executivo é pró-Europa.
Áustria

Áustria. Extrema-direita aceita negociar com Kurz

O líder do partido da extrema-direita austríaca FPÖ, Heinz-Christian Strache, aceitou iniciar negociações com os conservadores de Sebastian Kurz com vista à formação de uma coligação governamental.
Áustria

Áustria. Kurz tenta coligação com extrema-direita

O líder conservador austríaco, Sebastian Kurz, vencedor das legislativas, anunciou ter convidado o partido de extrema-direita FPÖ para negociações com vista à formação de uma coligação de Governo.
Timor-Leste

Líder do terceiro partido culpa Fretilin

O líder do Partido Libertação Popular culpou a Fretilin pelo falhanço das negociações, que originaram uma coligação minoritária. Taur Matan Ruak disse que a iniciativa de rotura foi da Fretilin.
Timor-Leste

Timor. Novo governo toma posse incompleto

O governo de coligação liderado por Mari Alkatiri toma posse esta quinta-feira. José Ramos-Horta é um dos quatro ministros de Estado mas ainda há pastas por delegar.
Angola

Angola. Negada impugnação do resultado eleitoral

A coligação CASA-CE pedia também que se apurasse os resultados eleitorais definitivos de 13 províncias. A mandatária do partido diz que vão continuar a olhar para a lei para saber o que fazer a seguir
Timor-Leste

Timor. Fretilin e PLP discutem coligação

Os líderes da Fretilin e do PLP vão avançar as conversações para formar coligação para um próximo Governo de Timor. A intenção foi avançada em reunião esta quarta-feira.
Conflito na Síria

EUA abatem segundo drone armado iraniano

Os Estados Unidos abateram esta terça-feira um drone armado com origem iraniana, em mais um episódio que demonstra a frição entre a coligação e as forças próxima do regime sírio.
Espanha

Chumbada moção de censura ao Governo de Rajoy

O parlamento espanhol chumbou a moção de censura ao Governo de direita de Mariano Rajoy apresentada pela coligação de extrema-esquerda Unidos Podemos.
Brasil

Dilma e Temer: Tribunal Superior inicia julgamento

O Tribunal Superior Eleitoral do Brasil iniciou na noite de terça-feira a fase final do julgamento de um processo que pede a cassação da coligação formada por Dilma Rousseff e Michel Temer.
CDS-PP

Conselho Nacional do CDS-PP reunido quarta-feira

O Conselho Nacional do CDS-PP reúne-se na quarta-feira em Lisboa para aprovar coligações às eleições autárquicas, estando previstas pelo menos mais duas reuniões até ao final de julho.
Autárquicas 2017

CDS. Conselho Nacional aprova 37 coligações

O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou na quarta-feira 37 coligações, 27 das quais lideradas pelos centristas, incluindo Lisboa com MPT e PPM, e dez lideradas pelo PSD, como Braga.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.