Coligação
Natureza

UE. Ambientalistas fazem queixa contra Portugal

356
Coligação C6, com associações ambientalistas, alega que Portugal não promove "a correta gestão e conservação das espécies e habitats, para as quais dispunha de financiamento europeu".
Coligação

Ventura pode não ser cabeça de lista do Chega

114
Depois do chumbo no nome da coligação Chega por parte do Tribunal Constitucional, André Ventura admite poder não ser a cabeça de lista. Os membros da coligação não mudaram o nome e contestam a decisão
Eleições Europeias

Coligação do Chega nas Europeias em risco

290
André Ventura foi riscado pelos monárquicos da lista de candidatos às Europeias. Conferência de imprensa para apresentação da coligação Chega foi cancelada à última hora: "Voltámos à estaca zero".
Itália

Quem quer dar a mão ao Movimento 5 Estrelas?

O partido de Luigi Di Maio vai ter de negociar com outros partidos se quiser chegar ao poder. Para já, nenhum assume a viva voz ter disponibilidade para negociar com eles — mas já há movimentações.
Timor-Leste

Comissão de Eleições valida primeira coligação

A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste validou a coligação Frente de Desenvolvimento Democrático para concorrer às eleições de 12 de maio. É formada por quatro partidos.
Timor-Leste

Oposição timorense confirma coligação

Os três partidos da oposição de Timor-Leste uniram-se numa coligação pré-eleitoral. A Aliança de Mudança para o Progresso vai apresentar-se às eleições antecipadas de 12 de maio.
Assunção Cristas

Cristas. Coligações com PSD foram exceção

Assunção Cristas considera que as coligações pré-eleitorais com o PSD de Passos Coelho foram "uma exceção". A presidente do CDS defende que os partidos devem "caminhar cada um por si".
Timor-Leste

Ramos-Horta: Oposição é "absurdo político"

O ex-presidente e atual ministro de Timor-Leste considera a coligação formada pela oposição um "absurdo político". Xanana Gusmão e Taur Matan Ruak integram a coligação.
Áustria

Áustria. Coligação põe extrema-direita no governo

O partido conservador, que venceu as eleições de outubro, chegou a acordo com a extrema-direita para formar Governo. Sebastian Kurz, o primeiro-ministro, já garantiu que o executivo é pró-Europa.
Áustria

Áustria. Extrema-direita aceita negociar com Kurz

O líder do partido da extrema-direita austríaca FPÖ, Heinz-Christian Strache, aceitou iniciar negociações com os conservadores de Sebastian Kurz com vista à formação de uma coligação governamental.
Áustria

Áustria. Kurz tenta coligação com extrema-direita

O líder conservador austríaco, Sebastian Kurz, vencedor das legislativas, anunciou ter convidado o partido de extrema-direita FPÖ para negociações com vista à formação de uma coligação de Governo.
Timor-Leste

Líder do terceiro partido culpa Fretilin

O líder do Partido Libertação Popular culpou a Fretilin pelo falhanço das negociações, que originaram uma coligação minoritária. Taur Matan Ruak disse que a iniciativa de rotura foi da Fretilin.
Timor-Leste

Timor. Novo governo toma posse incompleto

O governo de coligação liderado por Mari Alkatiri toma posse esta quinta-feira. José Ramos-Horta é um dos quatro ministros de Estado mas ainda há pastas por delegar.
Angola

Angola. Negada impugnação do resultado eleitoral

A coligação CASA-CE pedia também que se apurasse os resultados eleitorais definitivos de 13 províncias. A mandatária do partido diz que vão continuar a olhar para a lei para saber o que fazer a seguir
Timor-Leste

Timor. Fretilin e PLP discutem coligação

Os líderes da Fretilin e do PLP vão avançar as conversações para formar coligação para um próximo Governo de Timor. A intenção foi avançada em reunião esta quarta-feira.
Conflito na Síria

EUA abatem segundo drone armado iraniano

Os Estados Unidos abateram esta terça-feira um drone armado com origem iraniana, em mais um episódio que demonstra a frição entre a coligação e as forças próxima do regime sírio.
Espanha

Chumbada moção de censura ao Governo de Rajoy

O parlamento espanhol chumbou a moção de censura ao Governo de direita de Mariano Rajoy apresentada pela coligação de extrema-esquerda Unidos Podemos.
Brasil

Dilma e Temer: Tribunal Superior inicia julgamento

O Tribunal Superior Eleitoral do Brasil iniciou na noite de terça-feira a fase final do julgamento de um processo que pede a cassação da coligação formada por Dilma Rousseff e Michel Temer.
CDS-PP

Conselho Nacional do CDS-PP reunido quarta-feira

O Conselho Nacional do CDS-PP reúne-se na quarta-feira em Lisboa para aprovar coligações às eleições autárquicas, estando previstas pelo menos mais duas reuniões até ao final de julho.
Autárquicas 2017

CDS. Conselho Nacional aprova 37 coligações

O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou na quarta-feira 37 coligações, 27 das quais lideradas pelos centristas, incluindo Lisboa com MPT e PPM, e dez lideradas pelo PSD, como Braga.
Holanda

Holanda. Rutte quer coligação com 4 partidos

O primeiro-ministro holandês cessante, cujo partido foi o mais votado nas eleições legislativas de 15 de março, afirmou esta segunda-feira que vai tentar formar uma coligação governamental "estável".
Angola

Ativistas angolanos apelam oposição a coligação

O grupo de 17 jovens ativistas angolanos, condenados em 2016, divulgou esta terça-feira uma proposta para constituição de uma coligação de partidos na oposição, entregue há cerca de um mês.
Autarquias

Gaia. PSD aprova coligação com CDS nas Autárquicas

O PSD de Vila Nova de Gaia aprovou uma coligação com o CDS/PP nas eleições autárquicas deste ano. A reunião de militantes juntou mais de 250 sociais-democratas.
Estado Islâmico

Mossul já está cercada pelas forças anti-Daesh

A coligação de forças liderada pelo Iraque cortou a última via de abastecimento do grupo extremista Estado Islâmico entre Mossul e a Síria, isolando totalmente o reduto do movimento.
Eleições

PSD e CDS já preparam acordo autárquico para 2017

342
Primeira reunião entre PSD e CDS para acordo autárquico foi na São Caetano à Lapa, no dia 15, e ambos os partidos já discutem os termos do acordo, que vai abranger mais de meia centena de autarquias.
Governo

Pedro Nuno Santos: "A dívida tem de ser negociada"

1033
O Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares disse, em entrevista à RTP, que "a dívida tem que ser negociada, reestruturada para reduzir os encargos anuais. Mas sempre no quadro europeu".
Banif

Maria Luís defende-se, desconfia e critica BdP

687
Ex-ministra das Finanças garantiu na TVI que fez tudo para vender o Banif, diz-se surpreendida com montante da resolução e critica supervisão do Banco de Portugal. A banca está melhor, garante.
Coligação

A direita após o choque. "Amigos para siempre"?

162
Foi assim na campanha: Passos e Portas juntos, em Bragança, ao som de "Amigos para Siempre". Mas isso já lá vai. Agora, na oposição, o que significa a esquerda unida para o PSD e (sobretudo) CDS?
Governo

A surdez aparente da rã perneta

1509
A alegada “tradição” segundo a qual todo o governo minoritário de partido mais votado teria, “ipso facto”, o direito de governar é, salvo o devido respeito – que é muito – uma enormidade.
Governo

PSD e CDS chamam os constitucionalistas de Cavaco

433
Carlos Blanco de Morais e Gonçalo Matias, ex-conselheiros de Cavaco, estão no grupo de constitucionalistas que Passos e Portas estão a ouvir. A lista completa-se com nomes próximos da direita.
Governo

Governo propõe ideia de Centeno que o PS riscou

Programa da direita admite introduzir na lei o mecanismo do despedimento conciliatório e a arbitragem em conflito laboral, ideia de Mário Centeno que estava no programa do PS (e que o Bloco fez cair).
Governo

Programa do Governo entregue hoje na AR

O Programa do Governo PSD/CDS-PP é hoje entregue no parlamento cerca do meio-dia, depois de ter sido aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros.
Governo

Acordo à esquerda? "Misto de inocência e crendice"

3302
Francisco Assis desdobra-se em críticas ao entendimento entre PS, PCP e Bloco. Diz que os socialistas podem ficar reféns dos caprichos da esquerda e que o acordo é apenas "a ponta do iceberg".
Governo

Passos desafia Costa. Medidas extra a votos na AR

578
Governo pode aprovar amanhã o prolongamento das medidas extra em vigor: corte de salários e sobretaxa. Ministro marcou votação para antes de Costa entrar em funções. Dúvida: como votarão PCP e Bloco?
Governo

Programa. Direita vinca défice abaixo de 3%

237
A direita já espera que o PS queira chegar ao Governo e "antecipar" despesa, culpando-a pelo falhanço das metas. Programa vai vincar as vantagens de cumprir para o Governo que entra.
Governo

Se deitarem "tudo a perder", "classe média" paga

1804
Passos Coelho falou como primeiro-ministro empossado, mas a nuvem negra de um futuro curto pairou no discurso. Cheio de recados acenou com o risco de mais sacrifícios se o caminho for alterado.
Governo

PR fixa 5 encargos e 3 objetivos (para Costa ler)

628
O Presidente desfiou todos os compromissos que um Governo tem de cumprir e deixa aviso político: é preciso estabilidade, porque "ninguém confia" num país ingovernável". PS viu discurso como "cordato".
Legislativas 2015

Ficar em gestão? Passos e Portas dispensam

2835
Coligação prepara-se para o derrube do Governo. Não quer ficar em gestão, vai endurecer discurso e marcar posição: nem uma lei do Executivo de esquerda vai ter o seu voto. PS nas mãos do PCP e BE.
Legislativas 2015

AR, dia 1: objetivo da direita é derrubar Ferro

391
Sexta-feira é dia da 1ª guerra entre esquerda e direita na Assembleia. PSD e CDS levam Negrão a votos, mas o objetivo é só conseguir a primeira derrota de Costa, chumbando Ferro. Seguristas decisivos.
Legislativas 2015

5 passos que a direita já prepara

256
Passos e Portas já preparam um programa diferente - mais adaptado ao "diálogo". E têm argumentário para um Governo que pode ser de curta duração. O objetivo é estar preparado para tudo - e para o pós.
Legislativas 2015

Em Belém, sem acordo. Sobram 2 semanas a Costa

119
Apesar de as negociações com o Bloco estarem a correr "bem", o socialista não mostrou pressa em levar uma solução fechada ao Presidente. A Costa sobram duas semanas para fechar um governo alternativo.
Legislativas 2015

Costa diz não a Governo alargado - como aconteceu

660
Costa recusa governo alargado. Nas duas entrevistas da noite, Maria Luís não fecha a porta a Costa mas diz ser urgente um acordo. Já Portas admite ceder o lugar de número 2 ao líder do PS.
Legislativas 2015

PS-Açores contra César, defende Governo da direita

3202
Vasco Cordeiro acha que Passos deve ser primeiro-ministro. PSD recupera eleições regionais de 1996, quando César ganhou mas a direita estava em maioria. Sampaio deu posse a César (que agradeceu).
Legislativas 2015

7 dados que faltam para saber que Governo teremos

285
Até onde cedem PCP e BE? Como fica o programa de Centeno? Que hipóteses tem ainda Passos? E que papel terá o Presidente - este e o próximo? Sete dados em aberto que vão determinar que Governo teremos.
Legislativas 2015

"Quem votou PS não votou num governo com PCP e BE"

3952
Durão Barroso diz esperar que "coligação e PS encontrem pontos para chegar a acordo", caso contrário pode haver "custos do ponto de vista da confiança no nosso país".
Legislativas 2015

Coligação aceita "mais de 20" propostas do PS

7010
PSD e CDS escolheram "mais de 20" propostas do programa do próprio PS, que admitem agora serem "compatíveis" com a sua estratégia. Mas abrem a porta a outras ideias de Costa. Terça-feira há reunião.
Legislativas 2015

Batatas e sofismas. Uma resposta a Vital Moreira

167
A questão que merece ser clarificada sem ambiguidades é o tempo em que pode - e deve - acontecer uma prova de apoio de uma maioria parlamentar e o momento em que caberá a outros governar.
Legislativas 2015

Coligação em 'estado de choque' com Costa

2148
Não foram fáceis as 2h45 de reunião com o PS. Na coligação acredita-se que Costa quer mesmo liderar governo de esquerda. Ordem é para não dar pretextos: Maria Luís vai falar com Centeno.
Legislativas 2015

A lógica da batata

6066
Querem vender-nos esta lógica: não pode haver um governo que 61,5% do eleitorado não escolheu. E que é melhor um liderado por um partido em que 67,6% dos eleitores não votaram. Chamam-lhe democracia.
Legislativas 2015

PS a liderar governo seria "obscenidade política"

925
Ministro da Economia diz que seria uma "obscenidade política" que o próximo Governo venha a ser liderado pelo PS, via uma coligação de esquerda. "Quem perde as eleições não pode governar o país".
Legislativas 2015

O que pode Passos dar a Costa? Eis os trunfos

289
Passos e Portas recebem sexta António Costa, preocupados com a tentativa do PS de fazer Governo à esquerda. A coligação prepara cedências. Eis as pistas. E o que pode ser um problema.
Legislativas 2015

Um bocadinho de cinismo a mais, não?

960
O Presidente da República fez o que tinha de fazer. É a hora de forçar Passos a um consenso interno, de devolver o PS ao discurso do centro. Os próximos dois anos não podem ser deitados à rua.
Legislativas 2015

PCP garante Governo a Costa. Mas (ainda) não um OE - como aconteceu

1213
PCP diz que vota a favor de um Governo PS, mas põe condições difíceis que podem travar apoio a um orçamento. Bloco adiou reunião de quinta-feira, para ter "melhor preparação técnica".
Legislativas 2015

PSD abre espaço a PS mas não para Governo

Com Cavaco a pedir diálogo com o PS, PSD e CDS aprovam esta noite acordo de Governo. Documento vai ao encontro do PS, abre portas a entendimentos obrigatórios. Passos admite fazer como Guterres.
Legislativas 2015

O povo falou, ganharam todos, perderam todos

397
O óbvio deve ser dito e reconhecido. Ganhou a coligação, venceram Passos e Portas. Mas perderam quase 700 mil votos e 26 deputados. Votaram na coligação os convertidos e os mesmos de sempre.
Legislativas 2015

Paulo Ferreira: "Não vem nos manuais. Mas aconteceu"

372
Na hora da verdade, António Costa teve sentido de Estado e recentrou o PS depois de o ter encostado mais à esquerda.
Legislativas 2015

Marina Costa Lobo: "É agora o consenso?"

Neste momento, a grande clivagem definidora de coligações e compromissos é a europeia. Sendo assim, o PS estará mais próximo dos partidos da coligação. Desde que estes sejam capazes de moderar também.
Legislativas 2015

Os riscos de governar sem maioria, segundo Passos

Não foi uma nem duas vezes que Passos e Portas alertaram, ao longo da campanha eleitoral, para os riscos de não haver maioria no Parlamento. Sem maioria, haverá novas eleições em seis meses, diziam.
Legislativas 2015

Helena Matos: "E é assim"

263
Depois de ter perdido as eleições por não ter colocado o PS ao centro, Costa tem duas hipóteses: ou negoceia com Passos e Portas ou coloca o PS a reboque do BE. Mas talvez já não tenha tempo.
Legislativas 2015

Luís Bernardo: "Derrota humilhante. Perda de respeito"

6763
A forma como conquistou o partido, a contradição de líder que vence por poucochinho ter que sair e líder que perde claramente querer continuar (...) é do político que perde o respeito por si próprio.
Legislativas 2015

Vitor Cunha: "A verdade dos resultados. E Marcelo"

Nas circunstâncias atuais, a Presidência não pode ser ocupada por líder de facção e só um português que o País respeite tem condições para conduzir um processo político atribulado
Legislativas 2015

Miguel Pinheiro: "O PS engoliu em seco"

761
António Costa recusou a frente de esquerda, recuperando assim a cabeça fria. Mas para ele já nada disso interessa. Depois desta derrota, o seu cartão de visita deveria dizer: "ex-líder do PS".
Legislativas 2015

Rui Ramos: "Só há uma maioria no país"

942
Os que ficam de fora são partidos que nada têm de comum entre si, a não ser a recusa do PSD-CDS. O que poderiam formar nunca seria um governo, mas apenas um anti-governo.
Legislativas 2015

Ribeiro Mendes: "2015-19: confirmações e riscos"

Ver-se-á, a muito curto prazo, como se comportarão os socialistas no teste da viabilização do governo do centro-direita e, sobretudo, do Orçamento, face à enorme pressão dentro e à esquerda do PS.
Legislativas 2015

Aguiar-Conraria: "O azar deu à costa"

1234
Parafraseando uma das melhores deputadas portuguesas, que hoje conseguiu uma merecida vitória, é demasiado amadorismo para quem se julgava o melhor líder político do país e arredores.
Legislativas 2015

Os dilemas de Cavaco (chegou o dia mais difícil)

120
Cavaco terá tarefa difícil a partir desta noite: chamar Passos ou Costa? Exigir uma maioria ou nem por isso? Ser central no processo ou deixar com os partidos? Eis o que dizem os conselheiros.
Legislativas 2015

Maioria "por favor". Passos faz último apelo

204
É o último apelo, antes da meia noite. Sábado é dia de reflexão, domingo de decisão, e segunda-feira Passos e Portas esperam que não seja de "instabilidade". Até lá é "ter fé" e pedir "por favor".
Coligação

A coligação não vale para formar Governo?

328
Vital Moreira lançou o debate: se o PS tiver mais deputados que o PSD (mas não mais que a PàF), o PR deve chamar Passos ou Costa para formar Governo? Vale a coligação ou os mandatos? Quem tem razão?
Legislativas 2015

Passos preparado para governo de curta duração

PSD e CDS confiam na vitória e esperam mudanças no PS - abrindo caminho ao diálogo. Passos quer 1º OE fechado até ao fim do ano - e aposta em 2 anos a abrir, não vá a crise política aparecer rápido.
Legislativas 2015

Pelos idosos e jovens. "Isto não são promessas"

105
Coligação continua caminho de caça ao voto. Esta quinta-feira apostou nos idosos e na juventude. Promete melhoras, mas diz que não são promessas eleitorais. "Já estava tudo previsto".
Legislativas 2015

8 cenários para o dia seguinte (alguns são o caos)

1231
Eis um guia para se preparar para a noite eleitoral. São oito cenários, com várias subdivisões. E algumas saídas surpreendentes pelo meio. Em cada um tem o grau de risco e de probabilidade.
Legislativas 2015

Passistão ou PàFistão?Cavaquistão não é certamente

Caravana da coligação está em Viseu, um bastião cavaquista que pela primeira vez em mais de 20 anos mudou de nome: Passistão (ou PàFistão). Com "fé" e de crucifixo no bolso, Passos segue cantando.
Legislativas 2015

Futuros diferentes

Nas próximas eleições estará em jogo muito do futuro dos portugueses já que se confrontam dois modelos de desenvolvimento económico distintos.
Legislativas 2015

PàF: Quantas maneiras há para pedir estabilidade?

128
Primeiro, o contraponto com o passado. Agora, a súplica de maioria para governar. Sem promessas eleitorais, Passos e Portas esperam convencer o eleitorado a não trocar o certo pelo incerto. Mas como?
Legislativas 2015

Costa fará governo mesmo que perca? 

1149
Líder do PS crente que PCP e Bloco chumbam governo de direita, se a coligação vencer com minoria. O cenário é possível? Perto do líder, há quem não acredite. Mas Portas já agita o fantasma.
Legislativas 2015

Duelo sem moderação.Salvar a Segurança Social é...

O Observador convidou PS e coligação para um debate (quase) sem moderador, discutindo os planos para a Segurança Social. Eduardo Cabrita e Mercês Borges discutiram sem interrupções. Veja o vídeo.
Pedro Passos Coelho

Passos sai (finalmente) à rua. "É uma brasa!"

528
E ao 3º dia, a rua. A comitiva lá fugiu ao guião e pôs Passos, rodeado de seguranças, a cumprimentar pessoas. Andou uns 500 metros, entrou em cafés e uff, já está. O Montijo até o recebeu bem.
Legislativas 2015

Grécia a votos: PS sem medo, coligação usa trunfo

A Grécia há muito que é tema de campanha. Ora para atirar, ora para sacudir. Com eleições de Atenas a caírem em cima do arranque oficial da campanha, PS desvaloriza. Mas o PSD não larga o trunfo.
Legislativas 2015

Podcast. Alerta de instabilidade (e agora o quê?)

Uma sondagem dá o cenário mais louco: um vence em votos, outro em deputados; Costa avisa que deita abaixo um Governo de direita. Alguém consegue desatar este nó? Podcast à entrada da campanha oficial.
Legislativas 2015

"Se tivéssemos andado a syrizar, teríamos falhado"

197
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, garantiu hoje que a coligação não esteve no Governo com qualquer tipo de calculismo, considerando que se o executivo tivesse "andado a syrizar", tinha falhado.
Legislativas 2015

Como eles, na Europa, veem as nossas eleições

Como está, afinal, Portugal? Melhor ou pior? De que é que o país precisa e o que está em cima da mesa nas eleições? O Observador ouviu 7 eurodeputados de várias alas e países. E não faltam adjetivos.
Debate

Aguiar-Conraria: Costa vai ter de esclarecer

245
Costa irá esclarecer muito rapidamente como pensa poupar este 1000 milhões de euros nas prestações não contributivas, sob pena, se não o fizer, de não conseguir transmitir a confiança que pretende.
Legislativas 2015

Vítor Cunha: Venceu o debate das rádios

PSD e PS têm 1 missão: encontrar soluções de Governo e não deitar ao lixo 4 anos de ajustamento. Costa peca por prometer o que não tem, Passos por não prometer. Algures por aí estará o equilíbrio.
Legislativas 2015

Podcast. E o último debate vai ser como?

É já quinta-feira, primeiro nas rádios (e em liveblog aqui no Observador), depois nas tv's. Passos e Costa voltam a estar frente. E o que mudou da semana passada para agora? Eis o Podcast da campanha.
Debate

Duelo sem moderação. O melhor modelo económico é…

O Observador convidou Coligação e PS para um debate (quase) sem moderador, discutindo qual é o modelo económico melhor para o país. Diogo Feio e João Galamba, com interrupções. Veja o vídeo.
Legislativas 2015

Duelo sem moderação. O melhor modelo económico é..

171
O Observador convidou Coligação e PS para um debate (quase) sem moderador, discutindo qual é o modelo económico melhor para o país. João Galamba e Diogo Feio sem interrupções. Veja o vídeo.
Legislativas 2015

Podcast. Prepare-se para a noite agitada nas TV's

Vem aí um Prós&Contras polémico, também um debate animado à esquerda - para ver até onde se entendem António Costa e Catarina Martins. Prepare-se para uma noite televisiva com o Podcast do Observador.
Legislativas 2015

PS ou Coligação – Quem vai ter mais votos?

160
Pode haver gostos, empatias, ressentimentos, mas a generalidade dos eleitores vai votar nas legislativas de acordo com a perceção que tiver sobre o partido que corresponde mais a estas 6 preocupações.
Fact Check

Fact Check à dívida. Quem tem razão?

273
António Costa diz que o Governo falhou o seu objetivo número um. Passos alega que o Governo não falhou. A responsabilidade da dívida é de quem? Fact Check, desta vez em vídeo.
Legislativas 2015

Portugal não acaba no dia 4 de Outubro às 19 horas

945
Penso que no dia 5 de Outubro podemos estar perante a mais grave crise institucional dos últimos 40 anos. Curiosamente, ou não, só o Presidente da República parece seriamente preocupado.
Legislativas 2015

Passos: "Não estivemos de faxina" - como aconteceu

115
No rescaldo do debate Passos-Costa, a pré-campanha continua. Depois das reações ao duelo, Costa esteve em Lisboa num jantar-comício em Lisboa, Passos e Portas num encontro de apoio à coligação.
Legislativas 2015

Partidos em silêncio sobre Miguel Macedo

101
Ex-ministro do atual Governo foi constituído arguido por suspeitas de tráfico de influências, mas partidos estão em silêncio. PSD/CDS acredita que não vai ser tema de campanha. Oposição não vai pegar.
Legislativas 2015

As perguntas de que eles vão fugir

121
São cinco questões para Passos Coelho e outras cinco para António Costa, aquelas de que mais têm fugido nestas semanas - e que mais dúvidas levantam. Uma síntese para ter contexto para o debate.
Legislativas 2015

Podcast: o que esperar do debate?

116
Ontem vimos o primeiro debate aceso das legislativas, hoje temos o debate decisivo. David Dinis e Helena Pereira fazem apostas e explicam o contexto com que vamos seguir o duelo.
Legislativas 2015

Twitter, Podcast e Fact Check no Observador

Temos conta no Twitter para a campanha, um liveblog em permanência, Podcast, Fact Check, e também a análise aprofundada de 15 temas centrais. Eis o nosso plano para que possa decidir bem informado.
Legislativas 2015

Passos e Costa em versão dérbi 

O dérbi joga-se na quarta-feira na TVI, SIC e RTP em simultâneo. Passos e Costa vão jogar 90 minutos para ganhar. É a primeira vez que se enfrentam.
Legislativas 2015

Podcast: Sócrates ou a campanha, ganha quem?

Faltam 28 dias para as legislativas e apenas dois para o debate entre Passos e Costa. David Dinis e Helena Pereira analisam o dia, as incógnitas com Sócrates e o posicionamento do PS.
Legislativas 2015

Resultados

1500
O PS nega. Nega tudo, não reconhece nada. Parece ter perdido os pontos cardeais ou ter uma bússola política avariada. Fala para um país que não existe.
Legislativas 2015

Costa compara plafonamento aos lesados do BES

312
Costa pede o voto a quem, nas ruas, lhe diz: "corra com eles, ponha-o na toca". E compara plafonamento da Segurança Social com o caso dos lesados do BES.
Legislativas 2015

Portas: "Política de Sócrates levou país à ruína"

342
Líder do CDS não quer o partido a falar sobre o caso Sócrates, mas fez questão de falar sobre as políticas de Sócrates, que ligou às do atual PS: "Não quero correr o risco de que se repitam".
Legislativas 2015

Galamba: coligação usa "argumentação rasteira"

1533
João Galamba acusou hoje a coligação PSD/CDS-PP de "distorcer" de forma "grosseira e desonesta" a proposta do PS relacionada com a utilização do dinheiro do Fundo de Estabilização da Segurança Social.
Legislativas 2015

"Não precisei de ir para o governo" para o ajudar

Passos deixa um lamiré sobre o pós-legislativas: diz que "todos têm de ser responsáveis" e lembra que já esteve na oposição e apoiou os "esforços" do Governo para evitar resgate. "Não regateei", diz.
Legislativas 2015

PSD: PS usará verbas da Segurança Social em obras

Marco António Costa, acusou, no sábado à noite, o PS de pretender usar parte do dinheiro do Fundo de Estabilização da Segurança Social, para fazer obras de construção civil.
Legislativas 2015

Centeno acusa coligação de não saber fazer contas

Mário Centeno, acusou hoje o Governo de não saber fazer contas e desafiou a coligação PSD/CDS-PP a concentrar-se na apresentação das suas contas antes de criticar as do PS.
Legislativas 2015

Sondagem: Coligação e PS separados por um ponto só

577
Primeira sondagem de setembro, divulgada pelo Expresso, mostra nova aproximação entre PS e coligação, agora separados só por um ponto. Passos já tem popularidade positiva.
Legislativas 2015

Costa: coligação esconde o verdadeiro programa

286
O secretário-geral do PS acusou hoje a coligação PSD/CDS de esconder o seu programa e advertiu que as próximas eleições assumem um caráter decisivo para uma viragem na economia.
Legislativas 2015

Passos e Portas juntos para convencer os indecisos

Passos e Portas falaram aos indecisos: "Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar". As eleições "não estão ganhas", mas a fórmula mágica para as ganhar já está delineada.
Partidos e Movimentos

Universidade de Verão arranca com Horta Osório

A um mês das eleições legislativas, alguns dos principais protagonistas do PSD voltam hoje à Universidade de Verão, em Castelo de Vide, num fórum que contará também com Nuno Melo, do CDS.
Legislativas 2015

Afinal, que debates vamos ter nas legislativas?

Os partidos têm interesses diferentes, as televisões outros ainda. A dez dias do início, estão confirmados sete debates - mas há dois em risco. Dia a dia, veja quais são e perceba o porquê da polémica
Legislativas 2015

PSD: crise grega mostra instabilidade da esquerda

PSD diz que a demissão de Alexis Tsipras demonstra que as posições secundadas por PS, PCP e BE geram não só instabilidade financeira e social, mas também política.
Legislativas 2015

PS desafia coligação a apresentar contas

Os socialistas querem saber quais as contas da coligação PSD/CDS que sustentam o programa eleitoral. Ana Catarina Mendes acusa Paulo Portas de lançar "mentiras" de ter um "grande descaramento".
Legislativas 2015

O caminho estreito da mensagem do PS

198
A extrema preocupação do PS em mostrar todas as contas das medidas é a tentar responder à desconfiança que sabe que uma parte importante do eleitorado tem em relação à sua responsabilidade financeira.
Futuro da Grécia

Governo holandês enfrenta censura por novo resgate

Mark Rutte garantiu que não dava nem mais um cêntimo à Grécia e o líder do partido anti-imigração e anti-UE está a cobrar a promessa. Partido do Governo não decidiu se apoia publicamente o resgate.
Segurança Social

Reforma das pensões: sem solução política

227
Coligação e PS reconhecem que há uma quebra de confiança dos contribuintes e beneficiários no sistema de pensões. Mas não assumem as mudanças no modelo de governação do sistema que isso implica.
Coligação

Como deveria ter sido

Isto é diferente do que deveria ter sido. Bem diferente do movimento de Mudança de que Portugal precisa para vencer duradouramente os seus problemas.
Legislativas 2015

Passos procura voto com "coração". Grécia é trunfo

658
Líder do PSD diz que os portugueses já têm o filme todo à sua frente e devem olhar para a Grécia para ver o que poderia ter acontecido. Portas pediu campanha sem "euforia", mas também sem desespero.
Legislativas 2015

Pronto para a rentrée? Eis o quiz da silly season

181
Com as férias dos políticos a acabar, a silly season tem os dias contados. Mas entre polémicas do verão e temas quentes, até que ponto está preparado para o que aí vem? Faça o teste do Observador.
Legislativas 2015

Mulher, independente. A última escolha de Portas

117
O líder do CDS guardou até agora a sua última escolha para as legislativas, o 1º nome do CDS em Santarém. É mais uma mulher, especializada em Agricultura. Portas conta que seja a sua 9ª deputada.
Coligação

O dia em que morreu o CDS

1106
Nessa quinta-feira, precisamente há dois meses, o CDS finou-se. Soube pela internet: a notícia ecoou à noite e, pela diferença horária, só a conheci no dia seguinte, aos primeiros minutos da manhã.
Legislativas 2015

O método d’Hondt e as coligações

Se é possível que a coligação ganhe um ou outro deputado, graças ao chamado método d’Hondt, por outro lado não é de excluir que a aliança do PSD com o PP desagrade a muitos.
Legislativas 2015

Vantagem de PSD e CDS irem coligados? Os números

Se, em 2011, PSD e CDS tivessem ido juntos teriam roubado três deputados ao PS e dois ao BE. O PCP escapava ileso. Tudo culpa do método de Hondt, que privilegia os maiores.
Legislativas 2015

Os sectários

478
O processo mental dos sectários funciona da seguinte forma: Caldeira Cabral e Centeno seriam bestiais se estivessem na lista certa mas, dado que estão na lista errada, são obviamente umas bestas.
Legislativas 2015

INE responde: "Estatísticas são fiáveis e isentas"

596
Depois das críticas do PS e da notícia sobre incómodo do Governo, a presidente do INE chamou os jornalistas para uma declaração rara, defendendo isenção e fiabilidade das estatísticas do desemprego.
Legislativas 2015

Sondagem: PS e coligação separados por 1,5 pontos

918
Sondagem do Expresso mostra PS a descer e coligação a subir, separados por apenas 1,5 pontos a menos de dois meses das legislativas. Costa está mais popular, Passos também.
Legislativas 2015

Há, mas são verdes!

122
A acrimónia verrinosa do PS e do resto da oposição não augura nada de bom para encaminhar uma resolução gradual de problemas tão antigos e gigantescos como o desemprego e a instrução pública.
Legislativas 2015

Ferreira Leite não diz se vota na coligação

708
A ex-ministra das Finanças não revela se a coligação Portugal à Frente terá o seu voto a 4 de outubro. O segredo repete um outro: em 2005 ninguém sabe se votou em Santana Lopes.
Pós-troika

Novo Governo deve manter políticas, diz FMI

137
FMI volta a avisar: não é possível mudar a política económica e os próximos anos têm de ser aproveitados para aprovar novas reformas. Eis o trabalho para casa do FMI ao próximo Governo.
Rentrée

O cartaz da coligação é a Grécia - Bloco de Notas

535
O Pontal mostrou que Passos encontrou na Grécia um cartaz para a campanha e um argumento para se libertar da imagem de líder frio. A rentrée mostrou a coligação afinada. Costa não pode ficar de férias
Legislativas 2015

Uma estratégia para os próximos 4 anos

268
Estas divergências entre os dois programas explicam, em boa medida, a dificuldade que existirá na construção de uma coligação de Governo, pós eleitoral, entre o PS e a coligação PSD/PP.
Legislativas 2015

INE queixa-se de "aproveitamento político"

Comissão de Trabalhadores diz que há um “aproveitamento político” dos dados sobre desemprego e alerta para “situações de interpretação abusiva” da informação devido ao aproximar de eleições.
Segurança Social

Plafonamento das pensões: que proposta é esta?

291
PSD e CDS relançaram a proposta: criar um limite salarial, a partir do qual os trabalhadores deixam de estar obrigados a descontar para o sistema público de Segurança Social. Isto significa o quê?
Legislativas 2015

As listas ainda agitam a coligação

O fecho das listas de candidatos levantou tensão à direita. No PSD, contam-se os homens das federações que são candidatos: 6-3 para o PS. No CDS, Ribeiro e Castro enviou carta crítica para Portas.
Legislativas 2015

Bloco Central: 7 dossiês onde um teria de ceder

Redução da TSU para trabalhadores e reformas das pensões são os principais obstáculos a entendimentos entre PS e a coligação PSD/CDS.
Legislativas 2015

Não, os Verdes não são o CDS

313
Quase por milagre, Passos e Portas reconstruíram a sua relação política e hoje concorrem juntos às eleições. E o líder do CDS será muito importante para a campanha.
Legislativas 2015

PSD e PS, os dois Blocos Centrais

Não temos um Bloco Central formal nem os líderes dos dois partidos parecem disponíveis para isso. Por isto: tanto o PSD como o PS tentam, por si só, ser individualmente o próprio Bloco Central.
Legislativas 2015

Plafonamento.PS diz que Segurança Social perde 17%

O secretário-geral do PS acusou esta noite a coligação PSD/CDS de pretender "privatizar" a Segurança Social, ao introduzir no seu programa eleitoral uma proposta de plafonamento.
Legislativas 2015

E a pergunta para as legislativas é...

Lidos os programas da coligação e do PS, é mesmo uma proposta socialista que vai marcar a campanha e o voto a 4 de outubro. A pergunta para as legislativas é...
Legislativas 2015

Frente Comum vê "ameaça" às funções sociais

A dirigente sindical Ana Avoila considerou hoje que o programa eleitoral da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) coloca em causa as principais funções sociais do Estado.
Legislativas 2015

Assim, assim, sem austeridade

Uma primeira leitura do programa do PSD e CDS mostra muitas páginas para poucas novidades. Há duas palavras reforçadas: liberdade e social. Mas faltam números e um motor. Análise Observador.
Legislativas 2015

Impostos: Famílias com filhos pagam menos IRS

Redução progressiva da sobretaxa já tinha sido prometida com o Programa de Estabilidade. PSD e CDS-PP prometem, também, o aprofundamento do polémico quociente familiar nos próximos dois anos.
Legislativas 2015

Coligação (também) não dá as contas do programa

PSD e CDS acrescentam promessas ao PEC, mas não colocaram os custos no programa eleitoral. No PS, Costa prometeu mais dados, mas ainda não os deu. Hoje há mais dados que nunca, mas ainda não todos.
Legislativas 2015

Coligação: mini-TSU para interior e desempregados

142
A redução da TSU de que Passos foi falando foi reduzida no programa eleitoral a pequenas medidas de apoio à criação de emprego. Promessas da coligação chegam hoje, com um programa social a reboque.
Coligação

A bola atrasa programa da coligação. Mais um dia

Depois dos cabeças de lista, faltam os restantes candidatos e o programa eleitoral da coligação - que já não chega amanhã, só na quarta-feira. Na terça-feira há eleições para a Liga de Futebol.
Legislativas 2015

Paulo Portas: "Pago o preço" do irrevogável

831
Paulo Portas disse que Governo andou a "arrumar a casa" e tem confiança em Passos Coelho. Centrista deixou a porta aberta a uma maior devolução da sobretaxa já em 2016.
Legislativas 2015

Plafonamento das pensões no programa PSD/CDS

O plafonamento da Segurança Social e liberdade de escolha na educação deverão constar do programa do PSD/CDS-PP, que deverá ter alterações ao sistema político através de uma revisão constitucional.
Legislativas 2015

Sondagem. Coligação apanha PS pela primeira vez

1555
Barómetro de junho da Católica mostra coligação a apanhar pela primeira vez o PS. Tendência é de empate técnico (38% para 37%). 55% dos inquiridos acham que oposição não é alternativa ao Governo.
Pós-troika

Subir Lall: Manter pensões? Só se subirem impostos

Em entrevista ao Observador, o chefe da missão do FMI diz que só é possível manter as pensões se os portugueses estiverem dispostos a contribuir mais. E avisa: vão ser precisos consensos políticos.
Legislativas 2015

Acabou a época da reforma da Justiça. E é pena

132
Os partidos do arco da governação desistiram de uma reforma profunda da Justiça, procuram apenas mitigar efeitos conjunturais, evitando tanto quanto possível o agravamento dos problemas.
Legislativas 2015

Matos Correia: "PS tira com uma mão, dá com outra"

Em entrevista, Matos Correia ataca cálculos das propostas do PS. Diz que a prometida reforma do Estado está a ser feita, continuamente, e recusa fabricar candidatos presidenciais.
Legislativas 2015

Matos Correia: "PS tira com uma mão, dá com outra"

290
Em entrevista, Matos Correia ataca cálculos das propostas do PS. Diz que a prometida reforma do Estado está a ser feita, continuamente, e recusa fabricar candidatos presidenciais.
10 de junho

Partidário? O discurso de Cavaco é um posfácio

O Presidente da República falou de um país melhor a oposição queixou-se. Faz sentido falar de um discurso pró-coligação? A análise de David Dinis, diretor do Observador.
Legislativas 2015

Sete chaves de leitura para o discurso de Cavaco

181
No seu último discurso antes das legislativas, o Presidente deixou sete mensagens aos partidos - umas mais diretas, outras indiretas. O Observador ajuda-o a decifrar o que quis dizer Cavaco Silva.
Legislativas 2015

Coligação abre discussão pública sobre o programa

186
Duas semanas de discussão pública, a partir de amanhã: a coligação não vai fazer referendos, mas quer recolher contributos pelo país. Programa aparece daqui a duas semanas.
Legislativas 2015

PSD e CDS testam nomes para batizar a coligação

137
Passos Coelho e Paulo Portas não querem repetir AD. Anúncio de nome e primeiras propostas deverão ter lugar nos próximos dias.
Comentário Político

Carlos Costa é preciso para a venda do Novo Banco

Ex-líder do PSD diz que a decisão de renomear Carlos Costa como governador do Banco de Portugal foi "corretíssima" e que a coligação deve "acelerar para reganhar iniciativa politica".
Legislativas 2015

"PS tem medidas tão liberais que não as subscrevo"

2778
Passos Coelho, em entrevista: a TSU do PS põe em causa pagamento de pensões e o programa é incompatível com a UE. Diz não ser arrogante. E não querer instabilidade - na oposição ou no Governo.
Legislativas 2015

"Estou ao serviço do CDS para o que for preciso"

573
Em entrevista, Assunção Cristas não foge à possibilidade de avançar para liderança do partido no pós-Portas. E não esquece Costa, o homem que quer repor tudo. Até a troika?, pergunta.
Legislativas 2015

PSD e CDS agitam fantasma de Governo Sócrates

O tom foi mais duro do que o habitual, o que prova que a corrida a São Bento está a aquecer. No dia em que Passos e Portas assinaram o acordo de coligação pré-eleitoral, Costa foi o alvo.
Coligação

Passos e Portas assinam hoje acordo de coligação

165
Passos Coelho e Paulo Portas vão assinar este sábado, durante um jantar em Mesão Frio, um acordo do coligação pré-eleitoral. O jantar servirá também para assinalar o aniversário da saída da troika.
Troika

Passos e Portas juntos para marcar fim do resgate

Depois da polémica sobre a biografia de Pedro Passos Coelho, os dois governantes estarão juntos em público para marcar o primeiro aniversário do fim do resgate.
A página está a demorar muito tempo.