O presidente do Banco Comercial Português (BCP), Nuno Amado, garantiu que o banco que lidera não está na corrida à compra do Novo Banco, dizendo que vê com “bons olhos” o interesse do rival BPI na instituição. “Não temos o sonho de comprar o BES [Banco Espírito Santo]. O que aconteceu não foi um sonho, foi um pesadelo”, afirmou Nuno Amado na conferência de imprensa relativa à divulgação das contas até setembro do BCP.

Questionado sobre o interesse assumido pelo líder do congénere BPI, Fernando Ulrich, em estudar essa oportunidade, Nuno Amado frisou que compreende essa necessidade. “Avalio bem. O meu colega Fernado Ulrich tem toda a razão. Um banco como o dele tem toda a obrigação de olhar para a possibilidade de compra”, considerou. E realçou: “O que me preocupa não é tanto quem compra, mas por quanto é que compra”.

O BCP é um dos bancos que participam no Fundo de Resolução do Novo Banco, ou seja, uma das entidades que se arrisca a ter perdas caso a venda da entidade que resultou da resolução aplicada ao BES renda menos do que os 4,9 mil milhões de euros que lá foram injetados.

Sobre a liderança de Eduardo Stock da Cunha no Novo Banco, Amado disse que a gestão do banco está a fazer um “trabalho adequado” e que isso lhe dá “tranquilidade”. Ainda sobre uma eventual compra do Novo Banco pelo BPI, o líder do BCP frisou que é da opinião de que “é bom haver bancos fortes”. E reforçou: “É bom que o BPI esteja forte e é bom que o BCP esteja forte e é bom para a concorrência” entre os bancos que operam em Portugal. “É bom para o país, e isso é bom para as instituições”, concluiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR