480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

BCP

BCP

Situação económica "preocupante mas não dramática"

O Millennium BCP fechou o primeiro semestre com lucros de 74,5 milhões de euros, o que compara com os lucros de 12,3 milhões que tinha tido na primeira metade de 2021, uma subida de mais de 500%.
BCP

Nuno Amado confiante: provisões vão aumentar

Nuno Amado acredita que será necessário um aumento de provisões, devido ao atual contexto inflacionista. "Creio que vamos ter um aumento das necessidades para fazer algumas provisões", disse.
Novo Banco

BCP critica mecanismo de capitalização

O líder do BCP critica mecanismo que "condiciona a capacidade de os bancos portugueses apoiarem a economia". Miguel Maya insiste que "não se consegue corrigir o passado, mas sim corrigir o futuro".
Boa moeda, má moeda

Salários na banca muito aquém da inflação

O BCP fechou acordo com três sindicatos para aumentos salariais de 0,5% em 2021 (rectoactivos) e de 1,1% este ano. Valores muito abaixo da inflação, o que levará a perda de poder de compra.
Corticeira Amorim

Rio Frio tem novo dono. Amorim fica com Herdade

A Corticeira Amorim, que já tinha anunciado o acordo para comprar a posição de 50% ao BCP, garante agora a venda da restante posição por parte da Parvalorem.
BCP

Moody's revê em alta rating do BCP

Moody's diz que melhoria do rating do BCP reflete "a redução do stock de Non-performing assets e a melhoria dos níveis de capitalização nos últimos anos".
BCP

Polónia volta a castigar BCP mas lucros duplicam

Millennium BCP fechou o primeiro trimestre com lucros de 112,9 milhões, quase duplicando o resultado do período homólogo. Ainda assim, perdas na Polónia superaram os 123 milhões de euros.
Novo Banco

Novo Banco. BCP recebeu investidor de Nova Iorque

Responsáveis do gigante nova-iorquino Carlyle Group estiveram em Lisboa, pouco antes da pandemia, e foram recebidos por Miguel Maya, presidente do BCP. O motivo da reunião? O Novo Banco.
Economia

Assembleia-geral anual do BCP esta quarta-feira

Na ordem de trabalhos inclui-se as contas de 2021, com lucros de 138,1 milhões de euros, menos 24,6% do que em 2020, bem como a aplicação de resultados do exercício desse ano.
Segurança Informática

Grande ciberataque à banca é "uma inevitabilidade"

Em conferência do Banco de Portugal sobre cibersegurança na área financeira, administradora do BCP reconhece que o risco de um ataque destrutivo é aquilo que "tira o sono" a quem gere os bancos.
BCP

BCP reduziu 724 trabalhadores em Portugal

Com a redução de funcionários para apenas 6.289 trabalhadores em Portugal, o BCP teve custos de 90,7 milhões de euros no ano passado. No final do ano, o BCP tinha, em Portugal, 434 sucursais.
Guerra na Ucrânia

Exposição à Rússia? BCP "perfeitamente tranquilo"

Millennium BCP teria aumentado os lucros em 56% em 2021 mas teve de registar novas provisões associadas ao caso dos créditos em francos suíços na Polónia. Assim, lucros baixaram 25% para 138 milhões.
BCP

BCP admite trocas de informações entre bancos

O administrador executivo do BCP disse não considerar que “a troca de informação tenha tido um efeito material” nos mercados nem terá prejudicado os clientes já que “não apresentaram reclamações.
Crédito à Habitação

Juros. Euribor acima de zero já em junho

Taxas de mercado atuais apontam para a possibilidade de a taxa Euribor a 12 meses chegar a "terreno" positivo já entre junho e julho. Antes do final do ano, podem saltar até aos 0,5%.
BCP

Sindicatos exigem renegociação de acordo do BCP

Para o SNQTB, o SBN e o SIB, sindicatos bancários, é "fundamental concluir urgentemente a revisão do ACT do grupo BCP" e "como derradeira oportunidade de consenso".
BCP

BCP garante cumprir rácios exigidos para este ano

"O BCP cumpre confortavelmente os rácios mínimos exigidos em matéria de CET1 [capital de melhor qualidade], Tier 1 e rácio total", sublinhou o banco em comunicado.
BCP

BCP e BEI com 840 milhões para retoma nas empresas

O Millennium BCP e o Banco Europeu de Investimento (BEI) vão apoiar PME e empresas portuguesas de média e grande capitalização na recuperação face aos efeitos da pandemia com 840 milhões de euros.
Preços

Comissões sobem no Novo Banco, Santander e BCP

O polémico tema das comissões bancárias levou o parlamento a legislar em 2020, isentando e limitando algumas comissões bancárias, o que foi criticado pelos bancos.
BCP

BCP. Providências cautelares contra despedimentos

Sindicato comunica que tribunal aceita providências cautelares dos trabalhadores do BCP e ordena que "estes se mantenham ao serviço" enquanto decorre a impugnação do despedimento coletivo.
Banca

BCP e Credit Suisse: reduzir dívida é prioridade

O governador do Banco de Portugal considerou que a inflação que se regista ainda é um fenómeno transitório e defendeu que a política monetária continue a apoiar o crescimento económico.
BCP

BCP conclui venda do Banque Privée

A venda do Banque Privée representou 113.210.965 francos suíços, pelo que a operação tem um impacto nos resultados do exercício em curso de aproximadamente 46 milhões de euros.
Banco de Portugal

Créditos em moratória com "decréscimo acentuado"

Caiu para cerca de metade o valor de créditos em moratória, no mês de setembro. Nos dados de outubro virá o "efeito remanescente do fim das moratórias", diz o Banco de Portugal.
BCP

BCP. Lucro cai 59% com Polónia e saídas de pessoal

Resultados nos primeiros nove meses baixaram para 59,5 milhões de euros, penalizados por mais provisões na Polónia e custos com saídas de pessoal. Sobre as moratórias, "a floresta está bem".
Despedimentos

Despedimento abrange 145 funcionários do Santander

Os sindicatos dos bancários ligados à UGT continuam a defender a suspensão dos despedimentos e por isso deram entrada providências cautelares contra os despedimentos coletivos.
Banca

BCP com mais 1.650 milhões para PME

O BCP e FEI renovaram a parceria, aumentando em 1.650 milhões os financiamentos possíveis para PME, que ascendem assim aos 2.850 milhões.
Sindicatos

Despedimento no BCP: recusada providência cautelar

A providência cautelar contra o despedimento coletivo no BCP foi recusada pelo tribunal competente, enquanto no caso do Santander a medida foi aceite. Os sindicatos vão recorrer da primeira decisão.
Sindicatos

Sindicatos da banca entregam providência cautelar

Os sindicatos dos bancários querem que os tribunais suspendam o processo de despedimento coletivo no BCP e no Santander por considerarem "não haver qualquer justa causa objetiva" para tal.
Greve

Bancários do BCP e do Santander em greve dia 1

Trabalhadores do BCP e do Santander Totta em greve — que irá também abranger o BCP — no dia 1 de outubro, pois consideram que o banco Santander Totta foi "irredutível" no despedimento de 210 pessoas.
Santander

Santander irredutível no despedimento coletivo

O Santander Totta pretende a saída de 685 trabalhadores. Já o BCP anunciou na semana passada que vai fazer um despedimento coletivo de 62 trabalhadores.
Despedimentos

Trabalhadores do Santander anunciam greve

Caso o banco aprove o despedimento coletivo, os trabalhadores do Santander irão juntar-se aos do BCP em greve. A data para a paralisação será anunciada ainda esta quinta-feira.
BCP

Despedimento coletivo de 62 trabalhadores no BCP

O banco vai iniciar um processo de despedimento coletivo de 62 trabalhadores de dez áreas e direções, depois de negociar a saída de 700 colaboradores. Sindicatos avançam com greve.
UGT

UGT pede apoio internacional sobre saídas na banca

A união de sindicatos enviou esta quarta-feira uma carta às principais organizações sindicais internacionais. Em causa está a situação dos despedimentos coletivos nos bancos BCP e Santander Totta.
Santander

Santander acordou saída de 455 trabalhadores

"Das 685 pessoas que foram identificadas para saída, temos 230 apenas com as quais não foi possível chegar a acordo. Foram retiradas do grupo 455", afirmou fonte oficial do Santander.
Sindicatos

Bancários decidem hoje se greve avança

Em causa estão os despedimentos coletivos no BCP e no Santander Totta, empresas que apresentam lucros elevados. Os sete sindicatos representantes dos bancários reúnem-se às 10h30.
Sindicatos

Bancários decidem na terça-feira se greve avança

Os sete sindicatos do setor bancário, de entre os quais há posições favoráveis à greve, reúnem-se na terça-feira. Em causa estão os despedimentos coletivos no BCP e no Santander Totta.
Ministério da Economia

Ministro compromete-se a falar com BCP e Santander

"O ministro Siza Vieira assumiu o compromisso de ir falar com presidentes dos bancos BCP e Santander Totta" para evitar despedimentos coletivos, afirmou a dirigente do Mais Sindicato Cristina Damião.
UGT

UGT reúne com Governo sobre despedimentos 

Os sindicatos dos bancários da UGT reúnem com membros do Governo para serem discutidos os despedimentos coletivos, que afetarão cerca de 450 trabalhadores, no Santander Totta e no Millennium BCP.
Resposta Pronta

Bancários. Sindicato cria fundo para despedimentos

Presidente do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários, Paulo Marcos, pede revisão urgente da lei. Fundo é dirigido a bancários que queiram impugnar despedimentos no BCP e Santander.
BCP

BCP avança para 100 rescisões unilaterais

Tal como estava previsto, o BCP vai avançar com medidas unilaterais, sendo que o número de pessoas abrangidas será inferior a 100, tendo lucros de 12,3 milhões de euros no primeiro semestre deste ano.
BCP

BCP. Termina período do programa de rescisões 

Termina esta quarta-feira o período estabelecido pelo BCP para os seus trabalhadores aderirem ao programa de reformas e rescisões por mútuo acordo. Mais de 800 despedimentos serão realizados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.