BCP
BCP

BCP confia em "decisão equilibrada" na Polónia

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, considerou esta quinta-feira que a justiça polaca vai decidir “de forma equilibrada” os processos relativos a empréstimos à habitação em francos suíços.
EDP

BCP contratou assessor de Pinho a pedido da EDP /premium

2053
João Conceição foi contratado como diretor do BCP enquanto era assessor de Pinho. Recebeu 153 mil euros mas nunca trabalhou no banco. Acordo terá sido feito entre Paulo Macedo (hoje na CGD) e a EDP.
Banca

BCP. CEO diz que ações têm caído por incertezas

O presidente executivo do Millennium bcp atribui a recente desvalorização das ações do banco ao "agravar das incertezas macroeconómicas" e à "perspetiva de manutenção de taxas de juros negativas".
Banca

BCP. "Não estou preocupado com a greve"

Ameaça de paralisação foi anunciada pelos sindicatos da banca, mas Miguel Maya diz que não está preocupado. O BCP apresentou esta sexta-feira os resultados do 1.º semestre, com lucros de 170 milhões.
Caixa Geral de Depósitos

Como Berardo juntou dinheiro da Caixa, BCP e arte  /premium

136
Como Joe Berardo se financiou na Caixa para ter poder no BCP e colocou a sua coleção no CCB. A fita do tempo mostra que Berardo ganhou em vários tabuleiros. Outros também ganharam, por algum tempo.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo "incrédulo" com má memória de Constâncio

2189
Berardo diz que se reuniu a sós com Constâncio, em julho de 2007. O ex-governador diz que "é tudo mentira". Continua a guerra de palavras entre os dois.
Caixa Geral de Depósitos

Assalto ao BCP. "O triunvirato e os operacionais"

465
Em audição repleta de acusações, algumas “sem meio de prova”, Filipe Pinhal descreveu teias de poder, apontou o dedo ao "triunvirato" e aos "operacionais" na tomada de controlo do BCP.
Caixa Geral de Depósitos

Sócrates nega interferência no BCP

3064
O antigo primeiro-ministro assegura que "nunca" conversou ou orientou o empresário José Berardo em qualquer investimento, nomeadamente na tomada de uma posição qualificada no BCP.
Vítor Constâncio

"Não participei na reunião." 

481
Numa nota enviada à agência Lusa, Vitor Constâncio garantiu não ter participado na reunião que autorizou a participação qualificada de Joe Berardo no BCP.
BCP

BCP finaliza compra do polaco Euro Bank 

O BCP finalizou a compra do banco polaco Euro Bank. Para a instituição bancária portuguesa esta aquisição é um passo importante para acelerar o crescimento de um mercado de "grande importância".
BCP

BCP quer repor salários anualmente

O líder do BCP diz que as negociações estão a ser feitas com cada um dos sindicatos de forma normal. Maya elogiou ainda os colaboradores, dizendo que tiveram um postura correta durante os cortes.
BCP

BCP. Acionistas aprovam distribuição de dividendos

A proposta de resultados para o exercício de 2018 foi aprovada com 99,98% dos votos a favor. O relatório de gestão, o balanço e as contas individuais e consolidadas foi aprovado com 100% dos votos.
Negócios

Quem é o advogado por trás dos negócios de Berardo /premium

877
Polémico, benfiquista ferrenho — e brilhante. André Luiz Gomes, o advogado de Joe Berardo, mostrou-se ao país numa audição ao estilo dos dois. Um retrato do homem por detrás dos negócios do comendador
Dívidas

Documento mostra o que os bancos exigem a Berardo /premium

574
O Observador teve acesso à ação posta a Berardo pela CGD, BCP e Novo Banco. Conclusão: de 864 milhões que a banca lhe emprestou, só pagou 2,2 milhões entre 2012 e 2019. Conheça todos os detalhes.
Economia

De que ri Berardo? A história dos negócios de Joe /premium

462
Da OPA ao Benfica, passando pela PT, pela venda de palmeiras raras com Pik Botha, até ao Museu Berardo e ao "assalto ao BCP". Sete negócios que mostram a verdadeira cara de Joe.
Marcelo Rebelo de Sousa

Em 2007, Berardo era figura do ano para Marcelo

19067
Na altura comentador político televisivo, Marcelo Rebelo de Sousa elegeu Joe Berardo a figura do ano 2007 na economia portuguesa, pelo papel que tinha tido na definição do futuro do BCP.
BCP

Clientes especiais? "Hoje, todos são especiais"

381
Banco aumentou lucros em 80%, para 154 milhões, duplicando os resultados na atividade doméstica. Na véspera da audição a Berardo, Miguel Maya diz que "hoje, todos os clientes são especiais".
BCP

BCP compensa trabalhadores por cortes salariais

100
Os salários foram cortados ao abrigo do acordo coletivo de trabalho e segundo o líder do BCP, Miguel Maya, a proposta de devolução do dinheiro demonstra ao mercado a "normalização do banco".
Caixa Geral de Depósitos

962 milhões de Berardo em "execução sumária"

1462
Ação judicial conjunta da Caixa Geral, BCP e Novo Banco deu entrada no Tribunal Judicial. Em conjunto, os bancos exigem "execução sumária" de mais de 962 milhões de euros.
Sindicatos

BCP vai repor pelo menos 25% dos cortes salariais 

A reposição está prevista para 2019 e em numerário. O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse que "a comissão executiva assumiu o compromisso com trabalhadores e vai cumprir".
Banca

MBWay. BCP também cobrará pelas transferências

387
A um mês de o BPI começar a cobrar pelas transferências feitas na app do MBWay, o banco liderado por Miguel Maya anunciou que também começa a cobrar a partir de 17 de junho. Mas com ressalvas.
Crédito

Crédito malparado. Bancos venderam 5.719 milhões

O Novo Banco, o Montepio, a CGD, o Santander Totta, o BCP e o BPI aceleraram a venda de crédito malparado em 2018. Os bancos alienam carteiras de crédito malparado para melhorarem os seus balanços.
Banca

Bancos com mais de 1.100 milhões de lucros

Os bancos em causa são a CGD, o Santander Totta, o BPI e o BCP. Estes registaram lucros acumulados de 1.787,7 milhões de euros em 2018, um aumento de mais de 1.100 milhões face a 2017.
BCP

BCP lucra 301 milhões e volta a pagar dividendos

129
O maior banco privado português fechou o exercício de 2018 com lucros de 301,1 milhões de euros, mais 61,5% do que no ano anterior. Banco volta a pagar dividendos, pela primeira vez em quase 10 anos.
Banca

Lá fora, BCP fala de política. Maioria PS será boa /premium

300
Miguel Maya já o disse, aos jornalistas: "O BCP não comenta política. Ponto". Mas numa apresentação a investidores, em Londres, o banco disse ver com bons olhos que a "extrema-esquerda" saia do poder.
Media

Controlinveste foi declarada insolvente

426
A Controlinveste SGPS, holding de Joaquim de Oliveira, foi declarada insolvente esta segunda-feira. Pedido veio da empresa e faz parte de acordo com bancos para reestruturar a dívida.
Caixa Geral de Depósitos

Já pediram desculpa a Jardim Gonçalves? /premium

327
Só em Portugal o assalto de um banco público por políticos pode ser a prova de que o liberalismo desenfreado é o culpado de todos os males.
Caixa Geral de Depósitos

Miguel Maya: CGD não coloca questões ao BCP

O presidente executivo do BCP disse ter um "conhecimento bastante limitado" do relatório, que conheceu pelos jornais, e frisou que o seu banco só tem um administrador que passou pela Caixa.
BCP

BCP reúne obrigacionistas para analisar fusão

Na convocatória enviada à CMVM os obrigacionistas foram convocados para dar o seu parecer "relativamente aos possíveis prejuízos" que possam advir da "fusão".
CMVM

Fitch sobe 'rating' do BCP

A agência Fitch melhorou o rating do BCP de longo prazo de BB- para BB, com uma perspetiva estável, segundo um comunicado do banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Angola

João Lourenço: Não haverá instabilidade em Angola

131
Entrevista do presidente com jornalistas foi interrompida por uma angolana cujo pai foi morto em maio de 1977. Sobre Isabel dos Santos, uma frase e nada mais. Marcelo vai visitar Angola em março.
BCP

João Lourenço sossegou BCP sobre saída da Sonangol

Presidente de Angola não confirma intenção da Sonangol vender participações na Galp e no BCP. E revelou que tranquilizou responsáveis de um banco sobre o tema. Petrolífera angolana tem 19,5% do BCP.
Mar

Economia do mar emprega quase 100 mil pessoas 

O relatório, que contabilizou dados até 2016, detalha ainda que o segmento mais relevante é o do turismo e lazer, seguindo-se a pesca, aquicultura e indústria do pescado e os transportes marítimos.
BCP

BCP aumenta lucros em 93,1% para 257,5 milhões

O BCP teve lucros de 257,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um acréscimo de 93,1% face ao período homólogo, anunciou esta quinta-feira o banco ao mercado.
BCP

Banco do BCP compra participação no Eurobank

O Bank Millennium, detido pelo Banco Comercial Português, chegou a um acordo para a aquisição de uma participação de 99,79% no Eurobank.
BCP

BCP vota alterações à distribuição de dividendos

Os acionistas do Millenium BCP vão reunir-se em assembleia-geral extraordinária para votar a alteração dos estatutos do banco e reformular as rúbricas do capital próprio.
BCP

BCP quer repor salários aos trabalhadores

O presidente executivo do Millennium BCP, Miguel Maya, disse que irá cumprir o compromisso de repor os salários aos funcionários da instituição "logo que tenha condições para o poder fazer".
Banca

BCP "não desiste" de pedir solução para Novo Banco

Presidente do Novo Banco não exclui, "de modo algum", mais injeções pelo Fundo de Resolução. Na mesma conferência, presidente do BCP diz que "não irá desistir" de pedir uma solução para este "fardo".
BCP

BCP marca Assembleia Geral para 5 de novembro

O Millennium BCP marcou para 5 de novembro uma Assembleia Geral extraordinária para alterar os estatutos do banco e ajustá-los a uma diretiva europeia sobre a clarificação do poder deste órgão.
Banca

S&P sobe rating do BCP, mas fica em "alto risco"

A agência de "rating" S&P está mais otimista em relação ao setor bancário em Portugal e decidiu melhorar a classificação de risco em um nível, insuficiente, porém, para sair de dívida de "alto risco".
BCP

DBRS diz que plano do BCP até 2021 é credível

O banco tem como objetivo uma rentabilidade dos capitais próprios (ROE) de cerca de 10% em 2021, primeiramente através de receitas crescentes e da redução do custo do risco.
Crédito à Habitação

BCP vai refletir juros negativos em 5.000 créditos

O BCP tem 5.000 créditos em que terá de deduzir juros negativos, devido à nova legislação que obriga os bancos a aplicarem juros negativos no crédito à habitação.
BCP

BCP dá 50% mais crédito mas "aprendeu com erros"

Os lucros do BCP dispararam 67,5% no primeiro semestre, para 150,6 milhões de euros, com as comissões e a margem financeira a subirem e as imparidades de crédito a pesarem menos.
BCP

BCP. Miguel Maya assume presidência executiva

O gestor Miguel Maya é o novo presidente executivo do BCP, substituindo Nuno Amado, que passou a presidente do Conselho de Administração não executivo, informou o banco em comunicado ao mercado.
BCP

BCP reembolsa emissão obrigacionista de 57 milhões

O Banco Comercial Português adiantou ainda que a "emissão será reembolsada na próxima data de pagamento de juros, 27 de agosto de 2018, na sua totalidade, ao par, acrescida dos respetivos juros".
Ongoing

Ongoing. Calote de 700 milhões em BCP e Novo Banco

1721
Mais de metade da recente injeção do Fundo de Resolução no Novo Banco está relacionada com o reconhecimento de perdas na empresa de Nuno Vasconcellos e Rafael Mora.
BCP

BCP: corte total no financiamento de clubes

282
Novo presidente-executivo do BCP decidiu que o banco não irá mais financiar clubes de futebol, depois de vários anos como parceiro do Sporting. Nível de risco é demasiado elevado.
Sonangol

Sonangol considera positivo o investimento no BCP

O Presidente do Conselho de Administração da Sonangol considera que o investimento no Millenium BCP "é estratégico e de longo prazo" e que "o banco melhorou substancialmente" os seus resultados.
Banca

Mudar conta. Fomos a 14 bancos e nenhum cumpre lei

1011
Os bancos garantem que prestam o serviço de mudança de conta, previsto na lei há cinco meses. Mas, nas agências que o Observador visitou como cliente mistério, os funcionários dizem que não existe.
BCP

BCP. Miguel Maya eleito presidente executivo 

Mais de 95% dos acionistas do Millennium BCP elegeram Miguel Maya para presidente executivo do banco, sucedendo a Nuno Amado, decisão que ainda necessita do aval do Banco Central Europeu (BCE).
BCP

BCP. Pensões dos administradores geram contestação

169
A aprovação da proposta do pagamento extraordinário de 4,9 milhões de euros para os fundos de pensões dos administradores do Millenium BCP gerou contestação por parte dos trabalhadores.
Banca

BCP. Miguel Maya deve ser eleito presidente

Os acionistas do BCP elegem esta quarta-feira a nova administração do banco, devendo ser aprovada a escolha de Miguel Maya para presidente executivo do banco, sucedendo a Nuno Amado.
BCP

BCP propõe Miguel Maya para presidente executivo

Os principais acionistas do banco BCP propuseram hoje a eleição de Miguel Maya como presidente executivo do banco em assembleia-geral. Nuno Amado passa a presidente do Conselho de Administração.
BCP

BCP pede a partidos que não "enfraqueçam" a banca

140
O BCP lucrou mais 70% do que no período homólogo. Sobre o alegado "perdão" de dívida ao Sporting, BCP garante que "defende os interesses do banco". Nuno Amado critica proposta dos juros negativos.
Banca

CaixaBank vai requerer retirada do BPI de bolsa

O CaixaBank revelou este domingo que vai requerer a retirada do Banco BPI de bolsa, depois de ter acordado comprar ao grupo Allianz mais 8,425% do capital social.
BCP

Millennium BIM nomeado para melhor banco em África

O banco moçambicano Millennium Bim é a única entidade financeira lusófona nomeada para os prémios "African Banker Awards".
Sporting

Sporting. Bancários indignados com perdão dívida

1312
O Sporting SAD voltou a negociar as condições da sua reestruturação financeira com o BCP e Novo Banco, acabando por garantir um perdão de 94,5 milhões de euros.
BCP

BCP adia assembleia-geral para 30 de maio

O BCP anunciou que vai convocar a assembleia-geral anual do banco para 30 de maio, duas semanas depois do que estava previsto, segundo foi comunicado esta segunda-feira à CMVM.
BCP

Moody's mantém o rating do BCP

A agência de notação financeira Moody´s manteve hoje em 'B1' o 'rating' de depósitos de longo prazo e da dívida sénior do BCP, mas reviu em alta a perspetiva de 'estável' para 'positivo'.
Mercados Financeiros

Ações do BCP voltam ao índice Stoxx 600

O banco Millennium BCP volta hoje a integrar o Stoxx Europe 600, índice acionista que integra as 600 empresas mais representativas dos mercados europeus.
Bolsa de Lisboa

PSI20 cai 0,21%

A bolsa lisboeta encerrou esta terça-feira a perder 0,21%. O BCP e a Jerónimo Martins lideraram as quedas.
Bolsa

Bolsa de Lisboa alinhada com as europeias

A bolsa de Lisboa segue alinhada com as principais congéneres europeias, a seguir a tendência de forte alta registada na véspera em Wall Street. O PSI20 seguia a ganhar 1,65%.
BCP

Lucro do BCP dispara. Banco mantém administradores

335
Resultado de 186 milhões compara com os cerca de 24 milhões do ano anterior. Nuno Amado adianta que administradores em processos judiciais devem continuar, pelo menos até à assembleia-geral.
Bolsa de Lisboa

PSI20 abre a subir 1,72%

A bolsa de Lisboa abriu esta quarta-feira a subir 1,72%. Esta terça-feira, o PSI20 encerrou a cair, numa sessão marcada pela queda de mais de 2% do BCP.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abriu a subir 0,03%

A bolsa de Lisboa abriu esta sexta-feira a subir 0,03%. Na quinta-feira o PSI20 fechou a cair, pressionado pela descida do BCP.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abriu a subir 0,11%

A bolsa de Lisboa abriu esta quarta-feira a subir 0,11%. Na terça-feira, o PSI20 encerrou a perder 0,66%, com a Altri, a Galp e o BCP a liderarem as descidas.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,09%

A bolsa de Lisboa abriu esta segunda-feira a ganhar 0,09%. Na sexta-feira, o índice PSI20 encerrou a subir 0,03%, com o BCP a crescer quase 1%.
Bolsa de Lisboa

PSI20 cai 0,68% em dia negativo para a Europa

O principal índice da bolsa de Lisboa encerrou esta quarta-feira a cair 0,68%. O BCP liderou as descidas.
Bolsa de Lisboa

PSI20 encerra a valorizar 0,82%

O principal índice da bolsa portuguesa encerrou esta terça-feira a subir 0,82%. O BCP liderou os ganhos.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa fecha a subir 0,98%

A bolsa de Lisboa encerrou esta segunda-feira a subir 0,98%. O BCP liderou os ganhos.
BCP

BlackRock reforça posição no BCP

A BlackRock reforçou a sua posição no Banco Comercial Português, passando a deter uma participação de 2,99% no capital social, informou o banco.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,14%

A bolsa de Lisboa abriu esta sexta-feira a cair 0,14%. Na quinta-feira, a bolsa lisboeta encerrou em alta, com o BCP a liderar os ganhos.
Bolsa de Lisboa

PSI20 encerra com ligeira subida de 0,09%

A bolsa de Lisboa encerrou com uma ligeira subida de 0,09% no índice PSI20. O BCP liderou os ganhos.
Bolsa

PSI20 fecha 2017 com ganhos de 15%

O PSI20 fechou o ano com uma valorização de 15%, acima dos principais índices europeus. A Mota-Engil destacou-se, os CTT foram os mais penalizados e o BCP tornou-se a ação cotada com mais peso.
Fitch

Fitch não tira BCP e Caixa de "lixo", para já

Agência de "rating" que deixou de considerar de "alto risco" o investimento na dívida da República, atribuiu perspetiva "positiva" aos "ratings" do BCP e da Caixa mas, para já, não melhorou a notação.
Banca

Banqueiros acham que reestruturação vai continuar

Os presidentes dos principais bancos portugueses consideram que a reestruturação da banca ainda não terminou. O presidente do Novo Banco, afirmou que "2017 encerra um processo de instabilidade".
BCP

BCP. Gestoras de fundos fora da emissão de dívida

Várias gestoras de fundos de investimento anunciaram que não vão participar na emissão de dívida do BCP. As empresas consideram que os riscos associados "são proibitivos".
Banca

BCP avança com emissão de dívida de 300 milhões

O BCP contratou o Goldman Sachs International, o Millennium BCP, a SG CIB e o UBS Investment Bank para procurar investidores para a emissão de dívida de 300 milhões de euros.
BCP

BCP passa a lucros de 133 milhões em nove meses

472
O banco apresentou lucros de 133 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Em fim de mandato, sobre possível continuidade Nuno Amado diz que acredita que "há vontade" para continuar.
Economia

PSI20 cai 0,40% com descidas dos CTT, BCP e Galp

O principal índice da bolsa de Lisboa encerrou esta quarta-feira com uma descida de 0,40% para 5.330,00 pontos, acompanhando a tendência da maioria das bolsas europeias.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em alta com BCP a subir

Depois da subida do rating português na sexta-feira, a bolsa de Lisboa está esta terça-feira em alta, com o BCP a subir e a Galp a descer. Em Wall Street, o Dow Jones atingiu um novo máximo.
Bolsa

BCP sobe mais de 5% e lidera ganhos na bolsa

As ações do BCP continuam a liderar os ganhos na bolsa em Lisboa, a subir 5,3%. As principais bolsas europeias estão em alta, numa semana em que a Alemanha vai às urnas.
BCP

Maré vira no BCP. Ações corrigem 20% após subidas

As ações do BCP chegaram, em julho, a quase duplicar de valor em relação ao início do ano. A maré virou, nas últimas semanas, com menor otimismo de que o banco irá voltar aos dividendos em breve.
Venda do Novo Banco

Processo de venda do Novo banco não está em causa

O Banco de Portugal disse que a ação judicial sobre a capitalização do Novo Banco colocada pelo BCP não põe em causa o processo de venda ao fundo norte-americano Lone Star.
BCP

Reforço da Sonangol nas mãos do futuro presidente

Sonangol tem "até dezembro de 2017" para decidir se aumenta a sua participação no BCP acima de 20%. Decisão vai cair nas mãos do futuro presidente de Angola, que será escolhido esta quarta-feira.
Banca

A banca em Portugal já voltou a dar dinheiro?

146
"A vida não está nada fácil", dizia um banqueiro em 2014, queixando-se da taxa extraordinária sobre o setor. Três anos depois, as queixas continuam.
BCP

BCP lucra quase 90 milhões de euros em seis meses

211
No mesmo período do ano anterior, tinha havido prejuízos de quase 200 milhões de euros. Banco diz que o seu resultado recorrente, sem efeitos extraordinários, aumentou quase 28%.
BCP

BCP termina com cortes salariais este mês

O BCP vai voltar a pagar a totalidade dos salários este mês. Estes duraram três anos permitiram salvar 400 postos de trabalho.
BCP

BCP equaciona compra de ativos do Deutsche Bank

O presidente executivo do MillenniumBCP confirmou que o banco Millennium da Polónia está a estudar a possibilidade de avançar com uma proposta para adquirir os ativos do Deutsche Bank.
Dinheiro

14 bancos que lhe pagam pela sua conta à ordem

888
Vários bancos aumentaram (ou aumentarão em breve) as comissões que cobram. Há, no entanto, algumas instituições que pagam juros sobre o saldo da conta à ordem. Saiba se compensa receber estas moedas.
BCP

Presidente do BCP "otimista" sobre futuro do país

O presidente executivo do Millennium BCP declarou estar "otimista" quanto ao futuro do país e à melhoria do rating, que acredita que irá acontecer, não arriscando antecipar uma data.
BCP

Norges Bank. Reforço de capital no BCP para 2,19%

O banco norueguês Norges Bank anunciou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que passou a deter 2,19% do capital social do BCP.
BCP

Presidente do BCP diz que "Fosun dá estabilidade"

O presidente do BCP considerou que a entrada da Fosun no capital do banco reforça a estabilidade acionista, antecipando ainda que as sinergias com o grupo chinês vão abrir novos negócios e mercados.
BCP

Lucro do BCP sobe 7%

O BCP registou um resultado líquido de 50,1 milhões de euros entre janeiro e março, uma subida de 7% face ao lucro de 46,7 milhões de euros em igual período do ano passado.
Lisboa

Bolsa de Lisboa em alta

A bolsa de Lisboa estava esta quarta-feira em alta ligeira, com as ações do BCP a liderarem os ganhos, a subirem 1,96% para 0,182 euros.
Ações

CaixaBI dá potencial de valorização de 50% ao BCP

Banco de investimento retomou a cobertura das ações do BCP, que esteve suspensa, e está otimista em relação ao banco. A recomendação é de "comprar", com um potencial de valorização de cerca de 50%.
Lucros

Maiores bancos privados lucraram 733 milhões

109
Os três maiores bancos privados que operam em Portugal, BCP, BPI e Santander Totta, tiveram lucros pelo segundo ano consecutivo em termos agregados depois dos prejuízos entre 2011 e 2014.
BCP

Amado culpa gestões passadas por perdas no crédito

Banco liderado por Nuno Amado voltou a aumentar os resultados colocados de lado para cobrir imparidades de crédito. Ainda assim, o ano de 2016 foi positivo, com um lucro de 23,9 milhões de euros.
Banca

BCP devolveu 700 milhões de euros ao Estado

132
Banco cumpriu, nesta quinta-feira, um dos objetivos da realização do mais recente aumento de capital, em que recolheu 1.330 milhões de euros.
BCP

Ações do BCP seguem a afundar perto de 9%

As ações do BCP acentuam as perdas e seguem a afundar perto de 9%, para 0,16 euros, dois dias antes da dispersão em bolsa das novas ações.
Banca

Investidores chineses da Fosun têm 24% do BCP

Aumento de capital realizado pelo Millennium BCP registou procura superior à oferta. Os investidores chineses da Fosun subiram a participação para 24%, mas falharam a meta dos 30%.
CMVM

CMVM proíbe vendas a descoberto das ações do BCP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou a proibição temporária de vendas a descoberto das ações do BCP, na sexta-feira.
BCP

Operação de aumento de capital do BCP arranca

A operação de aumento de capital do BCP de 1,33 mil milhões de euros, que visa o reembolso total da ajuda estatal de 700 milhões de euros e o reforço dos rácios de capital, decorre até 2 de fevereiro.
BCP

BCP dispara mais de 20% com elogios das agências

Aumento de capital foi bem recebido pelas agências de "rating". No dia em que as ações destacam os direitos ao aumento de capital, os títulos já estiveram a ganhar mais de 20%.
Banca

Banca portuguesa deve manter prejuízos em 2017

A Standard & Poor's prevê que a banca portuguesa mantenha os prejuízos em 2016 e, muito provavelmente, em 2017. A agência de rating diz que há problemas por resolver nos grandes bancos nacionais.
BCP

BCP abre a cair 15% a ajustar a aumento de capital

Ações do banco abriram em forte queda, numa reação ao desconto que será oferecido aos investidores que participarem no aumento de capital que o banco vai fazer.
BCP

BCP aumenta capital em 1,3 mil milhões

Conselho de administração do BCP aprovou aumento de capital para reembolsar o Estado. Chineses da Fosun deram ordem de compra para ficar com 30%. Sonangol ainda não decidiu.
BCP

BCP aprova alteração do limite de votos para 30%

Os acionistas do Banco Comercial Português (BCP) aprovaram por larga maioria a alteração do limite de blindagem dos direitos de voto no banco dos atuais 20% para 30%.
BCP

BCP. Acionistas decidem hoje limite de votos

A votação do limite dos direitos de voto no BCP, dos atuais 20% para 30%, vai ser feita esta segunda-feira. Com isto, os acionistas do banco pretendem uma maior proteção e equilíbrio.
BCP

Saída do Sabadell afunda BCP. Ações caíram 12%

A concretização da venda da participação de 4% do Sabadell no banco português levou as ações do BCP a sofrerem a maior desvalorização diária em dois anos.
BCP

BCP. Sabadell quer vender participação de 4,08%

O BCP informou o mercado de que o banco espanhol Sabadell pretende vender uma participação de 4,08% no seu capital social e direitos de voto.
BCP

Chineses da Fosun compram 16,7% do BCP

481
O Banco Central Europeu deu "luz verde" ao negócio com a Fosun. Acordo com o BCP prevê entrada de dois membros do grupo chinês para a comissão executiva do banco.
BCP

BCP sobe 4% mas continua em terreno negativo

As ações do BCP estavam esta quinta-feira a subir 4% para 1,196 euros, um dia depois do banco ter apresentado as contas até setembro e o seu presidente ter feito um balanço dos processos em curso.
BCP

BCP. Presidente apela à "discrição e estabilidade"

Nuno Amado escusou-se a comentar a polémica sobre a entrega das declarações de rendimentos e património dos novos administradores da CGD, apelando a maior discrição e estabilidade.
BCP

BCP. Presidente não comenta interessa da Sonangol

O presidente do BCP escusou-se esta quarta-feira a comentar o noticiado interesse da petrolífera angolana Sonangol, em reforçar a sua posição para mais de 20% do capital da entidade portuguesa.
BCP

BCP quer pagar parte da dívida ao Estado este ano

O BCP pretende pagar uma fatia dos 750 milhões de euros que deve ao Estado do empréstimo obrigacionista concedido em junho de 2012 até ao final do ano, disse esta quarta-feira o presidente Nuno Amado.
BCP

BCP cortou 126 postos de trabalho

O BCP reduziu o quadro de pessoal em 126 trabalhadores entre setembro de 2015 e setembro de 2016, fechando 45 agências durante esse período e vai fechar até ao máximo de 20 balcões até dezembro.
Banca

BCP. Veículo para malparado deve ser "voluntário"

Presidente do BCP, Nuno Amado, disse que espera que seja voluntária a participação dos bancos em Portugal numa eventual solução para limpar dos balanços o crédito malparado.
BCP

BCP manteve oferta pelo Novo Banco inalterada

O presidente do BCP, Nuno Amado, disse que a última oferta que o banco fez pelo Novo Banco é igual à apresentada em junho e que já esclareceu a CMVM sobre o tipo de interesse manifestado no banco.
BCP

BCP com prejuízo de 251 milhões de euros

O BCP registou um resultado líquido negativo de 251,1 milhões de euros entre janeiro e setembro, que compara com o lucro de 264,5 milhões de euros em igual período do ano passado.
BCP

Acionistas do BCP adiam decisão sobre votos

Os acionistas do BCP aprovaram a continuação nos estatutos do banco da regra que impõe limites aos direitos de voto, em assembleia-geral, mas ainda não decidiram se esse limite se mantém ou aumenta.
BCP

BCP reúne-se para alterar limites de voto

O BCP apresenta os resultados até setembro, no mesmo dia em que os acionistas vão decidir, em assembleia-geral, se alteram os limites de votos do banco, quando o grupo chinês Fosun negoceia a sua entrada no capital social.
Bolsa de Lisboa

BCP já subiu mais de 10% com entrada de chineses

Ações sobem 8,3% e já estiveram a ganhar mais de 10%. Está convocada a assembleia-geral que deverá viabilizar a entrada dos chineses da Fosun no capital do banco.
BCP

BCP. Acionistas propõem subida dos limites de voto

O Banco Comercial Português (BCP) convocou esta segunda-feira uma assembleia-geral para 9 de novembro com os principais acionistas a proporem a subida dos limites de voto para 30%.
BCP

BCP avança com reagrupamento de ações

O BCP anunciou hoje o reagrupamento de ações, sem redução do capital social, tendo em conta os termos da operação já aprovados pelos acionistas em que serão fundidos 75 títulos num só.
Novo Banco

Vender Novo Banco até final do ano. Será desta?

Venda do Novo Banco entra em fase decisiva depois de clarificada a situação no BPI e aberto o caminho à Fosun no BCP. Objetivo é vender até final do ano, mas valor caiu com reforço de capital da CGD.
Presidência da República

PR permite reagrupamento de ações

O Presidente da República promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que permite que empresas cotadas em bolsa façam o reagrupamento de ações sem diminuir capital, a Fosun a investir no BCP.
BCP

Líder da Fosun reuniu-se com BCP e BdP

Ex-líder do PSD avançou que o líder do conglomerado chinês esteve em Portugal na quinta-feira para se reunir com responsáveis do BCP e do Banco de Portugal.
Fosun

Fosun quer BCP, mas vai vender ativos

Os chineses da Fosun querem vender mais de cinco mil milhões de euros em ativos até final de 2017. Este plano para reduzir dívida surge pouco depois de anunciado interesse em investir no BCP.
BCP

Interesse chinês não aguentou ganhos no BCP

As ações do BCP acabaram por fechar a perder 5,4% depois de uma abertura em força com as cotações a disparar mais de 10%, na sequência do anúncio da proposta da Fosun.
BCP

BCP diz que passou testes de stress. 7% de capital

113
BCP revelou os seus resultados do teste de stress do BCE. Banco teve rácio de 7,2%, que compara com "valor de referência de 5,5%". BCP reforçou imparidades e, por isso, teve prejuízo de 197 milhões.
Banco de Portugal

Banco de Portugal alivia pressão sobre os bancos

Banco de Portugal vai aplicar de forma gradual a imposição de almofada financeira aos bancos sistémicos. A CGD é um dos mais beneficiados. Mário Centeno diz que alteração influencia recapitalização.
Sonangol

Sonangol perdeu 179 milhões de euros com o BCP

A petrolífera angolana Sonangol contabilizou perdas de 179 milhões de euros em 2015 devido à queda do valor das ações que detém no banco português Millennium BCP.
BCP

Lucro do Bank Millennium avança 31,5%

O lucro do Bank Millennium Polónia, detido maioritariamente pelo BCP, avançou 31,5% no primeiro semestre do ano, face igual período de 2015, para 431 milhões de zlotis (98,4 milhões de euros).
Ongoing

Bancos chumbaram viabilização da Ongoing

Os dois maiores credores da holding de Nuno Vasconcellos, o Novo Banco e o BCP, votaram contra o plano de viabilização da Ongoing que vai para a insolvência.
Novo Banco

Novo Banco com 4 ofertas. BCP e Santander fora

O Banco de Portugal recebeu quatro propostas vinculativas para a compra do Novo Banco. Dois dos principais bancos em Portugal, o Santander e o BCP, não apresentaram ofertas.
Banca

Moody's mantém rating do BCP

A agência Moody's manteve o 'rating' do Banco Comercial Português (BCP) em B1, com perspetiva estável, admitindo que a nota pode ser revista caso o banco avance com a compra do Novo Banco.
Mercados Financeiros

Cada ação do BCP vale menos de dois cêntimos

Cinco dias consecutivos de quedas fortes nas ações do BCP, que hoje descem para menos de 2 cêntimos. Garantia de Nuno Amado de que não está a ser planeado qualquer aumento de capital não foi eficaz.
José Maria Ricciardi

Ou entra capital na banca ou há segundo resgate

421
Presidente do Haitong Bank, José Maria Ricciardi, diz que toda a banca precisa de capital. E sem mais capital não pode existir, por exemplo, uma fusão entre o BCP e o Novo Banco.
Mercados Financeiros

BCP: Acionistas "podem estar tranquilos"

Não está em preparação qualquer aumento de capital, garante Nuno Amado,pelo que os acionistas "podem estar tranquilos". Esse cenário "não está a ser equacionado", nem mesmo numa compra do Novo Banco.
Sonangol

Sonangol. Isabel dos Santos reorganiza negócios

126
O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, incumbiu a administração da Sonangol de reorganizar a sua carteira de negócios. A Sonangol tem participações diretas e indiretas no BCP e na Galp.
BCP

Ações do BCP sobem depois de forte queda

As ações do BCP inverteram a tendência dos resultados observados esta segunda-feira, subindo o seu valor em cerca de 9%. O índice PSI20 também se mostrou a inverter a tendência.
BCP

BCP acentua perdas na bolsa em Lisboa

As ações do BCP caíam a meio da manhã para 0,0227 euros, um mínimo de sempre, a acentuar as perdas e a liderar a tabela das descidas, ao registar uma desvalorização de mais de 5,4%.
Isabel dos Santos

BCP/BPI. Isabel pode estar nos dois em simultâneo?

Nomeação de Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol, maior acionista do BCP, suscita dúvidas sobre um eventual conflito de interesses, face à participação que detém no BPI.
Mercados Financeiros

BCP derrapa na bolsa. Será "o próximo Popular"?

Após um mês de maio "negro", BCP continua em queda. Cai mais de 10%, para mínimo histórico. Goldman Sachs receia que o banco também possa fazer um aumento de capital surpresa, como o espanhol Popular.
Novo Banco

BCP pode estar na corrida à compra do Novo Banco

Segundo avança o Jornal de Negócios, a instituição solicitou informações detalhadas sobre o banco de transição. A Comissão Europeia ainda não se manifestou sobre a participação do banco na compra.
Novo Banco

Bancos não terão "desconto" se preço for baixo - como aconteceu

Se o Novo Banco for vendido a um preço baixo, os bancos não terão "desconto" dos contribuintes. À chefe da supervisão europeia, Costa diz que o Estado não pede "privilégios" para recapitalizar a CGD.
Banca

BCP mais Novo Banco. Quem paga deve poder jogar

Pode o BCP entrar no processo de consolidação e concorrer ao Novo Banco? Para o presidente da EDP, quem paga a fatura da resolução bancária deve poder olhar para o jogo e não ficar de fora.
BCP

BCP quer ir ao Novo Banco. "Não depende de nós"

BCP fechou o primeiro trimestre com um lucro de 46,7 milhões, com menos venda de dívida pública.
Banca

Angola. Fusão Millennium Atlântico já é oficial

121
A fusão do Banco Millennium Angola (BMA) com o Banco Privado Atlântico (BPA) foi oficializada em escritura pública, comunicou o Banco Comercial Português à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Banca

Presidente do BCP preocupado com desblindagem

O presidente-executivo do BCP admitiu que está preocupado com a desblindagem dos estatutos no que respeita às restrições dos direitos de voto e afirmou que o banco tomará uma posição "futuramente", depois de uma assembleia-geral.
Economia

Dez anos de OPA falhadas. Que aconteceu às ações?

O CaixaBank lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o Banco BPI, mas o sucesso é incerto. O Observador estudou o impacto das OPA falhadas nas ações. O resultado é mau para os investidores.
Banca

BCP negoceia venda do ActivoBank a Cabot Square

"Negociações exclusivas" para vender o banco à Cabot Square, a empresa que comprou o BPN Crédito em 2014. Os angolanos do Atlântico Europa também estiveram na corrida.
Banca

Banca. PS diz que ação de Costa era "inevitável"

510
Costa foi acusado por Passos de ingestão em negócios privados. O PS justifica a atuação com a estabilidade do sistema financeiro e contra-ataca: "estamos a pagar caro" erros do anterior Governo.
BCP

Dívida. BCP oferece-se para reembolsar 300 milhões

Banco liderado por Nuno Amado disponibilizou-se para antecipar o reembolso de três obrigações que vencem em 2017, 2036 e 2058. Montante a recomprar limitado a 300 milhões de euros.
BCP

Nuno Amado: É "fundamental" manter o "rating"

Presidente do BCP vai mais longe nos comentários ao Orçamento do Estado do que os seus homólogos do BPI e do Santander Totta. "Rating" de lixo na DBRS? "O melhor é não testarmos esse cenário".
BCP

BCP (também) de volta aos lucros: 235 milhões

432
O BCP anunciou esta segunda-feira que fechou o ano passado com lucros de 235,5 milhões, "virando o jogo" depois do prejuízo de 226 milhões de 2014.
Bolsa

70 mil euros levaram a pedido de suspensão do BCP

Associação de pequenos investidores pediu suspensão das ações do BCP por incumprimento de obrigação de uma decisão judicial. Em causa o pagamento, que já foi feito, de 70 mil a euros a ex-quadro.
Banca

CMVM não quer suspender negociação de ações do BCP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários considerou esta terça-feira que vai continuar as negociações uma vez que não há penhora de depósitos bancários.
Governo

Em Belém, banqueiros pedem compromissos sólidos

Audiências com Cavaco: presidente do BCP afirmou estar "bem confiante" que o novo governo vai trazer estabilidade; Ulrich e Stock da Cunha pedem rigor nas contas; Vieira Monteiro quer Governo forte.
A página está a demorar muito tempo.