“Quanto à relação comercial, a boa notícia é sem dúvida termos assinado um protocolo com a Europa e que duplicámos o comércio com Portugal, mas a má notícia é que este nem sequer chega aos 500 milhões de dólares (cerca de 393 milhões de euros)”, disse o governante mexicano, na cerimónia de abertura da Primeira Reunião de Alto Nível Portugal-México, que decorreu na madrugada de quarta-feira, terça-feira ao final do dia no México.

Ildefonso Guajardo Villarreal analisou os números do investimento português no mundo e exemplificou que, “nos últimos 14 anos, Portugal investiu em todo o mundo mais de 60 mil milhões de dólares, dos quais só chegaram ao México 74 [milhões de dólares]”.

“Isto quer dizer que por cada dez dólares que Portugal investe no mundo, ao México só chega cerca de um centavo de dólar”, disse o ministro da Economia mexicano, mostrando-se empenhado no fortalecimento da relação bilateral e classificando os portugueses como “aliados estratégicos no contexto da comunidade europeia e entrada na Europa”.

Por sua vez, o vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, afirmou que Portugal “está a subir a escada” no aprofundamento da relação entre os dois países e a reforçar a consistência da cooperação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ambicionamos uma associação estratégica”, disse Paulo Portas.

Na Reunião de Alto Nível Portugal-México, os dois responsáveis governamentais assinaram uma declaração conjunta, tendo ainda sido assinados por outros responsáveis dois memorandos de entendimento: um na área de cooperação no campo das Pequenas e Médias Empresas e outro na área da segurança social e emprego.JMG // JCS

Lusa/fim