Em Turim, há quem acredite que o auto-retrato de Da Vinci tem poderes especiais, dando força e poder a quem o fixa nos olhos. E a verdade é que quem queira pode agora confirmar este mito. A obra estará em exposição a partir desta quinta-feira e até dia 15 de janeiro de 2015, na Biblioteca Real de Turim, na mostra “Leonardo e os Tesouros do Rei“. Há três anos que não saía da cave blindada da biblioteca.

O auto-retrato de Da Vinci datado de 1515, mas que alguns peritos acreditam que tenha sido feito em 1490, e é um dos mais famosos do mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial foi levado, em sigilo, para Roma, para local desconhecido. Porquê? Para evitar que caísse nas mãos de Hitler e lhe desse ainda mais poder. É que o mito dos poderes mágicos, como se pode perceber pela história relatada, é antigo. Mesmo os especialistas que restauraram a obra revelaram ter sentido arrepios durante o restauro.

A verdade é que nos anos em que ficou escondido não foi conservado nas melhores condições, tendo ficado muito deteriorada. Para compensar, nos últimos anos a Biblioteca de Turim tem zelado pela conservação deste raro auto-retrato. Na sala subterrânea blindada onde se encontra não entra luz natural e a iluminação é feita através de fibra ótica. A temperatura é mantida nos 20 graus e a humidade controlada a 55%. A obra está ainda colocada numa caixa de vidro “anti-tudo”, diz brincando o diretor da Biblioteca Real de Turim, Giovanni Saccani.

Este auto-retrato é de tal forma precioso que para ser deslocado precisa de autorização do Governo italiano e tem de ser transportado numa caixa que mantenha as mesmas condições de humidade e temperatura da cave onde está guardado. O veículo que faz o transporte é sempre acompanhado por uma escolta armada. A última vez que a obra saiu da Biblioteca para uma exposição foi em 2011, por altura dos 150 anos da reunificação italiana.

Nesta exposição em Turim poderão ainda ser admiradas uma centena de obras-primas da coleção da instituição, entre cartas náuticas, manuscritas ou desenhos de Raphael, Rembrandt, Perugino and Van Dyck.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR