A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) revelou esta quinta-feira a intenção de reabrir o Museu do Carro Elétrico em junho de 2015 depois de uma reabilitação avaliada em cerca de um milhão de euros, comparticipada por fundos comunitários.

Fonte da empresa disse à Lusa que a STCP começou esta semana a intervenção de reabilitação do Museu, encerrado ao público desde final de 2012 porque “a degradação da estrutura do telhado da nave central” não garantia “as condições de segurança indispensáveis ao seu funcionamento”.

Os trabalhos de recuperação, “com a duração prevista de oito meses”, vão permitir a “reabertura integral” do museu em junho, “momento em que se cumpre o primeiro centenário da conclusão do edifício de Massarelos, classificado como Património de Interesse Municipal”, acrescentou fonte da STCP.

De acordo com a STCP, o espaço três dezenas de viaturas numa “valiosa e praticamente única coleção de veículos históricos”, já que o Porto “foi uma das primeiras cidades na Europa a adotar o elétrico como meio de transporte público”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empresa explica ainda que a empreitada em curso “está concentrada no telhado do edifício” e representa “um investimento na ordem de um milhão de euros, comparticipado pelos fundos comunitários, através do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN)”.

O Museu do Carro Elétrico foi fundado em 1992 nas instalações da Central Termoelétrica de Massarelos da STCP, “num histórico edifício de 1915, mesmo em frente ao rio Douro”, descreve fonte da transportadora.

Depois de ter encerrado ao público, o Museu cuja coleção permanente inclui “cerca de três dezenas de veículos históricos” manteve “a sua programação turística e a organização de visitas em grupo, levadas a cabo a bordo dos carros elétricos”.

Fonte da STCP esclarece que, para além de viagens organizadas em carros históricos, a empresa “opera uma rede comercial de elétricos, com três linhas, cuja “forte procura turística” contribui para “uma média superior a 350 mil clientes por ano”.

“Em 2014 e até ao final de setembro, a procura das linhas de carro elétrico da STCP apresenta um crescimento homólogo de 7%”, informou a mesma fonte.

Estes números toram “previsível que, pela primeira vez, se ultrapasse a marca anual dos 400 mil passageiros”, acrescentou.