O número de clientes no mercado liberalizado de gás natural aumentou cerca de 64% em setembro, face a igual mês de 2013, ascendendo a quase 744 mil, segundo dados divulgados hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Segundo o relatório do regulador, relativo ao terceiro trimestre deste ano, “o número de clientes no mercado liberalizado em setembro de 2014 aumentou cerca de 64% face a setembro do ano anterior, sendo cerca de 9% superior ao registado em junho de 2014”, e desde o segundo semestre de 2013 que o crescimento do número de clientes registou uma taxa média mensal de aproximadamente 4%.

No terceiro trimestre deste ano, a EDP manteve-se como “o principal operador do mercado em número de clientes (48% em setembro), com um ganho de 0,2 pontos percentuais (p.p.)”, tendo-se também mantido na terceira posição em termos de consumo abastecido (7,6%), com uma quebra de 1,1 p.p. face a junho último.

Em termos de consumos, a liderança pertenceu à Galp (69% em setembro, um aumento de 0,8 p.p. durante o trimestre), empresa que continuou a perder quota em número de clientes (25%, menos 0,4 p.p. no trimestre), mantendo-se na terceira posição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Goldenergy permaneceu, por sua vez, em segundo lugar em número de clientes, sendo que viu a sua quota (26%) aumentar em 0,2 p.p. no trimestre.

No que respeita a consumos, a Gás Natural Fenosa assegurou o segundo lugar, com uma quota de 17% em setembro, um crescimento de 0,4 p.p. face a junho.

Entre os clientes industriais, o principal comercializador foi a Galp (quota de 70%, com um crescimento de 9,1 p.p. no trimestre), seguindo-se a EDP (12%, com uma queda de 3,0 p.p.).

Desde janeiro de 2010, todos os consumidores de gás natural têm o direito de escolher livremente o seu comercializador de gás natural.

O processo de liberalização do mercado retalhista de energia elétrica está em período de transição, com a liberalização plena a ocorrer no final de 2015.