Enquanto muitos jovens americanos de 18 anos estão preocupados com o Baile de Finalistas e com as notas de acesso à universidade, Saira Blair tornou-se, esta terça-feira, na mais nova deputada estadual de sempre dos Estados Unidos. “Fez-se história”, disse a republicana, ao saber o resultado das eleições intercalares.

A caloira de 18 anos de idade estuda na Universidade da Virgínia Ocidental e venceu as eleições intercalares com 63% dos votos, depois de derrotar o democrata Layne Diehl, de 44 anos. Para chegar até esta eleição, meses antes, quando ainda nem sequer tinha idade para votar, derrotou o deputado estadual republicano Larry Kump.

De acordo com o msnbc, a política corre-lhe nas veias, já que Saira Blair é filha do senador estadual da Virgínia Ocidental, Craig Blair. A partir de agora, a estudante vai ajudar a decidir a legislação do Estado onde cresceu, em representação do distrito 59.

“Quando tomei a decisão de me candidatar a um cargo público, fi-lo porque acredito piamente que a voz da minha geração, novas perspetivas e ideias inovadoras podem ajudar a resolver alguns dos problemas mais desafiantes do nosso Estado”, disse na sua página oficial de Facebook, logo após ter sido eleita.

As novas perspetivas e ideias de Saira Blair estão publicadas na página de candidatura. Republicana e religiosa, defende o casamento apenas entre homens e mulheres e assume-se antiaborto. O maior apoiante da jovem é a NRA, Associação Nacional de Armas, já que Saira Blair é defensora acérrima da segunda Emenda da Constituição americana, que dá direito à posse e porte de armas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR