De acordo com o estudo encomendado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), que será hoje divulgado em Lisboa, “os serviços têm sido o principal responsável pelo crescimento da economia portuguesa e do valor acrescentado nacional nas exportações totais”.

Esta é a principal conclusão do estudo “O contributo dos Serviços para as exportações portuguesas e a atracção de não residentes”, elaborado pela consultora Augusto Mateus & Associados, com base em dados do Banco de Portugal, Eurostat, INE e OMC.

“Os serviços viram aumentar o seu contributo para o crescimento da economia portuguesa e para o seu esforço global de exportação ao longo de quatro décadas, até à eclosão da crise financeira internacional”, diz o estudo, a cuja sintese a Lusa teve acesso.

Segundo a análise, entre 1999 e 2008, período que “engloba a criação do euro, a entrada da China na disciplina da OMC ou o alargamento da União Europeia aos países de baixos salários e elevadas qualificações do centro e leste europeu”, os serviços foram responsáveis por “mais de três quartos do aumento da riqueza gerada no esforço global de exportação da economia portuguesa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O surgimento de algumas dificuldades na dinâmica de internacionalização dos serviços reduziu o respetivo contributo para o aumento do esforço global de exportação para cerca de 69%, refere o documento.

“No período de crise e ajustamento aqui analisado (2008-2011), sete em cada dez euros de acréscimo de riqueza gerada na exportação veio dos serviços”, é afirmado.

De acordo com o estudo “as linhas de tendência comprovam como o ritmo de afirmação dos serviços no esforço global de exportação da economia excede o ritmo de afirmação dos serviços no crescimento da economia portuguesa, revelando a progressiva orientação das atividades terciárias para os mercados externos (exportação direta) mas também o crescente consumo intermédio de serviços pelos exportadores nacionais (exportação indireta)”.

A análise feita refere ainda que em 2009 os serviços portugueses geraram 55% de todo o valor acrescentado nacional incorporado nas exportações totais do país e entre 1995 e 2009 o setor dos serviços foi responsável por cerca de dois terços (64%) do crescimento do valor acrescentado nacional incorporado nas exportações totais do país.

O estudo encomendado pela CCP e pelo Fórum dos Serviços será divulgado num seminário sobre “O Sector dos Serviços: Contributo para uma Economia menos Dependente e mais Competitiva”.