A rainha Letizia de Espanha regressa a Portugal esta sexta-feira, 7 de novembro para, na companhia de Maria Cavaco Silva, participar na cerimónia de encerramento do II Encontro Iberoamericano de Doenças Raras, a ter lugar na Casa dos Marcos, na Moita. O programa fica completo com uma visita à exposição “A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha”, patente no Museu Calouste Gulbenkian. Pelo meio há ainda um almoço privado com a primeira-dama portuguesa.

Esta é a segunda vez, em quatro meses, que Letizia se desloca a solo luso — no início de julho, os Reis de Espanha vieram ao país naquela que foi a primeira visita oficial após a entronização. O El Mundo dá a notícia referindo-se ao seu “querido Portugal”, um destino que deixa a monarca “fascinada”. As escapadelas que o jornal espanhol garante serem frequentes têm, sobretudo, como destino o castelo de Vasco Manuel Coutinho, situado na praia recôndita de São João do Arade, no Algarve.

Mas mais do que turismo, é o fado que encanta a rainha. O El Mundo escreve ainda que a “melodia portuguesa” fê-la ir ver ao vivo a cantora Carminho, em Madrid e em 2012, na companhia de amigas. Segundo consta, a agora rainha terá saído do recinto emocionada.

Letizia reúne-se esta sexta-feira com os responsáveis da ALIBER, Aliança Iberoamericana de Doenças Raras, na Casa dos Marcos, instituição inaugurada por Maria Cavaco Silva em 2013. Na primeira viagem a Portugal na condição de reis, em julho, Letizia encontrou-se com Paula Brito e Costa, presidente da Federação Portuguesa de Doenças Raras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR