A Legionella já fez mais dois mortos. Uma das pessoas faleceu no Hospital de Vila Franca de Xira, a outra no Hospital Pulido Valente, em Lisboa. Com estas duas mortes confirmadas ao Observador pelo Ministério da Saúde, sobe para sete o número de vítimas mortais da Doença dos Legionários.

Já o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT) confirmou ao Observador apenas uma morte por Legionella, no Hospital de Vila Franca. Trata-se de um homem, a casa dos 60 anos.

Há ainda órgãos de comunicação que estão a dar conta de uma oitava morte, no Hospital de Santa Maria, cuja causa ainda não está confirmada.

De acordo com o último balanço feito pela Direção-Geral de Saúde (DGS), havia até às 15h00 de terça-feira 278 infetados com a Legionella, dos quais cinco já tinham falecido. Hoje esse número subiu para sete. Mas contactada, a DGS remete mais dados e explicações apenas para as 17h00 desta quarta-feira.

A confirmação destes dois óbitos chega horas depois de o diretor-geral de saúde, Francisco George, no Fórum da TSF, ter dito que “estamos numa situação mais tranquila do que nos dias iniciais, sobretudo durante o fim de semana e o primeiro dia da semana”. “Essas medidas [de prevenção] vão sendo aliviadas, até porque a água da rede municipal foi reforçada em termos de desinfeção. Já estamos mais tranquilos e as medidas podem ser aliviadas”.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR