Foram divulgadas esta sexta-feira as novas sondagens mensais da Aximage e da Eurosondagem, relativas ao mês de novembro. Apesar de divergentes, os valores dos dois barómetros mostram uma clara vantagem do PS face ao PSD, com o Partido Socialista a liderar com 36,9% das intenções de voto de acordo com a Eurosondagem.

barómetro mensal de novembro da Eurosondagem, realizado para o jornal Expresso e para a SIC, registou uma subida das intenções de voto relativas ao PS. Contrariamente à sondagem da Aximage, a taxa municipal de António Costa parece não ter afetado as intenções de voto dos inquiridos. O partido de Costa registou 36,9% das intenções, mais 2,1% em relação a outubro. Aliás, o PS é o único partido a registar uma subida nas intenções de voto. O PSD surge em segundo lugar com 25,3%, um número inferior ao do registado no mês passado, seguido da CDU com 10,4%, o CDS/PP com 7,7% e o Bloco de Esquerda com 3,6%.

Depois de uma subida significativa durante o mês de outubro, o Partido Socialista registou uma descida nas sondagens deste mês da Aximage, feito para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios. Reunindo 38,5% das intenções de voto, o PS registou uma descida de 1,7%, mantendo mesmo assim uma vantagem face ao adversário PSD. Por outro lado, o partido de Passos Coelho registou uma subida de 27,4% para 31,1%.

Já no que diz respeito aos restantes partidos, as intenções de voto registaram uma descida. O CDS/PP caiu de 6,1% para 5,2%, a CDU de 9,2% para 7,9% e o Bloco de Esquerda de 7,7% para 6%. No barómetro deste mês de novembro surgem ainda os partidos PDR, de Marinho e Pinto, que reúne 2,1% das intenções de voto, e o partido Livre, com uma percentagem idêntica.

 

sondagens_novembro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR