A missão da sonda Rosetta já tinha sido considerada um sucesso por muitos cientistas. Mas agora parece haver mais razões para celebrar. O módulo Philae detetou moléculas orgânicas na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, noticia a BBC.

Elementos orgânicos compostos à base de carbono são a base da vida no planeta Terra e podem transmitir muitas pistas sobre a formação do universo. Segundo o jornal britânico, as moléculas foram detetadas por um instrumento alemão incorporado no módulo Philae para “farejar” a atmosfera do cometa.

A Agência Espacial Europeia (ESA) conseguiu fazer aterrar a sonda Rosetta no cometa 67P no dia 12 de novembro, depois de uma viagem de 10 anos. Fred Goessmann, responsável pelo instrumento de deteção, confirmou a descoberta à BBC. Mas acrescentou que a sua equipa ainda está a tentar interpretar os resultados. Ainda não foi revelado quais foram as moléculas encontradas e quão complexas são.

Os cientistas estiveram numa corrida contra o tempo para recolherem material do cometa 67P até que a bateria do módulo Philae acabou, no fim de semana passado. Mas, alguns cientistas ainda têm esperanças que quando nos próximos meses o cometa aproximar-se do sol, os painéis solares do módulo voltem a captar luz solar e, desta forma, as baterias sejam recarregadas, o que ia permitir que as experiências continuassem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR