A Polícia Judiciária (PJ) procurou na Câmara Municipal de Lisboa os últimos contactos entre a autarquia, António Figueiredo e o empresário chinês Zhu Xiaodong no âmbito do caso dos vistos gold, avança a SIC. Três inspetores da PJ estiveram no Departamento de Gestão do Património e no Departamento Informático da autarquia durante “mais de três horas”. Apreenderam “vários emails relacionados com prédios colocados à venda pela autarquia”, conta a estação, e um telemóvel de um dos funcionários da autarquia, com quem António Figueiredo alegadamente mantinha contacto.

A SIC avança que o empresário chinês, a pedido de António Figueiredo, foi recebido pela autarquia em setembro. Queria comprar um edifício no centro de Lisboa sem cumprir a habitual obrigatoriedade de ser licitado em hasta pública. A compra seria feita através de uma sociedade em nome da mulher de Zhu Xiaodong, consta na reportagem do Jornal da Noite.

A Câmara Municipal de Lisboa terá recusado e o processo não seguiu para a frente. Depois, o prémio terá sido vendido a outra empresa, esta sem qualquer relação com o empresário chinês. A SIC informa ainda que nenhum funcionário da câmara foi ouvido e ninguém foi constituído arguido. António Figueiredo e Zhu Xiaodong estão em prisão preventiva no âmbito do caso da Operação Labirinto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR