Caso Vistos Gold

Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Juiz volta a mudar data da sentença

Conselho Superior da Magistratura entrou em campo depois de o presidente do coletivo empurrar a decisão por vários meses por falta de tempo para tomar uma decisão.
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Leitura do acórdão adiado para 2019

A leitura do acórdão do julgamento do processo Vistos Gold, que envolve o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, foi adiada de 21 de setembro para 17 de maio de 2019.
Vistos Gold

Governo: Vistos gold não criaram muitos empregos

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, os vistos gold, como "projetos de investimento com criação de postos de trabalho" têm sido utilizados "residualmente".
Vistos Gold

Só 9 vistos gold, em mais de 5700, criaram emprego

307
Bloco de Esquerda vai entregar esta quinta-feira uma proposta de lei para revogar "a autorização de residência para atividade de investimento". Medida estimula corrupção e especulação, justificam.
Caso Vistos Gold

Adiadas alegações finais do caso Vistos Gold

As alegações finais do caso Vistos Gold estavam marcadas para esta segunda-feira, mas foram adiadas para o próximo dia 19 de março, devido a requerimento do Ministério Público.
Caso Vistos Gold

“Carnaval” nos Vistos Gold. Advogados em tensão

173
O advogado da HeliPortugal estava a fazer perguntas a Miguel Macedo quando o juiz o interrompeu. “Se é para continuar este Carnaval, não”. Episódio acabou com intervalo compulsivo na sessão.
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Macedo acusa MP de "descuido"

315
Miguel Macedo contestou em tribunal os quatro crimes de que é acusado. Ex-ministro defende a ideia de que o Ministério Público cometeu “erros dificilmente explicáveis” na tese que montou na acusação.
Caso Vistos Gold

Caso Vistos Gold: "Tudo era pago por Angola"

O ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado admitiu ter recebido 20 mil euros por organizar uma conferência em Angola, mas rejeitou que tenha praticado qualquer crime no caso `vistos gold´.
Caso Vistos Gold

Vistos gold. Ventura é testemunha no julgamento 

Candidato do PSD a Loures foi inspetor estagiário do fisco e colaborou em parecer que isentou empresa de pagar IVA. Operação foi investigada no caso dos vistos gold. Ventura é testemunha da acusação.
Caso Vistos Gold

Núncio reuniu com a ILS mas "não interferiu"

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio disse que recebeu elementos da sociedade ILS mas que não interferiu na decisão fiscal.
Caso Vistos Gold

Ex-diretor do SEF: “Telefonei a Macedo sem querer"

1.623
O ex-diretor do SEF afirmou que telefonou a Miguel Macedo "acidentalmente" e contou que ex-diretor do IRN, arguido no processo, deixou 200 euros para as secretárias comprarem perfumes.
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. 4 pontos na defesa de Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna contesta a acusação do MP em vésperas do início do julgamento dos Vistos Gold. Está acusado de 3 crimes de prevaricação e um de tráfico de influências.
Caso Vistos Gold

Ex-diretor do SEF terá facilitado amigos de Macedo

Manuel Palos terá facilitado e acelerado o processo de concessão de vistos gold a amigos do ex-ministro Miguel Macedo por medo de perder o emprego e que o SEF fechasse.
Caso Vistos Gold

Ex-diretor do SIS queixa-se de Carlos Alexandre

Em causa estará a forma como Antero Luís foi envolvido no processo dos "Vistos Gold". A queixa contra Carlos Alexandre foi entretanto confirmada pelo Conselho Superior de Magistratura.
Caso Vistos Gold

Segredo de Justiça. MP acusa 11 jornalistas

O Ministério Público (MP) acusou 11 jornalistas, incluindo diretores e subdiretores, de um jornal e de uma revista, pelo crime de violação de segredo de justiça no "Caso Vistos Gold".
Caso Vistos Gold

Luta contra a corrupção na China invocada pelo MP

Empresário chinês tentou evitar ida a julgamento com o argumento de que não tinha consciência do crime de corrupção por ser normal na China a oferta de prendas a funcionários. Juiz não concordou.
Caso Vistos Gold

Os casos que vão levar Miguel Macedo a julgamento

125
Ex-ministro de Passos Coelho e mais 16 arguidos do caso Vistos Gold foram pronunciados para julgamento pelo juiz Carlos Alexandre. Macedo é acusado de ter tentado influenciar colegas de governo
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Miguel Macedo vai a julgamento

335
O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, vai responder em tribunal pelos crimes de prevaricação e tráfico de influência, no âmbito do processo Vistos Gold.
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Adiamento por atrasos na tradução

Enquanto o despacho de acusação e a respetiva errata não estiverem traduzidos para mandarim, o juiz Carlos Alexandre não comunicará se os arguidos vão ou não a julgamento.
Caso Vistos Gold

Vistos Gold: António Figueiredo libertado

O ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), que estava em prisão domiciliária no âmbito do processo dos vistos 'Gold' foi libertado por ter expirado o prazo máximo da medida de coação, disse à Lusa o seu advogado.
Caso Vistos Gold

Instrução do caso Vistos Gold começa hoje

Quatro meses após a acusação, arranca esta terça-feira a instrução do caso Vistos Gold. O ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado já requereu a anulação da investigação do MP.
Caso Vistos Gold

Arguido dos vistos Gold pede anulação do processo

António Figueiredo, o principal arguido do caso Vistos Gold, pediu a anulação da investigação por desconhecer alguns dos factos presentes na acusação.
Caso Vistos Gold

Espanha investiga parceira de ex-sócio de Macedo

347
Jaime Gomes foi parceiro de uma empresa que está a ser investigada em Espanha por um alegado esquema de corrupção. Informação das autoridades espanholas chegou um dia antes da acusação dos Vistos Gold
Caso Vistos Gold

Jurista apanhado nas escutas nomeado para a PCM

2.103
O chefe de gabinete do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros foi apanhado nas escutas dos Vistos Gold a falar com António Figueiredo para obter cargos na administração pública.
Caso Vistos Gold

Empresário angolano acusado afirma inocência

Acusado de corrupção activa por alegadamente ter subornado presidente e técnicos do Instituto de Registos e Notariado, Eliseu Bumba exige ser ouvido em Angola.
Caso José Sócrates

Sócrates: 8 processos tão demorados como o dele

383
O ex-primeiro-ministro queixou-se do tempo de prisão e da falta de acusação mais de um ano após ter sido detido. O Observador comparou a Operação Marquês com 8 casos mediáticos
Caso Vistos Gold

Tradução da acusação para chinês atrasa processo

A abertura de instrução do processo vistos Gold, cuja acusação foi proferida há quase um mês, está dependente da tradução do despacho do Ministério Público para mandarim.
Caso Vistos Gold

PGR abre inquérito à divulgação de imagens

A PGR anunciou a abertura de um inquérito para investigar os factos relacionados com a divulgação pela CMTV do registo audiovisual dos interrogatórios a arguidos do processo dos "Vistos Gold".
Caso Vistos Gold

Ex-diretor do SEF também faz queixa da CMTV

Tal como o ex-ministro Miguel Macedo, Carmela Paulos também apresenta queixa-crime pela divulgação pela CMTV de imagens do interrogatório no inquérito do processo dos "Vistos Gold".
Segredo de Justiça

DCIAP: Processos com compromisso de silêncio

Processos como o da Operação Marquês, da Operação Furacão ou dos vistos gold vão começar a ter um "compromisso de confidencialidade" assinado por procuradores, polícias e juízes.
Caso Vistos Gold

Tudo o que está em causa no caso Vistos Gold

286
O processo Vistos Gold envolve Miguel Macedo, altos funcionários do Estado, chineses e um angolano. Fique a conhecer os principais pontos da acusação do Ministério Público. O julgamento começa agora.
Caso Vistos Gold

300 milhões para rever as leis de Angola

206
DCIAP detetou alegados negócios milionários num protocolo com Angola. Só o ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado terá conseguido contrato de um milhão de euros para rever leis.
Caso Vistos Gold

Saiba tudo o que o MP reuniu contra Miguel Macedo

261
Ex-ministro acusado de promover tratamentos de favor na Administração Interna, Negócios Estrangeiro e Finanças para empresas a que amigo estava ligado. Jaime Gomes terá recebido mais de 185 mil euros
Caso Vistos Gold

Juiz Rui Rangel com participação disciplinar

2.440
O desembargador terá tido viagem e estadia em Luanda, no valor de 8,5 mil euros, paga por sociedade comercial e é dado como autor real de um livro sobre leis angolanas.
Caso Vistos Gold

Ex-ministro Miguel Macedo acusado de quatro crimes

1.695
Ex-responsável pela Administração Interna foi acusado de três crimes de prevaricação e de tráfico de influência por ter alegadamente ajudado a rede dos vistos gold.
Liberdade de Imprensa

Vistos Gold. Informação vs segredo de justiça

DIAP de Lisboa invoca condenações de Portugal no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por restrições de liberdade de imprensa para arquivar suspeitas contra jornalistas,
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Macedo vai ser indiciado por 4 crimes

386
Já terá sido apurada matéria suficiente para indiciar Miguel Macedo por quatro crimes no âmbito do caso vistos gold: três de tráfico de influências e um de prevaricação de titular de cargo público.
Caso Vistos Gold

O que une o caso Vistos Gold à Operação Marquês?

Ex-patrão de Sócrates constituído arguido por corrupção ativa no caso Vistos Gold por alegadas comissões de 2,6 milhões de euros pagas a políticos da Líbia. Indícios recolhidos na Operação Marquês.
Caso Vistos Gold

António Figueiredo passa para prisão domiciliária

O ex-presidente do Instituto de Registos e do Notariado passa de prisão preventiva a domiciliária. António Figueiredo é o principal arguido do caso dos Vistos Gold e era o único detido.
Caso Vistos Gold

António Figueiredo mantém-se em prisão preventiva

O Tribunal da Relação de Lisboa manteve o ex-presidente do Instituto de Registos e do Notariado António Figueiredo em prisão preventiva, ao rejeitar um recurso do arguido no caso dos 'Vistos Gold'.
Operação Labirinto

Vistos Gold. Defesa de Figueiredo tenta libertação

O principal arguido do processo Vistos Gold está preso desde novembro de 2014 enquanto que as certidões extraídas contra dois juízes e um procurador-geral adjunto foram arquivadas em maio e junho.
Caso Vistos Gold

A história do prédio onde Macedo foi ouvido

105
No mesmo local onde o ex-ministro foi interrogado funcionaram as equipas especiais de Maria José Morgado que investigaram os processos do Apito Dourado e da Câmara de Lisboa.
Caso Vistos Gold

Por que razão Miguel Macedo não vai ser detido?

1.336
Inquérito está perto do final. Com dois dos principais arguidos presos, acusação terá de ser deduzida até novembro.
Caso Vistos Gold

Interrompido interrogatório a Miguel Macedo

O interrogatório realizado no âmbito do caso dos vistos Gold será "retomado em data a designar". Macedo está indiciado pelos crimes de prevaricação e tráfico de influências.
Legislativas 2015

Podcast: de táxi, entre Sócrates e Macedo

A campanha foi parada pelos táxis, num protesto que uniu partidos... improváveis. E por uma breve declaração de Sócrates. E um enorme silêncio sobre Miguel Macedo. Análise David Dinis e Helena Pereira
Caso Vistos Gold

As escutas telefónicas que envolvem Macedo

902
Escutas telefónicas apanharam o ministro em conversas com dois arguidos no caso, um dos quais seu amigo. Deram pistas sobre encontros, jantares e até presentes oferecidos a Macedo. Eis as principais.
Caso Vistos Gold

PGR confirma: Macedo chamado para interrogatório

180
Ex-ministro da Administração Interna será ouvido nas próximas horas pelo DCIAP, informação confirmada ao Observador pela PGR. Suspeitas vêm de longe e incluem prevaricação e tráfico de influências.
Caso Vistos Gold

Miguel Macedo arguido no caso dos vistos gold

214
O ex-ministro vai ser constituído arguido. O pedido de levantamento da imunidade parlamentar já chegou à Assembleia da República.
Vistos Gold

Arquivado caso que envolvia presidente da Relação

O presidente do Tribunal da Relação, Vaz das Neves, estava a ser alvo de uma investigação no Supremo Tribunal de Justiça. Em causa está o alegado envolvimento do juiz no caso Vistos Gold.
Caso Vistos Gold

Presidente da Relação investigado no Supremo

O presidente do Tribunal da Relação, Vaz das Neves, está a ser alvo de uma investigação no Supremo Tribunal de Justiça por causa das escutas no caso Vistos Gold.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)