437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Liberdade de Imprensa

Observador

O Observador: 8 anos de vida a fazer a diferença 

O projeto do Observador cresceu nestes 8 anos muito para além das expectativas dos seus fundadores, dos acionistas, da equipa e do mercado e sector em geral, tendo ganho grande reconhecimento público.
Liberdade de Imprensa

O mistério dos políticos amparados pelos jornais

Tantos políticos inexplicavelmente bem pagos num país pobre, com uma imprensa pouco sustentável, a comentarem-se a si próprios em jornais que pouco vendem, é algo estranho e único em Portugal.
Noticiário

20h. Mariupol. Rússia abre corredores humanitários

Exército russo garante que não haverá atividades militares na cidade portuária de Mariupol, durante esse período. Já a Ucrânia acusa Moscovo de realizar ataques deliberados contra rádios e televisões.
Joe Biden

Biden: "Uma praga seguida de 2 anos de Covid"

Joe Biden participou no Jantar de Correspondentes da Casa Branca, evento que foi cancelado nos últimos dois anos e ao qual Trump nunca compareceu. Obama fora o último a ir em 2016.
Julian Assange

Manifestantes pedem a não extradição de Assange

A recusa da extradição do fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, para os Estados Unidos por espionagem, pelo Reino Unido, foi pedida por organizações de liberdade de imprensa.
Rádio Observador

Guerra e liberdade de expressão. Ligue 910024185

Várias figuras dizem sentir sufoco porque a maioria das opiniões são a defender a Ucrânia. A guerra está a limitar a liberdade de expressão? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Guerra na Ucrânia

Tradutor ucraniano torturado durante nove dias

Nikita foi sequestrado por soldados russos quando conduzia um carro identificado com a palavra "press". Foi agredido, privado de comida e mantido refém numa cave inundada.
Guerra na Ucrânia

Rússia declara guerra à informação

A guerra não se faz só com soldados. A Rússia aprovou nova legislação que transforma a informação em arma. A partir de sábado, chamar "guerra" à invasão ou apelar a sanções passa a ser crime.
Guerra na Ucrânia

Rússia restringe acesso a jornais ocidentais

Esta sexta-feira de manhã, as páginas principais da BBC e da Deutsche Welle abriram de forma intermitente, mas alguns artigos sobre a guerra na Ucrânia estavam inacessíveis.
Moçambique

Moçambique. Nova lei dos media é "terrível"

Para Angela Quintal, em Moçambique há "uma impunidade que dá licença a quem quer atacar jornalistas e censurar a imprensa, porque sabem que não haverá consequências se o fizerem".
Sudão

Detidos três jornalistas da BBC no Sudão

A detenção dos jornalistas ocorreu em mais um dia em que os chamados Comités de Resistência, que organizam mobilizações no Sudão, convocaram uma nova jornada de protestos contra o golpe de Estado.
China

Ações judiciais ameaçam imprensa na China

As autoridades chinesas parecem estar a "incentivar uma onda de processos judiciais" ou ameaças de processos judiciais contra jornalistas estrangeiros, em resposta a entrevistas ou reportagens.
México

Cão espera pela dona, jornalista assassinada

Lourdes Maldonado foi morta este domingo dentro do carro, à entrada da sua casa, na cidade de Tijuana. É a terceira jornalista a ser assassinada no México este ano.
Liberdade de Imprensa

Portugal tem de indemnizar herdeiras de Rangel

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a pagar 31.500 euros às herdeiras do jornalista e fundador da TSF a título de danos materiais e 19.874,23 euros.
Crime Informático

Expresso/SIC. Ataque informático destruiu arquivos

Ataque de piratas informáticos, que terá começado semanas antes de este domingo ambos os sites ficarem inacessíveis, destruiu arquivos de notícias armazenados nos servidores do Expresso e da SIC.
Liberdade de Imprensa

Lista por liberdade de imprensa inclui Jimmy Lai

Jimmy Lai Chee-ying está a cumprir uma sentença de 20 meses de prisão, enquanto aguarda outro julgamento, sob acusações de fraude e ataque à segurança nacional.
Hong Kong

Hong Kong. Detidos 6 jornalistas da Stand News

Mais de 200 oficiais da polícia de Hong Kong foram enviados para uma “invasão” aos escritórios do jornal, sendo que já foram iniciadas operações de busca de materiais jornalísticos "relevantes".
Noticiário

5h. Hong Kong. 6 jornalistas detidos

Neste jornal, a polícia de Hong Kong, em comunicado, informam sobre a detenção dos 6 profissionais que estão acusados de "conspiração contra as autoridades".
Polónia

Presidente polaco veta lei controversa da imprensa

Presidente justificou que a lei era impopular para muitos polacos e iria prejudicar a reputação da Polónia como um país atrativo para o investimento estrangeiro.
Liberdade de Imprensa

Jornalistas presos atingem máximo de 488 em 2021

Para os Repórteres Sem Fronteiras, dados são reflexo do fortalecimento das ditaduras no mundo e da falta de escrúpulos desses regimes. Um jornalista por semana é morto por exercer a sua profissão.
Nobel da Paz

Maria Ressa autorizada a viajar para receber Nobel

Decisão do Tribunal de Recurso das Filipinas permite a Ressa estar em Oslo de 8 a 13 de dezembro. A jornalista foi condenada em junho de 2020 por "ciberdifamação" por um tribunal filipino.
Liberdade de Imprensa

Restrições à liberdade de informação em site

O site, criado por um grupo de jornalistas e docentes universitários, tem como objetivo fornecer um meio de arquivar e analisar as denúncias de restrições à liberdade de informação em Portugal.
Mundial 2022

Dois jornalistas noruegueses detidos no Qatar

As autoridades do Qatar detiveram dois jornalistas noruegueses por alegada invasão de propriedade privada, mas a NRK garante que essa não foi a verdadeira razão da detenção.
Argentina

Jornal alvo de ataque com cocktails molotov

Jornal considera tratar-se "à primeira vista de uma expressão violenta de intolerância contra um meio de comunicação". Grupo terá lançado entre sete e oito cocktails molotov contra o edifício.
Liberdade de Imprensa

PR. Não há democracia sem liberdade de imprensa

Marcelo Rebelo de Sousa discursou na Fundação Calouste Gulbenkian, na apresentação do novo livro da jornalista Maria João Avillez, intitulado "As sete estações da democracia".
Coronavírus

UE quer libertação de jornalista presa em Wuhan

Zhang Zhan, de 38 anos, encontra-se em subnutrição grave por greve de fome, protesto realizado contra a sua condenação a quatro anos de prisão por reportar a pandemia em Wuhan, em 2020.
Ministério Público

Empresário acusado de agredir repórter da TVI

O arguido aproximou-se do jornalista no exercício das suas funções com o intuito de que parasse de filmar, deu-lhe um pontapé no abdómen e, simultaneamente, no material de imagem com que filmava.
Liberdade de Imprensa

China e EUA diminuem restrições aos jornalistas

Os EUA vão emitir vistos de entradas múltiplas de um ano para trabalhadores de órgãos de comunicação social chineses. A China vai retribuir ao conceder tratamento igual aos jornalistas dos EUA.
Sudão

Chefe da Al Jazeera detido por militares no Sudão

El Kabbashi foi detido na madrugada de domingo, durante uma invasão das forças de segurança do Sudão à sua casa. Não é a primeira que a estação televisiva árabe é atacada no país.
Jornalismo

Rússia expulsa jornalista holandês do país

Um correspondente do jornal Volkskrant em Moscovo foi obrigado a sair do país em três dias. O mesmo tinha acontecido em agosto deste ano, quando uma repórter da BBC foi permanentemente expulsa.
Guiné-Bissau

Sindicato dos jornalistas pede fim de impunidade

Presidente do Sindicato dos Jornalistas recordou ataques físicos registados contra jornalistas e destruição da Rádio Capital para exigir a responsabilização criminal dos autores morais e materiais.
Liberdade de Imprensa

Talibãs reprimem repórteres durante protesto

Jornalistas impedidos de se aproximarem das mulheres em protesto e proibidos de fotografar. Foram violentamente afastados pelos talibãs, um foi atingido por coronha de arma e retirado do local.
Liberdades

Liberdade de expressão: para que serve?

Onde estão os nossos grandes jornalistas, os nossos bons repórteres, os nossos avalisados entrevistadores? Certamente que alguns existem mas, na sua maioria, o panorama não é famoso.
Filipinas

Filipinas saúda Maria Ressa por Nobel da Paz

O porta-voz de Duterte afirmou que a conquista do Prémio Nobel da Paz por parte de Maria Ressa é uma prova de que "a liberdade de imprensa está viva" nas Filipinas.
Nobel da Paz

Guterres pede esforço para defender imprensa

O secretário-geral das Nações Unidas mostra-se preocupado com um crescente "discurso anti-comunicação social" e com a violência que se verifica contra jornalistas, em particular mulheres.
Afeganistão

HMW acusam talibãs de "sufocarem" imprensa.

Novas regras preveem que meios de comunicação não divulguem informações "contrárias ao Islão", insultos a "figuras nacionais" e "assuntos que não tenham sido confirmados por fontes oficiais".
Liberdade de Expressão

Público critica "sanha intimidatória" de manifesto

Diretor Manuel Carvalho diz que autores do manifesto Liberdade de Expressão, que critica a despublicação de um artigo de opinião anti-vacina, confundem censura com "mediação".
Liberdade de Imprensa

Comissão Europeia quer lei para comunicação social

"Devemos travar todos aqueles que ameaçam a liberdade dos meios de comunicação social", disse Ursula von der Leyen. A presidente da Comissão Europeia prometeu apresentar uma lei em 2022.
Coronavírus

Covid: Tailândia suspende lei que impedia notícias

A lei aprovada na semana passada pelo primeiro-ministro Prayut Chan-ocha, que punia até dois anos de prisão a divulgação de notícias sobre a pandemia, foi suspendida esta sexta-feira.
Angola

PGR de Angola nega perseguições a jornalistas

Jornalistas denunciam uma série de processos judiciais, a maioria relacionados com acusações de calúnia e difamação,e exigem que justiça investigue "governantes corruptos". PGR nega perseguições.
Marrocos

Jornalista condenado a seis meses de prisão 

Telefone do jornalista, condenado num caso de "espionagem" e de "violação", terá sido pirateado através do spyware Pegasus da israelita NSO Group, investigada por um consórcio de jornalistas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.