Liberdade de Imprensa
Liberdade de Imprensa

A democracia que temos é parecida com o fascismo /premium

2820
A totalidade das televisões e a quase totalidade da imprensa “tradicional” prestam um valoroso serviço de vassalag..., perdão, de acompanhamento imparcial das fabulosas proezas dos nossos estadistas.
Egito

Libertados quatro jornalistas egípcios

Quatro jornalistas do único meio de comunicação social independente do Egito foram detidos após publicação de um artigo polémico envolvendo o filho do Presidente. Foram entretanto libertados.
Liberdade de Imprensa

Paulo Pena compara jornalismo português a "kebab"

"O modelo que existia de jornalismo está ameaçado de morte", diz Paulo Pena, afirmando que os jornais portugueses responderam às fake news da Google e do Facebook com uma "espécie de 'kebab'".
Liberdade de Imprensa

A eterna instrumentalização da RTP /premium

281
O recente caso de adiamento do programa “Sexta às 9” mostra que prevalece, na RTP, uma incapacidade de distanciamento (editorial e orçamental) que assombra a independência do seu jornalismo.
Liberdade de Imprensa

A propósito do artigo de Maria de Fátima Bonifácio

428
É desolador assistir a uma imprensa vergada, obedientemente, perante as pressões da opinião pública, numa absoluta negação da pluralidade, valor intrínseco à cultura ocidental a que pertencemos.
Polémica

A ostraca /premium

1072
Todos, a começar pelo director do Público, teremos a qualquer momento o nosso nome inscrito na lista dos que devem ser banidos. A ditadura das causas exige-o.
Cartoon

NY Times deixa de publicar cartoons após polémica

225
The New York Times vai deixar de publicar ‘cartoons’ na sua edição internacional, na sequência da polémica que envolveu um desenho do cartunista português António, considerado antissemita.
Liberdade de Imprensa

Mundo. A liberdade de imprensa está em declínio

A organização norte-americana diz que o mundo registou acentuados recuos na informação. Os ataques de Trump à imprensa influenciaram declínio, que também se verifica na Europa.
Liberdade de Expressão

Revisitando os cartoons de Maomé

A liberdade de expressão é um valor em si mesmo e não pode ficar condicionada pela simpatia ou antipatia de qualquer cartoon.
Liberdade de Imprensa

Liberdade de imprensa. Portugal em 12º lugar

Portugal está no 12.º posto do ranking, apesar dos salários baixos dos jornalistas e insegurança no trabalho. A Noruega está em primeiro lugar e Eritreia, Coreia do Norte e Turquemenistão em último.
Liberdade de Imprensa

Há menos países seguros para os jornalistas

A RSF lançou um 'ranking' mundial da liberdade de imprensa e refere que apenas 24% dos territórios analisados apresentam uma situação considerada "boa" ou "relativamente boa".
Filipinas

Jornalista filipina Maria Ressa foi libertada

A jornalista filipina Maria Ressa, distinguida pela Time, foi libertada depois de pagar caução. Foi presa na sexta-feira devido à sua cobertura do Governo de Rodrigo Duterte.
Venezuela

EUA exigem libertação de jornalista detido

Jornalista dos EUA e o seu assistente foram detidos em Caracas, tendo sido também apreendido o equipamento de trabalho. Número de casos de jornalistas presos por Nicolás Maduro em 2019 sobe para 36.
Moçambique

Jornalistas pedem libertação imediata de colega

A Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa pediu imediata libertação do jornalista Amade Abubacar. Jornalista foi detido em Cabo Delgado quando fotografava famílias que abandonavam a região.
Liberdade de Imprensa

Croácia. Centenas de jornalistas manifestam-se

Repórteres falam em censura e denunciam as mais de mil ações judiciais de que são alvo, bem como as ameaças e pressões políticas.
Argélia

Argélia. Jornalistas presos por cobrirem protestos

Mais de 150 jornalistas protestaram em Argel, esta terça-feira, e vários foram detidos. Multiplicam-se as manifestações contra abusos do presidente Abdelaziz Bouteflika, no poder desde 1999.
Venezuela

Jornalistas que irritaram Maduro vão ser expulsos

786
Nicolás Maduro não terá gostado de uma pergunta sobre fraude eleitoral feita pelos jornalistas da Univision, nem de ver um vídeo com crianças a comer do lixo. Os repórteres vão ser deportados.
Liberdade de Imprensa

Milhares de eslovacos homenageiam jornalista morto

Protesto quis reclamar uma investigação imparcial sobre o assassinato e denunciar que ninguém foi acusado pelo crime. Kuciak investigava assuntos de corrupção, tendo provocado a demissão do governo.
Liberdade de Imprensa

Venezuela. Jornalistas franceses foram libertados

Pierre Caillé e Baptiste des Monstiers estão bem e devem regressar a Paris em breve. Os jornalistas partiram para a Venezuela para acompanhar a crise política e foram detidos enquanto filmavam.
Arábia Saudita

Telemóvel espiado comprometeu Khashoggi

O programa de origem israelita Pegasus terá, alegadamente, sido instalado no telemóvel de um ativista saudita e revelado as mensagens que os dois homens trocavam.
Arábia Saudita

Khashoggi. 5 penas de morte pedidas no julgamento

O procurador-geral da Arábia Saudita pediu a pena de morte para cinco dos 11 suspeitos acusados do assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, no início do seu julgamento num tribunal de Riade.
Liberdade de Imprensa

Jornalistas mortos em retaliação quase duplicam

O país mais letal para jornalistas este ano foi o Afeganistão, onde 13 jornalistas foram mortos na sequência de atentados reivindicados pelo Estado Islâmico.
Moçambique

Detidos três jornalistas em Moçambique

Os jornalistas comunicaram a sua detenção às 10h36 horas de segunda-feira e informaram que foram detidos pelas Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
Nações Unidas

Khashoggi. Guterres quer investigação credível

154
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas considera "essencial" que se realize uma investigação "credível" sobre o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Crónica

Despedida /premium

166
Foi um gosto ter escrito aqui durante 4 anos e meio, desde o 1º dia. Conheci a ambição, alegrei-me com o crescimento, rejubilei com o sucesso. Escrevi, em total liberdade, sobre os mais variados temas
Estados Unidos da América

Khashoggi. CIA reforça suspeita sobre sauditas

Os senadores norte-americanos que saíram da audiência com a diretora da CIA declararam-se ainda mais convencidos da responsabilidade do príncipe herdeiro saudita no assassínio do jornalista.
Comunicação Social

O Estado não é solução /premium

120
Não há nada que o Estado possa ou deva fazer para salvar grupos de comunicação social que não souberam adaptar-se aos tempos, se penduraram no poder político, perderam leitores e se tornaram obsoletos
Liberdade de Imprensa

Os diários da República /premium

1559
Nos “media” tradicionais sobram somente a cegueira, que os impede de perceber as causas da sua agonia, e a obediência, que os leva a apoiar os esforços para aplicar rédea curta à devassidão da "net".
Casa Branca

Casa Branca ameaça retirar credencial à CNN

Logo que a decisão do juiz federal caduque, o jornalista será de novo afastado da cobertura informativa da Casa Branca. Jim Acosta ficou sem credencial há nove dias, numa conferência de Imprensa.
Arábia Saudita

Khashoggi. Sauditas pedem pena de morte

104
A pena foi pedida para cinco dos 11 suspeitos de estarem envolvidos na morte do jornalista. O procurador saudita considera que foram estes que ordenaram que Khashoggi fosse drogado e desmembrado.
Estados Unidos da América

Fox News apoia rival CNN em processo contra Trump

128
A Fox News, apoiante declarada de Donald Trump, vai juntar-se à ação legal movida pela rival CNN contra o Presidente dos EUA, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas.
Moçambique

Ministro defende mais liberdade de imprensa

O primeiro-ministro moçambicano defende que liberdade de imprensa constitui um dos pilares do sistema democrático e do exercício da boa governação, porque favorece a livre transmissão de opiniões.
Liberdade de Imprensa

Khashoggi. Vestígios de ácido no consulado saudita

Às suspeitas de desmembramento do corpo do jornalista Jamal Khashoggi, morto no consulado da Arábia Saudita em Istambul, juntam-se agora de que possa ter sido dissolvido em ácido na casa do cônsul.
Arábia Saudita

Khashoggi. CIA terá ouvido gravação da morte

Numa visita secreta, Gina Haspel terá tido acesso à gravação que revela o interrogatório e tortura a que foi sujeito o jornalista antes de ser morto, noticiou o jornal The Washington Post.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan revela a verdade sobre jornalista saudita

Num discurso proferido numa cerimónia pública, Recep Tayyip Erdogan disse pretender "que se faça justiça" e que "toda a verdade será revelada", "a verdade nua".
Canadá

Canadá cancela venda de armas à Arábia Saudita

119
O primeiro-ministro do Canadá admitiu cancelar um grande contrato de venda de armas à Arábia Saudita, na sequência da morte do jornalista Jamal Khashoggi.
Liberdade de Imprensa

França e Alemanha exigem explicações

Alemanha considerou "insuficientes" as explicações da Arábia Saudita sobre morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi. França exige "investigação exaustiva" de questões que permanecem "sem resposta".
Liberdade de Imprensa

Khashoggi. Turquia promete revelar tudo

A Turquia vai fazer uma investigação independente. Numan Kurtulmus, do Partido Justiça e Desenvolvimento, diz que "não é possível à administração saudita ficar de fora deste crime, caso se confirme".
Liberdade de Imprensa

Trump aceita explicações sobre morte do jornalista

Esta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos aceitou as explicações dadas pela Riade. No dia anterior disse que teriam de existir consequências graves.
Liberdade de Imprensa

Guterres preocupado com morte de Khashoggi

112
De a acordo com um comunicado divulgado pela ONU, António Guterres aponta para a "necessidade de uma investigação rápida, completa e transparente sobre as circunstâncias da morte" de Jamal Khashoggi.
Liberdade de Expressão

Jamal Khashoggi está morto, diz a Arábia Saudita

202
A imprensa estatal da Arábia Saudita afirma que Jamal Khashoggi morreu na sequência de troca de murros com homens com quem se ia encontrar no consulado. 18 sauditas terão sido detidos.
Arábia Saudita

O saudita crítico que desapareceu sem deixar rasto /premium

Há menos de um ano, o jornalista saudita crítico do regime partilhava os seus receios em entrevista ao Observador. Há uma semana, desapareceu depois de entrar no consulado do seu país na Turquia.
Liberdade de Imprensa

UE alarmada: 3 jornalistas assassinados em um ano

Primeiro foi Daphne Caruana, que noticiava ligação de políticos a offshores. Depois Jan Kuciak, que escrevia sobre corrupção na Eslováquia. Agora foi a búlgara Viktoria Marinova. A UE está alarmada.
Liberdade de Imprensa

Jornalista búlgara violada e morta

7469
Viktoria Marinova, de 30 anos, investigava casos de corrupção que envolviam fundos da União Europeia. A morte da jornalista está a causar vaga de indignação na Europa.
Liberdade de Imprensa

Jornalista desaparecido em Istambul

A Arábia Saudita declarou esta quinta-feira que Jamal Khashoggi, jornalista saudita crítico do poder em Riade, desapareceu depois de ter saído do consulado do país em Istambul.
Estados Unidos da América

EUA. Senado aprova resolução de apoio a media

149
O Senado dos EUA aprovou hoje por unanimidade uma resolução em que afirma que "a comunicação social não é inimiga do povo", contrariando assim as últimas posições do Presidente Trump.
Presidente Trump

Mais de 100 jornais com editoriais contra Trump

422
Mais de 100 jornais já terão confirmado que vão participar numa ação concertada de protesto contra os ataques de Trump à imprensa livre. Na quinta-feira, todos vão criticar Trump em editoriais.
Estados Unidos da América

Trump ataca media depois de críticas da ONU

Presidente dos EUA reforçou a retórica contra a comunicação social horas depois de representantes da ONU terem feito críticas ao que chamam de "ataques estratégicos" contra a liberdade de imprensa.
Internet

6 respostas sobre a lei que pode mudar a Internet

261
O fim dos memes e uma Internet menos livre ou a solução para as injustiças das discográficas? A nova diretiva dos direitos de autor é esta quinta-feira discutida no Parlamento Europeu.
Liberdade de Imprensa

Jornalistas moçambicanos em risco com as eleições

A organização moçambicana de defesa da liberdade de imprensa receia que figuras de autoridade continuem a ameaçar os jornalistas, sobretudo com o aproximar das eleições.
Angola

Liberdade de imprensa vive "avanços e recuos"

No dia mundial da Liberdade de Imprensa, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos aproveitou a oportunidade para afirmar que a liberdade de imprensa no país continua a sofrer "avanços e recuos".
Moçambique

Moçambique celebra Dia da Liberdade de Imprensa

Presidente de Moçambique defendeu que os jornalistas devem procurar um equilíbrio entre interesse público e direito à privacidade e abster-se de contrariar direitos e liberdades constitucionais.
Observador

Observador Premium: uma mensagem do publisher

É feliz coincidência lançarmos o programa de assinaturas na véspera do Dia da Liberdade de Imprensa: não há cidadania sem liberdade de imprensa, nem liberdade de imprensa sem envolvimento dos cidadãos
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente defende liberdade de expressão

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, defendeu esta quinta-feira que a liberdade de expressão e de imprensa devem ser preservadas, salientando que todos devem exprimir-se livremente.
Estados Unidos da América

Como a imprensa portuguesa viu Luther King

163
Não se escreveu "I have a dream", mas houve entrevista exclusiva e ampla cobertura do homicídio. No dia em que se assinalam 50 anos da morte do ativista, uma viagem aos recortes de jornal da época.
Liberdade de Imprensa

A obsessão com a “direita radical” do Observador

488
Para gente como Loff, Daniel Oliveira e outros da extrema esquerda, vozes liberais como as do Observador são “radicais”. Pelo que me toca é um elogio ser visto como um “radical” pela esquerda marxista
Sporting

Atletas evitam jornalistas por ordem da direção

413
Atletas do Sporting evitaram contactos com jornalistas, dando cumprimento a instruções da direção do clube, um dia depois de o presidente da instituição ter apelado a um boicote à comunicação social.
Turquia

Erdogan: País é exemplo de liberdade de imprensa

585
O Presidente da Turquia assegurou que o seu país, onde estão detidos 165 jornalistas, é um exemplo de liberdade de imprensa e que vai continuar a pugnar pela livre expressão das ideias.
Guiné Equatorial

Amnistia exige libertação de cartoonista

A Amnistia Internacional exigiu esta quinta-feira a libertação "imediata e incondicional" de um cartoonista crítico do regime da Guiné Equatorial, que está preso há dois meses sem acusação.
Angola

Angola. Presidente faz apelo à comunicação social

159
João Lourenço pediu aos novos administradores da comunicação social angolana para servirem o interesse público. O presidente exonerou em novembro todas as administrações das empresas públicas.
Liberdade de Imprensa

O PS e a ameaça de Sócrates à democracia

1638
Os ataques de Costa à PT, depois da compra da Media Capital (é importante sublinhar) e os comentários de Ferro Rodrigues sobre a justiça são sinais de que os velhos vícios não desapareceram.
Liberdade de Imprensa

Valham-nos os jornais

543
O que se saberia sobre Pedrógão Grande ou favorecimentos políticos sem (entre outras) as reportagens de Público, Expresso e Observador? É a imprensa portuguesa quem ainda oferece dignidade ao regime.
Crónica

Liberdade de Impressão

Na maioria dos casos, as outras pessoas não costumarem ficar impressionadas com as nossas opiniões; ocupadas com o que haverão de dizer, não mostram no geral interesse por aquilo que nós temos a dizer
Presidente Trump

Albright "triste e perturbada" com Trump

A antiga chefe da diplomacia norte-americana Madeleine Albright disse-se "muito perturbada e triste" com a abordagem política de Donald Trump. "O jornalismo é a resposta", disse.
Liberdade de Imprensa

Trump cria "incerteza" sobre liberdade de imprensa

Trump criou um ambiente de "ansiedade e incerteza" sobre a liberdade de imprensa devido às ameaças e ataques contra os media nos EUA, refere relatório da Sociedade Interamericana de Imprensa.
Comunicação Social

Liberdade de imprensa e ciclos eleitorais

100
Há imenso trabalho científico sobre a correlação fortíssima entre a saúde da democracia e a liberdade de imprensa. E com uma imprensa mais livre a capacidade de manipulação das contas públicas diminui
Estados Unidos da América

Trump. McCain defende liberdade de imprensa

1003
Em entrevista à NBC, o senador do Arizona disse temer que, sem a liberdade de imprensa, "percamos muitas das nossas liberdades individuais ao longo do tempo". "É assim que os ditadores começam."
Comunicação Social

Angola. Influência nos media em Portugal preocupa

O relatório mundial da Freedom House demonstra preocupação sobre a influência de Angola nos meios de comunicação social portugueses atingindo jornalistas e provocando casos de autocensura.
Liberdade de Imprensa

Liberdade de expressão: Portugal condenado de novo

5220
Portugal voltou a ser condenado no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem num caso de liberdade de expressão. Em causa um editorial de José Manuel Fernandes, no Público, sobre Noronha do Nascimento.
Jornalismo

Um terço dos jornalistas diz ser alvo de pressões

127
Um estudo realizado por um investigador da Universidade de Coimbra conclui que 35,7% dos jornalistas inquiridos são alvo de pressões externas.
Human Rights Watch

Legislação angolana ameaça liberdade de imprensa

A organização Human Rights Watch (HRW) alertou que a nova legislação para a comunicação social em Angola ameaça a liberdade de imprensa e apelou ao presidente para que não a promulgue.
Liberdade de Expressão

A heteronormatividade do virgem ofendido

1333
Os tribunais são useiros e vezeiros em sentenças que limitam a liberdade de expressão e são repetidamente contrariados pelo TEDH. Se precisar, recorra a crowdfunding. Muitos, como eu, contribuirão.
Liberdade de Imprensa

Caso Visão/Santana Lopes. Governo estuda recurso

Depois de ter visto o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem a condenar o Estado a pagar uma indemnização à revista Visão, o Ministério da Justiça está a avaliar se existem fundamentos para recorrer.
Liberdade de Imprensa

Estado obrigado a indemnizar semanário Expresso

224
O Estado português vai ter de indemnizar o semanário Expresso depois de a Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGRSP) ter recusado o pedido de autorização para uma entrevista a José Sócrates.
Brexit

“Viram o Brexit? Não se iludam: Trump pode ganhar”

2196
Timothy Garton Ash fez campanha pelo Remain e discutiu com eleitores do Leave, pelo que avisa em entrevista a José Manuel Fernandes: os derrotados da globalização estão receptivos à mensagem de Trump.
Caixa Geral de Depósitos

Sonhadores, ridículo e princípio de realidade

221
João Galamba disse que não percebia a intenção de PSD e CDS com o inquérito à Caixa. Então não viam que isso chamuscaria os três partidos? Raras vezes se viu tanta franqueza. Ou desprezo pelo cidadão.
Liberdade de Imprensa

Timor pressionado a parar processo a jornalistas

Quatro organizações internacionais de jornalismo escreveram o primeiro-ministro timorense a apelar para que retire um processo criminal por difamação contra dois jornalistas e um jornal timorenses.
Podemos

Jornalistas deixam Pablo Iglesias a falar sozinho 

1029
Numa conferência universitária, o líder do Podemos referiu-se por diversas vezes a um jornalista específico. "Isto não é uma conferência de imprensa, é uma universidade", justificou.
Redes Sociais

Os inimigos da liberdade (dos outros)

407
Nas redes sociais, perigosos não são os que gritam. São os que se calam, que resumem tudo a um “ele pôs-se a jeito” ou que aceitam a violência desde que os violentados pensem de forma distinta da sua.
China

Polícia admite ter preso livreiros de Hong Kong

A polícia da província chinesa de Guangdong confirmou pela primeira vez que três livreiros de Hong Kong, desaparecidos desde outubro, estão sob sua custódia e a ser investigados na China continental.
Venezuela

Parlamento acusa governo de pressionar media

O parlamento venezuelano acusou o Governo do Presidente Nicolás Maduro de "ameaçar" duas estações de televisão e limitar o acesso dos jornais a papel para imprimir, para condicionar a liberdade de imprensa.
China

Hong Kong procura cinco livreiros desaparecidos

O desaparecimento de cinco livreiros em Hong Kong associados à publicação de obras críticas do PC da China tem desencadeado uma onda de revolta preocupação e suspeitas.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo.1 ano depois, Deus assassino na capa

134
O Charlie Hebdo vai lançar um número especial com um Deus barbudo na capa e uma legenda desafiadora: "Um ano depois, o assassino ainda está em fuga".
Liberdade de Imprensa

Comissário europeu ameaça Polónia

O comissário europeu Gunther Oettinger ameaçou iniciar um procedimento inédito contra a Polónia, depois de o governo polaco ter tomado o controlo dos meios de comunicação estatais.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo: edição especial um ano após ataque

O jornal satírico francês Charlie Hebdo anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma edição especial para assinalar o primeiro aniversário do atentado, que fez 12 mortos.
Direitos Humanos

China aprova leis contra terrorismo

A Assembleia Nacional Popular da China aprovou a primeira lei antiterrorista da história do país e uma inédita legislação sobre violência doméstica.
Liberdade de Imprensa

Jornalista francesa expulsa da China

171
A correspondente do L'Obs em Pequim escreveu um artigo sobre a repressão das autoridades a uma minoria étnica muçulmana e recusou pedir desculpa por isso.
Media

Alibaba compra o jornal South China Morning Post

O gigante chinês da Internet Alibaba vai pagar 242,1 milhões de euros pelo South China Morning Post, publicado em Hong Kong. Analistas defendem que operação pode afetar independência editorial.
Caso José Sócrates

As 10 vezes em que a juíza se contradiz

426
Por 10 vezes a juíza Florbela Lança diz que não proibiu os órgãos da Cofina de publicar notícias sobre a Operação Marquês. E por 10 vezes diz que não podem revelar as provas contra Sócrates.
Liberdade de Imprensa

Jornalistas inseguros no Brasil

O Brasil foi um dos países "menos seguros" para os jornalistas nos últimos anos, informou a ONU, que exige proteção para os profissionais da área depois do homicídio de dois este mês.
Espanha

NYT e El País: uma guerra silenciosa de gigantes

Primeiro, uma reportagem do New York Times. Depois, um comunicado dos jornais espanhóis. Na quinta, o fim de uma longa parceria. Sexta, a polémica. Será que os jornais de Espanha são livres?
Liberdade de Imprensa

Vistos Gold. Informação vs segredo de justiça

DIAP de Lisboa invoca condenações de Portugal no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por restrições de liberdade de imprensa para arquivar suspeitas contra jornalistas,
Mundo

700 jornalistas mortos na última década

Na última década registaram-se 700 mortes de profissionais de imprensa, alerta a organização Repórteres sem Fronteiras. Os números revelam que é cada vez mais arriscado ser jornalista.
Turquia

Administradores já controlam media da oposição

A polícia turca tinha invadido na véspera a sede de um grupo de media ligado à oposição. Esta quinta-feira, os novos administradores já tomaram posse. Ameaçaram e despediram vários jornalistas.
Reino Unido

Polícia britânica apreende PC de jornalista da BBC

106
As forças de segurança refugiaram-se nas leis antiterrorismo para apreender computador portátil de um jornalista da BBC, para acederem às comunicações com um alegado jihadista do Estado Islâmico.
Caso José Sócrates

Proibição de noticiar "abre grave precedente"

1503
O Sindicato dos Jornalistas diz que a decisão judicial que impede a Cofina de publicar notícias sobre o caso Sócrates "abre um grave precedente" e coloca "constrangimentos" no direito de informar.
Turquia

Polícia turca invade dois canais de televisão

A polícia turca invadiu esta quarta-feira a sede de duas televisões afetas ao líder religioso Fethullah Gülen, muito crítico do regime turco. Esta operação acontece a quatro dias das eleições.
Diplomacia

EUA pedem liberdade de expressão à Arábia Saudita

Os Estados Unidos pediram à Arábia Saudita que respeite a liberdade de expressão dos seus cidadãos, depois de várias detenções de defensores dos direitos civis.
Petro Poroshenko

Presidente da Ucrânia contra liberdade de imprensa

102
Se a Ucrânia pretende construir uma democracia madura, aderir à União Europeia, o melhor caminho não é, certamente, criar listas negras de jornalistas estrangeiros.
Moçambique

Tribunal absolve académico e jornalista moçambican

O Tribunal Judicial do Distrito de Kampfumo, em Maputo, absolveu o académico moçambicano Nuno Castel-Branco e o jornalista Fernando Banze.
Angola

Ana Gomes critica silêncio da UE sobre Angola

Ana Gomes acusa a União Europeia de permitir o silenciamento de "práticas corruptas gritantes em Angola".
Mercados Financeiros

Caos na bolsa de Xangai? A culpa foi do jornalista

126
Pronto, já se sabe quem é o culpado. A queda abrupta das ações na Bolsa de Xangai foi provocada pelas notícias "especulativas" de um jornalista. Pelo menos é esta a versão dos media oficiais.
Egito

Três anos de prisão para jornalistas da Al-Jazeera

Um tribunal do Egito condenou três jornalistas da estação de televisão Al-Jazeera a três anos de prisão efetiva. A estação de televisão do Qatar fala em ataque à liberdade de imprensa.
Timor-Leste

Jornalistas proibidos de ver posse de ministros

O gabinete de imprensa da Presidência da República timorense impediu hoje os jornalistas de acompanhar a tomada de posse dos novos membros do executivo timorense, alegando falta de espaço.
México

Morte de fotógrafo e 4 mulheres incendeia México

Várias cidades do México foram palco de protestos após o assassínio de um fotojornalista e de quatro mulheres, encontrados sem vida num apartamento, na sexta-feira.
Media

Moçambique. Jornalista e académico julgados

O editor do diário moçambicano Mediafax, Fernando Banze, e o académico Carlos Nuno Castel-Branco serão julgados por uma opinião sobre o ex-Presidente moçambicano Armando Guebuza.
Direitos Humanos

Egito. Desaparecimentos forçados e detenções ilegais

A organização de defesa dos direitos humanos HRW denunciou o desaparecimento forçado e detenção "à margem da lei" de dezenas de pessoas no Egito.
Justiça

Marido de Maria Luís julgado por 5 crimes

301
Cinco crimes de injúria, difamação e tentativa de coacção: esta é a acusação que cai sobre António Albuquerque - o ex-jornalista que lidou mal com o se escreveu sobre a mulher, ministra das Finanças.
Human Rights Watch

Balcãs. A imprensa livre está ameaçada, diz a HRW

Human Rights Watch pede à Bósnia, Kosovo, Sérvia e Montenegro ação rápida para resolver os problemas da segurança dos jornalistas e denuncia restrições à liberdade de imprensa.
Media

Diretores mais próximos do projeto do PS

Diretores de jornais, rádios e televisões portugueses manifestaram preferência pelo projeto do PS para alterar a lei eleitoral, por entenderem que permite "uma aplicação objetiva" agora e no futuro.
Liberdade de Imprensa

Observador: um ano de serviço público

228
Há um vasto segmento de portugueses que cada vez menos se revê e identifica no paradigma mediático dominante do politicamente correcto, da pretensa superioridade moral das ideologias intervencionistas
Media

Diretores de informação reúnem com PSD e CDS

Um grupo de 20 diretores editoriais foi explicar aos partidos da maioria as objeções ao novo projeto de lei que define as regras para a cobertura noticiosa das campanhas eleitorais.
PS

Costa diz que polémica sobre SMS é "não assunto"

731
O secretário-geral do PS classificou como "não assunto" a controvérsia sobre o SMS que enviou ao diretor adjunto do Expresso e defendeu que a liberdade de imprensa não exclui o direito ao protesto.
Liberdade de Imprensa

O SMS de António Costa é inaceitável

3649
Nos últimos anos, muitos casos foram severa e justamente criticados nos jornais e na opinião pública enquanto atentados à liberdade de imprensa. À excepção de um: o SMS de António Costa.
Manifestações

Exército israelita afasta protestos palestinianos

Por ocasião do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, jornalistas palestinianos manifestaram-se contra a prisão de colegas em Israel.
País

SMS furioso de Costa a diretor-adjunto do Expresso

8211
SMS foi enviado na noite de 25 de abril a João Vieira Pereira, acusando-o de fazer "julgamentos de caráter". Jornalista ainda pensou tratar-se de um "engano", como revelou esta sexta-feira no jornal.
Liberdade de Imprensa

Jornais contra regras noticiosas durante eleições

Alguns órgãos de comunicação social, incluindo o Observador, consideram a proposta de regras da cobertura noticiosa em período eleitoral "uma ingerência inaceitável e perigosa".
Governo

Libertade de imprensa é "direito intocável"

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, disse esperar que "impere o bom senso", num comentário à proposta de PSD, CDS e PS de cobertura jornalística das eleições.
Liberdade de Imprensa

Explicar devagarinho, para os deputados entenderem

1525
Liberdade é liberdade, e quando se tenta controlá-la de forma administrativa, quem acaba a perder é a igualdade e a equidade. Sendo isso ignorado na casa da democracia, surgem aberrações como esta lei
Media

Irão vai julgar jornalista do Washington Post 

O jornalista está detido há cerca de nove meses no Irão e vai ser julgado agora por "espionagem e colaboração com governos hostis".
Imprensa

Amigos querem Ordem da Liberdade para Tolentino

Amigos defendem a atribuição da Ordem de Liberdade, a título póstumo, ao jornalista Tolentino de Nóbrega, falecido no passado 7 de abril, com 63 anos, no Funchal.
Liberdade de Imprensa

Diamantes de Sangue.15 mil partilhas em 48 horas

O ativista e jornalista angolano Rafael Marques viu o seu livro "Diamantes de Sangue", disponível para download grátis no site da Tinta da China, atingir as 15 mil partilhas em menos de 48 horas.
Liberdade de Imprensa

Dois jornalistas franceses detidos em Marrocos

Dois jornalistas franceses foram detidos no domingo à noite em Rabat, onde estavam a fazer uma entrevista, e as autoridades preparam-se para os deportar para França.
Terrorismo

Rui Machete: "Não podemos ceder ao medo"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que a Europa não pode "ceder ao medo", sublinhando não ter "nenhuns indícios" que atentados semelhantes possam acontecer em Portugal.
Dinamarca

Atentado: polícia divulga imagem do suspeito

A polícia dinamarquesa declarou que afinal é um suspeito e não dois que dispararam sobre o edifício onde decorria uma conferência em homenagem ao Charlie Hebdo
Dinamarca

Tiroteio era "algo que se temia depois de Charlie"

O secretário-geral dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF) admitiu que o tiroteio em Copenhaga, num edifício onde decorria um debate sobre islamismo e liberdade de imprensa, foi "algo que se temia depois de Charlie Hebdo".
Liberdades

A palavra em tempos de cólera

O peso da liberdade de expressão faz-se sentir onde a mensagem provoque ofensa, perturbação, choque, irritação, repugnância, rejeição, revolta. Essa liberdade é o escudo protector do uso da palavra.
Egito

Libertação de jornalista está "iminente"

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Canadá, John Bird, disse hoje à CBC, que a libertação do jornalista egípcio-canadiano da Al-Jazeera está "iminente" e pode ocorrer nas próximas horas.
Egito

Jornalista "não vai descansar" até ver livres os colegas 

O jornalista australiano Peter Greste, deportado no domingo após 400 dias na prisão no Egito, "não vai descansar" até ver libertados os seus dois colegas egípcios, disse a sua família.
Liberdade de Expressão

Crime de difamação deve estar fora da lei?

Instituto Internacional de Imprensa tentou convencer deputados de que criminalizar a difamação não está em conformidade com as normas internacionais por fragilizar a liberdade de expressão.
Mundo

Charlie Hebdo "defende a liberdade de religião"

Chefe de redação do Charlie Hebdo, Gérard Biard, defendeu, numa entrevista difundida parcialmente no sábado, as caricaturas controversas do profeta Maomé publicadas pelo jornal satírico.
Liberdade de Imprensa

42% dos franceses não quer caricaturas de Maomé

De acordo com a sondagem, feita com 1.003 inquiridos, é também dito que 50% dos inquiridos é favorável a uma limitação da liberdade de expressão na Internet.
Atentados de Paris

Charlie Hebdo aumenta tiragem para sete milhões

Semanário satírico francês Charlie Hebdo anunciou que vai novamente aumentar a tiragem, de cinco para sete milhões de exemplares.
Atentados de Paris

Protestos islâmicos no Paquistão fazem 3 feridos

Três pessoas ficaram gravemente feridas, entre os quais um fotógrafo da AFP, durante uma manifestação contra o jornal satírico Charlie Hebdo frente à embaixada da França em Karachi, no Paquistão.
Atentados de Paris

Netanyahu diz que o mundo começa a perceber ameaça

Depois dos ataques em Paris, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, diz que o mundo começa a perceber o que é a ameaça terrorista.
Atentados de Paris

Sarkozy: Imigração "complica as coisas"

A seguir aos atentados em França, Sarkozy nega que a imigração seja a causa do terrorismo, mas diz que "complica as coisas".
Atentados de Paris

3,7 milhões nas ruas. A manif, hora a hora

Pelo menos 3,7 milhões de pessoas manifestaram-se este domingo, em França, na sequência dos atentados mortíferos dos últimos dias em Paris, anunciou o Ministério do Interior francês.
Explica-me

Explica-me: liberdade de imprensa

Saiba o que é e quais são as vantagens da liberdade de imprensa.
Atentados de Paris

Câmara de Lisboa junta-se às homenagens

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou que hoje, às 17h00, irá juntar-se a Paris para assinalar um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado contra o jornal satírico Charlie Hebdo.
Atentados de Paris

Hoje somos todos Charlie Hebdo

4457
A tragédia não é só do Charlie Hebdo, nem só dos parisienses ou dos franceses. É do jornalismo mundial. É de todos os homens livres. Tenhamos pois coragem, não cedamos à intimidação e ao medo.
Direitos Humanos

Muçulmano condenado a pena de morte na Mauritânia

Tribunal concluíu que Mohamed Cheikh Ould Mohamed insultou o profeta Maomé num artigo publicado em vários sites. A pena de morte naquele país não é aplicada desde a década de 80.
Moçambique

Renamo: Jornalistas expulsos da reunião do partido

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, expulsou a equipa da Televisão de Moçambique (TVM), estação estatal, que cobria o Conselho Político da organização, por inviabilizar a visibilidade do movimento.
Mundo

Número de jornalistas sequestrados aumenta em 2014

O número de jornalistas assassinados registou uma redução em 2014, mas aumentou o número de profissionais sequestrados face ao ano passado, revela um relatório da Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
Terrorismo

'Jihadistas' não intimidam EUA

Obama declarou hoje que os Estados Unidos "não se vão deixar intimidar" pela execução do jornalista Steven Sotloff, momentos depois de a Casa Branca ter confirmado a autenticidade do vídeo.
Liberdade de Imprensa

Escreveram-lhe o obituário, Lay reagiu com vídeo

O magnata da imprensa de Hong Hong e fundador do jornal liberal Apple Daily, Jimmy Lai, lançou um vídeo em resposta a um falso obituário publicado por um jornal rival.
Mundo

Human Rights Watch proibido de entrar no Egito

A organização de defesa dos direitos humanos fala de "prováveis crimes contra a humanidade" na repressão, pela polícia e exército, em agosto de 2013, de manifestação de apoiantes do Presidente Morsi.
Espionagem

Jornalistas sentem-se menos livres nos EUA

Os jornalistas utilizam cada vez mais técnicas elaboradas para esconder as suas comunicações, descreve o relatório. Alguns são usam telefones pré-pagos ou evitam totalmente a internet.
Jornalismo

"Liberdade de imprensa sofre um momento negro"

O Fórum de Jornalistas quer que o Sindicato realize “com a máxima urgência” um novo Congresso, afirmando num manifesto que "a liberdade de imprensa sofre um dos momentos mais negros da sua história".
Terrorismo

Reino Unido julga terrorismo em segredo (quase)

Ministério Público só dava a conhecer que havia dois acusados e chamava-lhes AB e CD. Tribunal veio dar razão às queixas da imprensa, mas vai manter parte do julgamento em segredo.
A página está a demorar muito tempo.