Liberdade de Imprensa

Liberdade de Expressão

Revisitando os cartoons de Maomé

A liberdade de expressão é um valor em si mesmo e não pode ficar condicionada pela simpatia ou antipatia de qualquer cartoon.
Liberdade de Imprensa

Liberdade de imprensa. Portugal em 12º lugar

Portugal está no 12.º posto do ranking, apesar dos salários baixos dos jornalistas e insegurança no trabalho. A Noruega está em primeiro lugar e Eritreia, Coreia do Norte e Turquemenistão em último.
Liberdade de Imprensa

Há menos países seguros para os jornalistas

A RSF lançou um 'ranking' mundial da liberdade de imprensa e refere que apenas 24% dos territórios analisados apresentam uma situação considerada "boa" ou "relativamente boa".
Filipinas

Jornalista filipina Maria Ressa foi libertada

A jornalista filipina Maria Ressa, distinguida pela Time, foi libertada depois de pagar caução. Foi presa na sexta-feira devido à sua cobertura do Governo de Rodrigo Duterte.
Venezuela

EUA exigem libertação de jornalista detido

Jornalista dos EUA e o seu assistente foram detidos em Caracas, tendo sido também apreendido o equipamento de trabalho. Número de casos de jornalistas presos por Nicolás Maduro em 2019 sobe para 36.
Moçambique

Jornalistas pedem libertação imediata de colega

A Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa pediu imediata libertação do jornalista Amade Abubacar. Jornalista foi detido em Cabo Delgado quando fotografava famílias que abandonavam a região.
Liberdade de Imprensa

Croácia. Centenas de jornalistas manifestam-se

Repórteres falam em censura e denunciam as mais de mil ações judiciais de que são alvo, bem como as ameaças e pressões políticas.
Argélia

Argélia. Jornalistas presos por cobrirem protestos

Mais de 150 jornalistas protestaram em Argel, esta terça-feira, e vários foram detidos. Multiplicam-se as manifestações contra abusos do presidente Abdelaziz Bouteflika, no poder desde 1999.
Venezuela

Jornalistas que irritaram Maduro vão ser expulsos

786
Nicolás Maduro não terá gostado de uma pergunta sobre fraude eleitoral feita pelos jornalistas da Univision, nem de ver um vídeo com crianças a comer do lixo. Os repórteres vão ser deportados.
Liberdade de Imprensa

Milhares de eslovacos homenageiam jornalista morto

Protesto quis reclamar uma investigação imparcial sobre o assassinato e denunciar que ninguém foi acusado pelo crime. Kuciak investigava assuntos de corrupção, tendo provocado a demissão do governo.
Liberdade de Imprensa

Venezuela. Jornalistas franceses foram libertados

Pierre Caillé e Baptiste des Monstiers estão bem e devem regressar a Paris em breve. Os jornalistas partiram para a Venezuela para acompanhar a crise política e foram detidos enquanto filmavam.
Arábia Saudita

Telemóvel espiado comprometeu Khashoggi

O programa de origem israelita Pegasus terá, alegadamente, sido instalado no telemóvel de um ativista saudita e revelado as mensagens que os dois homens trocavam.
Arábia Saudita

Khashoggi. 5 penas de morte pedidas no julgamento

O procurador-geral da Arábia Saudita pediu a pena de morte para cinco dos 11 suspeitos acusados do assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, no início do seu julgamento num tribunal de Riade.
Liberdade de Imprensa

Jornalistas mortos em retaliação quase duplicam

O país mais letal para jornalistas este ano foi o Afeganistão, onde 13 jornalistas foram mortos na sequência de atentados reivindicados pelo Estado Islâmico.
Moçambique

Detidos três jornalistas em Moçambique

Os jornalistas comunicaram a sua detenção às 10h36 horas de segunda-feira e informaram que foram detidos pelas Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
Nações Unidas

Khashoggi. Guterres quer investigação credível

154
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas considera "essencial" que se realize uma investigação "credível" sobre o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Crónica

Despedida /premium

166
Foi um gosto ter escrito aqui durante 4 anos e meio, desde o 1º dia. Conheci a ambição, alegrei-me com o crescimento, rejubilei com o sucesso. Escrevi, em total liberdade, sobre os mais variados temas
Estados Unidos da América

Khashoggi. CIA reforça suspeita sobre sauditas

Os senadores norte-americanos que saíram da audiência com a diretora da CIA declararam-se ainda mais convencidos da responsabilidade do príncipe herdeiro saudita no assassínio do jornalista.
Comunicação Social

O Estado não é solução /premium

120
Não há nada que o Estado possa ou deva fazer para salvar grupos de comunicação social que não souberam adaptar-se aos tempos, se penduraram no poder político, perderam leitores e se tornaram obsoletos
Liberdade de Imprensa

Os diários da República /premium

1.559
Nos “media” tradicionais sobram somente a cegueira, que os impede de perceber as causas da sua agonia, e a obediência, que os leva a apoiar os esforços para aplicar rédea curta à devassidão da "net".
Casa Branca

Casa Branca ameaça retirar credencial à CNN

Logo que a decisão do juiz federal caduque, o jornalista será de novo afastado da cobertura informativa da Casa Branca. Jim Acosta ficou sem credencial há nove dias, numa conferência de Imprensa.
Arábia Saudita

Khashoggi. Sauditas pedem pena de morte

104
A pena foi pedida para cinco dos 11 suspeitos de estarem envolvidos na morte do jornalista. O procurador saudita considera que foram estes que ordenaram que Khashoggi fosse drogado e desmembrado.
Estados Unidos da América

Fox News apoia rival CNN em processo contra Trump

128
A Fox News, apoiante declarada de Donald Trump, vai juntar-se à ação legal movida pela rival CNN contra o Presidente dos EUA, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas.
Moçambique

Ministro defende mais liberdade de imprensa

O primeiro-ministro moçambicano defende que liberdade de imprensa constitui um dos pilares do sistema democrático e do exercício da boa governação, porque favorece a livre transmissão de opiniões.
Liberdade de Imprensa

Khashoggi. Vestígios de ácido no consulado saudita

Às suspeitas de desmembramento do corpo do jornalista Jamal Khashoggi, morto no consulado da Arábia Saudita em Istambul, juntam-se agora de que possa ter sido dissolvido em ácido na casa do cônsul.
Arábia Saudita

Khashoggi. CIA terá ouvido gravação da morte

Numa visita secreta, Gina Haspel terá tido acesso à gravação que revela o interrogatório e tortura a que foi sujeito o jornalista antes de ser morto, noticiou o jornal The Washington Post.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan revela a verdade sobre jornalista saudita

Num discurso proferido numa cerimónia pública, Recep Tayyip Erdogan disse pretender "que se faça justiça" e que "toda a verdade será revelada", "a verdade nua".
Canadá

Canadá cancela venda de armas à Arábia Saudita

119
O primeiro-ministro do Canadá admitiu cancelar um grande contrato de venda de armas à Arábia Saudita, na sequência da morte do jornalista Jamal Khashoggi.
Liberdade de Imprensa

França e Alemanha exigem explicações

Alemanha considerou "insuficientes" as explicações da Arábia Saudita sobre morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi. França exige "investigação exaustiva" de questões que permanecem "sem resposta".
Liberdade de Imprensa

Khashoggi. Turquia promete revelar tudo

A Turquia vai fazer uma investigação independente. Numan Kurtulmus, do Partido Justiça e Desenvolvimento, diz que "não é possível à administração saudita ficar de fora deste crime, caso se confirme".
Liberdade de Imprensa

Trump aceita explicações sobre morte do jornalista

Esta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos aceitou as explicações dadas pela Riade. No dia anterior disse que teriam de existir consequências graves.
Liberdade de Imprensa

Guterres preocupado com morte de Khashoggi

112
De a acordo com um comunicado divulgado pela ONU, António Guterres aponta para a "necessidade de uma investigação rápida, completa e transparente sobre as circunstâncias da morte" de Jamal Khashoggi.
Liberdade de Expressão

Jamal Khashoggi está morto, diz a Arábia Saudita

202
A imprensa estatal da Arábia Saudita afirma que Jamal Khashoggi morreu na sequência de troca de murros com homens com quem se ia encontrar no consulado. 18 sauditas terão sido detidos.
Arábia Saudita

O saudita crítico que desapareceu sem deixar rasto /premium

Há menos de um ano, o jornalista saudita crítico do regime partilhava os seus receios em entrevista ao Observador. Há uma semana, desapareceu depois de entrar no consulado do seu país na Turquia.
Liberdade de Imprensa

UE alarmada: 3 jornalistas assassinados em um ano

Primeiro foi Daphne Caruana, que noticiava ligação de políticos a offshores. Depois Jan Kuciak, que escrevia sobre corrupção na Eslováquia. Agora foi a búlgara Viktoria Marinova. A UE está alarmada.
Liberdade de Imprensa

Jornalista búlgara violada e morta

7.469
Viktoria Marinova, de 30 anos, investigava casos de corrupção que envolviam fundos da União Europeia. A morte da jornalista está a causar vaga de indignação na Europa.
Liberdade de Imprensa

Jornalista desaparecido em Istambul

A Arábia Saudita declarou esta quinta-feira que Jamal Khashoggi, jornalista saudita crítico do poder em Riade, desapareceu depois de ter saído do consulado do país em Istambul.
Estados Unidos da América

EUA. Senado aprova resolução de apoio a media

149
O Senado dos EUA aprovou hoje por unanimidade uma resolução em que afirma que "a comunicação social não é inimiga do povo", contrariando assim as últimas posições do Presidente Trump.
Presidente Trump

Mais de 100 jornais com editoriais contra Trump

422
Mais de 100 jornais já terão confirmado que vão participar numa ação concertada de protesto contra os ataques de Trump à imprensa livre. Na quinta-feira, todos vão criticar Trump em editoriais.
Estados Unidos da América

Trump ataca media depois de críticas da ONU

Presidente dos EUA reforçou a retórica contra a comunicação social horas depois de representantes da ONU terem feito críticas ao que chamam de "ataques estratégicos" contra a liberdade de imprensa.
Internet

6 respostas sobre a lei que pode mudar a Internet

261
O fim dos memes e uma Internet menos livre ou a solução para as injustiças das discográficas? A nova diretiva dos direitos de autor é esta quinta-feira discutida no Parlamento Europeu.
Liberdade de Imprensa

Jornalistas moçambicanos em risco com as eleições

A organização moçambicana de defesa da liberdade de imprensa receia que figuras de autoridade continuem a ameaçar os jornalistas, sobretudo com o aproximar das eleições.
Angola

Liberdade de imprensa vive "avanços e recuos"

No dia mundial da Liberdade de Imprensa, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos aproveitou a oportunidade para afirmar que a liberdade de imprensa no país continua a sofrer "avanços e recuos".
Moçambique

Moçambique celebra Dia da Liberdade de Imprensa

Presidente de Moçambique defendeu que os jornalistas devem procurar um equilíbrio entre interesse público e direito à privacidade e abster-se de contrariar direitos e liberdades constitucionais.
Observador

Observador Premium: uma mensagem do publisher

É feliz coincidência lançarmos o programa de assinaturas na véspera do Dia da Liberdade de Imprensa: não há cidadania sem liberdade de imprensa, nem liberdade de imprensa sem envolvimento dos cidadãos
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente defende liberdade de expressão

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, defendeu esta quinta-feira que a liberdade de expressão e de imprensa devem ser preservadas, salientando que todos devem exprimir-se livremente.
Estados Unidos da América

Como a imprensa portuguesa viu Luther King

163
Não se escreveu "I have a dream", mas houve entrevista exclusiva e ampla cobertura do homicídio. No dia em que se assinalam 50 anos da morte do ativista, uma viagem aos recortes de jornal da época.
Liberdade de Imprensa

A obsessão com a “direita radical” do Observador

488
Para gente como Loff, Daniel Oliveira e outros da extrema esquerda, vozes liberais como as do Observador são “radicais”. Pelo que me toca é um elogio ser visto como um “radical” pela esquerda marxista
Sporting

Atletas evitam jornalistas por ordem da direção

413
Atletas do Sporting evitaram contactos com jornalistas, dando cumprimento a instruções da direção do clube, um dia depois de o presidente da instituição ter apelado a um boicote à comunicação social.
Turquia

Erdogan: País é exemplo de liberdade de imprensa

585
O Presidente da Turquia assegurou que o seu país, onde estão detidos 165 jornalistas, é um exemplo de liberdade de imprensa e que vai continuar a pugnar pela livre expressão das ideias.
Guiné Equatorial

Amnistia exige libertação de cartoonista

A Amnistia Internacional exigiu esta quinta-feira a libertação "imediata e incondicional" de um cartoonista crítico do regime da Guiné Equatorial, que está preso há dois meses sem acusação.
Angola

Angola. Presidente faz apelo à comunicação social

159
João Lourenço pediu aos novos administradores da comunicação social angolana para servirem o interesse público. O presidente exonerou em novembro todas as administrações das empresas públicas.
Liberdade de Imprensa

O PS e a ameaça de Sócrates à democracia

1.641
Os ataques de Costa à PT, depois da compra da Media Capital (é importante sublinhar) e os comentários de Ferro Rodrigues sobre a justiça são sinais de que os velhos vícios não desapareceram.
Liberdade de Imprensa

Valham-nos os jornais

544
O que se saberia sobre Pedrógão Grande ou favorecimentos políticos sem (entre outras) as reportagens de Público, Expresso e Observador? É a imprensa portuguesa quem ainda oferece dignidade ao regime.
Crónica

Liberdade de Impressão

Na maioria dos casos, as outras pessoas não costumarem ficar impressionadas com as nossas opiniões; ocupadas com o que haverão de dizer, não mostram no geral interesse por aquilo que nós temos a dizer
Presidente Trump

Albright "triste e perturbada" com Trump

A antiga chefe da diplomacia norte-americana Madeleine Albright disse-se "muito perturbada e triste" com a abordagem política de Donald Trump. "O jornalismo é a resposta", disse.
Liberdade de Imprensa

Trump cria "incerteza" sobre liberdade de imprensa

Trump criou um ambiente de "ansiedade e incerteza" sobre a liberdade de imprensa devido às ameaças e ataques contra os media nos EUA, refere relatório da Sociedade Interamericana de Imprensa.
Comunicação Social

Liberdade de imprensa e ciclos eleitorais

100
Há imenso trabalho científico sobre a correlação fortíssima entre a saúde da democracia e a liberdade de imprensa. E com uma imprensa mais livre a capacidade de manipulação das contas públicas diminui
Estados Unidos da América

Trump. McCain defende liberdade de imprensa

1.005
Em entrevista à NBC, o senador do Arizona disse temer que, sem a liberdade de imprensa, "percamos muitas das nossas liberdades individuais ao longo do tempo". "É assim que os ditadores começam."
Comunicação Social

Angola. Influência nos media em Portugal preocupa

O relatório mundial da Freedom House demonstra preocupação sobre a influência de Angola nos meios de comunicação social portugueses atingindo jornalistas e provocando casos de autocensura.
Liberdade de Imprensa

Liberdade de expressão: Portugal condenado de novo

5.222
Portugal voltou a ser condenado no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem num caso de liberdade de expressão. Em causa um editorial de José Manuel Fernandes, no Público, sobre Noronha do Nascimento.
Jornalismo

Um terço dos jornalistas diz ser alvo de pressões

127
Um estudo realizado por um investigador da Universidade de Coimbra conclui que 35,7% dos jornalistas inquiridos são alvo de pressões externas.
Human Rights Watch

Legislação angolana ameaça liberdade de imprensa

A organização Human Rights Watch (HRW) alertou que a nova legislação para a comunicação social em Angola ameaça a liberdade de imprensa e apelou ao presidente para que não a promulgue.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)