O Benfica tem esta quarta-feira um encontro decisivo para se manter na luta pelo apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, estando obrigado a conquistar pontos na visita aos russos do Zenit.
Atualmente no último lugar do grupo C, em igualdade pontual com o Zenit, os “encarnados” estão proibidos de perder frente à equipa de André Villas-Boas, pois ficariam fora da Liga dos Campeões e poderiam mesmo ficar afastados das competições europeias, em caso de vitória do Mónaco em Leverkusen.
Na melhor série de resultados da temporada — a goleada imposta ao Moreirense (4-1), na Taça de Portugal, foi o quarto triunfo consecutivo -, o Benfica tenta ser a primeira equipa a vencer no estádio Petrovski.
Em seis encontros em São Petersburgo, as equipas portuguesas perderam quatro vezes e apenas Nacional e FC Porto conseguiram pontuar, sendo que os “encarnados” perderam na única visita ao Zenit (3-2), em 2012, embora tivessem passado à ronda seguinte da Liga Europa.
Na Rússia, o treinador Jorge Jesus já pode contar com Maxi Pereira e Lima, que falharam a partida com o Moreirense.
Uma vitória sobre o Benfica garante ao Zenit, de Danny e Luís Neto, pelo menos o acesso à Liga Europa, ficando por decidir na próxima ronda, com o Mónaco, o apuramento para os oitavos de final.
Além do Bayer Leverkusen, que precisa de um empate para se qualificar, também Atlético de Madrid, finalista vencido, Basileia e Arsenal podem garantir o apuramento para os oitavos de final.