O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, visita hoje o contingente de 181 militares portugueses destacados na missão da NATO no Kosovo, tendo ainda previsto um encontro com a Presidente da República daquele país.

Depois de uma cerimónia militar ao final da manhã, José Pedro Aguiar-Branco terá o tradicional almoço de Natal com o contingente português estacionado no campo militar de “Slim Lines”, em Pristina, capital do Kosovo.

À tarde, o ministro da Defesa Nacional tem ainda na agenda uma audiência com a Presidente da República do Kosovo, Atifete Jahjaga, e um encontro com o comandante desta missão da Aliança Atlântica (KFOR), o general italiano Francesco Figliuolo.

Como é hábito nas visitas às forças nacionais destacadas, Aguiar-Branco será acompanhado pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Pina Monteiro.

Atualmente, o contingente português no Kosovo é constituído por 181 militares (177 como força de reserva e quatro no quartel-general da KFOR), sendo comandado pelo tenente-coronel Tavares das Neves.

Portugal participa na missão da KFOR desde o seu início, em 1999, funcionando há vários anos como batalhão de reserva tática do comandante da missão.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR