Bobby Keys, o saxofonista dos Rolling Stones, morreu terça-feira, em casa, aos 70 anos. Natural do Texas, com muitos quilómetros e cantorias nas pernas e sopros, Keys ficará para sempre lembrado pelo solo na música “Brown Sugar”, conta a Time. Essa canção surgiu algures entre 1970 e 1971, na festa de aniversário de Keys e Keith Richards, outro membro da banda.

“‘Brown Sugar’ originalmente tinha um solo de guitarra. (…) Mas estava a haver uma festa de aniversário comigo, Keith, Eric Clapton, George Harrison, Ringo e Keith Moon, e mais gente, e começámos a curtir. Não me lembro exatamente como aconteceu, mas acabámos a tocar ‘Brown Sugar’. E toquei-a a solo. Jimmy Miller, que estava lá nessa noite, e Mick [Jagger] disseram ‘podes fazer isso outra vez?’… Foi assim o primeiro take da música”, lembrou Keys à revista Rolling Stone, em 2012.

“Perdi o meu maior companheiro do mundo, e não consigo expressar o sentimento de tristeza que sinto, embora o Bobby me fosse dizer para me alegrar”, escreveu Keith Richards, num papel publicado depois na sua conta no Facebook.

https://www.youtube.com/watch?v=J5e3zQn6Dr8

Também a banda comentou, via Twitter, a morte do famoso saxofonista. “O Bobby deu uma contribuição única na banda desde os anos 60. Sentiremos imensamente a falta dele”. Já o New York Times recorda que Keys nunca aprendeu música e que era um “rock ‘n’ roller na expressão máxima do termo”. Mas o artista nem sempre esteve com a banda. A CNN lembra que Keys abandonou a banda na década de 70 e que voltou quase duas décadas depois.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Fumei marijuana nos últimos 50 anos e nunca deixo um dia passar sem ir para a cadeia. Sou um devoto fumador de marijuana. Fui, serei, não vejo nada de errado com isso exceto o preço”, disse em entrevista à Rolling Stone, em 2012, o que ajuda a perceber a forma como viva.

O NYT conta ainda que Keys queria ser guitarrista, mas que não tinha dinheiro para a guitarra e, por isso, aliado à lesão que resultou da prática do baseball no liceu, acabou agarrado ao saxofone. “Não foi uma grande perda”, escreveu Keys mais tarde. “a única forma de ir aos jogos de futebol e estar envolvido no programa foi juntar-me à banda. O único instrumento que lhes faltava, absolutamente o único disponível, era o saxofone, no qual eu nem fazia ideia de como colocar os lábios.”

Bobby Keys estava doente e morreu em casa, em Franklin, nos Estados Unidos. O músico colaborou ainda com outros artistas como os Beatles, Eric Clapton, Joe Cocker, Carly Simon e Marvin Gaye.