A Presidência da República vai disponibilizar uma base de dados com as intervenções de todos os chefes de Estado desde a implantação da República, em 1910, a partir de sexta-feira, na sua página da Internet.

A base de dados “Intervenções dos Presidentes da República” dará acesso “ao texto integral de cerca de 5000 intervenções” – discursos, declarações, comunicações, mensagens e entrevistas — de chefes do Estado, assinalou Belém, em comunicado hoje divulgado.

“Disponibilizada através da página oficial da Presidência da República, a base de dados referencia e dá acesso ao texto integral de cerca de 5000 intervenções — designadamente discursos, declarações, comunicações, mensagens e entrevistas –, tendo sido desenvolvida, e sendo continuamente atualizada, no âmbito da atividade da Direção de Serviços de Documentação e Arquivo da Secretaria Geral da Presidência da República.

“Cobrindo, atualmente, e de forma exaustiva, o período posterior ao 25 de abril de 1974, este repositório reúne, assim, as intervenções dos Presidentes António de Spínola, Francisco Costa Gomes, António Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio, bem como as que o Presidente Aníbal Cavaco Silva proferiu até ao momento. Por outro lado, inclui já mais de meio milhar de intervenções de oito Chefes de Estado da 1ª República e do Estado Novo”, pode ler-se.

Para a Presidência da República, o acervo documental “assume elevada relevância política e histórica”, constituindo “um importante contributo cultural e cívico, enquanto veículo de informação ao serviço dos cidadãos, incluindo os portugueses da Diáspora, bem como ferramenta de trabalho para a comunidade académica nacional e para investigadores de outros países, principalmente nos domínios da Ciência Política e da História Contemporânea de Portugal”.

Desenvolvida e atualizada pelos serviços de documentação e arquivo de Belém, a base de dados pode ser acedida através da página da Presidência da República na Internet ou diretamente em www.biblioteca.presidencia.pt.