Norte

No domingo, o Christmas Bazaar vai até ao Hotel de Guimarães, na “Cidade Berço”. Entre as 10h00 e as 19h00, vão estar expostos produtos ligados às artes e à moda, muitos deles vocacionados para a maternidade e para as crianças. Quem sabe se não está aqui a prenda de Natal perfeita.

Até 14 de dezembro, o Douro Film Harvest leva a concurso 22 filmes. O arranque da competição acontece na vila de Santa Marta de Penaguião, em Vila Real, passando ainda por Sabrosa e acabando depois no Porto. Fora da competição, destaque para dois filmes que integram a secção “Harvest Selection” que, este ano, homenageia Oliver Stone. “The Ultimate Cut”, em estreia na Europa, e “South of the Border”, ambos do realizador norte-americano. O festival combina o cinema com gastronomia e vinhos, numa amostra do melhor que o norte tem para oferecer.

O quinteto lisboeta Gala Drop é o convidado deste sábado do ciclo GNRation. O concerto acontece este sábado, às 22h30, no Black Box, em Braga, e vão poder ouvir-se as canções do segundo disco II, lançado em novembro. Bilhetes a seis euros.

Ainda no cinema, começa esta quinta-feira a primeira edição do festival de cinema Porto/Post/Doc. Não conformada com o encerramento de salas de cinema na Invicta, uma nova associação portuense vai exibir no Porto 50 filmes documentais de vários países, até 13 de dezembro. Mas também prometem algumas formas de ficção no programa. Os filmes portugueses vão estar em destaque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Porto já está vestido a rigor para o Natal. Para além dos eventos e das iluminações, este ano há duas pistas de gelo a funcionar, na Praça D. João I e na Rotunda da Boavista. O acesso é gratuito e, até dia 11 de janeiro, ambas funcionam o horário de funcionamento sexta-feira e até ao dia 11 de janeiro, As mesmas serão de acesso livre durante as manhãs, à semana entre as 9h30 e as 14h30, e entre as 9h30 e as 12h30 nos feriados e fins de semana. À tarde e à noite, o funcionamento é concessionado.

comic-con

O super evento de cultura pop chega pela primeira vez a Portugal. ©Divulgação

A notícia da estreia da Comic Con em Portugal fez a felicidade de geeks e não geeks. O evento vai decorrer entre sexta-feira e domingo na Exponor, em Matosinhos, e por lá vão passar, por exemplo, alguns atores da série “Guerra dos Tronos” e “Arrow”. A televisão, o cinema, a banda desenhada e os videojogos vão estar em destaque durante os três dias. O melhor é reservar um bilhete e ir espreitar a chegada do super evento internacional a Portugal.

Para quem gosta de petiscar, o Porto.Come regressa à Alfândega do Porto, de 6 a 8 de dezembro, onde não vão faltar os petiscos e a gastronomia típica da cidade. Entre os vários eventos (showcookings, degustações e muitas provas de vinhos), o público poderá assistir (e licitar) a um leilão de vinhos raros.

Centro

Fica no Singelo“, o espetáculo de dança contemporânea de Clara Andrematt em coproduçao com PédeXumbo, sobe ao palco do Cine-Teatro de Estarreja esta sexta-feira, às 21h30. Parte-se do contexto da dança e da música tradicional portuguesa, explorando-se as mais variadas manifestações numa abordagem contemporânea. Os bilhetes custam seis euros.

A partir desta sexta-feira, Óbidos passa a chamar-se Vila Natal. Dentro e fora das muralhas do Castelo, não estranhe se vir duendes e o próprio Pai Natal a passear. Pista com rampas de gelo, um carrossel e uma pequena roda gigante, labirintos, espaços de magia e a casa do Pai Natal são algumas das atrações. A Óbidos Vila Natal terá as portas abertas até dia 4 de janeiro. O melhor é consultar os horários e preços na página oficial.

Para quem prefere guitarras e rock a músicas de Natal, tem em Torres Vedras uma boa escapatória. Os portugueses Linda Martini vão dar um concerto esta sexta-feira no Transforma.CAIXA (no número 8 da Praça Município), às 22h00. Os bilhetes custam sete euros e podem incluir algum mosh.

rock in rio, linda martini,

Os Linda Martini vão dar rock em Torres Vedras. © Hugo Amaral

Sul

Até domingo, entre as 11h00 e as 21h00, o Campo Pequeno, em Lisboa, acolhe o já habitual Mercado de Natal “português e solidário”. Artesanato, livros, brinquedos, produtos gourmet e biológicos, decoração, joalharia, moda, miniaturas, artes plásticas, louças e cerâmica são algumas das ofertas presentes nas cerca de 120 bancas. Tudo português, garante a organização. A entrada custa um euro, mas esse valor é dedutível em compras iguais ou superiores a oito euros.

Há um bom motivo para ir até ao Mercado da Ribeira. Acaba de inaugurar a Underdogs Art Store, uma galeria com curadoria de Pauline Foessel e do artista português Vhils. O novo espaço só fica durante o mês de dezembro, a partir daí muda para um local permanente no mercado, com uma área de 63 metros quadrados, funcionando como uma montra para os projetos artísticos que a plataforma tem desenvolvido em Lisboa. Para assinalar a abertura da Underdogs Art Store foram convidados vários artistas, entre consagrados e novos talentos, portugueses e estrangeiros, a criar uma série de serigrafias originais e exclusivas que irão estar à venda nas novas instalações. Vê-las de perto não custa nada.

O pianista Júlio Resende vai dar três concertos especiais no Hot Clube de Portugal, em Lisboa, esta quinta, sexta e sábado, às 22h30. O novo projeto “o Fado e o Jazz” vai contar com as participações de Ana Bacalhau, Cuca Roseta e Ricardo Toscano. Amália estará sempre presente, já que Júlio Resende lhe dedicou o último disco. A entrada custa 7,50 euros.

O lisboeta Bairro Alto está a soprar 501 velas e as comemorações vão ser longas e variadas. O fado não podia faltar e, esta sexta-feira e sábado, não faltarão momentos musicais em vários restaurantes e tascas.

kilimanjaro

“Kilimanjaro”, ou a vida de Hemingway”, para ver em Almada. ©Rui Carlos Mateus

O encenador Rodrigo Fonseca inspirou-se nos contos de Ernest Hemingway para criar “Kilimanjaro“, uma peça de teatro onde as palavras ficcionais do escritor contam a vida, os medos e as amarguras do Nobel da Literatura. Aquela que é a última estreia do ano da Companhia de Teatro de Almada sobe ao palco a partir desta sexta-feira, às 21h30, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. Os bilhetes custam 13 euros.

Depois do grande concerto no Coliseu dos Recreios, esta quinta-feira, os Dead Combo descem até ao Teatro Pax Julia, em Beja, este sábado às 21h30. A digressão de “A Bunch of Meninos” já percorreu o país e até o estrangeiro, pelo que já não haverá muitas mais oportunidades para ver ao vivo Tó Trips e Pedro Gonçalves com este espetáculo e respetivo cenário preparado para o efeito. Serão 10 euros bem gastos.

Os doces conventuais e palacianos vão ser as “estrelas” da 15.ª Mostra de Doçaria em Alcáçovas, em Évora, a partir de sexta-feira, um evento que, este ano, reúne 25 doceiros de vários pontos do país. Bolo Real, Bolo Conde de Alcáçovas, Sardinhas Albardadas e Amores de Viana vão ser os “cartões-de-visita” da mostra, que não se fica só pela doçaria.  O programa integra várias atuações musicais, nomeadamente do grupo Perquartet Brass Ensemble e da Banda da Sociedade União Alcaçovense. Espetáculos com os Duo Encore, The Swing of Things, Quatro e Meia, Sax & Emotions, Banda Maior e grupo Saint Dominic’s Gospel Choir também estão agendados.