Dizer que o seu trabalho é distribuir prendas a todas as crianças seria redutor. O trabalho de Pai Natal inclui papéis tão vastos como condutor de rena, cliente profissional ou, mesmo, o de investigador (ter que saber se uma pessoa se portou bem ou mal). E foi em consideração a todos estes fatores que o site Insure.com calculou um hipotético salário anual para o São Nicolau. A ser pago, o Pai Natal deveria auferir mais de 113 mil euros por ano, um valor muito superior ao que uma mãe receberia se fosse paga por todas as tarefas que tem em casa.

O site em questão não está a falar dos falsos Pais Natal, aqueles que são pagos à hora para posar para a fotografia com uma criança ao colo. O site faz, sim, os cálculos aos ganhos do verdadeiro Pai Natal pensando nas suas funções. Não esquecer que durante todo o ano, o São Nicolau trabalha na fábrica dos brinquedos, um trabalho que cai nas tabelas salariais da engenharia industrial. A estas atribuições, acresce a capacidade de pilotar as renas, um trabalho que encarece numa altura com feriados, como é o caso do Natal.

Na verdade, o Insure.com elabora um índice onde enumera 15 diferentes componentes do trabalho do São Nicolau, como a de ler a correspondência, fazer compras e embrulhar presentes, e cada uma tem um valor específico.

A Money vai mais longe e compara igualmente a função de mãe seguindo os mesmos critérios. Conclui-se que um Pai Natal consegue ganhar mais de 16 mil euros anuais que uma mãe, cujas tarefas passam por lavar a loiça, limpar a casa, ser cozinheira ou mesmo psicóloga.

O Índice criado para calcular o vencimento do Pai Natal não é brincadeira, contabiliza o total de horas de trabalho e os valores tabelados para cada uma das funções.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR