Os argumentos são tão duros que a vice-presidente da Sony Pictures chega a chamá-los de “ameaças”. O produtor de filmes como “Este País Não é Para Velhos” ou a “Rede Social” andou nove meses a trocar mails sobre o quarto filme de Angelina Jolie, um remake da “Cléopatra”, até que se irritou e disse o que pensava: “Ela é uma pirralha mimada com um talento mínimo”. Scott Rudin escreveu ainda que caso a Sony avançasse com a produção do filme seria alvo de “chacota” de toda a indústria cinematográfica.

Os nove meses de emails entre Scott Rudin e Amy Pascal são uma gota no oceano de informação que um grupo de hackers, que se autointitulou de “Guardians of Peace” (Guardiões da Paz), conseguiu violar e colocar online. Há guiões de filmes, números de telefone de produtores e de agentes de atores e atrizes de Hollywood e se revelam cachets pagos e os nomes fictícios que as estrelas usam para passar despercebidas. Há também muitas trocas de correio mais azedas, como a de Scott Rudin com Amy Pascal.

No centro da conversa, que decorreu entre 27 de fevereiro e 19 de novembro, está o filme sobre a vida de Steve Jobs, escrito por Aaron Sorkin. Segundo os e-mails agora tornados públicos, Jolie estaria contra a escolha de David Ficher para realizar “Jobs” no lugar do seu grande projeto: o remake do filme “Cleópatra”.

Pascal acaba por pedir a Rudin, produtor do “Jobs”, que fale com ela. E ele responde-lhe que o melhor é que ela “cale a Angie” antes que ela torne “difícil” o David fazer o “Jobs”. Pascal, num outro e-mail, avisa-o para acabar com as ameaças. Os ânimos exaltam-se. E Rudin acaba por dizer o que pensa:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu já lhe disse exatamente como eu quero tratar isto. Não estou minimamente interessado em apoiar um banho de ego de 180 milhões (de dólares). Ambos sabemos que isso irá destruir a nossa carreira. E eu não vou fazê-lo por causa de uma pirralha mimada com talento mínimo. (….) Não tenho nenhum desejo de fazer um filme com ela ou com qualquer pessoa que ela dirija e que nós não. (…) Ela é uma celebridade e a última coisa que alguém precisa é de fazer uma bomba gigante com ela que qualquer tolo pode vir ver. Vamos acabar por ser motivo de chacota da nossa indústria e vamos merecer isso. Uma coisa tão clara que não percebo porque continuamos a perder o nosso tempo com isto.”

Rudin não foi apenas duro com Angelina Jolie. Noutro e-mail atacou também Megan Ellison (lembra-se da “Golpada Americana”?), a produtora que é filha do bilionário Larry Ellsion. “É uma bipolar de 28 anos lunática”. Ela já lhe respondeu via Twitter:

Segundo o The Telegraph, este não é o único episódio quente entre os mails aos quais o grupo de hackers conseguiu aceder. O ataque informático permitiu saber que a Sony quer que o seu próximo filme, o “Jump Street”, seja um cruzamento com o “Men in Black”. Ou que a Marvel queria que o “Homem Aranha” aparecesse no “Capitão América”. O que não vai acontecer.

Foram ainda revelados os nomes que algumas estrelas usam para proteger a sua privacidade, para reservas em hotéis, viagens ou aluguer de carros. Jude Law, por exemplo, é o “Sr. Perry” enquanto o Tom Hanks é o “Harry Lauder” ou o “Johnny Madrid”.

Antes de divulgar os mails da produtora Sony Pictures, o grupo de hackers ainda terá pedido uma compensação monetária pelo material. Mas não terá conseguido. Até agora a Sony Pictures recusou afirmar se os vários mails que circulam pela internet são genuínos.