O espaço aéreo de Londres esteve muito condicionado esta sexta-feira e vários voos foram cancelados ou desviados. A empresa britânica de controlo de tráfego aéreo teve problemas informáticos, mas o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo (NATS) anunciou às 16h21 que “o sistema foi restaurado” e que o funcionamento normal será retomado em breve. Os voos de, e para, o Reino Unido continuam condicionados.

De acordo com os meios de comunicação britânicos, o problema deveu-se a uma falha no servidor dos dados dos voos em Londres, o que impedia o controlo aéreo.

O NATS anunciou, em comunicado, que “todas as ações possíveis” estavam a ser tomadas para resolver o problema”. O aeroporto de Manchester, não afetado, prontificou-se a receber voos originalmente destinados à capital britânica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O problema acontece num dos momentos de maior tráfego em Londres, o início do fim de semana. Os vários cancelamentos causados pela avaria vão provocar vários atrasos ao longo do dia.

O NATS já disse que foi aberta uma investigação para encontrar o motivo da falha, que, ao contrário do que foi inicialmente avançado, não se deveu a uma falta de energia.