Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Keira Knightley tem um novo papel entre mãos — e não, não inclui vestidos de época nem interpretações dramáticas. Aos 29 anos, a atriz está à espera do primeiro filho com o músico James Righton. É a Elle britânica que avança a notícia, explicando que confirmou a informação junto do porta-voz de Knightley. O feliz casal, segundo consta, não fará mais comentários sobre o assunto.

Os rumores já circulavam há algum tempo, depois de a atriz ter evitado beber álcool no evento cinematográfico Moet British Independent Film Awards. O Page Six, do New York Post, dava a notícia na quarta-feira baseando-se em “fontes múltiplas”. No entanto, a confirmação oficial chegou apenas esta sexta-feira e já invadiu a imprensa internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já antes Knightley, que se casou com a estrela da banda Klaxons em maio de 2013, tinha falado publicamente na ambição em constituir família. Em 2012, por exemplo, a atriz disse à Vogue que não queria de forma nenhuma “negar a sua feminilidade”, mas que também não desejava ficar em casa a tomar conta dos filhos. O assunto veio novamente à baila numa entrevista à Glamour, datada de outubro, onde diz que aconselharia a filha (caso tivesse uma) a ficar longe de uma carreira de atriz, tendo em conta que o mundo da representação anda de mãos dadas com uma “rejeição de partir o coração” e o ideal seria uma profissão mais “estável” e “útil” — como médica ou advogada.

“Imagino que se ela quisesse representar, eu não teria outra escolha, mas certamente que não o recomendaria (…) Consegue ser completamente devastador para a maior parte das pessoas que o faz [representar], porque a quantidade de rejeição é enorme. E não interessa o tipo de pessoa que se é (…) Mesmo que se seja muito bem-sucedida, passa-se na mesma por muita rejeição”, contou à Glamour.

Atualmente, Knightley vive dias de sucesso profissional — foi nomeada para os Globos de Ouro na categoria de melhor atriz secundária pela sua performance ao lado do ator Benedict Cumberbatch no filme O Jogo da Imitação, que chega às salas de cinema portuguesas a 15 de janeiro.