O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o território continental e o arquipélago da Madeira em aviso amarelo, segundo o qual há “situação de risco para determinadas atividades”. Este aviso amarelo, segundo o IPMA, aconselha a “acompanhar a evolução das condições meteorológicas”.

No distrito de Lisboa, a previsão é de “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo” até às 09h00 de domingo e no litoral, agitação marítima com ondas de noroeste até quatro metros e meio, até à meia-noite de segunda-feira.

No distrito de Bragança prevê-se queda de neve acima dos 1.000 a 1.200 metros de altitude, até às 15h00 de domingo, a mesma previsão para o distrito de Viseu, este com “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo”. No distrito de Vila Real está previsto queda de neve acima dos 800 a 1.000 metros de altitude até às 03h00 da madrugada de domingo.

Para o distrito de Évora o IPMA prevê até às 15h00 de domingo, “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo”. No vizinho distrito alto-alentejano de Portalegre prevê-se “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo”, até às 09h00 de domingo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Baixo Alentejo, para o distrito de Beja a previsão é de “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo”, até às 15h00 de domingo, e no litoral, até à meia-noite de segunda-feira, ondas de noroeste até quatro metros e meio.

No distrito do Porto está previsto a queda de neve acima dos 1.000 a 1.200 metros de altitude, até às 12h00 de domingo e no litoral “agitação marítima com ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio até 03h00 da madrugada de domingo.

A agitação marítima na costa do distrito de Aveiro, deve registar até ao meio dia de domingo ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio, estando ainda previsto para este distrito “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo”, até às 03h00 da madrugada de domingo.

No distrito de Coimbra até às 03:00 da madrugada de domingo prevê-se a queda de neve acima dos mil metros de altitude, e aguaceiros “por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo”. No litoral as ondas de noroeste podem atingir os quatro metros e meio.

Em Castelo Branco, para o distrito da beira baixa, prevê-se, segundo o IPMA, “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo, até às 09h00 de domingo e queda de neve acima dos 1.000 metros até às 03h00 da madrugada de domingo. No distrito minhoto de Viana do Castelo está previsto queda de neve acima dos 800 a 1,000 metros de altitude, até às 03h00 da madrugada de domingo, e na orla marítima, ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio até às 12h00 de domingo.

No vizinho distrito de Braga, na costa prevê-se ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio até às 12h00 de domingo, e queda de neve até às 03:00 de domingo nos pontos acima de 800 metros de altitude. No distrito da Guarda até às 03h00 da madrugada de domingo, prevê-se queda de neve acima dos 1.000 a 1.200 metros de altitude e “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo”.

No distrito de Leiria, prevê-se “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo”, até às 03h00 da madrugada de domingo e na costa ondas de noroeste até quatro metros e meio.

No distrito de Faro, até às 15h00 de domingo o IPMA prevê “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo”, e vento até às 06h00 de domingo deve soprar do quadrante oeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora. Na orla marítima prevê-se até à meia-noite de segunda-feira ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio.

Para o distrito de Setúbal, o IPMA prevê “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo, até às 15h00 de domingo e na costa marítima ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio até à meia-noite de segunda-feira. Para o distrito de Santarém, o IPMA prevê aguaceiros, “por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo”, até às 09h00 de domingo.

Aviso amarelo também para o arquipélago da Madeira, com “períodos de céu muito nublado, aguaceiros nas vertentes norte e terras altas, que serão de neve acima dos 1.200 metros de altitude, vento forte de norte, com rajadas até 90 quilómetros/hora nas vertentes norte da Madeira e na ilha de Porto Santo até ao final da tarde de hoje.