O filme “O lobo de Wall Street” (2013), de Martin Scorsese, foi o mais pirateado este ano na Internet, segundo a publicação Variety. O filme, que somou cinco nomeações para os Óscares, teve mais de 30 milhões de descarregamentos ilegais na Internet entre 1 de janeiro e 23 de dezembro, afirma a Variety, citando dados da empresa Excipio, que deteta infrações cometidas na Internet no que toca a direitos de autor.

A par de “O lobo de Wall Street”, os outros dois filmes mais pirateados este ano foram a animação “Frozen – o reino do gelo”, o mais recente sucesso da Disney, de Chris Buck e Jennifer Lee, e “Gravidade”, de Alfonso Cuarón, com cerca de 29 milhões de “downloads” cada.

A publicação elencou os vinte filmes mais pirateados, grande parte deles sucessos de bilheteira nos Estados Unidos, entre os quais “Hobbit: A desolação de Smaug”, de Peter Jackson, “12 anos escravo”, de Steve McQueen, premiado este ano com o Óscar de melhor filme, “Golpada americana”, de David O. Russell, e “Godzilla”, de Gareth Edwards, este estreado em maio passado nos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR