As empresas portuguesas NOESIS e ColorADD estabeleceram uma parceria para ajudar os daltónicos a identificar as cores nas páginas da internet. Porque é que isto é importante? Porque os websites são desenhados com cores que os daltónicos veem de forma diferente.
Existem várias formas de daltonismo, uma condição geralmente de origem genética, em que o indivíduo interpreta as cores de forma diferente. O exemplo mais característico é a distinção entre o verde e o vermelho, com implicações no dia-a-dia. No trânsito, por exemplo, para distinguir num semáforo o sinal verde do vermelho — o daltónico acaba por se concentrar na posição da luz acesa, em vez da cor em si mesma. Outro exemplo: escolher a roupa que se veste.
Para ajudar os daltónicos a interpretar as cores do mundo que o rodeia, a empresa portuguesa ColorADD criou um código de símbolos para ajudar os daltónicos a distinguir as cores primárias. A ideia rendeu prémios e a notícia correu mundo. Miguel Neiva, da ColorADD, explica a ideia e o projeto nesta apresentação na TEDxO’Porto (2011):
De uma maneira geral, com mais ou menos ajuda, a vida dos daltónicos é relativamente normal, mas a experiência sensorial num mundo cada vez mais inundado de cor não tem uma tradução direta. As páginas na internet, por exemplo, são desenhadas com cuidado para ser apelativas, para se distinguirem entre os milhões que inundam a internet. Os daltónicos, porque confundem as cores, ficam de fora.
Nesse sentido, a parceria entre a ColorADD e a NOESIS pretende ajudar os daltónicos a navegar pela internet com uma noção real das cores apresentadas em cada site. A solução chama-se ColorADD Web Picker (CWP), funciona em javascript (uma linguagem de programação) e será fácil de integrar em qualquer website, surgindo automaticamente ao utilizador na lateral do browser, no computador e nos dispositivos móveis.
Em comunicado, Alexandre Rosa da NOESIS afirma que “o CWP é um projeto entusiasmante e desafiante porque, através dele, conseguimos não só oferecer um serviço de qualidade à ColorADD mas também ajudar os cerca de 350 milhões de daltónicos em todo o mundo”. Já Miguel Neiva, o criador da ColorADD, sublinha que esta parceria “trará uma elevada capacidade na nossa estratégica de expansão e utilização universal do sistema de identificação de cores, e assim promover mais e melhor acessibilidade, sempre que a cor é um fator de interpretação, orientação ou escolha.”
O ColorADD Web Picker está a ser implementado, para já, apenas em empresas, com um custo ajustado à respetiva dimensão económica. No futuro, tal como o código ColorADD, o objetivo passa por transformar o CWP numa ferramenta universal de simples download pelo utilizador final (b2c), à escala global.