894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mafalda Pratas

Colunista

Artigos publicados

Eleições EUA

As contradições da política Americana (I)

Há uma pergunta que os Democratas terão de fazer: porque é que têm vindo a perder terreno entre as classes trabalhadoras e classes médias quando as suas propostas são, em abstrato, para seu benefício?
Eleições EUA

O regresso de Trump

Por regra quem se foca excessivamente na polarização partidária tende a esquecer um detalhe: 20 a 30% do eleitorado não se identifica com nenhum dos dois partidos. Este eleitorado não está polarizado.
Eleições EUA

A frustração das sondagens

Até à contagem dos votos não saberemos se as empresas de sondagens corrigiram os erros ou se cometeram outros. Até lá, poucos conseguimos retirar das sondagens para além do aborrecido empate técnico.
Prémio Nobel

Um Nobel para as Instituições

Instituições imperfeitas e ligeiramente corruptas, à escala global, podem ser sustentáveis numa democracia imperfeita e, assim, sustentar um desenvolvimento muito aquém do que seria possível.
Eleições EUA

A democracia na América

O Colégio Eleitoral é um resquício de uma era em que as “democracias” não eram totalmente democráticas, em que não se incluía a voz de todos os cidadãos da forma que hoje reconhecemos ser essencial.
Eleições EUA

Caricaturas não são boa análise

Não basta resumirmos a análise política do que se passa do outro lado do Atlântico a caricaturas de grandes blocos sociais e geográficos monolíticos.
TAP

Uma questão emocional

Para que é que se re-nacionalizou, investiu tanto dinheiro, para depois (agora) se re-privatizar novamente a TAP? É esta pergunta a ser respondida: porque é que os portugueses investiram tanto na TAP.
Eleições EUA

Política à americana: mais emoção do que razão

Uma campanha baseada nas expressões simbólicas, nas vibes e nas reacções instintivas de cada eleitor é uma campanha – e uma política – baseada em emoções. O resultado pode ser catastrófico.
Eleições EUA

Escolhas eleitorais e uma batalha de slogans

Walz, sendo de uma pequena comunidade rural do Midwest, parece ser escolha para contrabalançar o perfil de Harris e para apelar a grupos demográficos e classes sociais diferentes. Veremos se resulta.
Eleições EUA

EUA: a eleição presidencial mudou

Veremos se a escolha de VP não custa muito caro a Trump. A verdade é que, quando escolheu JD Vance, Trump concorria contra Biden e tudo parecia indicar que venceria facilmente as eleições de Novembro.
França

França imprevisível?

Depois de Domingo sabemos que o tecto eleitoral da União Nacional existe e que um candidato de centro parece conseguir derrotá-la. Mas se o embate for com a esquerda radical o resultado é imprevisível
Política

As mulheres não votam à direita?

Uma tese especialmente interessante é a de que as mulheres são mais avessas ao risco no plano eleitoral do que os homens. Isto é, as mulheres são menos dadas a votar em partidos novos ou extremistas.
Estados Unidos da América

As guerras dos campus

Estes protestos não são sobre o conflito israelo-palestiniano, mas sobre política norte-americana e ocidental. São a exportação para a política externa de tendências a que infelizmente temos assistido
Partido LIVRE

Primárias abertas: uma boa ideia?

A democracia faz-se pela competição entre partidos e não dentro dos partidos. Defender a ideia de partidos totalmente democráticos internamente é não perceber os fundamentos do regime representativo.
Novo Governo

O nosso equívoco político: governos minoritários

Um terço dos governos Europeus são governos minoritários. Nada têm de invulgar e podem representar bem as sociedades nas quais emergem.
Legislativas 2024

O paradoxo da campanha eleitoral

Porque tem a campanha tendência para ser pouco esclarecedora, supérflua e teatral? Porque a política tem uma série de características que a tornam especialmente propensa à utilização de “bad language"
Educação

Decisões privadas e assuntos públicos

Quando a classe política recusa reconhecer que muitas famílias escolhem sair da escola pública porque acreditam que esta não tem qualidade global suficiente, então temos um problema.
Estados Unidos da América

Donald Trump e a questão do voto popular

A democracia americana tem instituições desadequadas e pouco democráticas se comparadas com outras democracias avançadas, em grande medida porque a Constituição foi pensada para uma era bem diferente.
Mundo

A desinformação da desinformação

O problema da desinformação é não só largamente exagerado como muito mal compreendido. Dizer que é maior do que a guerra, a desigualdade, a migração ou as alterações climáticas parece-me até ridículo.
Política

Nem tudo é populismo

Com toda a conversa sobre o poder do “populismo”, será que afinal os eleitores não votam num partido por causa das suas mensagens populistas? É isso que nos tem dito a investigação mais recente.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.