771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mafalda Pratas

Colunista

Artigos publicados

Legislativas 2024

O paradoxo da campanha eleitoral

Porque tem a campanha tendência para ser pouco esclarecedora, supérflua e teatral? Porque a política tem uma série de características que a tornam especialmente propensa à utilização de “bad language"
Educação

Decisões privadas e assuntos públicos

Quando a classe política recusa reconhecer que muitas famílias escolhem sair da escola pública porque acreditam que esta não tem qualidade global suficiente, então temos um problema.
Estados Unidos da América

Donald Trump e a questão do voto popular

A democracia americana tem instituições desadequadas e pouco democráticas se comparadas com outras democracias avançadas, em grande medida porque a Constituição foi pensada para uma era bem diferente.
Mundo

A desinformação da desinformação

O problema da desinformação é não só largamente exagerado como muito mal compreendido. Dizer que é maior do que a guerra, a desigualdade, a migração ou as alterações climáticas parece-me até ridículo.
Política

Nem tudo é populismo

Com toda a conversa sobre o poder do “populismo”, será que afinal os eleitores não votam num partido por causa das suas mensagens populistas? É isso que nos tem dito a investigação mais recente.
Habitação e Urbanismo

A crise da habitação em Portugal

O peso político daqueles que sofrem as consequências deste panorama habitacional é tão baixo que o governo se pôde dar ao luxo de ignorar o assunto nos últimos oito anos.
PISA

Pisar o futuro

Se os EUA foram os primeiros a massificar o ensino secundário, Portugal ficou especialmente para trás: só em 2011 ultrapassou o nível de escolaridade que os EUA tinham em 1940 nesse grau de ensino.
PS

Pedro Nuno Santos e a polarização em bloco

Se hoje o bloco da esquerda tem 53% dos votos, amanhã poderá ter 47%, com o bloco da direita a ter uma ligeira maioria. Quando chegar esse momento, também quererão ter um sistema polarizado em blocos?
Crise Política

Desperdícios e armadilhas

Um regime justicialista não é saudável e a nossa justiça tem aproximadamente o mesmo grau de salubridade que a política. Mas a solução não é fingir que está tudo bem para “não alimentar os extremos”.
Conflito Israelo-palestiniano

Notas sobre o incontornável

Uma das maiores lições do século XX foi que fazer corresponder nações a Estados é muitas vezes a única forma de prevenir atrocidades geradas pelo desejo de não viver em conjunto com pessoas diferentes
Estados Unidos da América

O ópio do povo

Porque é que em casos de assédio sexual a acção é tão rápida, mas o reconhecimento de uma crise de saúde pública que afectou milhões são tão lentos e quase inexistente e dura mais de uma década?
União Europeia

O problema europeu

A continuação do status quo em Portugal assenta na saúde da máquina europeia. Os países contribuintes líquidos da UE têm de poder continuar a pagar. O que acontecerá se um dia isso não acontecer?
Ensino Superior

Notas sobre o Ensino Superior

Creio ser altura de deixarmos de nos focar na quantidade, mas sim na qualidade. Temo que, em muitos casos, se tenha sacrificado a qualidade média daquilo que é ensinado e investigado nas universidades
Espanha

Polarização vs. Democracia?

Quando a polarização é demasiado elevada, os eleitores podem não querer conter as acções transgressoras dos seus representantes. Esperemos que a democracia Espanhola passe a prova com que se depara.
Política

Os lenços de Viana e o romance do passado

O nacionalismo precisa não só de grandes epopeias mas também de pequenas marcas culturais como os lenços de Viana ou a cozinha típica.  A chave é transformar símbolos e imagens numa memória colectiva.
Espanha

Espanha 2023

Uma cidadania positiva e multidimensional Espanhola só será possível quando a Espanha das regiões der lugar a uma Espanha das clivagens nacionais, transversais a toda a sociedade.
Estados Unidos da América

Os direitos em política

O Supremo Tribunal dos EUA, na sua composição definida durante a presidência Trump, está a mudar a política e a sociedade norte-americanas. Será que fomos longe demais na judicialização da política?
Política

Excesso de identidades?

Tal como me recuso a ver a política simplesmente como uma luta mecânica entre interesses materiais, também me recuso a ver a política simplesmente como uma luta mecânica entre identidades sociais.
Guerra na Ucrânia

Notas sobre o mundo de hoje

O chamado Ocidente não está isolado, como muitos gostam de afirmar. A maioria dos países, ao contrário dos intelectuais e políticos de extrema-esquerda, não se move por um antiamericanismo primário.
Eleições

A inteligência dos eleitores

Se cada grupo de especialistas for o melhor decisor para as políticas públicas da sua área, que espaço resta para a política democrática, baseada nas maiorias de todos os cidadãos por igual?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos