Três estradas municipais mantinham-se cortadas cerca das 15h00 de hoje devido à neve no distrito de Viseu, todas na zona de Resende, disse à agência Lusa fonte da GNR. As estradas cortadas são a 553 (Feirão), a 554 (Ovadas) e a 553-1 (Felgueiras), uma situação que, segundo o Relações Públicas da GNR de Viseu, José Machado, não causa grande transtorno, “porque as pessoas têm a alternativa de circular por Lamego”.

No distrito de Viseu, ao final da manhã de hoje, chegaram a estar cortadas oito estradas, duas das quais nacionais, nomeadamente a EN 2, entre Bigorne e Lamego, e a EN 321, entre Castro Daire e Cinfães (nas Portas de Montemuro).

A circulação esteve também impedida nas estradas municipais 1230 (Coelheira — Candal), 1228 (Landeira — Santa Cruz da Trapa), 553 (Feirão — Resende), 514 (Carapito — Moimenta da Beira), 554 (Ovadas — Resende) e 553-1 (Felgueiras — Resende).

“Tivemos patrulhas espalhadas pelos locais que considerávamos mais críticos”, explicou José Machado, acrescentando que foi também dada especial atenção ao antigo Itinerário Principal 5, na zona de Penoita, onde a circulação esteve condicionada. José Machado disse que “as pessoas já estavam alertadas (para a queda de neve) e foram-se ajustando” às limitações.

A queda de neve afetou também o funcionamento das escolas nos concelhos de Vila Nova de Paiva e de Castro Daire. Em Vila Nova de Paiva, ficaram sem aulas os cerca de 700 alunos que frequentam os vários níveis de ensino, uma vez que fecharam todas as escolas do concelho, nomeadamente a secundária, a básica 2/3 e as básicas de 1.º ciclo de Vila Nova de Paiva, Touro e Vila Cova.

Também no concelho de Castro Daire algumas escolas estão hoje fechadas devido à queda de neve, tendo 325 alunos ficado sem aulas. Não abriram as escolas do 1º ciclo de Mezio, de Carvalas e de Picão e o jardim-de-infância de S. Joaninho e alguns alunos da escola básica 2/3 e da secundária não puderam ir às aulas por não ter sido possível transportá-los.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR