A Agência Europeia do Medicamento recomenda a suspensão da venda de 700 medicamentos produzidos pela indiana GVK Biosciences, depois de ter descoberto manipulação de eletrocardiogramas durante os testes clínicos. A TSF adianta que, em Portugal, o Infarmed aguarda decisão da Comissão Europeia.

A agência Lusa avança que em Portugal estão em causa 64 medicamentos. Estão em causa genéricos como analgésicos, anti-histamínicos, antidepressivos, antiácidos, medicamentos contra a hipertensão ou contra a demência.

Dos 700 medicamentos analisados pela agência europeia, depois de um pedido de França, apenas 300 foram considerados ter a mesma segurança e eficácia que os da marca original.

Desde 23 de janeiro que a agência europeia aconselha apenas a venda dos medicamentos genéricos – produzidos pela indiana GVK – que sejam decisivos para os doentes e para os quais não haja alternativa, mas que quem os tomar deve ser alvo de uma vigilância apertada.

Em Espanha, já foram suspensas as vendas de 29 genéricos. O Infarmed não falou em suspensões por estar à espera da decisão da Comissão Europeia, mas está a acompanhar o caso que será atualizado mal haja uma resposta de Bruxelas.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR