Vários sites de informação estiveram inacessíveis devido, segundo dados do grupo Cofina, a “graves problemas técnicos na infraestrutura tecnológica da Portugal Telecom (PT)”, uma situação que se regista desde sexta-feira.

Este ‘apagão’ atingiu os sites do grupo Cofina (Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, Sábado, etc), alguns do grupo Impresa (Sic, Sic Notícias e Visão) e o jornal I Online.

Segundo a Portugal Telecom (PT) a falta de acesso a vários portais de informação deveu-se a “um constrangimento técnico” num servidor de dados em Lisboa. A situação só ficou regularizada pelas 21h de domingo.

O grupo Cofina está a colocar nos seus sites a mensagem de que “na sequência de graves problemas técnicos na infraestrutura tecnológica da Portugal Telecom”, onde os sites estão alojados, os meios tiveram um longo período de indisponibilidade”.

Além disso, os sites do grupo liderado por Paulo Fernandes referem que, “apesar da responsabilidade ser de terceiros”, não foram “capazes de assegurar o compromisso” que têm com os seus visitantes “de um serviço noticioso online rigoroso, independente e de qualidade, em atualização permanente e sempre disponível”.

Termina, referindo que a Cofina “tomará todas as medidas que se demonstrarem necessárias para que situações com esta gravidade não se voltem a repetir no futuro, assegurando que os seus fornecedores de serviços estão à altura do compromisso que temos consigo”.

Já a página oficial do Facebook do Jornal de Negócios refere que a PT justificou ao diário de economia o problema como um “constrangimento técnico”.

“Verificou-se um constrangimento técnico que afectou um dos nossos sistemas de storage. Esse facto resultou na indisponibilidade dos websites de alguns clientes empresariais”, disse este domingo a PT Portugal ao JN, numa nota oficial.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR