Vários sites de informação estiveram inacessíveis devido, segundo dados do grupo Cofina, a “graves problemas técnicos na infraestrutura tecnológica da Portugal Telecom (PT)”, uma situação que se regista desde sexta-feira.

Este ‘apagão’ atingiu os sites do grupo Cofina (Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, Sábado, etc), alguns do grupo Impresa (Sic, Sic Notícias e Visão) e o jornal I Online.

Segundo a Portugal Telecom (PT) a falta de acesso a vários portais de informação deveu-se a “um constrangimento técnico” num servidor de dados em Lisboa. A situação só ficou regularizada pelas 21h de domingo.

O grupo Cofina está a colocar nos seus sites a mensagem de que “na sequência de graves problemas técnicos na infraestrutura tecnológica da Portugal Telecom”, onde os sites estão alojados, os meios tiveram um longo período de indisponibilidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, os sites do grupo liderado por Paulo Fernandes referem que, “apesar da responsabilidade ser de terceiros”, não foram “capazes de assegurar o compromisso” que têm com os seus visitantes “de um serviço noticioso online rigoroso, independente e de qualidade, em atualização permanente e sempre disponível”.

Termina, referindo que a Cofina “tomará todas as medidas que se demonstrarem necessárias para que situações com esta gravidade não se voltem a repetir no futuro, assegurando que os seus fornecedores de serviços estão à altura do compromisso que temos consigo”.

Já a página oficial do Facebook do Jornal de Negócios refere que a PT justificou ao diário de economia o problema como um “constrangimento técnico”.

“Verificou-se um constrangimento técnico que afectou um dos nossos sistemas de storage. Esse facto resultou na indisponibilidade dos websites de alguns clientes empresariais”, disse este domingo a PT Portugal ao JN, numa nota oficial.