Dark Mode 169kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Sismo sacode centro de Espanha

Um sismo com epicentro na província de Albacete abalou algumas províncias do país vizinho e chegou à capital espanhola. O abalo registou uma magnitude de 5,2 na escada de Richter.

i

Madrid, Espanha

Cover/Getty Images

Madrid, Espanha

Cover/Getty Images

Um sismo com epicentro na província de Albacete sacudiu o centro de Espanha esta segunda-feira, avança o El País. O tremor de terra registou uma magnitude de 5,2 na escala de Richter — segundo o Instituto Geográfico Nacional espanhol (IGN) — e ocorreu às 17h16 (16h16 hora local). O epicentro localizou-se em Ossa de Montiel e situou-se a cerca de 10 quilómetros de profundidade. Entretanto, mais duas réplicas se seguiram — com uma magnitude de 2,5 e 3,1, respetivamente.

O abalo fez-se sentir em várias províncias, tal como confirmou o Instituto Geográfico Nacional do vizinho ibérico, e chegou a alarmar alguns habitantes de Madrid, com várias pessoas a levar para as redes sociais relatos do sucedido. Os serviços de emergência da comunidade de Madrid informaram que o sismo foi sentido em toda a região, mas que não existem “evidências de danos materiais”, diz a Lusa, que acrescenta ainda que o número local de emergência (112) recebeu, em poucos minutos, mais de 20 chamadas relacionadas com o abalo.

A Direção-Geral da Polícia publicou entretanto na rede Twitter uma mensagem para tranquilizar os cidadãos que tenham sentido o sismo. “Se tremeu a sua casa ou o seu escritório, não se assuste: não foi só o seu edifício. Um pequeno sismo afetou a zona centro de Espanha”, escreveu a polícia.

O El País recorda os últimos sismos que abalaram aquele país, com destaque para o que foi sentido no município de Lorca, em Múrcia, o qual provocou 9 mortos, 324 feridos e muitos danos materiais, segundo o El Mundo. O sismo de esta segunda-feira foi causado pela mesma falha que provocou o abalo sentido em Lorca a 11 de maio de 2011. Ossa de Montiel situa-se a cerca de 200 km ao sul de Madrid e acolhe cerca de 2.500 pessoas.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.