A produção industrial aumentou 1,2% na zona euro em janeiro deste ano, face ao mesmo mês do ano passado, enquanto em Portugal manteve a tendência negativa e caiu 1,8%, segundo o Eurostat.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo gabinete de informação estatística europeu sobre o desempenho da indústria europeia em janeiro, a produção industrial subiu 1,2% na zona euro em termos homólogos, mas recuou 0,1% se a comparação for feita com o mês anterior (dezembro de 2014).

Em Portugal, comparando janeiro deste ano com janeiro do ano passado, a produção industrial caiu 1,8%, perfazendo o terceiro mês consecutivo negativo.

Já na variação em cadeia, janeiro face a dezembro, a produção industrial avançou 1,2% em Portugal, voltando a terreno positivo após dois meses negativos.

Quanto no total dos 28 países da União Europeia, a produção industrial aumentou 1,5% e termos homólogos e ficou estável na comparação mensal (0,0%).

Já os Estados-membros com melhor desempenho em termos homólogos foram Irlanda (+8,8%), Malta (+8,1%) e Hungria (+7,8%), enquanto as maiores baixas se registaram na Croácia (-4,9%), Finlândia (-4,2%) e Letónia (-3,5%).

Na comparação mensal, destaque para os avanços de Malta (+6,1%), Hungria (+4,3%) e Bulgária (+2,0%) e as quedas de Croácia (-4,0%), Letónia (-3,1%), Finlândia (-2,5%) e Lituânia (-2,3%).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR