Fernando Teixeira dos Santos, o ex-ministro das Finanças de José Sócrates, está a ser apontado pela SIC como próximo presidente do Montepio Geral, substituindo Tomás Correia, cujo mandato de três anos termina este ano.

Contactado pelo Observador, Teixeira dos Santos resguarda-se: “Prefiro não comentar”, limitou-se a dizer.

O Montepio tem em curso uma auditoria forense, pedida pelo Banco de Portugal, um trabalho que Carlos Costa tem desvalorizado como rotineiro. Em entrevista em agosto à TVI, Tomás Correia explicou que “o que está em causa é uma avaliação de procedimentos na carteira de crédito, sendo a maioria crédito à habitação e não crédito às empresas do Grupo Espírito Santo”.

A auditoria, que começou durante a avaliação à qualidade dos ativos na banca da zona euro (avaliação que serviria de base aos testes de stress a 130 bancos), “é um procedimento de rotina, normal e desejável”, garantiu Tomás Correia, salientando que “os clientes e os mutuários podem estar descansados. O Montepio é um grupo muito bem capitalizado, muito líquido e com um balanço e ativos muito bem provisionados”, garantiu o gestor, na entrevista à TVI.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR