Montepio

Montepio

Idoneidade de Tomás Correia à espera do BdP e CMVM

A ASF, que passou a regular as associações mutualistas, pediu informações ao Banco de Portugal e à CMVM, para avaliar o registo e idoneidade do presidente da associação Montepio, Tomás Correia.
Montepio

Montepio aprova contas de 2018 com 95,6% de votos

Os associados da Associação Mutualista Montepio aprovaram as contas consolidadas de 2018, com um lucro de 1,6 milhões de euros, e elegeram a comissão de remunerações para o próximo triénio.
Associação Mutualista

Montepio. Santa Casa já pagou mas não manda nada

Foi há mais de um ano que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e outras entidades da economia social entraram no capital da Associação Mutualista Montepio. Mas ainda não têm papel na gestão.
Montepio

Multas do BdP "não resistem na justiça"

Tomás Correia diz que tempo do arbítrio — do Banco de Portugal — acabou e agora é o tempo da justiça, comentando as infrações que lhe foram atribuídas. Montepio não pediu nada aos contribuintes, diz.
Montepio

Banco Montepio elege novo revisor de contas

A comissão de auditoria propõe que no triénio 2019-2021 ou a PwC ou a Deloitte sejam designadas como revisor oficial de contas do banco.
Montepio

Top de dívidas ao Montepio. Pais do Amaral nega

9.049
Um pequeno grupo de empresários concentra os principais "calotes" ao Montepio. Pais do Amaral garante que não está nos maiores devedores "tóxicos", embora reconheça que há 3 milhões de euros em atraso
Montepio

Guilherme reestrutura dívida com garantia angolana

O Montepio e o construtor José Guilherme, que deu a "liberalidade" de 14 milhões a Salgado, chegaram a acordo para um plano de regularização dos créditos que foram dados no tempo de Tomás Correia.
Tomás Correia

Montepio multado pela CMVM. Tomás era presidente

O supervisor do mercado de capitais multou o banco em 150 mil euros, por infrações na área do branqueamento de capitais relativas ao tempo em que Tomás Correia era presidente da instituição bancária.
Montepio

Um Franciscano no Montepio

350
O franciscano vigário tem muito “saber de experiência feito” e é mestre do disfarce e da desculpabilização das suas incoerências: “não fica nada para mim, vai tudo para os meus frades, para a Ordem"…
Montepio

Montepio. BdP aperta cerco a créditos de Guilherme

Jornal "Público" escreve que o Banco Montepio tem estado a "partilhar" com o Banco de Portugal "o essencial da informação" sobre os créditos do construtor que deu "prenda" de 14 milhões a Salgado.
Associação Mutualista

"O Montepio dobrar-se a ministros? Deus nos livre" /premium

657
Montepio, maçonaria e geringonça; "secretariozecos", "padrecos" e "ministrozequitos". Na grande entrevista a Vítor Melícias, a "eminência parda" do Montepio não se furtou a tema nenhum.
Associação Mutualista

Montepio. Opositores querem censurar Tomás Correia

Na assembleia-geral "um conjunto de associados que vai apelar ao chumbo das contas" e de eventuais votos de confiança que surjam a Tomás Correia, disse Carlos Areal, adversário do presidente.
Montepio

Condenação de Tomás Correia deve levar a avaliação

O ministro Vieira da Silva disse que o que está em causa é verificar quem deve avaliar a idoneidade à luz do novo Código da Associação Mutualista e não o exercício do poder de destituição do Governo.
Associação Mutualista

Melícias, o padre malandreco que manda no Montepio /premium

3.403
Domina como poucos os corredores do poder político, social e económico. O franciscano que se insurgiu contra "secretariozecos e ministros" está há 36 anos no Montepio. E continua a mandar na sombra.
Tomás Correia

Tomás Correia. Avaliação de idoneidade já em curso

Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões já iniciou procedimentos para avaliar idoneidade de Tomás Correia à frente da mutualista Montepio Geral.
Seguros

ASF: não é claro como será financiada autoridade

Para além da crítica à falta de clareza do artigo, a ASF considera ainda não se justificar que "questões relativas aos peritos de seguros" passem para a supervisão do Conselho Nacional de Supervisão.
Associação Mutualista

Mutualistas. Criada comissão de acompanhamento

O Governo criou por despacho, a comissão de acompanhamento da transição para o regime de supervisão das mutualistas, que vai ser composta por seis membros.
Banca

Montepio pagou 1 milhão na defesa de Tomás Correia

633
O Banco de Portugal enviou uma carta a Carlos Tavares a pedir explicações sobre a deliberação que permite ao banco assumir o pagamento do apoio jurídico de Tomás Correia.
Banca

O medo do Montepio e dos devedores do Novo Banco /premium

1.171
Na última semana ficámos a saber que a Associação Mutualista Montepio Geral consegue obrigar o Governo a mudar leis. E que não se enfrentam devedores do Novo Banco por medo.
Montepio

Montepio. Regulador prepara-se para cumprir norma

O regulador dos seguros disse estar a "desenvolver as diligências necessárias" para cumprir a norma do Governo que clarifica que lhe cabe a avaliação da idoneidade do presidente da Associação.
Montepio

"Lei da idoneidade foi revista em tempo recorde"

122
Governo aprovou "revisão da lei" em tempo recorde, "com procedimentos nunca vistos". E o Presidente promulgou-a no mesmo dia. Tomás Correia considera-se pessoalmente visado.
Associação Mutualista

Publicado decreto que permite avaliar Mutualistas

O decreto-lei, aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros e promulgado pelo Presidente da República horas depois, vem clarificar o papel do regulador no caso das associações mutualistas.
Montepio

Tomás Correia sugere lei feita à sua medida

O presidente da Associação Mutualista diz que, tendo em conta o que leu sobre a norma interpretativa aprovada no Parlamento, "parece" que esta é uma medida feita para que ele próprio seja avaliado.
Montepio

Montepio diz cumprir requisitos desde dezembro

Banco da Associação Mutualista comunicou à CMVM os rácios de capital exigidos pelo Banco de Portugal a partir de julho deste ano.
Associação Mutualista

Marcelo promulga lei para clarificar idoneidades

O Presidente da República promulgou esta quinta-feira o diploma aprovado esta tarde em Conselho de Ministros que estipula que idoneidade de Tomás Correia deve ser avaliada pela ASF.
Associação Mutualista

Governo aprovou lei para clarificar idoneidades

Conselho de ministros já aprovou o decreto-lei com o qual espera acabar com a polémica sobre a idoneidade de Tomás Correia, depois de a ASF reiterar que essa não é sua competência.
Montepio

PSD fala em cumplicidade entre PS e Tomás Correia

Adão Silva, deputado do social-democratas, disse haver "um jogo cúmplice entre o Governo socialista e o socialista Tomás Correia". "Porquê esta cumplicidade que roça o ridículo?", perguntou.
Montepio

Governo defende interesses dos associados Montepio

O ministro do Trabalho diz que o Governo tem tido uma atitude de defesa dos interesses dos associados da Associação Mutualista Montepio Geral e que todos têm a responsabilidade de fazer o mesmo.
Associação Mutualista

Norma para avaliar Tomás Correia vai ao CM

A norma interpretativa para clarificar que cabe ao regulador dos seguros avaliar o presidente da Mutualista Montepio vai na quinta-feira a Conselho de Ministros.
Montepio

Tomás Correia. O homem que aterra sempre de pé   /premium

217
O "ratinho" da lezíria que subiu a pulso na CGD e que resiste no Montepio, entre polémicas engenharias financeiras, créditos sob investigação e aumentos de capital duvidosos.
Tomás Correia

Tomás Correia. Idoneidade com regras dos seguros

"Acusação, pronúncia, condenação" ou mesmo "indícios". Regulador dos seguros diz que a avaliação de idoneidade de Tomás Correia vai ter crivo mais apertado do que o Código das Mutualistas.
Associação Mutualista

Não é um "secretariozeco" que afasta Tomás Correia

1.144
Tomás Correia não mostrou no Conselho Geral qualquer intenção de saída, garantindo que a idoneidade não será reavaliada. Melícias diz que não é um "secretariozeco ou ministro" que vai afastar órgãos.
Associação Mutualista

"Governo deve avaliar idoneidade de Tomás Correia"

167
Presidente do supervisor dos Seguros e Fundos de Pensões insiste que deve ser o ministro Vieira da Silva quem deve avaliar a idoneidade de Tomás Correia à frente do Montepio.
Fraude

Nova campanha de phishing usa imagem do Montepio

530
Desde esta segunda que alguns utilizadores estão a receber um email suspeito a pedir para ativarem o cartão matriz os serviços Net24 do Montepio. Tudo serve para ficar com os seus dados pessoais.
Associação Mutualista

Presidente do regulador dos seguros ouvido na AR

Em causa está o papel da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões sobre a Associação Mutualista Montepio Geral e a sua capacidade para avaliar a idoneidade de Tomás Correia.
Montepio

Montepio recorre das multas do Banco de Portugal

O 'chairman' Carlos Tavares disse que a instituição vai recorrer das multas aplicadas pelo Banco de Portugal, no valor de 2,5 milhões de euros, cujo valor foi provisionado nas contas de 2018.
Montepio

Banco Montepio aprovisiona a sua multa e só essa

Lucros quase duplicaram, para 12,6 milhões, e teriam sido maiores sem a provisão de 2,5 milhões para o pagamento da coima do Banco de Portugal. Mas banco não está a contar pagar mais coimas.
Luís Marques Mendes

Marcelo tem "tiques de populismo bom"

673
"Melhor era impossível", diz o comentador político sobre visita de Marcelo a Angola. As "relações pessoais ajudam muito às relações políticas" e Marcelo melhorou-as sendo Marcelo. "Não é postiço".
Montepio

Tomás Correia sai? Os sucessores têm idoneidade? /premium

311
Cerco a Tomás Correia apertou e saída pode ser até 3ª feira. Mas 3 dos 4 candidatos podem ter idoneidade contaminada, incluindo Virgílio Lima, ex-administrador da seguradora acusada de cartelização.
Associação Mutualista

Montepio, temos o direito de saber

163
Com esta administração, seja ela liderada por Tomás Correia ou outro dos seus, o elo de confiança entre as pessoas e a instituição está definitivamente quebrado.
Associação Mutualista

Governo cede. Há uma "intenção" de clarificar lei

Primeiro-ministro vai anunciar após o conselho de ministros desta quinta-feira que Governo tem "intenção" de clarificar a legislação sobre quem (e quando) avalia idoneidades nas mutualistas, diz o JE.
Montepio

Mutualista Montepio perdeu mil associados por mês

306
Continuam a piorar as finanças da Associação Mutualista. A margem associativa foi negativa em quase 200 milhões, segundo o "Eco". Exercício só foi positivo graças a mais um "bónus fiscal".
Montepio

Montepio. Governo ignorou Banco de Portugal /premium

1.109
Parecer do Banco de Portugal, obtido pelo Observador, dizia que devia ficar "expressamente" dito na lei que a ASF poderia reavaliar "de imediato" idoneidades na mutualista. Vieira da Silva ignorou.
Montepio

Candidatos querem retirar "abcesso" Tomás Correia

Líderes das duas listas que perderam para Tomás Correia nas eleições de dezembro dizem que Tomás Correia deve sair e a administração, como um todo, "não tem condições para continuar".
Associação Mutualista

Saída de Tomás Correia pode não implicar eleições

Caso Tomás Correia saísse da associação mutualista, poderia passar um dos atuais vogais a presidente. As opções são: Carlos Morais Beato, Virgílio Lima, Idália Serrão e Luís Almeida.
Montepio

Regulador dos seguros recusa avaliar Tomás Correia

O regulador dos seguros insiste que a legislação não lhe dá competências para avaliar a idoneidade dos órgãos sociais das mutualistas. Tomás Correia foi multado pelo Banco de Portugal.
Montepio

Fitch corta "rating" do Montepio para B-

Em comunicado, a Fitch deu conta do corte na notação do banco de B+ para B- na "dívida sénior de longo prazo não garantida", mas não alterou o 'rating' dos outros segmentos do banco.
Vieira da Silva

Código das mutualistas é claro, diz ministro

Em causa está o papel da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a sua capacidade para avaliar a idoneidade de Tomás Correia, que foi multado pelo BdP em 1,25 milhões de euros.
Montepio

Tomás Correia pôs banco a pagar custas judiciais

889
Custas judiciais de processos envolvendo administradores e ex-administradores passaram a ser responsabilidade do banco Montepio. Proposta foi aprovada pela Mutualista há cerca de um ano.
Montepio

Multa ao Montepio é "herança do passado"

Atual chairman do banco português desvalorizou o impacto da multa atribuída pelo Banco de Portugal, garantindo que o atual sistema de controlo interno não permitirá falhas semelhantes.
Montepio

Regulador dos seguros avalia Tomás Correia

Os ministérios das Finanças e do Trabalho afirmaram que cabe ao regulador dos seguros analisar matérias relacionadas com idoneidade, depois daquela entidade ter rejeitado esta incumbência
Montepio

Tomás Correia impugna multa do Banco de Portugal

261
Banco de Portugal condenou Tomás Correia por irregularidades graves na gestão da caixa económica. Ex-presidente do Montepio vai recorrer da decisão que o multou em 1,25M€ por sete ilícitos.
Crédito

Crédito malparado. Bancos venderam 5.719 milhões

O Novo Banco, o Montepio, a CGD, o Santander Totta, o BCP e o BPI aceleraram a venda de crédito malparado em 2018. Os bancos alienam carteiras de crédito malparado para melhorarem os seus balanços.
Montepio

Banco de Portugal condena e multa Tomás Correia

196
Banco de Portugal condenou antigo presidente Montepio por irregularidades graves na gestão da caixa económica. Tomás Correia foi multado em 1,25 milhões de euros por sete ilícitos.
Montepio

Novo nome Banco Montepio não corta "laços" com AM

Carlos Tavares apresentou a nova marca Banco Montepio (que substitui a Caixa Económica Montepio Geral), bem como um outro novo banco para empresas com faturação acima de 20 milhões -- o BEM.
Montepio

Dulce Mota proposta para CEO do Banco Montepio

Face à recusa do Banco de Portugal em aprovar o nome de João Ermida, por não ter experiência recente na banca, o Montepio lança o nome de Dulce Mota. Carlos Tavares fica como "chairman".
Montepio

Caixa Económica passa a chamar-se Banco Montepio

O Montepio deixou para trás o nome Caixa Económica Montepio Geral. A mudança de imagem demorará ainda algumas semanas a chegar às agências e aos clientes.
Montepio

Montepio abre 3 agências onde a CGD fechou

292
A Caixa Económica Montepio Geral vai abrir balcões 'low cost' em Viseu, Estarreja e Vila Pouca de Aguiar, localidades onde o banco público Caixa Geral de Depósitos fechou agências.
Associação Mutualista

Cabe a associados avaliar idoneidade do presidente

O presidente da Associação Mutualista do Montepio considera que enquanto se aplicarem as regras do setor segurador, não cabe à ASF avaliar a sua idoneidade, mas à assembleia-geral da mutualista.
Montepio

Montepio perde 3,6 milhões ao vender Banco Terra

A venda da participação no moçambicano Banco Terra vai afetar desfavoravelmente os resultados líquidos do Montepio em 3,6 milhões de euros, tendo proporcionado um proveito estimado de 3,2 milhões.
Montepio

Montepio Geral. Tomás Correia toma posse hoje

Tomás Correia toma posse como presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, cargo que já ocupa há dez anos. As eleições de dezembro ficaram marcadas por dúvidas sobre sua idoneidade.
Banca

Santa Casa entra no capital do Montepio

A Associação Mutualista e a Santa Casa já assinaram o contrato que concretiza a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, liderada por Edmundo Martinho, no capital do Montepio.
Montepio

Montepio vende 239 milhões em crédito malparado

O Banco Montepio vendeu uma carteira de crédito malparado de 239 milhões de euros a uma empresa da Irlanda. Com a operação, o Banco diz dar seguimento à estratégia de redução de ativos não produtivos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)