248kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Montepio

Associação Mutualista

Montepio perde sócios. Prejuízos de 17,9 milhões /premium

Mutualista revelou, finalmente, as contas de 2020: mais um ano de prejuízos e descida no número de associados. Subiu o recurso aos ativos por impostos diferidos, que valeu nova reserva dos auditores.
Comentário

"Mutualista pode ter prejuízo de 15 a 20 milhões"

A Associação Mutualista Montepio prepara-se para apresentar contas negativas relativas a 2020. "Negociação com auditor externo foi tensa", explica Edgar Caetano, jornalista de Economia do Observador.
Associação Mutualista

Montepio. Mais prejuízos na luta por sobrevivência /premium

Mutualista com 600 mil pessoas (cujas poupanças António Costa jurou salvaguardar) continua a perder dinheiro, auditor repetiu "reservas" às contas e o supervisor voltou a chumbar plano de longo prazo.
Montepio

Coimas ao Montepio reduzidas para 2 milhões 

Tribunal baixou a coima de 2,9 milhões de euros que o BdP aplicou à Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) para um milhão de euros, suspensa em metade do seu valor.
Banca

Montepio e ex-administradores conhecem sentença

O Montepio e sete ex-administradores conhecem a sentença do Tribunal da Concorrência sobre os recursos que interpuseram, relativos às coimas superiores a 5 milhões aplicadas pelo Banco de Portugal.
Montepio

Banco Montepio com prejuízos de mais de 80 milhões

O Banco Montepio terminou o exercício de 2020 com prejuízos de mais de 80 milhões. Provisões de 77,5 milhões de euros face aos riscos de crédito e custos com saídas de pessoal pesaram no resultado.
Montepio

Montepio pode despedir 400 trabalhadores até 2023

O Governo permitiu que o Montepio despeça 400 trabalhadores até setembro de 2023. Já os ex-administradores do banco pedem a absolvição do pagamento de coimas de 2,8 milhões de euros.
Montepio

Há "erros graves" no processo do Montepio 

Mandatário do Montepio apontou "erros graves" ao processo que originou coimas de cerca de cinco milhões de euros, considerando que a condenação assenta numa visão redutora da análise de risco.
Banco de Portugal

Montepio: alegações finais sobre recurso a coimas

O julgamento das impugnações às coimas aplicadas pelo Banco de Portugal ao Montepio e a sete antigos administradores entra esta sexta-feira em fase de alegações finais.
Montepio

Relação: É "infundada" recusa pedida pelo Montepio

Tribunal da Relação de Lisboa considerou "manifestamente infundado" o pedido de recusa da juíza Mariana Machado, requerido pelos arguidos recorrentes das coimas de quase 5 milhões de euros
Montepio

Montepio. Oposição critica AG adiada "sine die"

Movimento de associados "Salvar o Montepio" critica adiamento da assembleia-geral anual da mutualista, justificado com a pandemia. Montepio está "em roda livre", alertam.
Montepio

Mutualista. Crónica de morte inesperada (e legal?) /premium

Conselho de administração comunicou extinção do órgão que o supervisionava. Ao Observador, mutualista recusa atropelo à lei mas vários associados opositores falam em "retaliação" e em "ilegalidades".
Montepio

Montepio perde 57 milhões mas aumenta crédito

Banco viu cair a margem financeira, fez imparidades e não teve vendas de títulos que suportassem os resultados, como em 2019, mas sublinha que está a conseguir dar mais crédito a clientes.
Montepio

Mutualista "repudia" pedido de ajuda pública

A administração da Mutualista Montepio veio manifestar "estranheza" e "repúdio" pela iniciativa de alguns associados que na terça-feira disseram ser inevitável haver uma ajuda pública à instituição.
Direto ao Assunto

"Tomás Correia desviou muito a instituição"

Grupo de associados do Montepio critica a gestão dos últimos anos e pede ajuda ao governo para evitar colapso. "O banco financiou projetos injustificadamente", diz Pedro Corte Real, um dos associados.
Associação Mutualista

Montepio. "Governo não se pode desresponsabilizar" /premium

Associados que se opõem à atual administração da mutualista pedem intervenção pública "urgente". E dizem "não querer acreditar" que o Governo já estará a trabalhar numa solução de forma "opaca".
Justiça

Finibanco podia ter sido "mais barato"

Afirmando "não merecer" um processo "no fim da vida", o jurista, atualmente com 71 anos, afirmou que, quando saiu do Montepio, "o banco tinha as contas equilibradas e hoje não tem".
Montepio

Operações multadas visaram recuperação de crédito

Eduardo Farinha admitiu que algumas das operações de concessão e reestruturação de créditos "correram mal", sublinhando que as sucessivas aprovações visaram sempre recuperar o dinheiro concedido.
Montepio

Montepio. Julgamento de coimas a 4 de novembro

O processo teve origem na auditoria especial feita ao banco Montepio, a pedido do Banco de Portugal, em 2014, pela Deloitte, que incidiu no período entre 2009 e 2012.
Montepio

Moody's. Cortes salvam "rating" do Montepio

Moody's decidiu manter o "rating" do Montepio em Ba3 – um nível de alto risco – porque reconhece os "esforços" que o banco vai fazer para racionalizar a estrutura.
Agências de Rating

Fitch pede ao Montepio que execute plano de cortes

Agência de "rating" decidiu manter a notação do banco, não vendo um "risco imediato" em relação ao impacto da pandemia. Mas avisa que os rácios de capital e a eficiência precisam de ser reforçados.
Montepio

Coimas a ex-administrador do Montepio prescritas

161
Em causa no processo estão coimas aplicadas em fevereiro de 2019 pelo BdP à Caixa Económica Montepio Geral, Caixa Económica Bancária, S.A e ao seu antigo presidente Tomás Correia.
Montepio

Sindicato não tolera assédio laboral no Montepio

O presidente do SNQTB lembrou que um processo de rescisões "pressupõe liberdade contratual das partes, trabalhador e banco" e que o sindicato não tem "conceptualmente nada contra" tal processo.
Banca

Montepio não é Santa Casa? É, mas só para alguns

122
Quando revemos a evolução dos custos desde 2007/09, não podemos deixar de ficar chocados: o que justificou o seu brutal crescimento? É óbvio que lidamos com algo mais do que incompetência.
Montepio

Montepio. Os balcões já fechados e que vão fechar

752
Banco Montepio já fechou 18 balcões ao longo deste mês de outubro, mas tem planos para fechar mais 19 até ao final do ano. Observador teve acesso à lista dos balcões a encerrar, entretanto confirmada.
Burla

Ministério Público acusa quatro arguidos de burla

O Ministério Público acusou quatro arguidos que roubaram 2.898 euros de uma cliente do Montepio Geral. Os arguidos terão acedido ao número de utilizador, palavra-passe e dados do cartão.
Montepio

Associação Mutualista Montepio aprova propostas 

A Associação Mutualista Montepio aprovou as propostas do Relatório e Contas Consolidadas e o parecer do Conselho Fiscal, referentes a 2019. 99% aprovou a modificação do Regulamento de Benefícios.
Tribunal

Tribunal anula condenação de burla ao Montepio

O Tribunal da Relação do Porto anulou o acórdão que condenou a penas entre seis e 12 anos de prisão quatro pessoas por terem burlado o banco Montepio Geral em 2,8 milhões de euros.
Montepio

Montepio propõe 1,3 salários/ano mas pode dar mais

Banco já comunicou condições para as reformas antecipadas que constam do plano de dispensar 600 a 900 pessoas. Nas rescisões o valor oferecido (base) será de 1,3 salários, mas há espaço para até 1,6.
BCP

BCP disponível para avaliar fusão com o Montepio

102
A gestão do BCP terá mostrado abertura para avaliar uma fusão com o Montepio, isto no cenário de uma intervenção neste banco. Expresso diz que disponibilidade foi comunicada em reunião nas Finanças.
Montepio

Montepio confirma. Vão sair "entre 600 e 900" /premium

"Os tempos que vivemos são desafiantes e incertos". Numa comunicação interna aos trabalhadores, o "chairman" e o CEO confirmam, em carta conjunta, que vão sair "entre 600 e 900" pessoas do banco.
Resposta Pronta

Montepio. "Presidente desistiu de dialogar"

Montepio vai dispensar mais de 800 funcionários. Paulo Marcos, do Sindicato dos Quadros e Técnicos Bancários acusa o presidente do banco de "desistir de dialogar". "Não há interlocutor. É bizarro".
Montepio

Montepio. 804 saem. Bancários recebem 67 mil euros

1513
Eis os detalhes do plano de reestruturação cujos primeiros contornos o Observador noticiou a 17 de julho. Saem 804 pessoas, 20% dos custos com pessoal – cada comercial pode receber 67 mil, em média.
Montepio

Cortes no Montepio abrem guerra na cúpula do banco /premium

Como o Observador noticiou a 17 de julho, banco vai reduzir 20% dos custos com pessoal. E-mail do "chairman" Carlos Tavares arrasa Pedro Leitão, o CEO, pela gestão do processo.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a João Costa Pinto

O membro do conselho geral da mutualista considera que “há no grupo Montepio quem continue numa posição de negação." Entrevista ao programa "Sob Escuta", da Rádio Observador.
Entrevista

"Governo chamou-me 4 vezes para falar do Montepio" /premium

158
João Costa Pinto prefere não "fulanizar" mas percebe-se, em entrevista, que fala sobretudo do ex-ministro das Finanças. Governo (e Centeno) têm evitado falar do Montepio, mas a preocupação é real.
Montepio

Montepio passa a prejuízos de 51,3 ME 

154
Segundo as contas semestrais hoje conhecidas (prejuízos de 51,3 milhões de euros no primeiro semestre), houve ainda 34 mil moratórias que correspondem a créditos no valor de 3.000 milhões de euros.
Montepio

Banco Montepio fecha não 31, mas até 80 balcões /premium

244
Em apresentação a uma agência de "rating", Banco Montepio prometeu fazer um processo de otimização de custos muito mais duro do que o que já foi revelado. Custos com pessoal vão cair 20%.
Montepio

Pedro Alves chumbado para a Montepio Crédito

Banqueiro que esteve para ser presidente do grupo no final do ano passado também não terá "luz verde" do Banco de Portugal para fazer novo mandato na Montepio Crédito.
Montepio

Campos e Cunha lançado para liderança do Montepio /premium

337
O nome de Luís Campos e Cunha está a ser lançado por alguns mutualistas como o rosto de uma alternativa à atual administração. O ex-ministro das Finanças só avançaria com apoio do poder político.
Associação Mutualista

Orçamento peca mais uma vez na economia social

Associação Portuguesa de Mutualidades expressou esta sexta-feira desagrado com o Orçamento Suplementar, por entender que o setor da economia social "fica relegado para um plano secundário".
Associação Mutualista

Montepio. "Não faz sentido" falar em apoio público

Administração da mutualista Montepio, que na terça-feira conseguiu a aprovação das contas, contesta em conferência de imprensa a valorização do Banco Montepio pela auditora PwC.
Montepio

Fitch corta "rating" do Banco Montepio para B-

218
A agência de "rating" cortou a notação em dois níveis, considerando que o banco entrou na crise causada pela pandemia "numa situação que o deixa com muito poucas opções estratégicas".
Montepio

Montepio e Mutualista reúnem-se para votar contas

Acionistas do banco Montepio vão deliberar sobre o relatório de gestão e as contas de 2019, a proposta de aplicação de resultados, a política de remuneração, a política de seleção, entre outras.
Montepio

Sindicato contra o fecho de balcões do Montepio

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários condenou a reestruturação anunciada pelo Montepio que prevê o fecho de 31 balcões do banco.
Coronavírus

Banco Montepio fecha 31 balcões

253
O banco Montepio vai encerrar 31 balcões “redundantes” geograficamente para responder aos desafios do novo contexto da pandemia. O banco está a ajustar-se a um "novo ciclo", revelou a instituição.
Associação Mutualista

Montepio. "Homem da casa" deu parecer sobre contas

483
Confrontada com "reservas" da PwC às contas, mutualista encomendou parecer (que lhe foi favorável) à BDO, empresa que tem como sócio-fundador o ex-vogal do conselho fiscal de Tomás Correia.
Montepio

Lucro do Banco Montepio cai 17% para 5,4 milhões

O banco Montepio teve lucros de 5,4 milhões de euros no primeiro trimestre, menos 17%, num trimestre em que constituiu 15,5 milhões de euros em imparidades devido ao impacto da covid-19.
Associação Mutualista

Sem "bónus", Montepio "no vermelho" em 500 milhões /premium

1442
"Um verdadeiro tsunami". Capital da Mutualista caiu 55%, por pressão da nova auditora. Sem bónus fiscal dado em 2017, estaria "debaixo de água". É um dos dossiês na mesa do novo ministro das Finanças.
Montepio

Montepio emitiu 50 milhões de euros em dívida

O Banco Montepio emitiu 50 milhões de euros em dívida subordinada, com vencimento em junho de 2030 e uma taxa de juro de 9,5%, integralmente subscrita pela mutualista.
Associação Mutualista

Montepio analisa contas de 2019 dia 12 de junho

Os membros do Conselho Geral da mutualista Montepio foram convocados para 12 de junho para apreciar as contas de 2019, que ainda não foram apresentadas. A assembleia-geral será dia 30 deste mês.
Montepio

Montepio. Ministra segura herança de Tomás Correia /premium

107
Tomás Correia saiu mas ainda vivem os "seus" estatutos. Quem diz que são ilegais espera há seis meses resposta do Governo. Agora, escreveu carta à ministra e está a unir-se para "salvar o Montepio".
Associação Mutualista

Paulo Pedroso na Associação Mutualista Montepio

1015
O ex-ministro e antigo dirigente do PS foi contratado em abril com o objetivo de realização de "estudos de âmbito mutualista e economia social". Ao Eco, Paulo Pedroso confirmou a colaboração.
Montepio

Banco Montepio fecha ano com lucro de 21,7 milhões

Num ano em que os outros bancos nacionais, de um modo geral, tiveram centenas de milhões em lucros, Montepio obteve resultados de menos de 22 milhões, ajudados pela venda de títulos de dívida pública.
Banco de Portugal

BdP aumenta exigências de capital ao Montepio

Os requisitos incluem as componentes de requisitos mínimos (Pilar 1), de requisitos específicos (Pilar 2) e de requisitos combinados de reservas. O requisito total solicitado ao Montepio é de 13,938%.
Montepio

Montepio lança auditoria sobre José Guilherme

143
Notícia Observador. Administração do Montepio contratou à EY uma auditoria forense às relações entre o banco e José Guilherme. Em causa está, sobretudo, um dos atuais administradores da mutualista.
Montepio

Montepio. Baixa na administração de Carlos Tavares

Banco Montepio comunica à CMVM que Carlos Leiria Pinto renunciou ao cargo de administrador do banco e garante que Leiria Pinto decidiu abraçar um novo desafio profissional.
Montepio

No branqueamento de capitais o gato nem se esconde

150
O Parlamento nunca se debruçou sobre o Montepio, o banco que é o capítulo da crise financeira em Portugal que falta resolver e está por contar. É um elefante no hemiciclo de S. Bento.
Tomás Correia

Tomás Correia foi ao BdP buscar nova condenação

Para evitar nova notificação por anúncio de jornal, relativa à condenação noticiada na semana passada pelo Observador, Tomás Correia foi pessoalmente ao supervisor recolher o processo, diz o Público.
Tomás Correia

Tomás Correia quer aumento da reforma de 14.300 €

16545
Banqueiro interpôs processo em tribunal contra a Caixa Geral de Aposentações por considerar que a sua pensão deve ser recalculada. Tomás Correia quer receber 23 mil euros por mês.
Montepio

BdP lança nova coima a Tomás Correia e ao Montepio

Já há condenações no processo relacionado com branqueamento de capitais no Montepio, factos detetados em 2015. E há, ainda, um outro processo contra o banco que já foi comunicado ao Montepio.
Montepio

Tomás está em "grande viagem" e não recebeu carta

885
Ex-líder do Montepio garante que não vai à sua casa em Lisboa desde a altura do Natal e considera uma "perseguição lamentável" o BdP ter publicado anúncio num jornal sobre a sua notificação.
Montepio

BdP volta a acusar Tomás Correia através do jornal

366
Banco de Portugal terá tentado notificar banqueiro sobre nova contraordenação, até por intermédio da polícia, mas não terá conseguido, pelo que decidiu publicar um anúncio no jornal "Público".
Montepio

Tomás? "Um padre se faz asneira afeta até o Papa"

149
Padre Vítor Melícias diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. Com buscas da PJ no Montepio, padre pede que tribunais façam o seu trabalho.
Associação Mutualista

As "reviengas" do pivô de Tomás Correia em Angola /premium

123
Foi o operacional das operações suspeitas que levaram às buscas ao Montepio. Luís Almeida foi recusado para o banco, mas deixaram-no ficar na mutualista. O Observador revela como tudo se passava.
Montepio

BNI Europa garante não ser visado no processo

O Banco BNI Europa confirmou buscas nas suas instalações e disse que não é visado no processo que levou elementos do Ministério Público e da Polícia Judiciária à sua sede, em Lisboa.
Montepio

Montepio. A auditoria confidencial das suspeitas /premium

Exclusivo. O Observador divulga um relatório interno que foi feito para perceber as operações com Angola que a PJ e o Ministério Público investigam há muito. E que levou às buscas no Montepio.
Montepio

Montepio. Pedro Leitão nomeado para presidente

A nomeação de Pedro Leitão para a presidência da Comissão Executiva no mandato 2018/2021 foi aprovada esta quinta-feira, quase 2 anos depois da saída de Felix Morgado.
Montepio

Pedro Leitão torna-se presidente do Banco Montepio

O gestor Pedro Leitão deverá assumir a presidência da Comissão Executiva do Montepio, após a nomeação na reunião do Conselho de Administração do banco.
Montepio

Montepio confirma Pedro Leitão como presidente

Banco de Portugal já deu autorização a Pedro Leitão -- que era "chief digital officer" do Banco Atlântico Europa. Em mensagem aos trabalhadores, Carlos Tavares elogia "espírito de missão" do gestor.
Montepio

Como Tomás Correia "esvaziou" o fundo solidário /premium

2830
É um dos mutualistas Montepio a quem são cobrados 2 euros por mês de quota? Sabe para onde vão? Para um fundo de solidariedade que em 2014 tinha 65 milhões de euros — e só restavam 6 milhões em 2018.
Montepio

Tomás não fica na Fundação. Está a escrever teatro

155
Tomás Correia não vai, afinal, ficar no Montepio – nem mesmo na Fundação, apurou o Observador e confirmou fonte oficial. Disse no Conselho Geral que está a escrever uma peça de teatro.
Associação Mutualista

A festa do adeus a Tomás, a 190€/cabeça (+IVA) /premium

2673
Banco Montepio e outras empresas do grupo podem gastar mais de 600 mil euros no almoço de Natal. Custo elevado da festa, em que Tomás Correia é a vedeta, já causou tensão com presidentes do banco.
Montepio

Montepio: última reunião com Tomás Correia

Conselho Geral da Associação Mutualista Montepio Geral reúne-se na última reunião com Tomás Correia como presidente, que sai depois de ter pedido escusa, após dúvidas sobre a sua idoneidade.
Montepio

Cúpula do Montepio travou mais verba para Fundação

137
Perdendo a presidência da mutualista, Tomás Correia deverá permanecer na Fundação Montepio. Um dos administradores (que não Tomás Correia), propôs em conselho uma ampliação das funções da Fundação.
Montepio

Mutualistas pedem ao Governo chumbo a estatutos

Os estatutos aprovados em assembleia-geral e a que o Ministério do Trabalho tem de dar "ok" para entrarem em vigor têm vários pontos em que ferem o código mutualista, segundo um grupo de associados.
Montepio

Montepio. Lucros caem 21% nos primeiros nove meses

Banco Montepio apresentou os resultados até setembro, onde se diz que os lucros caíram para 17,7 milhões, com um aumento dos impostos pagos e uma menor contribuição do Finibanco Angola.
Montepio

CGD pode entrar na solução para o Montepio

975
Jornal "Público" avança que, para solucionar as conhecidas fragilidades na situação patrimonial da associação mutualista Montepio, uma injeção de fundos por parte da CGD é uma possibilidade.
Montepio

Montepio. Próximo presidente pode ser Pedro Leitão

Jornal "Eco" avança que o gestor que é, atualmente, "chief digital officer" do Banco Atlântico Europa, um banco de capitais angolanos, é o nome que está, agora, em cima da mesa.
Montepio

Tavares está a vasculhar passado do Montepio /premium

170
Carlos Tavares mandou fazer auditoria interna a créditos ruinosos à Casa da Sorte (como Félix Morgado também já tinha feito). Tomás Correia não gostou de saber. Relação entre os dois gelou há semanas.
Montepio

Pedro Alves retira candidatura ao Montepio

Jornal Económico garante que a decisão se explica pelo facto de o Banco de Portugal ter encerrado o processo de autorização por não estar completo todo o elenco.
Montepio

Pedro Alves não será CEO. Montepio nega retirada

Pedro Alves não tem condições para ser CEO do Montepio, indicou o Banco de Portugal, com base na informação nova e comprometedora que chegou recentemente ao supervisor e foi noticiada pelo Observador.
Montepio

Montepio não emite obrigações hipotecárias de 2015

O Montepio cancelou a emissão de obrigações hipotecárias de 2015, no valor de 500 milhões de euros, no mesmo dia em que uma fonte oficial do banco informou sobre uma nova emissão no mesmo valor.
Associação Mutualista

Associados do Montepio aprovam estatutos 

Alteração dos estatutos passaram com 97% dos associados presentes na Assembleia-Geral. Votação decorreu depois de a tutela ter dito que estatutos tinham "questões legais" por resolver.
Associação Mutualista

Montepio. Tutela vê irregularidades nos estatutos

A horas de os associados da mutualista Montepio votarem os novos estatutos, a tutela – a Segurança Social – fez saber que o articulado contém "questões de legalidade" por resolver.
Montepio

Montepio: associados votam alteração dos estatutos

Os associados da Mutualista Montepio Geral votam a alteração dos estatutos para que se enquadrem no novo Código das Associações Mutualistas, aprovado e publicado em 2018 e criticado por Tomás Correia.
Montepio

O relatório que trama o escolhido para o Montepio /premium

274
Notícia Observador. O escolhido para presidente do Montepio, Pedro Alves, liderou em 2009 uma estratégia para mascarar rácios de crédito vencido e esconder de forma ilícita as dificuldades do banco.
Montepio

Ministério desmente Tomás: Não há aprovação prévia

Na carta de despedida do Montepio, Tomás Correia disse que os estatutos a votar em AG no dia 4 já tiveram "aprovação prévia" por parte do Ministério do Trabalho. Isso não existe, diz Ministério.
Montepio

Tomás prepara aprovação "à bruta" dos estatutos

Opositores da liderança de Tomás Correia na mutualista Montepio veem "irregularidades e ilegalidades" nos estatutos que receiam poderem ser "aprovados à bruta" na AG de dia 4 de novembro.
Montepio

A última "facada" de Tomás foi para Carlos Tavares /premium

Elogios rasgados à CEO interina e, quando Tavares virou costas, o ataque ao banqueiro. Foi assim a reunião da saída de Tomás Correia, reunião que o Padre Melícias descreve como "simpática".
Montepio

Tomás critica Governo (e sobre a ASF, nada diz)

Administrador que pediu escusa lança mensagem de despedida, acusando o Governo de não respeitar "democracia interna" da instituição. Sobre a ASF, referência só para os gestores dos seguros.
Montepio

Tomás sai "cansado" e "sem apoio do governo"

166
Tomás Correia pediu escusa da presidência do Montepio, na reunião do Conselho Geral desta quinta-feira. Como o Observador noticiou no domingo, Virgílio Lima deverá ficar (para já) na liderança.
Montepio

Montepio: última reunião do Conselho Geral

Esta será a última reunião do Conselho Geral da Mutualista Montepio, que dará lugar à Assembleia de Representantes. Tomás Correia, presidente da AMMG, garante que não sairá já da associação.
Montepio

Como é que o Montepio pode ser "um novo BES"? /premium

191
No Banco de Portugal comparou-se o Montepio ao BES. Que risco há de que, mesmo que não seja cliente, uma fatura lhe caia no colo? Fomos às agências como cliente-mistério ver se vendem gato por lebre.
Tomás Correia

Montepio. António Tomás Correia não sai

O presidente da Associação Mutualista Montepio, António Tomás Correia falou à imprensa e afirmou que não é "condicionável por coisa nenhuma" e que dia 24 não sai "de certeza absoluta".
Montepio

Chumbo a Tomás Correia fechado. Saída será desta?

Avaliação do supervisor ASF à idoneidade de Tomás Correia está fechada, diz o Público, e deverá levar à saída do líder da mutualista Montepio. Mas o próprio recusa, ao JE, intenção de anunciar saída.
Banco de Portugal

Conselheiros do bdP compararam Montepio ao BES

909
Conselheiros do Banco de Portugal avisaram supervisor de riscos no Montepio. "Quer picar a bolha?", respondeu Elisa Ferreira. Jornal Público relata reunião tida há ano em meio no BdP.
Montepio

O Partido Socialista e o Montepio

325
Nos doze anos de presidência de Tomás Correia, o Montepio converteu-se numa “coutada” do PS, usado a seu belo prazer, facto que a gabarolice dos “donos disto tudo” não escondia.
Montepio

Montepio recorre de multa de 13 milhões de euros

A Autoridade da Concorrência condenou 14 bancos ao pagamento de coimas no valor global de 225 milhões de euros por prática concertada de informação sensível no crédito ao longo de mais de 10 anos.
Montepio

Ex-administradores do Montepio criticam BdP

O Tribunal da Concorrência anulou a acusação do Banco de Portugal que condenava o Montepio e oito ex-administradores ao pagamento de coimas. Os antigos administradores já esperavam esta decisão.
Montepio

Montepio. BdP recorre de decisão judicial

407
O Tribunal da Concorrência anulou a acusação do Banco de Portugal, que condenava o Montepio e oito antigos administradores ao pagamento de coimas. O supervisor vai recorrer da decisão judicial.
Montepio

Lusitania. ASF chumba "chairman" nomeado por Tomás

Fernando Dias Nogueira é presidente-executivo da seguradora e está na lista da Associação Mutualista para subir a presidente do conselho de administração. Mas foi "apanhado" no cartel dos seguros.
Montepio

Idoneidade de Tomás Correia à espera do BdP e CMVM

A ASF, que passou a regular as associações mutualistas, pediu informações ao Banco de Portugal e à CMVM, para avaliar o registo e idoneidade do presidente da associação Montepio, Tomás Correia.
Montepio

Montepio aprova contas de 2018 com 95,6% de votos

Os associados da Associação Mutualista Montepio aprovaram as contas consolidadas de 2018, com um lucro de 1,6 milhões de euros, e elegeram a comissão de remunerações para o próximo triénio.
Associação Mutualista

Montepio. Santa Casa já pagou mas não manda nada

Foi há mais de um ano que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e outras entidades da economia social entraram no capital da Associação Mutualista Montepio. Mas ainda não têm papel na gestão.
Montepio

Multas do BdP "não resistem na justiça"

Tomás Correia diz que tempo do arbítrio — do Banco de Portugal — acabou e agora é o tempo da justiça, comentando as infrações que lhe foram atribuídas. Montepio não pediu nada aos contribuintes, diz.
Montepio

Banco Montepio elege novo revisor de contas

A comissão de auditoria propõe que no triénio 2019-2021 ou a PwC ou a Deloitte sejam designadas como revisor oficial de contas do banco.
Montepio

Top de dívidas ao Montepio. Pais do Amaral nega

9049
Um pequeno grupo de empresários concentra os principais "calotes" ao Montepio. Pais do Amaral garante que não está nos maiores devedores "tóxicos", embora reconheça que há 3 milhões de euros em atraso
Montepio

Guilherme reestrutura dívida com garantia angolana

O Montepio e o construtor José Guilherme, que deu a "liberalidade" de 14 milhões a Salgado, chegaram a acordo para um plano de regularização dos créditos que foram dados no tempo de Tomás Correia.
Tomás Correia

Montepio multado pela CMVM. Tomás era presidente

O supervisor do mercado de capitais multou o banco em 150 mil euros, por infrações na área do branqueamento de capitais relativas ao tempo em que Tomás Correia era presidente da instituição bancária.
Montepio

Um Franciscano no Montepio

350
O franciscano vigário tem muito “saber de experiência feito” e é mestre do disfarce e da desculpabilização das suas incoerências: “não fica nada para mim, vai tudo para os meus frades, para a Ordem"…
Montepio

Montepio. BdP aperta cerco a créditos de Guilherme

Jornal "Público" escreve que o Banco Montepio tem estado a "partilhar" com o Banco de Portugal "o essencial da informação" sobre os créditos do construtor que deu "prenda" de 14 milhões a Salgado.
Associação Mutualista

"O Montepio dobrar-se a ministros? Deus nos livre" /premium

657
Montepio, maçonaria e geringonça; "secretariozecos", "padrecos" e "ministrozequitos". Na grande entrevista a Vítor Melícias, a "eminência parda" do Montepio não se furtou a tema nenhum.
Associação Mutualista

Montepio. Opositores querem censurar Tomás Correia

Na assembleia-geral "um conjunto de associados que vai apelar ao chumbo das contas" e de eventuais votos de confiança que surjam a Tomás Correia, disse Carlos Areal, adversário do presidente.
Montepio

Condenação de Tomás Correia deve levar a avaliação

O ministro Vieira da Silva disse que o que está em causa é verificar quem deve avaliar a idoneidade à luz do novo Código da Associação Mutualista e não o exercício do poder de destituição do Governo.
Associação Mutualista

Melícias, o padre malandreco que manda no Montepio /premium

3403
Domina como poucos os corredores do poder político, social e económico. O franciscano que se insurgiu contra "secretariozecos e ministros" está há 36 anos no Montepio. E continua a mandar na sombra.
Tomás Correia

Tomás Correia. Avaliação de idoneidade já em curso

Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões já iniciou procedimentos para avaliar idoneidade de Tomás Correia à frente da mutualista Montepio Geral.
Seguros

ASF: não é claro como será financiada autoridade

Para além da crítica à falta de clareza do artigo, a ASF considera ainda não se justificar que "questões relativas aos peritos de seguros" passem para a supervisão do Conselho Nacional de Supervisão.
Associação Mutualista

Mutualistas. Criada comissão de acompanhamento

O Governo criou por despacho, a comissão de acompanhamento da transição para o regime de supervisão das mutualistas, que vai ser composta por seis membros.
Banca

Montepio pagou 1 milhão na defesa de Tomás Correia

633
O Banco de Portugal enviou uma carta a Carlos Tavares a pedir explicações sobre a deliberação que permite ao banco assumir o pagamento do apoio jurídico de Tomás Correia.
Banca

O medo do Montepio e dos devedores do Novo Banco /premium

1171
Na última semana ficámos a saber que a Associação Mutualista Montepio Geral consegue obrigar o Governo a mudar leis. E que não se enfrentam devedores do Novo Banco por medo.
Montepio

Montepio. Regulador prepara-se para cumprir norma

O regulador dos seguros disse estar a "desenvolver as diligências necessárias" para cumprir a norma do Governo que clarifica que lhe cabe a avaliação da idoneidade do presidente da Associação.
Montepio

"Lei da idoneidade foi revista em tempo recorde"

122
Governo aprovou "revisão da lei" em tempo recorde, "com procedimentos nunca vistos". E o Presidente promulgou-a no mesmo dia. Tomás Correia considera-se pessoalmente visado.
Associação Mutualista

Publicado decreto que permite avaliar Mutualistas

O decreto-lei, aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros e promulgado pelo Presidente da República horas depois, vem clarificar o papel do regulador no caso das associações mutualistas.
Montepio

Tomás Correia sugere lei feita à sua medida

O presidente da Associação Mutualista diz que, tendo em conta o que leu sobre a norma interpretativa aprovada no Parlamento, "parece" que esta é uma medida feita para que ele próprio seja avaliado.
Montepio

Montepio diz cumprir requisitos desde dezembro

Banco da Associação Mutualista comunicou à CMVM os rácios de capital exigidos pelo Banco de Portugal a partir de julho deste ano.
Associação Mutualista

Marcelo promulga lei para clarificar idoneidades

O Presidente da República promulgou esta quinta-feira o diploma aprovado esta tarde em Conselho de Ministros que estipula que idoneidade de Tomás Correia deve ser avaliada pela ASF.
Associação Mutualista

Governo aprovou lei para clarificar idoneidades

Conselho de ministros já aprovou o decreto-lei com o qual espera acabar com a polémica sobre a idoneidade de Tomás Correia, depois de a ASF reiterar que essa não é sua competência.
Montepio

PSD fala em cumplicidade entre PS e Tomás Correia

Adão Silva, deputado do social-democratas, disse haver "um jogo cúmplice entre o Governo socialista e o socialista Tomás Correia". "Porquê esta cumplicidade que roça o ridículo?", perguntou.
Montepio

Governo defende interesses dos associados Montepio

O ministro do Trabalho diz que o Governo tem tido uma atitude de defesa dos interesses dos associados da Associação Mutualista Montepio Geral e que todos têm a responsabilidade de fazer o mesmo.
Associação Mutualista

Norma para avaliar Tomás Correia vai ao CM

A norma interpretativa para clarificar que cabe ao regulador dos seguros avaliar o presidente da Mutualista Montepio vai na quinta-feira a Conselho de Ministros.
Montepio

Tomás Correia. O homem que aterra sempre de pé   /premium

217
O "ratinho" da lezíria que subiu a pulso na CGD e que resiste no Montepio, entre polémicas engenharias financeiras, créditos sob investigação e aumentos de capital duvidosos.
Tomás Correia

Tomás Correia. Idoneidade com regras dos seguros

"Acusação, pronúncia, condenação" ou mesmo "indícios". Regulador dos seguros diz que a avaliação de idoneidade de Tomás Correia vai ter crivo mais apertado do que o Código das Mutualistas.
Associação Mutualista

Não é um "secretariozeco" que afasta Tomás Correia

1144
Tomás Correia não mostrou no Conselho Geral qualquer intenção de saída, garantindo que a idoneidade não será reavaliada. Melícias diz que não é um "secretariozeco ou ministro" que vai afastar órgãos.
Associação Mutualista

"Governo deve avaliar idoneidade de Tomás Correia"

167
Presidente do supervisor dos Seguros e Fundos de Pensões insiste que deve ser o ministro Vieira da Silva quem deve avaliar a idoneidade de Tomás Correia à frente do Montepio.
Fraude

Nova campanha de phishing usa imagem do Montepio

530
Desde esta segunda que alguns utilizadores estão a receber um email suspeito a pedir para ativarem o cartão matriz os serviços Net24 do Montepio. Tudo serve para ficar com os seus dados pessoais.
Associação Mutualista

Presidente do regulador dos seguros ouvido na AR

Em causa está o papel da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões sobre a Associação Mutualista Montepio Geral e a sua capacidade para avaliar a idoneidade de Tomás Correia.
Montepio

Montepio recorre das multas do Banco de Portugal

O 'chairman' Carlos Tavares disse que a instituição vai recorrer das multas aplicadas pelo Banco de Portugal, no valor de 2,5 milhões de euros, cujo valor foi provisionado nas contas de 2018.
Montepio

Banco Montepio aprovisiona a sua multa e só essa

Lucros quase duplicaram, para 12,6 milhões, e teriam sido maiores sem a provisão de 2,5 milhões para o pagamento da coima do Banco de Portugal. Mas banco não está a contar pagar mais coimas.
Luís Marques Mendes

Marcelo tem "tiques de populismo bom"

673
"Melhor era impossível", diz o comentador político sobre visita de Marcelo a Angola. As "relações pessoais ajudam muito às relações políticas" e Marcelo melhorou-as sendo Marcelo. "Não é postiço".
Montepio

Tomás Correia sai? Os sucessores têm idoneidade? /premium

311
Cerco a Tomás Correia apertou e saída pode ser até 3ª feira. Mas 3 dos 4 candidatos podem ter idoneidade contaminada, incluindo Virgílio Lima, ex-administrador da seguradora acusada de cartelização.
Associação Mutualista

Montepio, temos o direito de saber

163
Com esta administração, seja ela liderada por Tomás Correia ou outro dos seus, o elo de confiança entre as pessoas e a instituição está definitivamente quebrado.
Associação Mutualista

Governo cede. Há uma "intenção" de clarificar lei

Primeiro-ministro vai anunciar após o conselho de ministros desta quinta-feira que Governo tem "intenção" de clarificar a legislação sobre quem (e quando) avalia idoneidades nas mutualistas, diz o JE.
Montepio

Mutualista Montepio perdeu mil associados por mês

306
Continuam a piorar as finanças da Associação Mutualista. A margem associativa foi negativa em quase 200 milhões, segundo o "Eco". Exercício só foi positivo graças a mais um "bónus fiscal".
Montepio

Montepio. Governo ignorou Banco de Portugal /premium

1109
Parecer do Banco de Portugal, obtido pelo Observador, dizia que devia ficar "expressamente" dito na lei que a ASF poderia reavaliar "de imediato" idoneidades na mutualista. Vieira da Silva ignorou.
Montepio

Candidatos querem retirar "abcesso" Tomás Correia

Líderes das duas listas que perderam para Tomás Correia nas eleições de dezembro dizem que Tomás Correia deve sair e a administração, como um todo, "não tem condições para continuar".
Associação Mutualista

Saída de Tomás Correia pode não implicar eleições

Caso Tomás Correia saísse da associação mutualista, poderia passar um dos atuais vogais a presidente. As opções são: Carlos Morais Beato, Virgílio Lima, Idália Serrão e Luís Almeida.
Montepio

Regulador dos seguros recusa avaliar Tomás Correia

O regulador dos seguros insiste que a legislação não lhe dá competências para avaliar a idoneidade dos órgãos sociais das mutualistas. Tomás Correia foi multado pelo Banco de Portugal.
Montepio

Fitch corta "rating" do Montepio para B-

Em comunicado, a Fitch deu conta do corte na notação do banco de B+ para B- na "dívida sénior de longo prazo não garantida", mas não alterou o 'rating' dos outros segmentos do banco.
Vieira da Silva

Código das mutualistas é claro, diz ministro

Em causa está o papel da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a sua capacidade para avaliar a idoneidade de Tomás Correia, que foi multado pelo BdP em 1,25 milhões de euros.
Montepio

Tomás Correia pôs banco a pagar custas judiciais

889
Custas judiciais de processos envolvendo administradores e ex-administradores passaram a ser responsabilidade do banco Montepio. Proposta foi aprovada pela Mutualista há cerca de um ano.
Montepio

Multa ao Montepio é "herança do passado"

Atual chairman do banco português desvalorizou o impacto da multa atribuída pelo Banco de Portugal, garantindo que o atual sistema de controlo interno não permitirá falhas semelhantes.
Montepio

Regulador dos seguros avalia Tomás Correia

Os ministérios das Finanças e do Trabalho afirmaram que cabe ao regulador dos seguros analisar matérias relacionadas com idoneidade, depois daquela entidade ter rejeitado esta incumbência
Montepio

Tomás Correia impugna multa do Banco de Portugal

261
Banco de Portugal condenou Tomás Correia por irregularidades graves na gestão da caixa económica. Ex-presidente do Montepio vai recorrer da decisão que o multou em 1,25M€ por sete ilícitos.
Crédito

Crédito malparado. Bancos venderam 5.719 milhões

O Novo Banco, o Montepio, a CGD, o Santander Totta, o BCP e o BPI aceleraram a venda de crédito malparado em 2018. Os bancos alienam carteiras de crédito malparado para melhorarem os seus balanços.
Montepio

Banco de Portugal condena e multa Tomás Correia

196
Banco de Portugal condenou antigo presidente Montepio por irregularidades graves na gestão da caixa económica. Tomás Correia foi multado em 1,25 milhões de euros por sete ilícitos.
Montepio

Novo nome Banco Montepio não corta "laços" com AM

Carlos Tavares apresentou a nova marca Banco Montepio (que substitui a Caixa Económica Montepio Geral), bem como um outro novo banco para empresas com faturação acima de 20 milhões -- o BEM.
Montepio

Dulce Mota proposta para CEO do Banco Montepio

Face à recusa do Banco de Portugal em aprovar o nome de João Ermida, por não ter experiência recente na banca, o Montepio lança o nome de Dulce Mota. Carlos Tavares fica como "chairman".
Montepio

Caixa Económica passa a chamar-se Banco Montepio

O Montepio deixou para trás o nome Caixa Económica Montepio Geral. A mudança de imagem demorará ainda algumas semanas a chegar às agências e aos clientes.
Montepio

Montepio abre 3 agências onde a CGD fechou

292
A Caixa Económica Montepio Geral vai abrir balcões 'low cost' em Viseu, Estarreja e Vila Pouca de Aguiar, localidades onde o banco público Caixa Geral de Depósitos fechou agências.
A página está a demorar muito tempo.