Montepio
Associação Mutualista

A festa do adeus a Tomás, a 190€/cabeça (+IVA) /premium

Banco Montepio e outras empresas do grupo podem gastar mais de 600 mil euros no almoço de Natal. Custo elevado da festa, em que Tomás Correia é a vedeta, já causou tensão com presidentes do banco.
Montepio

Montepio: última reunião com Tomás Correia

Conselho Geral da Associação Mutualista Montepio Geral reúne-se na última reunião com Tomás Correia como presidente, que sai depois de ter pedido escusa, após dúvidas sobre a sua idoneidade.
Montepio

Cúpula do Montepio travou mais verba para Fundação

Perdendo a presidência da mutualista, Tomás Correia vai permanecer na Fundação Montepio. Um dos administradores (que não Tomás Correia), propôs em conselho uma ampliação das funções da Fundação.
Montepio

Mutualistas pedem ao Governo chumbo a estatutos

Os estatutos aprovados em assembleia-geral e a que o Ministério do Trabalho tem de dar "ok" para entrarem em vigor têm vários pontos em que ferem o código mutualista, segundo um grupo de associados.
Montepio

Montepio. Lucros caem 21% nos primeiros nove meses

Banco Montepio apresentou os resultados até setembro, onde se diz que os lucros caíram para 17,7 milhões, com um aumento dos impostos pagos e uma menor contribuição do Finibanco Angola.
Montepio

CGD pode entrar na solução para o Montepio

975
Jornal "Público" avança que, para solucionar as conhecidas fragilidades na situação patrimonial da associação mutualista Montepio, uma injeção de fundos por parte da CGD é uma possibilidade.
Montepio

Montepio. Próximo presidente pode ser Pedro Leitão

Jornal "Eco" avança que o gestor que é, atualmente, "chief digital officer" do Banco Atlântico Europa, um banco de capitais angolanos, é o nome que está, agora, em cima da mesa.
Montepio

Tavares está a vasculhar passado do Montepio /premium

170
Carlos Tavares mandou fazer auditoria interna a créditos ruinosos à Casa da Sorte (como Félix Morgado também já tinha feito). Tomás Correia não gostou de saber. Relação entre os dois gelou há semanas.
Montepio

Pedro Alves retira candidatura ao Montepio

Jornal Económico garante que a decisão se explica pelo facto de o Banco de Portugal ter encerrado o processo de autorização por não estar completo todo o elenco.
Montepio

Pedro Alves não será CEO. Montepio nega retirada

Pedro Alves não tem condições para ser CEO do Montepio, indicou o Banco de Portugal, com base na informação nova e comprometedora que chegou recentemente ao supervisor e foi noticiada pelo Observador.
Montepio

Montepio não emite obrigações hipotecárias de 2015

O Montepio cancelou a emissão de obrigações hipotecárias de 2015, no valor de 500 milhões de euros, no mesmo dia em que uma fonte oficial do banco informou sobre uma nova emissão no mesmo valor.
Associação Mutualista

Associados do Montepio aprovam estatutos 

Alteração dos estatutos passaram com 97% dos associados presentes na Assembleia-Geral. Votação decorreu depois de a tutela ter dito que estatutos tinham "questões legais" por resolver.
Associação Mutualista

Montepio. Tutela vê irregularidades nos estatutos

A horas de os associados da mutualista Montepio votarem os novos estatutos, a tutela – a Segurança Social – fez saber que o articulado contém "questões de legalidade" por resolver.
Montepio

Montepio: associados votam alteração dos estatutos

Os associados da Mutualista Montepio Geral votam a alteração dos estatutos para que se enquadrem no novo Código das Associações Mutualistas, aprovado e publicado em 2018 e criticado por Tomás Correia.
Montepio

O relatório que trama o escolhido para o Montepio /premium

274
Notícia Observador. O escolhido para presidente do Montepio, Pedro Alves, liderou em 2009 uma estratégia para mascarar rácios de crédito vencido e esconder de forma ilícita as dificuldades do banco.
Montepio

Ministério desmente Tomás: Não há aprovação prévia

Na carta de despedida do Montepio, Tomás Correia disse que os estatutos a votar em AG no dia 4 já tiveram "aprovação prévia" por parte do Ministério do Trabalho. Isso não existe, diz Ministério.
Montepio

Tomás prepara aprovação "à bruta" dos estatutos

Opositores da liderança de Tomás Correia na mutualista Montepio veem "irregularidades e ilegalidades" nos estatutos que receiam poderem ser "aprovados à bruta" na AG de dia 4 de novembro.
Montepio

A última "facada" de Tomás foi para Carlos Tavares /premium

Elogios rasgados à CEO interina e, quando Tavares virou costas, o ataque ao banqueiro. Foi assim a reunião da saída de Tomás Correia, reunião que o Padre Melícias descreve como "simpática".
Montepio

Tomás critica Governo (e sobre a ASF, nada diz)

Administrador que pediu escusa lança mensagem de despedida, acusando o Governo de não respeitar "democracia interna" da instituição. Sobre a ASF, referência só para os gestores dos seguros.
Montepio

Tomás sai "cansado" e "sem apoio do governo"

166
Tomás Correia pediu escusa da presidência do Montepio, na reunião do Conselho Geral desta quinta-feira. Como o Observador noticiou no domingo, Virgílio Lima deverá ficar (para já) na liderança.
Montepio

Montepio: última reunião do Conselho Geral

Esta será a última reunião do Conselho Geral da Mutualista Montepio, que dará lugar à Assembleia de Representantes. Tomás Correia, presidente da AMMG, garante que não sairá já da associação.
Montepio

Como é que o Montepio pode ser "um novo BES"? /premium

191
No Banco de Portugal comparou-se o Montepio ao BES. Que risco há de que, mesmo que não seja cliente, uma fatura lhe caia no colo? Fomos às agências como cliente-mistério ver se vendem gato por lebre.
Tomás Correia

Montepio. António Tomás Correia não sai

O presidente da Associação Mutualista Montepio, António Tomás Correia falou à imprensa e afirmou que não é "condicionável por coisa nenhuma" e que dia 24 não sai "de certeza absoluta".
Montepio

Chumbo a Tomás Correia fechado. Saída será desta?

Avaliação do supervisor ASF à idoneidade de Tomás Correia está fechada, diz o Público, e deverá levar à saída do líder da mutualista Montepio. Mas o próprio recusa, ao JE, intenção de anunciar saída.
Banco de Portugal

Conselheiros do bdP compararam Montepio ao BES

909
Conselheiros do Banco de Portugal avisaram supervisor de riscos no Montepio. "Quer picar a bolha?", respondeu Elisa Ferreira. Jornal Público relata reunião tida há ano em meio no BdP.
Montepio

O Partido Socialista e o Montepio

325
Nos doze anos de presidência de Tomás Correia, o Montepio converteu-se numa “coutada” do PS, usado a seu belo prazer, facto que a gabarolice dos “donos disto tudo” não escondia.
Montepio

Montepio recorre de multa de 13 milhões de euros

A Autoridade da Concorrência condenou 14 bancos ao pagamento de coimas no valor global de 225 milhões de euros por prática concertada de informação sensível no crédito ao longo de mais de 10 anos.
Montepio

Ex-administradores do Montepio criticam BdP

O Tribunal da Concorrência anulou a acusação do Banco de Portugal que condenava o Montepio e oito ex-administradores ao pagamento de coimas. Os antigos administradores já esperavam esta decisão.
Montepio

Montepio. BdP recorre de decisão judicial

407
O Tribunal da Concorrência anulou a acusação do Banco de Portugal, que condenava o Montepio e oito antigos administradores ao pagamento de coimas. O supervisor vai recorrer da decisão judicial.
Montepio

Lusitania. ASF chumba "chairman" nomeado por Tomás

Fernando Dias Nogueira é presidente-executivo da seguradora e está na lista da Associação Mutualista para subir a presidente do conselho de administração. Mas foi "apanhado" no cartel dos seguros.
Montepio

Idoneidade de Tomás Correia à espera do BdP e CMVM

A ASF, que passou a regular as associações mutualistas, pediu informações ao Banco de Portugal e à CMVM, para avaliar o registo e idoneidade do presidente da associação Montepio, Tomás Correia.
Montepio

Montepio aprova contas de 2018 com 95,6% de votos

Os associados da Associação Mutualista Montepio aprovaram as contas consolidadas de 2018, com um lucro de 1,6 milhões de euros, e elegeram a comissão de remunerações para o próximo triénio.
Associação Mutualista

Montepio. Santa Casa já pagou mas não manda nada

Foi há mais de um ano que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e outras entidades da economia social entraram no capital da Associação Mutualista Montepio. Mas ainda não têm papel na gestão.
Montepio

Multas do BdP "não resistem na justiça"

Tomás Correia diz que tempo do arbítrio — do Banco de Portugal — acabou e agora é o tempo da justiça, comentando as infrações que lhe foram atribuídas. Montepio não pediu nada aos contribuintes, diz.
Montepio

Banco Montepio elege novo revisor de contas

A comissão de auditoria propõe que no triénio 2019-2021 ou a PwC ou a Deloitte sejam designadas como revisor oficial de contas do banco.
Montepio

Top de dívidas ao Montepio. Pais do Amaral nega

9049
Um pequeno grupo de empresários concentra os principais "calotes" ao Montepio. Pais do Amaral garante que não está nos maiores devedores "tóxicos", embora reconheça que há 3 milhões de euros em atraso
Montepio

Guilherme reestrutura dívida com garantia angolana

O Montepio e o construtor José Guilherme, que deu a "liberalidade" de 14 milhões a Salgado, chegaram a acordo para um plano de regularização dos créditos que foram dados no tempo de Tomás Correia.
Tomás Correia

Montepio multado pela CMVM. Tomás era presidente

O supervisor do mercado de capitais multou o banco em 150 mil euros, por infrações na área do branqueamento de capitais relativas ao tempo em que Tomás Correia era presidente da instituição bancária.
Montepio

Um Franciscano no Montepio

350
O franciscano vigário tem muito “saber de experiência feito” e é mestre do disfarce e da desculpabilização das suas incoerências: “não fica nada para mim, vai tudo para os meus frades, para a Ordem"…
Montepio

Montepio. BdP aperta cerco a créditos de Guilherme

Jornal "Público" escreve que o Banco Montepio tem estado a "partilhar" com o Banco de Portugal "o essencial da informação" sobre os créditos do construtor que deu "prenda" de 14 milhões a Salgado.
Associação Mutualista

"O Montepio dobrar-se a ministros? Deus nos livre" /premium

657
Montepio, maçonaria e geringonça; "secretariozecos", "padrecos" e "ministrozequitos". Na grande entrevista a Vítor Melícias, a "eminência parda" do Montepio não se furtou a tema nenhum.
Associação Mutualista

Montepio. Opositores querem censurar Tomás Correia

Na assembleia-geral "um conjunto de associados que vai apelar ao chumbo das contas" e de eventuais votos de confiança que surjam a Tomás Correia, disse Carlos Areal, adversário do presidente.
Montepio

Condenação de Tomás Correia deve levar a avaliação

O ministro Vieira da Silva disse que o que está em causa é verificar quem deve avaliar a idoneidade à luz do novo Código da Associação Mutualista e não o exercício do poder de destituição do Governo.
Associação Mutualista

Melícias, o padre malandreco que manda no Montepio /premium

3403
Domina como poucos os corredores do poder político, social e económico. O franciscano que se insurgiu contra "secretariozecos e ministros" está há 36 anos no Montepio. E continua a mandar na sombra.
Tomás Correia

Tomás Correia. Avaliação de idoneidade já em curso

Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões já iniciou procedimentos para avaliar idoneidade de Tomás Correia à frente da mutualista Montepio Geral.
Seguros

ASF: não é claro como será financiada autoridade

Para além da crítica à falta de clareza do artigo, a ASF considera ainda não se justificar que "questões relativas aos peritos de seguros" passem para a supervisão do Conselho Nacional de Supervisão.
Associação Mutualista

Mutualistas. Criada comissão de acompanhamento

O Governo criou por despacho, a comissão de acompanhamento da transição para o regime de supervisão das mutualistas, que vai ser composta por seis membros.
Banca

Montepio pagou 1 milhão na defesa de Tomás Correia

633
O Banco de Portugal enviou uma carta a Carlos Tavares a pedir explicações sobre a deliberação que permite ao banco assumir o pagamento do apoio jurídico de Tomás Correia.
Banca

O medo do Montepio e dos devedores do Novo Banco /premium

1171
Na última semana ficámos a saber que a Associação Mutualista Montepio Geral consegue obrigar o Governo a mudar leis. E que não se enfrentam devedores do Novo Banco por medo.
Montepio

Montepio. Regulador prepara-se para cumprir norma

O regulador dos seguros disse estar a "desenvolver as diligências necessárias" para cumprir a norma do Governo que clarifica que lhe cabe a avaliação da idoneidade do presidente da Associação.
Montepio

"Lei da idoneidade foi revista em tempo recorde"

122
Governo aprovou "revisão da lei" em tempo recorde, "com procedimentos nunca vistos". E o Presidente promulgou-a no mesmo dia. Tomás Correia considera-se pessoalmente visado.
Associação Mutualista

Publicado decreto que permite avaliar Mutualistas

O decreto-lei, aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros e promulgado pelo Presidente da República horas depois, vem clarificar o papel do regulador no caso das associações mutualistas.
Montepio

Tomás Correia sugere lei feita à sua medida

O presidente da Associação Mutualista diz que, tendo em conta o que leu sobre a norma interpretativa aprovada no Parlamento, "parece" que esta é uma medida feita para que ele próprio seja avaliado.
Montepio

Montepio diz cumprir requisitos desde dezembro

Banco da Associação Mutualista comunicou à CMVM os rácios de capital exigidos pelo Banco de Portugal a partir de julho deste ano.
Associação Mutualista

Marcelo promulga lei para clarificar idoneidades

O Presidente da República promulgou esta quinta-feira o diploma aprovado esta tarde em Conselho de Ministros que estipula que idoneidade de Tomás Correia deve ser avaliada pela ASF.
Associação Mutualista

Governo aprovou lei para clarificar idoneidades

Conselho de ministros já aprovou o decreto-lei com o qual espera acabar com a polémica sobre a idoneidade de Tomás Correia, depois de a ASF reiterar que essa não é sua competência.
Montepio

PSD fala em cumplicidade entre PS e Tomás Correia

Adão Silva, deputado do social-democratas, disse haver "um jogo cúmplice entre o Governo socialista e o socialista Tomás Correia". "Porquê esta cumplicidade que roça o ridículo?", perguntou.
Montepio

Governo defende interesses dos associados Montepio

O ministro do Trabalho diz que o Governo tem tido uma atitude de defesa dos interesses dos associados da Associação Mutualista Montepio Geral e que todos têm a responsabilidade de fazer o mesmo.
Associação Mutualista

Norma para avaliar Tomás Correia vai ao CM

A norma interpretativa para clarificar que cabe ao regulador dos seguros avaliar o presidente da Mutualista Montepio vai na quinta-feira a Conselho de Ministros.
Montepio

Tomás Correia. O homem que aterra sempre de pé   /premium

217
O "ratinho" da lezíria que subiu a pulso na CGD e que resiste no Montepio, entre polémicas engenharias financeiras, créditos sob investigação e aumentos de capital duvidosos.
Tomás Correia

Tomás Correia. Idoneidade com regras dos seguros

"Acusação, pronúncia, condenação" ou mesmo "indícios". Regulador dos seguros diz que a avaliação de idoneidade de Tomás Correia vai ter crivo mais apertado do que o Código das Mutualistas.
Associação Mutualista

Não é um "secretariozeco" que afasta Tomás Correia

1144
Tomás Correia não mostrou no Conselho Geral qualquer intenção de saída, garantindo que a idoneidade não será reavaliada. Melícias diz que não é um "secretariozeco ou ministro" que vai afastar órgãos.
Associação Mutualista

"Governo deve avaliar idoneidade de Tomás Correia"

167
Presidente do supervisor dos Seguros e Fundos de Pensões insiste que deve ser o ministro Vieira da Silva quem deve avaliar a idoneidade de Tomás Correia à frente do Montepio.
Fraude

Nova campanha de phishing usa imagem do Montepio

530
Desde esta segunda que alguns utilizadores estão a receber um email suspeito a pedir para ativarem o cartão matriz os serviços Net24 do Montepio. Tudo serve para ficar com os seus dados pessoais.
Associação Mutualista

Presidente do regulador dos seguros ouvido na AR

Em causa está o papel da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões sobre a Associação Mutualista Montepio Geral e a sua capacidade para avaliar a idoneidade de Tomás Correia.
Montepio

Montepio recorre das multas do Banco de Portugal

O 'chairman' Carlos Tavares disse que a instituição vai recorrer das multas aplicadas pelo Banco de Portugal, no valor de 2,5 milhões de euros, cujo valor foi provisionado nas contas de 2018.
Montepio

Banco Montepio aprovisiona a sua multa e só essa

Lucros quase duplicaram, para 12,6 milhões, e teriam sido maiores sem a provisão de 2,5 milhões para o pagamento da coima do Banco de Portugal. Mas banco não está a contar pagar mais coimas.
Luís Marques Mendes

Marcelo tem "tiques de populismo bom"

673
"Melhor era impossível", diz o comentador político sobre visita de Marcelo a Angola. As "relações pessoais ajudam muito às relações políticas" e Marcelo melhorou-as sendo Marcelo. "Não é postiço".
Montepio

Tomás Correia sai? Os sucessores têm idoneidade? /premium

311
Cerco a Tomás Correia apertou e saída pode ser até 3ª feira. Mas 3 dos 4 candidatos podem ter idoneidade contaminada, incluindo Virgílio Lima, ex-administrador da seguradora acusada de cartelização.
Associação Mutualista

Montepio, temos o direito de saber

163
Com esta administração, seja ela liderada por Tomás Correia ou outro dos seus, o elo de confiança entre as pessoas e a instituição está definitivamente quebrado.
Associação Mutualista

Governo cede. Há uma "intenção" de clarificar lei

Primeiro-ministro vai anunciar após o conselho de ministros desta quinta-feira que Governo tem "intenção" de clarificar a legislação sobre quem (e quando) avalia idoneidades nas mutualistas, diz o JE.
Montepio

Mutualista Montepio perdeu mil associados por mês

306
Continuam a piorar as finanças da Associação Mutualista. A margem associativa foi negativa em quase 200 milhões, segundo o "Eco". Exercício só foi positivo graças a mais um "bónus fiscal".
Montepio

Montepio. Governo ignorou Banco de Portugal /premium

1109
Parecer do Banco de Portugal, obtido pelo Observador, dizia que devia ficar "expressamente" dito na lei que a ASF poderia reavaliar "de imediato" idoneidades na mutualista. Vieira da Silva ignorou.
Montepio

Candidatos querem retirar "abcesso" Tomás Correia

Líderes das duas listas que perderam para Tomás Correia nas eleições de dezembro dizem que Tomás Correia deve sair e a administração, como um todo, "não tem condições para continuar".
Associação Mutualista

Saída de Tomás Correia pode não implicar eleições

Caso Tomás Correia saísse da associação mutualista, poderia passar um dos atuais vogais a presidente. As opções são: Carlos Morais Beato, Virgílio Lima, Idália Serrão e Luís Almeida.
Montepio

Regulador dos seguros recusa avaliar Tomás Correia

O regulador dos seguros insiste que a legislação não lhe dá competências para avaliar a idoneidade dos órgãos sociais das mutualistas. Tomás Correia foi multado pelo Banco de Portugal.
Montepio

Fitch corta "rating" do Montepio para B-

Em comunicado, a Fitch deu conta do corte na notação do banco de B+ para B- na "dívida sénior de longo prazo não garantida", mas não alterou o 'rating' dos outros segmentos do banco.
Vieira da Silva

Código das mutualistas é claro, diz ministro

Em causa está o papel da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a sua capacidade para avaliar a idoneidade de Tomás Correia, que foi multado pelo BdP em 1,25 milhões de euros.
Montepio

Tomás Correia pôs banco a pagar custas judiciais

889
Custas judiciais de processos envolvendo administradores e ex-administradores passaram a ser responsabilidade do banco Montepio. Proposta foi aprovada pela Mutualista há cerca de um ano.
Montepio

Multa ao Montepio é "herança do passado"

Atual chairman do banco português desvalorizou o impacto da multa atribuída pelo Banco de Portugal, garantindo que o atual sistema de controlo interno não permitirá falhas semelhantes.
Montepio

Regulador dos seguros avalia Tomás Correia

Os ministérios das Finanças e do Trabalho afirmaram que cabe ao regulador dos seguros analisar matérias relacionadas com idoneidade, depois daquela entidade ter rejeitado esta incumbência
Montepio

Tomás Correia impugna multa do Banco de Portugal

261
Banco de Portugal condenou Tomás Correia por irregularidades graves na gestão da caixa económica. Ex-presidente do Montepio vai recorrer da decisão que o multou em 1,25M€ por sete ilícitos.
Crédito

Crédito malparado. Bancos venderam 5.719 milhões

O Novo Banco, o Montepio, a CGD, o Santander Totta, o BCP e o BPI aceleraram a venda de crédito malparado em 2018. Os bancos alienam carteiras de crédito malparado para melhorarem os seus balanços.
Montepio

Banco de Portugal condena e multa Tomás Correia

196
Banco de Portugal condenou antigo presidente Montepio por irregularidades graves na gestão da caixa económica. Tomás Correia foi multado em 1,25 milhões de euros por sete ilícitos.
Montepio

Novo nome Banco Montepio não corta "laços" com AM

Carlos Tavares apresentou a nova marca Banco Montepio (que substitui a Caixa Económica Montepio Geral), bem como um outro novo banco para empresas com faturação acima de 20 milhões -- o BEM.
Montepio

Dulce Mota proposta para CEO do Banco Montepio

Face à recusa do Banco de Portugal em aprovar o nome de João Ermida, por não ter experiência recente na banca, o Montepio lança o nome de Dulce Mota. Carlos Tavares fica como "chairman".
Montepio

Caixa Económica passa a chamar-se Banco Montepio

O Montepio deixou para trás o nome Caixa Económica Montepio Geral. A mudança de imagem demorará ainda algumas semanas a chegar às agências e aos clientes.
Montepio

Montepio abre 3 agências onde a CGD fechou

292
A Caixa Económica Montepio Geral vai abrir balcões 'low cost' em Viseu, Estarreja e Vila Pouca de Aguiar, localidades onde o banco público Caixa Geral de Depósitos fechou agências.
Associação Mutualista

Cabe a associados avaliar idoneidade do presidente

O presidente da Associação Mutualista do Montepio considera que enquanto se aplicarem as regras do setor segurador, não cabe à ASF avaliar a sua idoneidade, mas à assembleia-geral da mutualista.
Montepio

Montepio perde 3,6 milhões ao vender Banco Terra

A venda da participação no moçambicano Banco Terra vai afetar desfavoravelmente os resultados líquidos do Montepio em 3,6 milhões de euros, tendo proporcionado um proveito estimado de 3,2 milhões.
Montepio

Montepio Geral. Tomás Correia toma posse hoje

Tomás Correia toma posse como presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, cargo que já ocupa há dez anos. As eleições de dezembro ficaram marcadas por dúvidas sobre sua idoneidade.
Banca

Santa Casa entra no capital do Montepio

A Associação Mutualista e a Santa Casa já assinaram o contrato que concretiza a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, liderada por Edmundo Martinho, no capital do Montepio.
Montepio

Montepio vende 239 milhões em crédito malparado

O Banco Montepio vendeu uma carteira de crédito malparado de 239 milhões de euros a uma empresa da Irlanda. Com a operação, o Banco diz dar seguimento à estratégia de redução de ativos não produtivos.
Montepio

Associados do Montepio aprovam planos de gestão

A Associação Mutualista Montepio Geral aprovou o plano de ação e orçamento para 2019 com mais de 90% dos votos, na primeira assembleia-geral depois da reeleição de Tomás Correia para presidente.
Associação Mutualista

Associados do Montepio votam planos de gestão

Os associados da Associação Mutualista Montepio Geral reúnem-se esta quinta-feira para votar o programa de ação e orçamento para 2019. Entre os vários trabalhos será feita uma revisão dos estatutos.
Associação Mutualista

Montepio. "Maioria rejeita Tomás Correia"

Candidato da lista B diz que a maioria simples de Tomás Correia significa que "a esmagadora maioria" dos associados do Montepio rejeita a sua liderança.
Associação Mutualista

Montepio. Godinho pede a Tomás Correia que saia

Candidato derrotado da lista C pede a Tomás Correia que "tire as ilações" de ter tido menos votos que as listas opositoras. Aliança da oposição pré-eleições esteve em cima da mesa, mas foi descartada.
Associação Mutualista

Montepio. Tomás Correia vence com margem menor

139
Atual presidente da mutualista ganhou com 43,2%, cerca de três mil votos a mais do que António Godinho, da lista C. Tomás Correia diz que os associados são "sábios" e "soberanos".
Montepio

Tomás Correia preparado para ouvir "charlatanices"

Mutualistas votam esta sexta-feira, presencialmente, na Rua do Ouro, em Lisboa. Atual presidente está confiante na vitória e prevê ouvir "as mesmas charlatanices" da boca de quem perder.
Associação Mutualista

Votação no Montepio. As suspeitas e as acusações /premium

103
Milhares de votos em circuitos obscuros, listas que não podem fiscalizar o processo, terreno inclinado para quem já lá está. Desta vez será diferente?
Montepio

O polvo está vivo, de boa saúde e a rir-se de nós /premium

3317
A lista é um "quem é quem" do país que somos, e estão todos com alguém nada recomendável: Tomás Correia, o eterno homem do Montepio. Porquê? Porque Portugal continua doente. E o polvo vivinho da costa
Associação Mutualista

O que prometem Correia e os que o querem derrubar /premium

Maioria dos associados já votou, por carta, nas eleições de sexta-feira. Eleições não importam só para os associados, porque o Governo já garantiu que "fará tudo" para lhes garantir as poupanças.
Associação Mutualista

Ministro recebe candidato que se queixa de fraude

Vieira da Silva vai receber o candidato Fernando Ribeiro Mendes, que se queixa de "suspeições e riscos de fraude" nas eleições da Associação Mutualista Montepio.
Associação Mutualista

Lista B integra vogal do regulador do Montepio

124
Vogal da Autoridade de Supervisão dos Seguros, que desde esta quinta-feira é o regulador do Montepio, integra lista de Ribeiro Mendes à gestão da Mutualista. Mas rejeita incompatibilidades.
Associação Mutualista

Mutualista passa para os seguros. Tomás inseguro?

A decisão podia vir só em dezembro, mas surgiu já, a poucos dias das eleições. A supervisão da Associação Mutualista passou para o regulador do seguros, a ASF. Seis perguntas para entender o caso.
Associação Mutualista

Montepio. Governo decide novo regime de supervisão

O Governo publicou um despacho onde coloca as associações mutualistas no novo regime de supervisão na alçada do regulador dos seguros. Esta decisão é transitória, mas pode afetar o Montepio.
Banca

Montepio. Costa destaca supervisão mais eficiente

O primeiro-ministro afirmou que o quadro regulatório permite agora uma supervisão mais eficiente. Costa defendeu ainda que a banca deve reorientar o financiamento para a atividade produtiva.
Montepio

Crédito de 148,3 milhões para negócio ruinoso

1683
Caixa económica tem exposição de cerca de 150 milhões de euros a grupo empresarial que quis criar linhas de cruzeiros. Parte dos créditos foram concedidos contra pareceres internos.
Montepio

Montepio. PGR e BdP investigam operação de 2013

Aumento de capital feito pela caixa económica em 2013 está a ser investigado pelo Ministério Público e Banco de Portugal, conta a RTP. Em causa empréstimo a filho de José Guilherme usado na operação.
Montepio

Tomás Correia. Nunca houve "lesados do Montepio"

Presidente da associação mutualista Montepio, que procura a reeleição, diz ter a "certeza absoluta" de que as novas regras do código mutualista em nada prejudicam a sua idoneidade para o cargo.
Economia

Santa Casa de Lisboa ainda não entrou no Montepio

A Caixa Económica Montepio Geral ainda é totalmente detida pela Associação Mutualista Montepio uma vez que não foi concretizada qualquer entrada no capital de instituições da economia social.
Montepio

Tomás Correia não fecha porta a recandidatura 

O presidente da Associação Mutualista Montepio, Tomás Correia, mantém o tabu sobre a sua recandidatura à liderança, admitindo fazê-lo "no limite", se não encontrar alguém mais jovem para o substituir.
Montepio

Godinho candidato à Associação Mutualista Montepio

O empresário António Godinho lidera uma nova candidatura às eleições da Associação Mutualista Montepio. Lista conta com Eugénio Rosa, Pinto Ramalho e Alípio Dias.
País

“Não suporta comissões bancárias?” Eis as soluções

Se passa a vida a queixar-se do seu banco, é porque chegou a hora de mudar. Aqui está a chave para transformar as suas queixas e problemas em soluções.
País

Quer transferências sem custos?

Há forma de fazer transferências bancárias ilimitadas, sem gastar um cêntimo e ainda poupar nas outras comissões e mensalidades cobradas pelo banco. Quer saber como?
Montepio

Montepio quer "estar mais onde outros estão menos"

O banco liderado por Carlos Tavares vai lançar um plano de abertura de pequenas agências em "zonas menos urbanas". Com o fecho de agências da CGD, "é inevitável que surjam oportunidades".
País

Um cartão de crédito sem juros? Sim, existe

Se a palavra juros o arrepia, este cartão é para si. Com ele, pode fazer compras e ficar a dever ao fim do mês, sem ter de pagar mais por isso.
País

Uma conta para poupar nas comissões bancárias?

Foi um segredo bem guardado, mas chegou a altura de o contar. Acaba de chegar um novo produto bancário que oferece 15 vantagens únicas numa só conta. Vai deixá-las escapar?
Montepio

Montepio vende participação no Banco Terra

O banco Montepio diz que a venda da participação de 45,78% no BTM - Banco Terra acontece "no âmbito da redefinição estratégica das suas participações internacionais".
Montepio

Montepio pede para avaliar Álvaro Nascimento

O nome de Álvaro Nascimento ainda não foi aprovado nos órgãos sociais do Montepio, mas o pedido provisório de avaliação de idoneidade já seguiu para o supervisor bancário antes da decisão formal.
País

Sem medos: o que não suporta no seu banco?

201
Se passa a vida a queixar-se do seu banco, é porque chegou a hora de mudar. Aqui está a chave para transformar as suas queixas e problemas em soluções.
País

Quer acesso prioritário a Residências de sonho?

O Montepio está a oferecer acesso prioritário a Residências premiadas aos subscritores da nova solução 15 em 1 | Serviço Máximo (e esta é só uma de 15 vantagens). Quer saber mais?
País

Ainda paga para fazer transferências bancárias?

516
Há forma de fazer transferências bancárias ilimitadas, sem gastar um cêntimo e ainda poupar nas outras comissões e mensalidades cobradas pelo banco. Quer saber como?
Economia

Comece já hoje a poupar

Poupar é uma forma de prevenir o futuro, mas também de concretizar sonhos, seja a compra de uma casa, um carro ou uma viagem ao outro lado do mundo.
País

Quer 0% de juros no cartão de crédito em 2018?

105
Se a palavra juros o arrepia, este cartão é para si. Com ele, pode fazer compras e ficar a dever ao fim do mês, sem ter de pagar mais por isso.
País

Quer a devolução de parte da conta da luz?

338
E se, além disso, lhe devolvessem também parte das contas do gás, da água e das telecomunicações? E ainda outras 14 vantagens?
Montepio

Associados da Mutualista aprovaram contas de 2017

Os associados da Associação Mutualista Montepio Geral presentes na assembleia-geral realizada na terça-feira à noite aprovaram com 95% dos seus votos as contas consolidadas referentes a 2017.
Associação Mutualista

As polémicas contas de 2017 da Associação Montepio

Os associados da Associação Mutualista Montepio Geral reúnem-se, em assembleia-geral, para votar as contas referentes a 2017, ano em que os lucros beneficiaram fortemente de créditos fiscais.
País

Quer 15 vantagens numa só conta (sem truques)?

Foi um segredo bem guardado, mas chegou a altura de o contar. Acaba de chegar um novo produto bancário que oferece 15 vantagens únicas numa só conta. Vai deixá-las escapar?
Montepio

Santa Casa no Montepio devia ter sido "acarinhado"

O projeto de investimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no banco Montepio devia ter sido "acarinhado", defende o provedor da Santa Casa. Como não foi, investimento foi "simbólico".
Montepio

Montepio. Correia anuncia entrada da Santa Casa

A Santa Casa e mais 50 entidades sociais entram no capital do banco Montepio. Presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, Tomás Correia, diz que nada tem a ver com necessidades de capital.
Montepio

Associação Mutualista aprova alienação de Montepio

O Conselho Geral da Associação Mutualista Montepio Geral aprovou a alienação de até 2% do capital da Caixa Económica Montepio Geral, passo necessário à entrada da Misericórdia no capital do banco.
Montepio

O negócio que começa em milhões e acaba em tostões /premium

147
Intenção inicial da Santa Casa de investir 200 milhões no banco Montepio acabou, com meses de polémica à mistura, por resultar numa aplicação de cerca de 75 mil euros. Mas a história termina por aqui?
Montepio

Montepio. Venda de 2% do banco deve ser aprovada

Conselho Geral da Associação Mutualista Montepio Geral deverá aprovar hoje a alienação de até 2% do capital da Caixa Económica Montepio Geral, passo necessário à entrada da Misericórdia de Lisboa.
Banca

Mudar conta. Fomos a 14 bancos e nenhum cumpre lei

1011
Os bancos garantem que prestam o serviço de mudança de conta, previsto na lei há cinco meses. Mas, nas agências que o Observador visitou como cliente mistério, os funcionários dizem que não existe.
Associação Mutualista

Montepio. Associados pedem transparência

Das eleições dos órgãos sociais da Associação Mutualista Montepio Geral deve sair "uma alternativa de gestão, profissional, com idoneidade e independência", defendeu Fernando Ribeiro Mendes.
Associação Mutualista

Cargos nas mutualistas ficam limitados

O novo Código das Associações Mutualistas prevê a limitação dos mandatos em termos de presidência do Conselho de Administração e dos cargos relacionados com as entidades representativas do setor.
Associação Mutualista

Aprovado o novo Código das Associações Mutualistas

A supervisão financeira das associações mutualistas passará a competir à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, sendo estabelecido um período transitório de 12 anos.
Montepio

Associados do Montepio pedem transparência

Associados da Associação Mutualista Montepio Geral estão a preparar uma petição a pedir maior transparência na Mutualista e alteração dos procedimentos nas eleições previstas para dezembro.
Montepio

Montepio lucrou só 1/5 do que tinha anunciado

Nova administração liderada por Carlos Tavares decidiu, "numa ótica de prudência acrescida", rever os resultados que tinham sido apresentados em fevereiro pela administração anterior.
Seguros

Entrada chinesa no Montepio Seguros rejeitada

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) considerou "não instruída" a entrada da CEFC China Energy e do Shanghai Huaxin Group no capital do Montepio Seguros.
Santa Casa de Lisboa

Santa Casa à espera do Governo no caso Montepio

O provedor da Santa Casa Lisboa fala num "compasso de espera no sentido não da convicção sobre a importância deste projeto, mas sobre a forma que ele pode vir a assumir no futuro".
Montepio

Banca já não tira sono (mas não comenta Montepio)

Marcelo Rebelo de Sousa diz que "não há comparação" entre a situação vivida pela banca há um ano e hoje. Sobre o Montepio, porém, deve intervir "quem é competente para intervir".
Montepio

Banco social do Montepio terá "boas notícias" 

O presidente da Associação Mutualista Montepio estimou "boas notícias" ao longo deste ano sobre o banco social e reafirmou "não precisar" de ajudas de capital do Estado para a associação mutualista.
Montepio

Contas de 2017 do Montepio adiadas duas semanas

A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) adiou duas semanas a apresentação de contas de 2017, segundo comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Tomás Correia

Montepio usado como "arma de arremesso político"

Há "desconhecimento" dos políticos sobre entrada da Santa Casa no Montepio, acusa o presidente da associação mutualista. E, anuncia, está em marcha a criação de um grupo financeiro de economia social.
Ricardo Salgado

Promotor rejeita ligação a Salgado e Tomás Correia

Promotor imobiliário do empreendimento Skycity nega qualquer ligação ao caso que está na origem do pagamento de 3,5 milhões de euros aos ex-banqueiros Ricardo Salgado e Tomás Correia.
Montepio

Opositores de Tomás Correia preparam lista única

Preocupações comuns estão a juntar opositores de Tomás Correia com atuais elementos da sua equipa executiva na associação do Montepio. Conversações para formar lista eleitoral única estão em curso.
Montepio

Proposta de investidor chinês chegou via Governo

Proposta para início de conversações entre o Montepio e o grupo chinês CEFC partiu do gabinete de António Costa. Confirmação foi feita por Tomás Correia e ficou registada em ata.
Montepio

Misericórdia do Porto entra no capital do Montepio

Santa Casa liderada por um porta-voz do PSD vai investir dez mil euros no capital do Montepio, apesar de conhecidas as posições do partido sobre o tema. "É um valor simbólico", diz António Tavares.
Impostos

Fisco avisou em 2010. Prémios faziam cair isenção

Fisco esclareceu, em 2010, que o pagamento de prémios a gestores de entidades de solidariedade social levava à perda de isenção fiscal. Quase oito anos antes da associação Montepio fazer a pergunta.
Montepio

Montepio. Novo presidente pede "mudança" 

O novo presidente da Caixa Económica do Montepio Geral disse, em carta aos trabalhadores, que o banco "precisa criticamente de percorrer um caminho de mudança e reforma".
Montepio

Contas da Mutualista Montepio aprovadas

O presidente da Associação Mutualista Montepio anunciou que as contas foram aprovadas por maioria apesar de haver "sempre vozes discordantes".
Luís Marques Mendes

Eleição antecipada no PSD? "Tonterias, tonterias"

Fazer cair Rui Rio é um "disparate", avisa Marques Mendes na SIC num comentário a pedir que a Santa Casa divulgue o relatório de avaliação do Montepio. E mandou mais um recado a Sócrates.
Montepio

Montepio. PSD quer impedir entrada da Santa Casa

O PSD vai entregar no parlamento um projeto de resolução que pede ao Governo que proíba a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no capital de Montepio Geral.
Montepio

Provedor da Santa Casa confirma entrada no capital

100
Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, confirmou entrada no capital da Caixa Económica do Montepio Geral. O negócio será fechado nas próximas semanas.
China

Líder da CEFC China Energy foi afastado

O fundador do grupo que quer comprar os seguros do Montepio e o petróleo e gás da Gulbenkian, foi afastado da gestão e da estrutura acionista da CEFC Energy, após investigações na China.
Montepio

Rigor e remuneração na missão de Carlos Tavares

Associação mutualista escreveu uma carta de missão para a nova gestão liderada por Carlos Tavares. Pede rigor e informação clara aos clientes sobre produtos, mas também remuneração para os acionistas.
Montepio

Carlos Tavares nomeado presidente do Montepio

A Caixa Económica Montepio Geral nomeou Carlos Tavares como presidente do conselho de administração e presidente executivo, confirmou fonte oficial da Associação Mutualista Montepio Geral.
Montepio

A "engenharia" que transformou prejuízos em lucros

435
Associação mutualista Montepio passou de prejuízo a lucros no ano passado. Foi o efeito da perda de isenção do pagamento de IRC. Uma "engenharia" contabilística que está a levantar dúvidas.
Montepio

Montepio, Estado de Direito e contas criativas

187
Escolha o que lhe é mais conveniente, parece ser o Estado de Direito que temos para alguns. Com uma margem política que só as maiorias absolutas davam, o Governo faz e desfaz o que quer.
A página está a demorar muito tempo.