Montepio

Montepio

Montepio lucrou só 1/5 do que tinha anunciado

Nova administração liderada por Carlos Tavares decidiu, "numa ótica de prudência acrescida", rever os resultados que tinham sido apresentados em fevereiro pela administração anterior.
Seguros

Entrada chinesa no Montepio Seguros rejeitada

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) considerou "não instruída" a entrada da CEFC China Energy e do Shanghai Huaxin Group no capital do Montepio Seguros.
Santa Casa de Lisboa

Santa Casa à espera do Governo no caso Montepio

O provedor da Santa Casa Lisboa fala num "compasso de espera no sentido não da convicção sobre a importância deste projeto, mas sobre a forma que ele pode vir a assumir no futuro".
Montepio

Banca já não tira sono (mas não comenta Montepio)

Marcelo Rebelo de Sousa diz que "não há comparação" entre a situação vivida pela banca há um ano e hoje. Sobre o Montepio, porém, deve intervir "quem é competente para intervir".
Montepio

Banco social do Montepio terá "boas notícias" 

O presidente da Associação Mutualista Montepio estimou "boas notícias" ao longo deste ano sobre o banco social e reafirmou "não precisar" de ajudas de capital do Estado para a associação mutualista.
Montepio

Contas de 2017 do Montepio adiadas duas semanas

A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) adiou duas semanas a apresentação de contas de 2017, segundo comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Tomás Correia

Montepio usado como "arma de arremesso político"

Há "desconhecimento" dos políticos sobre entrada da Santa Casa no Montepio, acusa o presidente da associação mutualista. E, anuncia, está em marcha a criação de um grupo financeiro de economia social.
Ricardo Salgado

Promotor rejeita ligação a Salgado e Tomás Correia

Promotor imobiliário do empreendimento Skycity nega qualquer ligação ao caso que está na origem do pagamento de 3,5 milhões de euros aos ex-banqueiros Ricardo Salgado e Tomás Correia.
Montepio

Opositores de Tomás Correia preparam lista única

Preocupações comuns estão a juntar opositores de Tomás Correia com atuais elementos da sua equipa executiva na associação do Montepio. Conversações para formar lista eleitoral única estão em curso.
Montepio

Proposta de investidor chinês chegou via Governo

Proposta para início de conversações entre o Montepio e o grupo chinês CEFC partiu do gabinete de António Costa. Confirmação foi feita por Tomás Correia e ficou registada em ata.
Montepio

Misericórdia do Porto entra no capital do Montepio

Santa Casa liderada por um porta-voz do PSD vai investir dez mil euros no capital do Montepio, apesar de conhecidas as posições do partido sobre o tema. "É um valor simbólico", diz António Tavares.
Impostos

Fisco avisou em 2010. Prémios faziam cair isenção

Fisco esclareceu, em 2010, que o pagamento de prémios a gestores de entidades de solidariedade social levava à perda de isenção fiscal. Quase oito anos antes da associação Montepio fazer a pergunta.
Montepio

Montepio. Novo presidente pede "mudança" 

O novo presidente da Caixa Económica do Montepio Geral disse, em carta aos trabalhadores, que o banco "precisa criticamente de percorrer um caminho de mudança e reforma".
Montepio

Contas da Mutualista Montepio aprovadas

O presidente da Associação Mutualista Montepio anunciou que as contas foram aprovadas por maioria apesar de haver "sempre vozes discordantes".
Luís Marques Mendes

Eleição antecipada no PSD? "Tonterias, tonterias"

Fazer cair Rui Rio é um "disparate", avisa Marques Mendes na SIC num comentário a pedir que a Santa Casa divulgue o relatório de avaliação do Montepio. E mandou mais um recado a Sócrates.
Montepio

Montepio. PSD quer impedir entrada da Santa Casa

O PSD vai entregar no parlamento um projeto de resolução que pede ao Governo que proíba a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no capital de Montepio Geral.
Montepio

Provedor da Santa Casa confirma entrada no capital

100
Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, confirmou entrada no capital da Caixa Económica do Montepio Geral. O negócio será fechado nas próximas semanas.
China

Líder da CEFC China Energy foi afastado

O fundador do grupo que quer comprar os seguros do Montepio e o petróleo e gás da Gulbenkian, foi afastado da gestão e da estrutura acionista da CEFC Energy, após investigações na China.
Montepio

Rigor e remuneração na missão de Carlos Tavares

Associação mutualista escreveu uma carta de missão para a nova gestão liderada por Carlos Tavares. Pede rigor e informação clara aos clientes sobre produtos, mas também remuneração para os acionistas.
Montepio

Carlos Tavares nomeado presidente do Montepio

A Caixa Económica Montepio Geral nomeou Carlos Tavares como presidente do conselho de administração e presidente executivo, confirmou fonte oficial da Associação Mutualista Montepio Geral.
Montepio

A "engenharia" que transformou prejuízos em lucros

435
Associação mutualista Montepio passou de prejuízo a lucros no ano passado. Foi o efeito da perda de isenção do pagamento de IRC. Uma "engenharia" contabilística que está a levantar dúvidas.
Montepio

Montepio, Estado de Direito e contas criativas

187
Escolha o que lhe é mais conveniente, parece ser o Estado de Direito que temos para alguns. Com uma margem política que só as maiorias absolutas davam, o Governo faz e desfaz o que quer.
Montepio

Santa Casa e IPSS ficam com 2% do Montepio

Entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no Montepio Geral poderá ser feita através de um investimento de 50 milhões de euros a troco de 2% do capital. Avaliação de Tomás Correia mantém-se
Montepio

Mudança de marcas no Montepio não é obrigatória

O Banco de Portugal defende que a mudança de marcas do Montepio não é obrigatória. Mas considera fundamental que os clientes saibam os riscos dos produtos da Associação Mutualista e da Caixa Económica
Banca

Entrada da Santa Casa no Montepio em risco

Jornal "Expresso" diz que a avaliação feita pelo Haitong ao Montepio foi bem inferior ao previsto e o possível investimento da Santa Casa, pelo menos nos moldes inicialmente pensados, está em risco.
Montepio

A 15ª obra de misericórdia da Santa Casa

112
Fernando Negrão esteve bem ao escolher o tema do Montepio para confrontar António Costa. A missão da Santa Casa não é a de se comprometer com o resgate de bancos em apuros.
China

Presidente da CEFC China Energy sob investigação

O fundador e presidente da empresa que adquiriu as seguradoras da Associação Mutualista Montepio está "sob investigação" das autoridades na China.
Montepio

Caso Montepio. Querem fazer-nos de estúpidos?

386
Como é que quase nada se sabe de um negócio como este? Qual é o interesse (nacional) que o Governo vê nele? Estão a fazer Misericórdia com quem? A quem vai sair o Euromilhões? Quem vai pagar? Quando?
Montepio

Défice da dona do banco sobe para 300 milhões

Défice financeiro do grupo Montepio, onde está o banco e a seguradora, devem agravar-se nas contas de 2016 em cerca de 200 milhões de euros.
Montepio

Banco da economia social vai avançar

António Tomás Correia afirmou estar "muito convicto" de que o banco da economia social vai avançar, acrescentando que é algo "decisivo para o país".
Banca

Bancos cobraram mais comissões em 2017

No total, em 2017, Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta, BPI e Montepio arrecadaram 1.876,8 milhões de euros em receitas de comissionamento. O BCP foi o banco que mais comissões cobrou.
Montepio

Mutualista e Santa Casa são "entidades privadas"

Governador do Banco de Portugal lembra que possível negócio com Montepio é da "exclusiva responsabilidade" da Associação Mutualista e da Santa Casa. Garante que "não induziu" qualquer negócio.
Montepio

Montepio regressa aos lucros anuais 

304
O banco teve um lucro de 30,1 milhões de euros em 2017, um regresso aos lucros depois de em 2016 ter tido um prejuízo de 86 milhões de euros. Créditos fiscais ajudaram a aumentar níveis de capital.
Défice

Montepio admite que défice fique abaixo dos 1,2%

O Montepio admite que o défice orçamental de 2017 tenha ficado abaixo da estimativa mais baixa do banco depois de dados "bastante favoráveis" divulgados pela DGO.
Montepio

Em vez de 200 milhões por 10%, 160 por 6%?

259
"Expresso" diz que o processo está atrasado, à espera dos resultados anuais do Montepio, e adianta que passou a estar em cima da mesa a compra pela Santa Casa de 6% do Montepio, por 160 milhões.
Montepio

Tomás Correia tentou fusão com Crédito Agrícola

Presidente do Crédito Agrícola revelou na SIC Notícias que o presidente da Associação Mutualista Montepio lhe propôs uma fusão para criar um grande banco do setor social.
Montepio

Montepio tem de obter mil milhões para mutualista

Caixa económica tem de angariar quase mil milhões em produtos de poupança da Associação Mutualista este ano. Não são depósitos, são garantidos pelos capitais da mutualista, que eram negativos em 2015.
Montepio

Montepio. CDS chama governador 

CDS vai apresentar um requerimento para ouvir o governador do Banco de Portugal sobre a entrada da Santa Casa no Montepio. Anacoreta Correia admite comissão eventual para acompanhar o tema.
Montepio

Santa Casa no Montepio. Foi sugestão, não empurrão

495
Ministro da Segurança Social recusa a ideia de que o Governo tenha empurrado a Santa Casa para o Montepio. Foi uma sugestão. Para Vieira da Silva, o negócio não se afasta da missão da Santa Casa.
Montepio

Santa Casa sem dados para avaliação de Montepio

A entrada da Santa Casa no Montepio está dependente da avaliação a algumas operações. Mas os dados pedidos pelo Haitong para fazer essa análise ainda não terão sido fornecidos.
Montepio

Santa Casa de Lisboa não entra sozinha no Montepio

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa indicou várias Misericórdias têm manifestado interesse em entrar no capital da Caixa Económica Montepio Geral.
Montepio

Pobres a salvar os pobres dos erros dos ricos?

441
O problema do Montepio não se resolve apenas com dinheiro. A Santa Casa pode contribuir para uma solução mas nunca com o valor que está a dar ao banco e menos ainda sem exigir outras mudanças.
Montepio

200 milhões por 10% do Montepio? "Nada decidido"

126
Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa, diz no parlamento que "nada disto é novo: a Santa Casa sempre teve participações no setor financeiro" e "não pode pôr o dinheiro no banco, a render 0%".
Montepio

Provedor da Santa Casa ouvido esta quarta-feira

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai ser ouvido esta quarta-feira no parlamento. Edmundo Martinho vai prestar declarações sobre a possível entrada da instituição no Montepio Geral.
Debate Quinzenal

A desautorização da ministra e o caos hospitalar

O primeiro-ministro esteve no Parlamento para falar de prioridades políticas, mas acabou a discutir a recondução de Joana Marques Vidal, o "caos" nas urgências, o caso Montepio/Santa Casa, CTT e EDP.
PSD

Santana e a Santa Casa: "Inventem o que quiserem"

226
Em resposta a Rio, Santana diz que entrada da Santa Casa no setor financeiro foi ponderada "com todos os poderes do Estado", mas abandonada. E sugere a adversário que "trabalhe" em vez de inventar.
Montepio

Vieira liga Santana à ideia da Santa Casa na banca

166
O ministro do Trabalho afirmou ter sido ideia de Santana Lopes o envolvimento da Santa Casa na banca mas confirma que a hipótese do Montepio partiu do Governo.
Santa Casa de Lisboa

Ministro empurra audição para não se meter com PSD

Apoiantes de Rio queriam ouvir ministro, já para a semana, sobre o negócio da Santa Casa/Montepio, que envolve Santana Lopes. Vieira da Silva não quis e empurrou data para depois das eleições do PSD.
Montepio

Montepio. Parlamento ouve Governo e Santa Casa 

O provedor da Santa Casa e o ministro da Segurança Social vão ser ouvidos, com caráter de urgência, no Parlamento. Em causa está a eventual entrada desta instituição no capital do Montepio.
Montepio

Tomás Correia critica quem comenta o Montepio

Presidente da Associação Mutualista, para já acionista único da Caixa Económico Montepio Geral, critica os "muitos que falam e escrevem, sem procurar esclarecimento".
Associação Mutualista

Montepio. Plano de ação e orçamento aprovados

A assembleia geral da Associação Mutualista Montepio aprovou o programa de ação e o orçamento para 2018. A Associação prevê lucros de 17,4 milhões de euros em 2017.
Montepio

Montepio. Vieira da Silva pressionou Santa Casa

1.406
Vieira da Silva manifestou a Pedro Santana Lopes a vontade do Governo de transformar a Santa Casa em acionista do Montepio Geral. A informação consta de uma ata citada pelo Expresso.
Montepio

Robin dos Bosques ao contrário na Santa Casa

1.611
A obra da Santa Casa não é remendar os desvarios de quem liderou o Montepio. Mas nada como uma maioria de esquerda para o silêncio cair sobre uma operação em que se tira a pobres para dar aos bancos.
Pedro Santana Lopes

Governo pediu à Santa Casa para entrar no Montepio

422
Pedro Santana lopes confirmou esta terça-feira que o Governo e o Banco de Portugal pediram à Santa Casa que injectasse dinheiro no Montepio Geral.
Banca

Nuno Mota Pinto vai liderar o Montepio

Filho do antigo primeiro-ministro Carlos Mota Pinto e ex-quadro do BPI vai suceder a José Félix Morgado, de acordo com a TVI 24.
Montepio

Félix Morgado sai do Montepio em rutura

185
Banqueiro vai sair da Caixa Económica no início do ano, avançou a SIC Notícias e confirmou o Observador. Saída está relacionada com divergências com Tomás Correia e com a cobrança de créditos antigos.
Montepio

Santa Casa entra no Montepio "com tranquilidade"

140
Novo provedor da Santa Casa, Edmundo Martinho, diz que o investimento no Montepio faz sentido porque a Santa Casa tem na sua "tradição" ser "pioneiro, o que não é o mesmo que ser aventureiro".
Economia

Mitos e Verdades sobre o Cartão de Crédito

Existem muitas ideias pré-concebidas sobre o cartão de crédito. Mas este será mesmo um vilão? Conheça os principais mitos e verdades.
Banca

Banqueiros acham que reestruturação vai continuar

Os presidentes dos principais bancos portugueses consideram que a reestruturação da banca ainda não terminou. O presidente do Novo Banco, afirmou que "2017 encerra um processo de instabilidade".
Montepio

Grupo Montepio vende seguradora Lusitânia

120
O grupo chinês CEFC vai comprar os seguros do grupo Montepio, que incluem a Lusitânia e a N Seguros. A sede dos negócios financeiros do grupo chinês vai passar para Portugal.
Associação Mutualista

Proteja a sua saúde e a carteira

Gostava de usufruir de um plano de saúde gratuito? Temos boas notícias para si. Ter acesso a uma rede de cuidados de saúde com qualidade é mais simples do que possa imaginar.
Associação Mutualista

Montepio volta a ter totalidade da Caixa Económica

A Associação Mutualista Montepio voltou a deter a totalidade das ações da Caixa Económica, através de uma aquisição potestativa.
Dia Mundial da Poupança

“Poupamos juntos, ajudamos juntos”

No Dia Mundial da Poupança, a Associação Mutualista Montepio tem em curso uma campanha de solidariedade na qual poupar e contribuir para uma sociedade mais justa se unem no mesmo princípio de vida.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)