A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse que ninguém viu “um único sinal” de corrupção na Petrobras durante a sua administração, entre 2003 e 2010, período em que foi presidente do conselho de administração da empresa. E avança que os resultados auditados da petrolífera sairão finalmente ainda este mês de abril.

“Nenhum de nós viu um único sinal”, disse Dilma Rousseff em entrevista à agência Bloomberg, a primeira deste seu segundo mandato como Presidente do Brasil, fazendo referência ao conselho de administração que liderou. Um conselho feito de “empreendedores altamente qualificados”, onde, ainda assim, não foi a única a não ver.

Dilma Rousseff garantiu ainda que até ao final de abril a Petrobras irá publicar os muito aguardados resultados auditados, que deviam ter sido conhecidos em dezembro. A divulgação foi adiada por uma segunda vez já que a administração da empresa não chegou a acordo sobre a dimensão das perdas a assumir.

Apesar de 49 políticos estarem a ser investigados por ligações ao caso, Dilma Rousseff  fez questão de “garantir que a Petrobras” vai regressar “ao mercado”.

Se a empresa não divulgar os resultados auditados até ao final de maio, os credores podem exigir o pagamento antecipado do dinheiro que emprestaram à Petrobras.

Para além da administração da Petrobras, e dos 49 políticos, a justiça brasileira está a investigar ainda 20 empresas, das quais 16 construtoras, por alegadamente formarem um cartel para cobrarem mais que o suposto petrolífera.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR