Oito incêndios florestais estão a mobilizar, às 17h00, mais de 600 operacionais e três meios aéreos nos distritos de Aveiro, Viseu, Vila Real, Porto, Braga e Leiria, informa a Proteção Civil (ANPC) na sua página na internet.

Segundo dados disponibilizados às 17h00, o incêndio de maiores proporções lavra em três frentes, em Nogueira, Sever do Vouga, no distrito de Aveiro.

O incêndio teve início pelas 06h49 de dia 2 de abril, numa área de floresta, e está a ser combatido por 290 elementos, 86 viaturas e dois helicópteros.

Ainda no distrito de Aveiro, em Borralheira, no concelho de Arouca, está ativo um fogo com três frentes, que começou pelas 14:00 e envolve no seu combate 63 operacionais e 19 veículos.

Em Montalegre, no distrito de Vila Real, 38 homens e nove viaturas apagam as chamas em Fafião e Outeiro, no Parque Natural da Peneda-Gerês.

Em Perafita, Penafiel, no distrito do Porto, o incêndio está a ser combatido por 29 homens e nove veículos.

No distrito de Leiria, em Pombal, 100 operacionais e 28 veículos estão envolvidos no ataque a um incêndio que começou pelas 14h59 na zona de mato de São Simão de Litém, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

Um total de 114 homens, 30 viaturas e um helicóptero apagam as chamas em Quintãs, Viseu. O fogo começou pelas 11h43 numa zona de floresta, segundo a ANPC.

No distrito de Braga, em Vilar, Vila Nova de Famalicão, decorria um incêndio desde as 13h35, mas foi dado como dominado pouco depois das 17:00.