440kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Sangue

Saúde

Federação de dadores de sangue ameaça parar ações

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue ameaçou suspender atividades devido aos atrasos nos apoios do Instituto Português do Sangue o que cria uma situação de "enorme dificuldade".
Noticiário

9h. Nova vaga de Covid pode levar a mais mortes

O matemático Henrique Oliveira explica os dados da nova vaga da pandemia. A campanha de doação de sangue prevista para o verão está em risco de não arrancar.
Ciência

Mieloma múltiplo: a esperança é cada vez mais real

São muitos os tratamentos disponíveis para o mieloma e outros estão para chegar. A esperança é real para quem sofre deste tipo de cancro e essa é a mensagem deste mês de sensibilização para a doença.
Noticiário

9h. Preço dos combustíveis sobe já segunda-feira

Gasóleo pode ficar mais caro 16 cêntimos e a gasolina 9 cêntimos. Portugal perdeu mais de 80 mil dadores de sangue numa década. E ainda, óscares regressam esta noite.
Saúde

Ministra admite reforçar centros de saúde

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu reforçar o serviço nos centros de saúde tendo em conta a procura dos serviços de urgência dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos dias.
Sangue

Apoio financeiro do Instituto do Sangue em atraso

O atraso nos apoios que se destinam a iniciativas nas áreas de sensibilização, promoção da dádiva de sangue e organização de sessões de colheita de sangue colocam em causa a atividade das associações.
Sangue

Quase 5.000 pessoas inscritas para doar sangue

Desde sábado, 4.916 pessoas inscreveram-se para doar, tendo sido colhidas 3.808 unidades de sangue. O Instituto Português do Sangue e da Transplantação garante que são necessárias "mais dádivas".
Sangue

Instituto reforça apelo aos dadores de sangue 

O Instituto informa que para facilitar as dádivas os Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra estarão abertos no sábado e no domingo entre as 08h00 e as 19h30.
Sangue

Instituto do sangue apela a reforço das dádivas

A evolução da pandemia de Covid-19, nomeadamente o elevado número de contágios e isolamentos, têm conduzido a uma grande dificuldade em manter estáveis as reservas de componentes sanguíneos.
Sangue

Instituto Português do Sangue apela à dádiva

Apesar de as reservas estarem em níveis considerados habituais para a altura do ano, IPS apelou à dádiva entre dezembro e janeiro, para precaver o impacto de eventuais isolamentos profiláticos.
Sangue

Anemia afeta 20% dos portugueses

O presidente do Anemia Working Group Portugal afirma que um em cada cinco portugueses têm anemia, e que 84% das pessoas afetas pela doença não sabem que a têm.
Saúde

Trombina. Hospital de Coimbra em rede europeia

"Apesar de uma em cada quatro pessoas em todo o mundo morrer anualmente devido a condições causadas por trombose, este facto não é amplamente conhecido, sendo uma questão urgente de saúde pública."
Sangue

AR proíbe discriminação na doação de sangue

Com este projeto-lei, pode agora dar sangue "aquele que cumpra critérios de elegibilidade" que respeitem "os princípios da confidencialidade, equidade e não discriminação".
Sangue

Dar sangue. Aprovada proibição da discriminação

O texto que quer alterar o Estatuto do Dador de Sangue foi aprovado esta tarde por unanimidade. O objetivo é acabar com a discriminação em função da orientação sexual e identidade de género.
Coronavírus

China vai analisar 200.000 amostras de sangue

As amostras podem ser elementos-chave para descobrir a origem da pandemia, depois de preservadas durante dois anos num banco de sangue.
Resposta Pronta

Dádiva de sangue. "Fim de discriminação histórica"

ILGA reage à proibição da discriminação dos dadores de sangue em função da orientação sexual. "Cai por terra" qualquer argumento contra, mas este "é apenas o primeiro passo", diz Marta Ramos.
Sangue

Sangue. AR aprova proibição da discriminação

Os partidos políticos com assento parlamentar concordaram na necessidade de proibir a discriminação na doação de sangue em função da orientação sexual e da identidade de género.
Saúde

Partidos contra discriminação na doação de sangue

Na reunião plenária desta quarta-feira, os partidos concordaram que não deve existir discriminação dos doadores de sangue em função da sua orientação sexual.
Saúde

Federação quer alterar Estatuto do Dador de Sangue

"Esta é uma medida absolutamente necessária para aumentar o número de dadores regulares, diminuindo assim as carências de sangue a nível nacional", defende FEPODABES.
Religião

Sangue no Altar

A Testemunha de Jeová é colocada entre a espada e a parede: se recusar o tratamento médico pode perder a vida física. Mas se aceitar o tratamento corre o risco de perder a vida social e familiar.
Assembleia Da República

AR debate discriminação na doação de sangue

PS quer alterar o Estatuto do Doador com uma iniciativa que "protege, com força de lei, a não-discriminação de homens que fazem sexo com homens na dádiva de sangue".
Liberdade Religiosa

Tribunal aceita que adolescente recuse transfusão

Jovem testemunha de Jeová de 16 anos pode recusar-se a receber uma transfusão de sangue que pode ser vital, se comprovar ter maturidade para o fazer, diz tribunal da Relação de Lisboa.
Justiça

Sangue. Arquivados processos de inquérito

Foram arquivados três processos de inquérito a profissionais por alegadas práticas discriminatórias na doação de sangue de homens homossexuais pelo IPST, que adianta que os processos estão concluídos.
Hospitais

Reservas de sangue abaixo dos níveis habituais

As reservas de sangue encontram-se "ligeiramente abaixo" dos níveis habituais em comparações homólogas. Contudo, ainda se tem conseguido dar resposta às necessidades dos pacientes.
Sangue

Campanha alerta sobre cancros de sangue

Associações contra vários tipos de cancro no sangue apelam à população para que se informe acerca dos vários tipos da doença, referindo que um "diagnóstico atempado faz toda a diferença".
Assembleia Da República

AR debate discriminação de dadores de sangue

Conferência de líderes parlamentares anunciou um conjunto de temas a serem abordados na AR a partir do dia 29, depois da paragem para as eleições autárquicas.
Saúde

Reservas de sangue são suficientes para doentes

O Instituto Português do Sangue afirma que as reservas têm-se mantido estáveis de forma a ser possível dar resposta às necessidades habituais do verão.
Sangue

Federação pede dádiva de sangue antes de férias

"Mesmo em tempo de pandemia os hospitais continuam a necessitar de sangue para dar resposta aos seus doentes", frisa a federação apelando a que cidadãos com mais de 18 anos e 50 kg dêem sangue.
Hospital de São João

Dádivas de sangue caem 9% no Hospital de São João

Nos primeiros seis meses deste ano realizaram 9.243 dádivas de sangue, menos 9% do que no ano antes da pandemia. "Sangue não se compra e, não se comprando, depende da boa vontade".
Sangue

Apelo para doar sangue antes de férias

Dádiva de sangue deve ser realizada de "forma faseada ao longo do ano", porque existe necessidade de sangue e componentes sanguíneos, diz Maria Antónia Escoval.
Sangue

Sangue. Já se pode agendar dádiva no "site" do IPO

O objetivo é aumentar o número de dadores e de dádivas para poder fazer face "às necessidades crescentes" do IPO de Lisboa. Este agendamento visa agilizar o processo e evitar concentrações no serviço.
Sangue

Dadores de sangue querem dispensa de serviço

"A autorização para os dadores se ausentarem das responsabilidades laborais a fim de darem sangue", sem perderem "quaisquer direitos ou regalias" é urgente, diz o presidente da federação.
Fact Check

Covid-19. EUA impedem vacinados de dar sangue?

Publicação no Facebook defende que o impedimento de doação de sangue por parte de vacinados mostra que algo está "profundamente errado com as vacinas". Nem nos EUA, nem em Portugal há restrições
Fact Check

Uso de máscaras provoca maior acidez no sangue?

Publicação sugere que o uso de máscaras faciais para conter a propagação do novo coronavírus provoca uma maior acidez no sangue e, consequentemente, cancro. Especialistas recusam-no.
Presidência da República

Marcelo incentiva a dádiva de sangue

"Aumentar a consciência sobre a necessidade de dádivas regulares de sangue, contribuindo para a autossuficiência do país nesta matéria, agravada pela pandemia que vivemos, é um desígnio de todos."
Sangue

Dádiva de sangue foi maior do que em 2020

O Instituto Português do Sangue classificou como "excecional e sem precedentes" a resposta das pessoas ao apelo à dádiva lançado no início do ano. Resultado foi 36,1% superior face a 2020.
Fact Check

Foi detetado um nanorrobô num teste PCR?

Nenhum nanorrobô foi encontrado num teste PCR, utilizado no diagnóstico da infeção pelo coronavírus. A notícia tem origem num site que publica informações falsas. A imagem é de 2005.
Resposta Pronta

ILGA. "Dúvidas sobre orientação sexual sanadas"

Orientação sexual deixa de ser um critério de exclusão nas dádivas de sangue. Marta Ramos, diretora executiva da ILGA, elogia decisão da Direção-Geral da Saúde: "Em 2021 a questão está resolvida".
Sangue

Sangue. Ser gay deixa de ser motivo de exclusão

Nova norma, que substitui a que distinguia dadores por comportamento sexual, foi publicada pela Direção-Geral da Saúde. Segundo a ILGA, cerca de 3 homossexuais por semana são impedidos de doar sangue.
Direitos LGBTQ

ILGA quer dádiva de sangue sem preconceitos 

As associações pedem que seja revista a informação que consta do processo clínico dos dadores que tenham sido excluídos da dádiva de forma permanente ou temporária por causa da sua orientação sexual.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.