829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sangue

Sangue

Reservas de sangue em níveis mais baixos

Trata-se de "uma situação invulgar para esta época do ano", salientou o IPST, ao recordar que existe sazonalidade na dádiva de sangue, com maior carência entre os meses de janeiro e fevereiro.
Fact Check

Há riscos nas transfusões de pessoas vacinadas?

Publicações do Facebook citam um estudo japonês que admite que possam existir riscos para os recetores. Mas o Instituto Português do Sangue nega qualquer risco associado às transfusões nestes casos.
Hospitais

Évora em "situação crítica" de reservas sangue

Assinalando que a população até tem respondido aos recentes apelos à dádiva, a diretora do serviço insistiu que, "mesmo assim, há muita necessidade" de sangue na imunohemoterapia.
Sangue

Federação pede dispensa laboral no dia da dádiva

O presidente da federação alertou também para a falta de profissionais de saúde, que tem sido o principal motivo dos cancelamentos de brigadas de colheitas de sangue.
Sangue

Instituto e Federação apelam a doação de sangue

Todos os dias são necessárias mais de 1.000 unidades de sangue. No Dia Nacional do Dador de Sangue, o IPST alerta para a "sazonalidade da dádiva", tendência que tem sido "muito difícil" de contrariar.
Arterial

Via Verde AVC. Os minutos que salvam o cérebro

O Hospital de Santo António, no Porto, é um dos 34 em Portugal preparados para socorrer AVC com equipas rápidas, equipamento especializado e rotinas ensaiadas. Tudo começa com a chamada para o 112.
Fact Check

Covid. Cruz Vermelha recusa sangue de vacinados?

É uma informação falsa porque a Cruz Vermelha não realiza recolhas de sangue. Além disso, é seguro que pessoas vacinadas doem sangue, como explica o Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
Fact Check

Eduardo Barroso sugere chá para coágulos?

Publicação viral alega que Eduardo Barroso sugeriu chá para dissolver coágulos sanguíneos. É falso. Médico nega que tenha feito essa recomendação.
Sangue

Reservas de sangue suficientes apenas para 2 dias

Institutos apelam às dádivas com urgência face a escassez de grupos A e O. Todos os cidadãos maiores de 18 anos, com mais de 50 quilos de peso e que sejam saudáveis podem ser dadores.
JMJ 2023

Ministro da Saúde doa sangue e apela à dádiva

"Em dias de JMJ não se esqueça de que os doentes não têm férias. Dê sangue, os nossos serviços estão de portas abertas à sua espera. Dar sangue faz bem!", declarou o Ministro da Saúde.
Saúde

Federação pede dádivas de sangue em meses de verão

Numa altura em que se registam menos dádivas, as férias e a Jornada Mundial da Juventude 2023 são as preocupações da FEPODABES. O presidente alerta que "os doentes hospitalizados não vão de férias"
Hospital de Santa Maria

Recolha de sangue e prevenção rodoviária juntos

Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte irá recolher sangue, entre estas quinta-feira e sábado, para aumentar as reservas durante JMJ e promover a segurança rodoviária no Verão.
Saúde

Campanha apela para a doação de sangue

Com a campanha "1 Dádiva pode Salvar até 3 vidas" pretende-se sensibilizar a população para a importância de reforçar a dádiva de sangue. A iniciativa foi lançada no Dia Mundial do Dador de Sangue.
IPO

IPO do Porto apela à doação de sangue

"A terapêutica transfusional é uma terapêutica fundamental para o doente oncológico" e os os stocks de sangue são sempre limitados porque também possuem prazo de validade.
Noticiário

10h. MAI: Não estão garantidos os 72 meios aéreos

O Ministro da Administração Interna afirma que não estão garantidos os meios aéreos previstos no combate a incêndios para este verão em Portugal. Ainda, o Dia Mundial do Dador de Sangue.
Saúde

Reservas de sangue estão estáveis

A presidente do IPST refere que em 2022 houve mais dadores de sangue, mas esses "deram menos vezes". Precisamos que o dador fique fidelizado e faça a sua dádiva, disse Maria Antónia Escoval.
Saúde

Dadores de sangue pedem direito a dispensa laboral

O responsável da Federação salientou que, para além de ser justo para o dador, uma vez que o mesmo não tem garantias de que fica totalmente restabelecido, a medida traria mais dadores.
Sangue

Garcia da Orta pode aproveitar plasma

Segundo o Garcia da Orta, a Direção Geral da Saúde autorizou o hospital de Almada para encetar todas as atividades da cadeia transfusional para aproveitar plasma de dadores.
Sangue

Reservas de sangue em níveis que merecem atenção

Instituto do sangue volta a apelar à dádiva, que "não demora muito e é muito importante". IPST apela também aos jovens, apesar de em 2021 "ter havido 16% de novos dadores entre os 18 e os 25 anos".
Sangue

Pizarro: “Portugal tem reserva adequada de sangue”

O ministro da Saúde iniciou o dia a doar sangue e disse que, "apesar de uma certa redução das dádivas", Portugal tem a reserva adequada de sangue, salientando que os "portugueses são muito generosos".
IPO

IPO Porto apela à doação de sangue e de plaquetas

Apesar da baixa de doações de sangue de 15,4% entre 2021 e 2022, o IPO do Porto afirma que nunca esteve em causa qualquer tratamento. Esta segunda-feira assinala-se o Dia Nacional do Dador de Sangue.
Sangue

São precisas mais de mil unidades de sangue ao dia

Federação alerta para a necessidade de dádivas de sangue mais regulares. Fepodabes vai lançar uma campanha de sensibilização por ocasião do Dia Nacional do Dador de Sangue.
Fact Check

Bebé morreu após receber sangue de dador vacinado?

Pais afirmam que o filho, com um problema cardíaco congénito, morreu por ter desenvolvido um coágulo a seguir a uma transfusão de sangue de uma pessoa vacinada. Autoridades garantem que é seguro.
Fact Check

Comer ovos cria coágulos no sangue?

Há publicações a sugerir que o consumo de ovos cria coágulos no sangue. Origem das notícias falsas está num estudo sobre uma substância que existe nos ovos. Mas não conclui que há uma ligação.
Sangue

IPST reforça necessidade de dádivas de sangue

Dias de reserva considerando as existências nos hospitais estão entre 18 dias para O positivo, 20 dias para A positivo e 57 dias para AB positivo. IPST apela às dádivas - 1 chega para salvar 3 vidas.
Sangue

Federação pede mobilização urgente de dadores

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue alerta para a necessidade de mobilização urgente dos dadores alegando um risco real de cancelamento de cirurgias devido a escassez de sangue. c
Sangue

Novo fármaco para hemofilia é o mais caro do mundo

A reguladora do medicamento nos Estados Unidos (a FDA) aprovou o tratamento Hemgenix, uma terapia genética, para a hemofilia. Custará cerca de 3,5 milhões de dólares.
Reino Unido

380 crianças receberam produtos sanguíneos com VIH

É considerado o maior desastre de tratamentos na história do SNS britânico. Agora descobriu-se que um em cada três infetados com sangue ou derivados contaminados com vírus da sida eram crianças.
Sangue

Reservas de sangue estáveis depois de dificuldades

Instituto Português do Sangue e da Transplantação tinha apelado em janeiro ao aumento de dádivas. Agora, reservas "apresentam-se estáveis", diz.
Sangue

Cancros do sangue. Campanha apela aos dadores

Campanha nacional volta às ruas das principais cidades do país visando a literacia sobre os tumores hematológicos e despertar a sociedade para o tema, através de outdoors e ações na redes sociais.
Doenças

Exame de sangue pode detectar cancro sem sintomas

Estudo indica que a simples colheita de sangue pode detectar vários tipos de cancro, antes que apareçam os sintomas. Estes resultados podem representar "uma nova era" na medicina de prevenção.
Cancro

Análise pode vir a detetar cancro sem sintomas

Uma análise de sangue pode vir a detetar até 50 tipos de cancro em pessoas ainda não diagnosticadas e sem sintomas da doença, de acordo com uma investigação apresentada este domingo em Paris.
Madeira

Madeira autossuficiente em reservas de sangue

A Madeira é autossuficiente em reservas de sangue e este ano, pela primeira vez, fez doações ao território nacional. "Os números baixaram durante a pandemia, mas, entretanto, voltaram a estabilizar".
Hospitais

Hospitais com "oscilações" na dádiva de sangue

Os principais hospitais do Grande Porto apontam constrangimentos nas reservas de sangue. Os tipos A+ e O+ são os tipos que carecem de maior consumo por serem "os mais frequentes".
Sangue

Federação apela à doação de sangue A+ e O+

"As dádivas de sangue estão neste momento abaixo do desejável e ideal, especialmente os grupos A + e O +", alertou esta segunda-feira a FEPODABES. Reservas só chegam para 4 dias.
País

Doadores de sangue receberam livros para agradecer

Ao abrigo da campanha "Momentos Solidários -- Dar o Litro" 2.150 dadores de sangue levantaram os vouchers de livros que receberam como agradecimento.
Organização Mundial de Saúde

Guiné-Bissau: OMS pede defesa da doacção de sangue

OMS defende sangue como uma "componente essencial para um sistema de saúde eficaz" e pediu à Guiné-Bissau que investina nos recursos necessários para a qualidade deste setor.
Saúde

Federação de dadores de sangue ameaça parar ações

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue ameaçou suspender atividades devido aos atrasos nos apoios do Instituto Português do Sangue o que cria uma situação de "enorme dificuldade".
Noticiário

9h. Nova vaga de Covid pode levar a mais mortes

O matemático Henrique Oliveira explica os dados da nova vaga da pandemia. A campanha de doação de sangue prevista para o verão está em risco de não arrancar.
Ciência

Mieloma múltiplo: a esperança é cada vez mais real

São muitos os tratamentos disponíveis para o mieloma e outros estão para chegar. A esperança é real para quem sofre deste tipo de cancro e essa é a mensagem deste mês de sensibilização para a doença.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas