Experimente pesquisar por palavras do universo religioso em qualquer loja de aplicações que conheça e vai descobrir que elas se multiplicam de cada vez que mexe o rato. É inegável: a religião continua a exercer influência na cultura de vários países do mundo e nas crenças de cada um.

E o modo como se vive a fé e como as pessoas exercem a sua religião tem vindo a mudar. E isso nota-se até nas novas tecnologias. Quer provas? Entre as incontáveis ofertas de aplicações cristãs, o Observador apresenta-lhe cinco. Explore-as.

 

1   1.1   1.2

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pocket Catecismo

Quer aprender mais sobre o catolicismo, mas não tem vagar para se sentar numa sala para analisar os ensinamentos cristãos? Esta pode ser uma solução: por 3,99 euros, esta aplicação permite pesquisar por palavras-chave, marcar os parágrafos que considere mais importantes e até partilhar passagens no Facebook. Atualizado o ano passado e com pouco menos de 40 Mb de tamanho, a aplicação está disponível apenas em iOS, para iPhone e iPad.

2   2.1   2.2

iMissa

Se for demasiado duro levantar-se cedo nas manhãs de domingo para assistir à missa, pode tê-la simplesmente no bolso. Esta aplicação está disponível para os dispositivos Apple, mas também para Android, por 4,43 euros. Com a iMissa no telemóvel, pode ler a Bíblia sem estar ligado à rede, conhecer a vida de um santo, escolher orações em qualquer momento do dia e, claro, assistir a uma liturgia atualizada todos os dias.

3   3.1

Bible Quizzer

A religião é um assunto sério, mas não tem de deixar de ser divertido: esta aplicação é completamente gratuita e confronta-o com várias questões relacionadas com o livro mais lido do mundo. Atualizada há um mês no portal da Google Play, esta aplicação pretende dar a conhecer os acontecimentos mais significativos da história cristã em seis modos de jogo gratuitos. Mas existem 12 novas padrões de jogo.

 iVangelho

Já foi uma aplicação, mas agora é um site desenvolvido pela paróquia de Monte Abraão, em Sintra. A ideia é educar os jovens para o cristianismo, mas funciona como ferramenta para catequistas e formadores. Todas as semanas, o site publica um vídeo de cinco minutos com a leitura de uma passagem bíblica e com uma reflexão de um padre. Com um grafismo atrativo e irreverente, o site lança desafios concretos com o objetivo de “enriquecer a sua vida com os ensinamentos e desafios que Jesus nos deixou”.

4   4.2

Religions of the World

Se está interessado em conhecer os conceitos por trás das várias religiões que existem no mundo, esta aplicação pode ajudá-lo. Através dela, pode familiarizar-se com os líderes religiosos, as práticas de cada fé, a cultura e os rituais que vigoram em cada uma das religiões. A custo zero pode entrar no mundo de vinte doutrinas.