A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, até ao fim deste mês, a “Operação Censos Sénior 2015”, que visa atualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, informou a GNR.

A operação visa ainda identificar novas situações e informar as autoridades competentes das situações de potencial perigo, refere um comunicado da GNR.

Durante a operação serão realizadas ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crime.

Com a entrada em circulação da nova nota de 20 euros, a 20 de novembro deste ano, a GNR vai informar a população idosa de que a nova nota será colocada em circulação pelo Banco de Portugal, através dos balcões das instituições bancárias e das máquinas de distribuição de notas, e que mesmo com a entrada em circulação da nova nota, as notas de 20 euros da primeira série vão continuar em circulação e poderão ser utilizadas sem restrições, acrescenta o comunicado.

Os idosos vão ainda ser alertados para o facto de que ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária.

No decurso da operação, a GNR vai ainda divulgar o programa “Residência Segura”, de modo a motivar a população idosa a preencher uma ficha de residência que permite recolher os elementos necessários para a elaboração de um mapa da região, em que estarão georreferenciadas todas as residências aderentes ao projeto, permitindo direcionar de forma mais eficaz os meios humanos e materiais da GNR e aumentar o sentimento de segurança da população aderente ao programa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR