Detetar cancro da próstata através do cheiro da urina. O teste foi feito com dois pastores alemães cujo olfato foi treinado para conseguir detetar a doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o cancro da próstata faz parte da lista dos cinco cancros que mais matam (os restantes quatro são: cancro da mama, cancro colo-retal, cancro do pulmão e cancro do estômago).

estudo foi feito por uma equipa italiana do Jornal de Urologia, o jornal oficial da Associação Americana de Urologia. As duas fêmeas cheiraram amostras de urina de 900 homens, 360 com cancro da próstata e 540 sem a doença. Acertaram em mais de 90% dos casos. Assim, estima-se que “um sistema olfativo treinado de um cão pode detetar compostos orgânicos do cancro da próstata em amostras de urina com alta sensibilidade”, lê-se na conclusão do estudo.

Os autores do estudo não esclarecem quais são as substâncias na urina cheiradas pelos cães e salientam que é preciso mais investigação para determinar “quão valiosa pode ser a capacidade dos cães de identificar, na prática diária, os sinais de cancro da próstata”, salienta o Guardian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR